Dicionário de Ervas e Condimentos

Dicionário de ervas: Cebolinha (Allium fistulosum)

cebolinha[ratings]

As cebolinhas são nativas da Sibéria. Em alguns lugares também são chamadas “cebolas Welsh”, cebolas orientais ou alho poró japonês e são uma das maiores plantações asiáticas. Os livros de culinária europeus normalmente se referem a elas como cebolas em maço, mas em livros de culinária oriental eles também podem ser chamados de “scallions” um nome também dado a outro tipo de cebolinhas, que lembra a que conhecemos, porém possuem um sabor diferente.                 

Partes utilizadas:

As partes claras próximas ao bulbo e as folhas verder e compridas.

Como comprar e armazenar:

As cebolinhas são normalmente das mais baratas ervas e comumente vêm acompanhando maços de salsinha. Evite aquelas que se apresentam murchas ou amareladas. Uma vez compradas e lavadas, elas se conservam bem durante cerca de uma semana em recipiente fechados e forrados com papel toalha. Aqui em casa eu já notei que as cebolinhas orgânicas algumas vezes chegam a durar até mais do que isso.

Uso Culinário:

As cebolinhas podem ser usadas como tempero ou como uma verdura. Elas são essenciais na culinária oriental, normalmente combinadas com alho e gengibre. São usadas com carnes, peixes, frutos do mar e aves, fazendo parte de sopas variadas, caldos e assados.

Elas são normalmente adicionadas ao final do cozimento, mesmo em frituras e refogados, a fim de preservar sua cor e sua textura ligeiramente crocante.

São fatiadas sempre finamnete e sãoadicionadas também a pratos ocidentais, como consomês, purê de batata – também sempre adicionadas ao final do cozimento. Também são usadas completamente cruas para acrescentar sabor a saladas.

Combinam muito bem com ovos em geral, feixes e frutos do mar, carnes, aves e a maioria das verduras. Eu adoro usá-las para finalizar cogumelos salteados na manteiga.

Este artigo foi programado para ser publicado no dia de hoje, porém estarei fora de São Paulo até o dia 02 de abril. Até esta data eu talvez não tenha acesso aos meus e-mails e ao painel de controle do site, para que possa aprovar os novos comentários feitos.

Tenham um pouquinho de paciência, na volta vou tentar responder a todos o mais breve possível.

E para quem quiser encomendar caldos, óleo de coco extra-virgem e outras gostosuras da minha cozinha, um pouquinho mais de paciência também!

Verifiquem os comentários de cada artigo. Caso eu consiga conexão, será através deles que darei notícias!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Quem diria, sou consumidor de uma exótica especiaria siberiana.

    Não sabia dessa.

    :)

  2. meu sobrinh esta com brinquite asmatica,como posso cuidar sem interferir na saúde dele?

Comentários estão encerrado.