Bolos Festa de Aniversário RECEITAS Sobremesas

Era uma vez um bolo de aniversário…

Screen Shot 2013-06-10 at 16.07.34Meu sonho de consumo para minhas comemorações de aniversário sempre foi ganhar de surpresa um daqueles lindos bolos de aniversário decorados com pasta americana, que mesmo não sendo nada de saudável (pasta americana, até onde eu sei, é pura gordura hidrogenada com açúcar), é lindo de morrer!! Como nunca ninguém por perto se dignou a realizar esse sonho, esse ano eu decidi fazer meu próprio bolo, e fiz no capricho!!!

O meu aniversário é só no dia 12, mas eu aproveitei o fim de semana e comemorei com os amigos neste último domingo.

Valeu, foi uma delícia do início ao fim!!!!

A inspiração veio do “bolo da moda”, bolo kit-kat ou bolo-barril, como alguns chamam. Meu marido, que não consegue ser modesto quando se trata da minha cozinha, já está chamando meu bolo de “O Maravilhoso Bolo de Aniversário da Pat”. Palavras dele, porque eu continuo modesta  acho que é simplesmente um bolo bonito e gostoso!

Fazer o seu bolo em casa tem uma grande vantagem: você sabe exatamente os ingredientes que usou, sabe que a massa vai ter aquele gostinho que você já conhece e adora, sem sustos!

Bem, tem uma desvantagem, fazer o bolo e toda a festa de aniversário em casa dá trabalho e faz sujeira, mas como eu gosto muito, muito, muito, fiz tudo e apenas me dei ao luxo de chamar alguém pra me ajudar! Vale a pena e eu recomendo!

A receita de bolo que usei é a minha “companheira velha de guerra”, sem farinha, que por ser sem farinha e ainda assim fofinho e saboroso, é um bolo que sempre impressiona os convidados! Bolo de Chocolate sem farinha é tudo de bom!!!

Usei essa receita, mas como teríamos quase 20 pessoas em casa, aumentei um pouco as quantidades:

10 ovos caipiras

10 colheres de sopa de cacau em pó

10 colheres de sopa de rapadura ralada (ou açúcar mascavo de qualidade)

130g de coco fresco ralado

2 colheres de sopa de manteiga (pode usar óleo de coco também ou uma mistura dos dois)

1 colher de sopa de fermento caseiro para bolos

O modo de preparo, super simples, é exatamente como descrevo na receita original.

Dividi a massa em duas assadeiras redondas, com 20cm de diâmetro e assei normalmente (poderia também ter assado numa assadeira só, mais alta, e depois dividido o bolo ao meio, mas nunca fui muito boa nisso, então achei mais garantido assar direto dois bolos separados).

O recheio do bolo foi o meu Chantilly Probiótico cheio de morangos orgânicos picadinhos. Eu usei 500mL de creme de leite no preparo para essa receita.

Não tem segredo: você coloca um bolo no prato que vai servir, espalha o recheio e coloca o outro bolo por cima. Simples assim.

Aí depois você cobre todo o bolo com chantilly, inclusive nas laterais, porque é o chantilly que vai fazer os palitinhos (a parte não saudável da receita) grudarem nas laterais.

Aí você pega os palitinhos recheados – tipo aqueles de colocar no sorvete, totalmente industrializado e açucarado – e vai os colocando lado a lado, um por um, em volta do bolo todo. Eu acho que usei uns 6 ou 7 pacotinhos do tal biscoito.

Lá no topo do bolo eu coloquei morangos inteiros em pé nas bordas e completei o centro do bolo com morangos picadinhos. Achei que ficou lindo e delicado.

Não teve vela de parabéns… Essa foi a única incumbência do marido, e ele esqueceu!!! (kkkkkk, homens…)

Se quiser fechar o trabalho com chave de ouro, escolha uma fita bem bonita, de cetim, passe-a em torno do bolo, sem apertar, e faça um laço. Creio que olhando a foto acima dê pra entender direitinho!

Eu pensei que seria mais difícil, mas agora gostei da brincadeira e acho que vou abolir de vez os bolos com pasta americana aqui em casa…

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Puxa Pat, não se faz isto…publicar este post logo na época que estou de dieta (kkkkk). Deve ter ficado uma delicia. A receita eu amo de montão e a estética ficou linda. Ah, e amei saber que você faz aniversário no mesmo dia do meu meu filho João.

  2. Pat,

    Que bolo lindo!
    Vou fazer este bolo para os meus queridíssimos sobrinhos: Isac, João, Nadja, Luísa!
    Que o dia 12 de junho chegue repleto de grandes alegrias.
    Grata. Diva Falcão.

  3. Que lindo ficou seu bolo! Meu aniversário é dia 28 e planejo fazer um bolo assim também, MAS vou usar os kitkats :P

    beijão e parabéns!

  4. Pat, lindo o seu bolo.
    Seu site tem me ajudado muito agora que faço a dieta antienxaqueca.
    Pat, o que você acha de usar a farinha de coco ou de arroz no preparo de bolos?
    Obrigada.

  5. Não dá certo fazer com outra coisa que não os palitinhos? Algum biju ou biscoito caseiro?

        1. Bem observado. Mas será que não seria melhor que o industrializado?

          1. Camila, ser feito em casa nem sempre significa mais saudável… Bem, você se livra de uma boa química, isso é verdade, mas ainda assim….

Comentários estão encerrado.