O espinafre pode ser considerado o rei das verduras escuras, o menos amargo e o mais macio vegetal presente em nossa mesa. O primeiro registro a respeito do consumo de espinafre data do ano de 647, quando o rei do Nepal enviou espinafres como presente ao imperador da China. O espinafre foi introduzido na Inglaterra em meados dos anos de 1500.
O espinafre é incrivelmente rico em carotenóides e vitamina C. O espinafre também contém cálcio e ferro, mas pesquisadores agora acreditam que o ferro contido no espinafre é do tipo de difícil absorção pelo organismo humano.
O espinafre contém também o ácido oxálico, que pode impedir a absorção do cálcio. O ácido oxálico é neutralizado durante o cozimento das folhas de espinafre, portanto se você gosta e consome espinafre regularmente, prefiara-o sempre cozido e guarde as saladas com folhas cruas de espinafre para poucas ocasiões.
Tanto a clorofila como os carotenóides presentes em abundância no espinafre são potentes substâncias anti-câncer. Estudos japoneses também indicam que o espinafre baixa as taxas de colesterol em animais de laboratório. novas pesquisas mostram também que o espinafre é eficiente na prevenção da degeneração macular nos olhos, provavelmente graças à grande quantidade de glutadiona presente no espinafre.
O espinafre hoje em dia pode ser encontrado praticamente durante todo o ano, inclusive em pacotes pré-lavados. O ideal é consumir o espinafre muito fresco, orgânico, mas não deixe de consumi-lo caso não encontre a forma ideal.
Fonte: Nourishing Traditions
Pat, eu sempre fui fã do espinafre mas parei de consumir porque me disseram que quando ele é cozido torna-se tóxico! Você já tinha ouvido falar disso? Cru nunca gostei.
Adoro seu site e divulgo, voluntariamente, porque sua comida é saudável e gostosa! Beijos
Anamaria, bobagem! Como eu falo no texto, é justamente o contrário, quando cru ele possui certos fatores antinutrientes!
Eu como espinafre de qualquer jeito, mas sinceramente duvido das propriedades nutricionais que realmente conseguimos obter desse vegetal… Cru tem seus problemas, como vc disse, e cozido perde outros varios nutrientes…
Como por prazer, o que mais vier (nutricionalmente falando) é lucro!
:)
Liana, eu não acho que o espinafre ou qualquer outro alimento seja milagroso, e nem como pensando nisso.Acho sim que se basearmos nossa alimentação – variada – em alimentos frescos e naturais, só temos a ganhar!
Qual as dicas para receitas para crianças?
Márcia, aqui no site já publiquei diversas receitas com espinafre!
Pat,cheguei aqui pesquisando sobre o sal,excelente seu site.
E nessa mesma pesquisa li,em outro site,sobre o espinafre.
Nossa!Daqui a pouco não vamos ter o que comer,nem sei a veracidade dessas pesquisas,mas como cita ESALQ de Piracicaba creio ser verdadeira(no meio de tantas coisas inventadas na Internet).Adorei suas receitas,parabéns!
http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/espinafre.htm
Eu não me conformo que o povo se entope de salgadinhos e outros lixos, e vem depois ficar com medo de um simples espinafre…..
Pat,concordo com você,também não consumo esses industrializados,até fiz na semana passada,um maço de espinafre desses plantados num quintal,crescidos de modo bem natural,eu gosto muito.
Postei aqui não pelo medo,pois tudo que é consumido natural e com moderação é bom,mas sim pela curiosidade sobre a pesquisa,nunca ouvi sobre esse incidente com as crianças(1951).Desculpe se causei algum transtorno,pode apagar.
Imagina Maria Aparecida!! eu fiquei foi feliz com seu comentário, e ao medo, nem pensei em você, mas sim às muitas pessoas que se entopem de Mac Donalds e lixos do tipo, e ficam com medo de um simples espinafre… Essas pessoas dificilmente farão parte do público do meu site!
Pat, continuo sua fiel seguidora e aqui em casa todo mundo adora quando falo: hoje tem receita da Pat! Já sabem que vem coisa boa!!! Fiz o creme de espinafre aromático e foi um sucesso, mas…lembrei onde tinha lido que ele é toxico e achei que você gostaria de ler também,no blog da Sonia Hirsch, veja:http://www.soniahirsch.com/2010/09/comer-bem-espinafre-tem-acido-oxalico.html
Parece que além do acído fitico ele tem grande quantidade desse tal acido oxalico.
Se puder ler, me diz depois o que achou.
Beijos
eu sei disso, anamaria. dá uma lida nesse trecho do texto – O espinafre contém também o ácido oxálico, que pode impedir a absorção do cálcio. O ácido oxálico é neutralizado durante o cozimento das folhas de espinafre, portanto se você gosta e consome espinafre regularmente, prefiara-o sempre cozido e guarde as saladas com folhas cruas de espinafre para poucas ocasiões.
Amo! Creme, torta, esfiha, puro… delicia! "@PatFeldman: Espinafre, uma delícia de verdura http://t.co/3TCdktnd"
Sempre que tenho alguma dúvida corro aqui por que sei que vc é uma fonte confiável. Já agradeci inúmeras vezes, mais uma vez muito obrigada por este blog. =)
Achei muito interessante e informativa! Obrigado.
Ótimas informações! Estou mudando a rotina da minha família graças as suas informações. Obrigada!