Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Espuma de espinafre

[ratings]

Aulas de culinária infantil.
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Esse fim de semana a idéia era relaxar na praia, e realmente descansamos muito e nos divertimos muito. Sol na medida certa, só para aumentar a saúde e não queimar a pele. A volta é que foi bem chata: a viagem que deveria durar em torno de duas horas, levou praticamente SETE HORAS, debaixo da maior chuva do mundo! Sorte que eu tinha um quijo de bolinha no carro para enganar a fome. Nunca viajo sem a minha “abençoada” sacola térmica, recheada de lanchinhos gostosos.

O nome desse prato eu inventei agora, e o prato eu inventei hoje no almoço, quando pensei em fazer um suflê de espinafre como manda o figurino, mas morri de preguiça – o cansaço da viagem de ontem ainda toma conta de mim… No fim saiu um prato bem gostosinho, bem nutritivo e super fácil de preparar, que serve 4 pessoas como acompanhamento ou 2 pessoas como prato principal!

Espero que vocês gostem, mas antes da receita, como o espinafre é um ingrediente que tem causado certa polêmica, cabem aqui algumas informações interessantes que pesquisei. Espinafre não é um bicho de sete cabeças!!!              

O espinafre é conhecido por muitos como a rainha das verduras escuras, a menos amarga e a mais macia. O primeiro registro do consumo de espinafre data de 647 d.C., quando o rei do Nepal enviou de presente para o imperador da China um maço de espinafres. O espinafre foi levado à Inglaterra por volta do ano de 1500.

O espinafre é excepcionalmente rico em carotenóides e vitamina C. Contém cálcio e ferro, porém atualmente os pesquisadores acreditam que a forma de ferro disponível no espinafre é uma de difícil absorção pelo nosso organismo. O espinafre também contém ácio oxálico, que pode impedir a absorção de cálcio. Porém este ácido oxálico é neutralizado durnte o cozimento, portanto o espinafre cozido pode e deve ser ingerido regularmente, porém deve ser consumido com maior moderação em saladas cruas (eu disse com moderação, não precisa evitar completamente!).

Tanto a clorofila como os carotenóides que existem em abundância no espinafre são tidos como potentes anticancerígenos. Estudos japoneses também indicam que o espinafre baixa as taxas de colesterol em testes de laboratório. Novas pesquisas indicam também que o espinafre é muito eficiente na prevenção da degeneração macular dos olhos, possivelmente por causa das grandes quantidades de glutadiona contidas no espinafre.

O espinafre atualmente está disponível no mercado durante praticamente o ano todo. Se você quer um pouquinho de mordomia, pode até comprá-los já lavados em embalagens vedadas. Eu no fim prefiro comprar o meu na feira de orgânicos aos sábados, mas confesso que vez ou outra caio na tentação das mordomias os tempos modernos… Fica mais em conta.

CLIQUE AQUI e conheça o meu livro de receitas!
CLIQUE AQUI e conheça o meu livro de receitas!

Ingredientes:

4 ovos caipiras

2/3 de xícara de creme de leite fresco

1 xícara cheia de folhas de espinafre (medida aproximada, eu acho até que usei um pouco mais)

1/3 de xícara de queijo muzzarella picado ou ralado

1/3 de xícara de um bom queijo parmesão ralado na hora

sal, pimenta e noz moscada (eu usei pitadas generosas de cada um, mas não sei dar a medida exata)

manteiga para untar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno (médio, cerca de 180 graus)

Junte todos os ingredientes – menos o queijo parmesão – no liquidificador e bata bem, até a mistura ficar homogênea;

Transfira para um refratário médio untado e coloque o refratário numa assadeira com um pouco de água (vamos assar em banho- maria)

Leve ao forno médio por cerca de uma hora, ou até que o topo comece a dourar. Nos últimos 5 minutos você pode aumentar a temperatura do forno.

Ao invés de um refratário grande, como o que eu usei hoje, ocê pode assar em potinhos individurais, como eu faço com o já famoso “ovo de potinho”.

Você pode servir esse prato acompanhando um filé ou um bom peixe grelhado (eu acho que espinafre combina divinamente ocm peixes em geral). Pode também servi-lo como prato único ou acompanhado de uma salada fresca bem colorida.

Eu, algumas vezes, gosto de reler artigos antigos no meu site e hoje, por conta de um comentário, reli o FAÇA SUA PARTE, que acho que vale a pena de ser lido e relido por todos que querem melhorar a qualidade do que comem.

E com eu não gostei nem um pouquinho das fotos que tirei do prato, dessa vez elas aparecem aqui no final…

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Olá Pat,
    parece bem apetitoso o se prato de de espuma de espinafres, acho que vou fazer para o jantar, meu filho gosta muito de espinafre,:))

    Pat tive a ler o seu post Sobre “faca a sua parte”, acho que me revi bastante nas suas palavras quando disse que as vezes dava perguica, a mim tambem me da, mas nao consigo deitar me e pensar que o meu flho come porcarias, nem sabes a satisfacao que me da quando sei que fiz um prato cheio de coisas boas que so lhe fazem bem, fico mesmo com uma sensacao de bem estar, pois sei que estou a fazer o melhor pela saude dele.

    Pat gostava que disse se como utilizar o levedo de cerveja?como é que vce usa? o seu flhote tambem consome ou nao?
    li alguns artigos sobre esse super alimento, mas estou com duvidas em utiliza lo.

  2. Oi Pat, fiz sua receita hoje e ficou ótima!
    Tentei dar uma inventada adicionando 1 cebola ralada (vira um creme), mas ficou líquido e não deu ponto, voltei ao que vc ensina e fechou redondinho :-)

    abs e tudo de bom

  3. Oi Pat
    Estou aqui de volta testando novas receitas mas leio seu blog diariamente! Em relacao a essa, posso usar espinafre congelado? E se eu nao tiver queijo parmesao, posso substituir por outro?
    Obrigada!
    beijos,
    Sara

  4. Justo estava procurando na net algo que falasse dos beneficios e maleficios do espinafre,estava insegura de por na sopinha do meu bebe de 1 aninho ,que alias ,esta com anemia.
    Me deparei com sua receita e com suas informações sobre espinafre e fiquei aliviada.Porisso adoro esse Blog.
    Obrigada Pat.
    bjs

    1. Maria, o texto do link me pareceu um pouco sensacionalista demais, mas no próprio texto que eu escrevi sobre essa receita, eu alerto sobre certos cuidados no consumo do espinafre. Nada de neuroses, mas a preferência é consumir o espinafre cozido ou refogado em manteiga ou óleo de coco. Eu particularmente nem gosto do espinafre cru.
      Quem tem uma alimentação bastante variada não deveria se preocupar tanto assim, já que o espinafre será uma de inúmeras verduras e não será consumido diariamente, em todas as refeições.

  5. Oi Pat,
    Obrigada pela resposta. Gosto bastante do dito cujo e fiquei triste mas depois ficou mais facil entender principalmente quando tomei conhecimento da pesquisa sobre carne vermelha….. É MUITO DIFICIL SABER O QUE É REALMENTE BOM , OU RUIM PARA A SAUDE DE UMA DETERMINADA PESSOA E MUITO MAIS DIFICIL É ACHAR UM DENOMINADOR COMUM,NÃO?!BJOS

Comentários estão encerrado.