Aperitivos e entradas Cozinhas típicas Datas Comemorativas Festas Juninas Lancheira da escola e dos passeios MAIS... RECEITAS

Festa Junina Saudável – Milho

milho[ratings]

Aulas de culinária infantil.
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Milho verde é delicioso e uma opção simples por si só: compra-se a espiga inteira, lavar muito bem e cozinhar com água e uma pitada de sal. Na hora de comer, pode-se acrescentar mais sal e uma colher de manteiga amolecida, que acaba de derreter com o calor do milho.

A pipoca é praticamente um ícone das festas juninas, mas nada saudável nas versões atuais mais comuns, preparadas com óleos vegetais oxidados ou, pior ainda, em microondas. A “velha e boa” pipoca de antigamente é ainda e melhor opção, e comerteza a mais divertida. Para variar um pouco o sabor, pode-se optar pelo óleo de coco, manteiga ou uma combinação dessas gorduras com o azeite de oliva extra virgem.
Ingredientes:
1/4 de xicara de milho para pipoca (nesses tempos de transgênicos, por garantia, se vocêpuder opar por milho de pipoca orgânico, melhor!)
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1/4 de xícara de manteiga amolecida ou óleo de coco extra-virgem, ou ainda uma combinação dos dois

Modo de Preparo:

Leve o azeite extra-virgem ao fogo médio numa panela com tampa. Quando a pipoca começar a estourar, baixe o fogo e agite a panela constantemente.
Transfira a pipoca pronta para um recipiente fundo e espalhe a manteiga e/ou óleo de coco por cima.
Salgue à gosto e misture bem.

Variações:
Pipoca de queijo: Misture meia xícara de queijo parmesão finamente ralado à manteiga e/ou óleo de coco e derrame sobre a pipoca pronta.
Pipoca doce: Misture 1/2 xícara de melado de cana à manteiga e/ou óleo de coco e derrame sobre a pipoca pronta.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat, bom dia!
    Adoro milho verde cozido!!
    Uma dica: não coloque sal na água quando for cozinhar! Ele fica duro. Coloque o sal depois de cozido.
    IMPORTANTE: Começou ferver deixe somente 10 minutos!
    Namastê!

  2. Nossa Pat, você leu minha mente! Comendo pipoca caseira num dia destes fiquei me perguntando se é saudável ou não… Pelo menos a minha é, direto do sítio da minha avó.
    bjs

  3. PAT ESTA PIPOCA DE SAQUINHO ”YOKI” E MUITO RUIM OU NAO TEM NADA DEMAIS???

    1. Mari, se fosse só ruim, até que seria bom. Mas pipocas de saquinho em geral, não importa a marca, dessas que estouram no microondas, são terríveis!!! Sem contar que microondas também não é coisa para se ter numa cozinha saudável…

      Melhor fazer a pipoca na panela, à moda antiga, como uma gostosa e verdadeira manteiga, que dá um gostinho de delícia!

  4. Oi Paty, sou novo por aqui mas estou ficando muito interessado.
    Acredito que a dúvida da Mariana (e minha) era sobre o milho de saquinho, para pipoca. Aqueles que vem crus em saquinhos, da yoki por exemplo. Esse milho é saudável pra estourar uma pipoquinha? Obrigado!

    1. Tadeu, não vai ser pipoca diária, né? E quando for fazer pipoca, que seja na panela e com manteiga. Daí pode, e deve!! Eu adoro!!!!

Comentários estão encerrado.