ARTIGOS

Menina intoxicada por agrotóxico tem morte cerebral

agrotoxico.jpg[ratings]

A primeira coisa que eu pensei quando li amanchete DESTE ARTIGO foi em uma intoxicação alimentar causada por resíduos de pesticidas em alimentos. Ledo engano!!

A mãe da criança, não sei se por descuido ou ignorância, lavou os cabelos da menina com um potente agrotóxico, na esperança de livrá-la dos piolhos. Grave, gravíssimo!!

Mas essa notícia, memso depois de desfeito o mal entendido, me fez pensar… Tá certo que a mãe usou o tal agrotóxico de uma maneira totalmente contraindicada e que tal atitude é no mínimo irresponsável. A dose foi absurdamente maior do que o que se encontra na forma de resíduos em frutas, legumes e verduras.

Mas a substância é a mesma!!!

No caso da menina, a dose foi de uma vez só e a morte – infelizmente – veio rápido. Mas e quando consumimos alimentos com agrotóxicos? Vocês já pensaram nisso? Estamos ingerindo a mesma substância que matou a menina. Um pouquinho cada dia. Uma peqeuna agressão ao nosso organismo todos os dias. Todos os dias um pouquino de química que não deveria estar lá, que jamais deveria ser ingerida por nós…

Isso para ter um pensamento egoísta e imediatista. Porque se você pensar nos pobres agricultores que têm a função de borrifar o veneno na planta, o problema ganha uma amplitude maior: são muitas pessoas arriscando sua saúde, e até sua vida para colocar nos alimentos uma substância que nem deveria estar lá…

Eu não sei bem se estou sendo exagerada, mas mais do que nunca me deu vontade de consumir só produtos orgânicos, criados em fazendas auto-sustentáveis, com técnicas não agressivas e sem defensivos ou outras químicas. Isso ainda é um pouco difícil em muitas partes do planeta, mas eu acho que podemos fazer a nossa parte, prestigiando esses produtores e seus produtos.

Passei o dia com este artigo na cabeça, devaneando e pensando. Agora resolvi dividir meu pensamento com vocês…

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat, e matar piolhos pode ser muito simples. Um pouco de coca-cola, um saco plástico em cima dos cabelos, um lenco para fixar tudo, 20 minutos de sol e eles se vao, depois é só passar vinagre e pente fino para tirar as lendias.
    Às vezes as pessoas zombam de mim e dizem que eu tenho mania de “orgânicos”, mas quem já trabalhou para ind. química sabe como é tudo. eles agora denominam essa parte de “crop science” e continuam vendendo veneno livremente pelo mundo afora!

  2. Meu Deus!…Como deve estar o coração dessa mãe?…Marcia, matar piolhos ainda pode ser mais fácil…um copo de água e 2 colheres de sal,banha-se os cabelos,deixa 30 minutos, repete a operação, por 3 dias consecutivos…mata-se por asfixia…E minha filha, descobriu um jeito ianda melhor…a minha neta tem lindos cabelos longos e frequentemente lá vem ela da escola..cheinha de piolhos…ô bichinho danado!Mas, ela adora fazer “chapinha” prá deixar os cabelos lisinho…então “adeus” piolhinhos….

  3. Que coisa triste… a desinformação é mesmo uma tragédia…

    minha filha de 5 anos voltou de umas férias na praia com a avó com piolhos, confesso que me apavorei com a possibilidade de ter que cortar seus indos cachinhos dourados, liguei pra pediatra dela que me disse que toda criança uma hora acaba passando por isso, para eu não me preocupar, passar pente fino e usar medicação apenas em último caso.
    Comprei um pente fino de ferro, mais caro que o de plástico, e bem mais eficiente, tira até lêndias, sentei no sol com a pitoca e tirei 75 bichinhos da cabeça da minha filha, a maioria uns filhotinhos mínimos.
    Fiz este procedimento duas vezes ao dia por uma semana e curei minha pitoca sem intoxicá-la!
    Piolhos não são um bicho de sete cabeça só é preciso paciência e uns minutinhos por dia que livramos nossos filhos desta praga.

  4. minha sobrinha vira e mexe esta com piolho…e tb esta com muita lendias…esse pente fino de ferro é bom msm? tira as lendeas? e onde posso acha-lo?

  5. Que absurdo.
    Mais as vezes, as mães, ficam desesperadas, para tirar esses bichinhos domesticos de seus filhos, que as vezes qualquer coisa que digam, que vai eliminar os piolhos a mãe coloca.
    Foi um grave descuido, e um coisa absurda.
    Juliana, esses pentes de ferro se encontra em qualquer farmácia, é so você pedir ao farmacêutico que ele lhe dará o tal pente.

Comentários estão encerrado.