É muito chato quando uma receita dá errado na nossa cozinha, não é mesmo? Eu cometi erros históricos, e o pior deles foi quando, há muuuuuitos anos atrás, inventei de fazer croquetes de carne em casa. Chamei alguns amigos em casa para servirem de cobaia, mas dessa vez nem toda boa educação do mundo os faria fingir que aqueles croquetes estavam ao menos comestíveis… Ficou horrível e foi um tremendo desperdício de comida, porque ficou realmente intragável!
Mas nem sempre uma receita mal sucedida é completamente perdida. Um pouco de criatividade e/ou ingredientes adicionais pode dar novos usos a uma receita aparentemente perdida.
Dessa vez foi o molho de uva, normalmente utilizado para acompanhar filés de peixe assados, que acabou reduzido e forte demais, um exagero para a delicadeza do peixe, mas ainda assim incrivelmente saboroso. O molho não foi bem com o peixe, mas deu um ótimo tempero para a salada e (eu ainda não provei) acho que dá um ótimo molho para bolinhos em geral, em especial os bolinhos de peixe e o bolinho de ovas. Em todos esses casos ele pode ser preparado antes e servido frio.
O modo de preparo é bastante simples, mas um pouco demorado porque precisa muito tempo de cozimento em fogo baixíssimo. De qualquer forma, recomendo. Você faz muito e guarda por um bom tempo no congelador.
Ingredientes:
1kg de uvas rosadas (também conhecidas como Niágara)
1,5 xícaras de caldo de peixe caseiro
sal e pimenta do reino à gosto
uma pitada de mostarda em pó (opcional)
Modo de Preparo:
Bata bem todos os ingredinetes no liquidificador.
Passe o líquidos por uma peneira para coar os pedaços de carca e semente de uvas restantes e transfira para uma panela de fundo grosso (recomendo panelas de ferro, que é o tipo que usei).
Leve ao fogo alto até levantar fervura. Baixe o fogo ao mínimo, use um difusor de chamas para deixar o fogo ainda mais baixo e cozinhe por pelo menos 6 horas nessas condições, com a panela semi tampada, mexendo ocasionalmente.
O molho deverá reduzir bastante e ficar levemente grosso.
Apesar do caldo de peixe usado no seu preparo, o sabor do peixe não fica nada evidente após todas as horas de cozimento. O molho fica encomrpado e forte o suficiente até para acompanhar carnes.
Oi Pat, tudo bem?! Adoro uvas, mas aqui em casa tenho evitado por conta dos agrotóxicos. Andei sabendo que as uvas são tão contaminadas quanto os morangos. Você sabe se essa comparação é verdade? E é muuuuiito difícil encontrar uvas orgânicas. Um beijo!!!
Ludmila, as uvas são mesmo bastante contaminadas, mas como você, também tenho uma dificuldade enorme em achar das orgânicas. Como meu filho ama de paixão, não deixei de comprar totalmente, mas diminuí bastante o consumo, e expliquei claramente a ele as razões!