Há alguns meses atrás uma amiga minha comentou comigo que havia provado no exterior uma deliciosa mostarda ao mel, e me perguntou se eu saberia fazer algo similar. Eu prometi que tentaria achar uma boa receita e faria para ela. Acabou que o tempo passou e eu acabei me esquecendo (ai, que feio!)…
Com o Natal chegando, me lembrei da promessa da mostarda e hoje me meti na cozinha para achar uma boa combinação entre condimentos, mel e mostarda, até chegar numa mostarda ao mel bem deliciosa.
A mistura toda ficou bem simples, ligeiramente adocicada e bem picante. Marido gostou, mas ja me alertou que essa mostarda deve ser utilizada com moderação, porque parece que a versão caseira, feita a partir do grão recém-moído, fica um tanto mais picante que as versões industrializadas. Aliás, vocês já deram uma espiada no que contém uma mostarda industrializada? São aditivos DEMAIS!!
Eu ainda quero achar o jeito de deixá-la mais suave, mas enquanto isso, não deixe de preparar em casa e usar com parcimônia.
Amanhã vou levar um potinho da mostarda para minha amiga provar, alertando-a de que a mostarda caseira fica mais picante que a mostarda industrializada. Vamos ver o que ela acha, ainda é um teste.
Ingredientes:
1 xícara de sementes de mostarda moídas – cerca de 60-70g (quanto mais recente a moagem, melhor)
1 xícara de água filtrada
1 colher de sopa de soro de iogurte (ajuda a prolongar a validade e liberar as enzimas benéficas)
1 colheres de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino (você pode usar só a preta, só a branca ou um mix das duas mais pimenta rosa – deixe para moer na hora, o sabor é outro!)
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de curry
1 pitada de páprica doce
suco de 1 limão
1/2 xícara de mel
2 colheres de sopa de sementes de mostarda inteiras (opcional – dessa vez eu não usei, minha amiga justamente quer sem as sementes inteiras)
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes vigorosamente até obter uma pasta homogênea; – da última vez eu usei o liquidificador e adorei o resultado! Caso seja necessário, adicione mais água filtrada para acertar a consistência.
Prove e acrescente mais mel, à gosto.
Tranfira para um pote com tampa e deixe à temperatura ambiente por 1 dia.
Transfira então para a geladeira e consuma normalmente.
Pat…que linda que ficou,não imaginei que ficass tão amarelinha….vou fazer correndo e usa no filé com mostar que adooooooro!Obrigadíssima…Lindo Natal prá você e família…mesmo que você não comemoro do jeito cristão!!!!!!!!!!
Div^nia, a mostarda fica mesmo bem amarelinha, e teria ficado mais se eu tivesse adicionado uma pitada de açáfrão da terra em pó, porém dessa vez eu não tinha em casa…
Ela fica bonita, muito gostosa, mas é ardida!
Nossaaaaaa! QUe tudo esse blog! Simplesmente tudo o que eu precisava! rsrs.. beijos de uma mãe que nunca sabe o que fazer pra filha comer! hehe
Agora essa mamãe vai com certeza tirar boas idéias do site!!
Seja bem vinda, Nanda!!
Pat, quem tem enxaqueca pode comer?
Ana, a receita ficou bem picante e contém bastante mel. Pelo picante não tem o menor problema, já por causa do mel é melhor evitar, pelo menos nos primeiros 3 meses da dieta. Nesse caso você pode usar a receita de mostarda simples, que está publicada nesse link: https://pat.feldman.com.br/?p=89
Srta ou Sra Pat, a mostarda amarelinha é muito boa…gostaria de aprender a fazer a mostarda escura, TIPO HOLANDES.
Muito obrigado
Ricardo
Pat, querida, que surpresa boa! Não tem uma semana que eu pensei em entrar no seu site para ver se você tinha exatamente essa receita.
Obrigada sempre.
Se um dia eu fizer essa receita de mostarda e mel ( http://bit.ly/lZKa7S )alguem fica com um pouco? Acho que é muito pra mim…
Pat,
Se eu não usar o soro de iogurte pode ser?
O soro de iogurte aumenta muitíssimo o prazo de validade. Se você tiver qualquer tipo de alergia/intolerância a derivados do leite, use kefir de água.