Agora que se descobriu o quanto o açúcar pode ser prejudicial à saúde e principalmente à boa forma, o que mais aparece por aí são produtos alimentícios – para crianças e adultos – com um importante destaque no rótulo: “NÃO CONTÉM AÇÚCAR”.
Mas sejamos realistas, natural ou não, será que dá pra fazer uma sobremesa industrializada sem qualquer tipo de açúcar, sem adoçar com absolutamente nada?
Ou será que a indústria alimentícia anda usando alguns truques para disfarçar o tão temido ingrediente??
A maioria de nós quando pensa em açúcar, pensa em açúcar branco, a sacarose. qualquer outra coisa, por mais doce que seja, simplesmente não lembramos que é açúcar, e é aí que a indústria alimentícia se aproveita!
Um produto alimentício pode conter – e normalmente contém – açúcar, mas como não é o açúcar branco, a indústria corretamente coloca o seu nome original, o que para muitas pessoas acaba passando despercebido.
Não vou aqui explicar sobre os detalhes de cada tipo diferente de açúcar, mas vou listar muitos dos diferentes nomes com que açúcares podem aparecer nos mais comuns produtos alimentícios. Olho no rótulo, pessoal!!!! (ou de preferência, comam comida de verdade, daquelas que nem rótulo precisa ter!)
Os açúcares em geral são adicionados aos produtos alimentícios para realçar o sabor dos alimentos já processados (que em geral são pobres em sabor), melhorar a textura, aumentar o tempo de prateleira e outras propriedades.
Vamos à lista?
- Sacarose (o açúcar branco popular)
- Xarope de milho com alto teor de frutose (um dos piores, e ainda por cima quase sempre transgênico)
- Agave
- Açúcar de beterraba
- Melado de cana
- Açúcar cristal
- Caramelo
- Açúcar mascavo
- Xarope de alfarroba
- Açúcar de coco
- Açúcar de confeiteiro
- Açúcar de tâmara
- Açúcar demerara
- Açúcar evaporado
- Suco de frutas (sim, em todo suco de frutas há frutose em alta concentração, e em especial quando adicionados aos produtos alimentícios, o suco ainda é concentrado, o que concentra ainda mais a frutose)
- Concentrado de fruta
- Açúcar de uva
- Açúcar invertido
- Rapadura
- Xarope de bordo (maple syrup)
- Caldo de cana concentrado
- Malte de cevada
- Xarope de arroz
- Xarope de milho
- Dextrina
- Dextrose
- Maltodextrina
- Glucose
- Lactose
- Xarope de malte
- Frutose
- D-ribose
- Galactose
Então essa pequena lista contém apenas aqueles que eu me lembrei de cabeça, mas tenha certeza que existem muitos outros por aí… Não acredite mais cegamente no “NÃO CONTÉM AÇÚCAR” que aparece nos rótulos! Fiquem atentos de verdade!
Conheça também as nossas redes sociais:
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Periscope: PatFeldman
Minha nossa, como o açúcar tem tantos apelidos hein. A sua solução de comer “comida de verdade” é a mais eficaz mesmo.
Dentre estes que você citou, há uma ordem dos “menos maus” para consumir?
Obrigado pelo artigo!
Oi Pat!
Conheci seu site essa semana e já estou adorando.
Levo um estilo de vida/dieta Paleolítica e comer comida de verdade é um dos nossos lemas aqui em casa.
É imprecionante como quase tudo leva açucar e como as pessoas ficam doidinhas para dar essas “guloseimas” pras minhas filhas. Aqui em casa não entra quase nada que venha em caixinha, saquinhos ou latinha.
Estou introduzindo minhas bebês (gêmeas de 1 ano) na dieta Paleo e já aboli a fórmula industrializada (demorei pra perceber que existe vida além do leite em pó e você me ajudou bastante nisso!!).
Apesar de leite e derivados não serem paleolíticos, sei que são importante pra elas, que ainda são muito novinhas. Mas doces e sobremesas nunca fizeram parte da dieta delas.
Obrigada por tantos posts legais! Estou aprendendo muito com você…
Abraço grande!
Mariana, pode me passar essas informações sobre fórmula infantil? Qual seria o problema delas? Minha filha de 2 anos e 4 meses ainda toma, porque eu acho melhor do que dar leite ninho, por isso queria saber qual o problema com as fórmulas, por favor.
Pat, todos esses açúcares fazem o mesmo mal? Então não adianta comprar açúcar mascavo ou de coco?
Oi Cristina!
Tudo bem? Claro!
Olha: se você lê bem em inglês, em http://www.westonaprice.org você encontra muita informação de confiança. É só pesquisar “baby formula”.
Pare hoje mesmo de dar isso para sua menina. Ainda mais na idade dela. Você consegue nutri-la muito bem com leite de vaca ou cabra, seus derivados e frutas e verduras.
As formulas são ricas em óleos vegetais que, por sua vez, são ricos em ômegas 6 e 9. Consumimos demais dessas gorduras, que são pro-inflamatórias.
As fórmulas também possuem conservantes, flavorizantes, açúcares, que os corpinhos e sistemas digestivos dos nossos pequenos não deveriam ser expostos.
Eu dou para as minhas meninas 2 mamadeiras por dia de leite de vaca integral engarrafado (nada de leite longa vida) que eu turbino com oleo de coco, oleo de figado de bacalhau e um polivitaminico receitado pela pediatra delas.
Isso porque elas são maiores de 1 ano. Aí eu consigo complementar a nutrição delas, em termos de macro e micronutrientes, nas demais refeições com frutas e verduras variadas.
Nan, aptamil e similares não são tão melhores que Ninho não viu?
Bom, essa é minha opinião. Baseada em muuuita e pesquisa e leite sobre o assunto.
Abraços
Muito obrigada pela resposta, Mariana!
Vou pesquisar mais sobre isso :-)
Olá Pat,
Já passei dos 3 meses da dieta do Dr. Alexandre Feldman e muito raramente utilizo um pouquinho de açúcar para adoçar uma ou outra coisa. Gostaria de saber de você, para o caso do enxaquecoso, qual seria o açúcar menos prejudicial. Sei que existe o orgânico agora, disponível para venda mas qual tipo seria: demerara? mascavo…? No livro, Dr. Feldman não fala muito bem do açúcar mascavo, então estou um pouco confusa sobre qual utilizar.
Obrigada :)
Marjorie
No livro dele fala sim sobre açúcar mascavo. Por ser refinado, é tão prejudicial quanto o branco. Melhor ralar uma rapadura e adoçar você mesmo. No final do livro é só olhar a pergunta 17 onde o doutor fala sobre ele.