Na semana passada postei no meu Instagram o nhoque de ricota com espinafre que preparei para uma cliente (e para nós!) e recebi inúmeros pedidos pela receita. Como prometido a todos, chegou a receita, do jeitinho que eu preparei, sem segredos.
Esse nhoque é muito leve, e atende até a quem opta por receitas baixas em carboidratos, já que leva uma quantidade mínima de farinha. Sempre agrada! A ricota no lugar da batata deixa a massa muito mais leve e delicada, o espinafre dá cor, sabor e vitaminas. O preparo desse nhoque de ricota com espinafre é rápido, mesmo fazendo a massa do zero, e pode ser uma ótima brincadeira para fazer com as crianças no final de semana. Dá inclusive para fazer uma quantidade extra e congelar para usar depois!
Anota essa receita e vem me contar o que achou assim que preparar em casa!
Ingredientes
750g de ricota fresca
3 maços de espinafre – somente as folhas
150g de queijo parmesão ralado fino
120g de farinha de trigo (caso queira uma versão sem glúten, use farinha de mandioca fina)
2 ovos caipiras
Sal a gosto
1 pitada generosa de noz moscada
Modo de preparo
Cozinhe as folhas de espinafre no vapor, muito rapidamente, de modo que ainda fiquem com a coloração verde vivo. você pode ferver a água, colocar as folhas na peneira de cozimento a vapor, tampar e deixar descansar com o fogo desligado, enquanto prepara o restante da massa.
Esfarele bem a ricota e em um recipiente fundo junte o parmesão ralado, a farinha de trigo, os ovos, sal e noz moscada.
Mexa muito bem até formar uma massa bem uniforme – Você tem que apertar bem, para desmanchar completamente os gominhos da ricota. Essa é a hora que as crianças vão adorar participar, é como brincar de massinha, e quanto mais amassar, mais uniforme fica a massa.
Retire o espinafre do vapor, coloque sobre um tecido fino (uma fralda de pano limpa é perfeita) e esprema muito bem para retirar toda a água.
Pique muito finamente o espinafre. Você pode até passar no processador se preferir.
Junte o espinafre à massa de ricota e misture muito bem, até que ele se uniformize com a massa.
Em uma superfície limpa e levemente enfarinhada faça rolinhos da espessura de um dedo grosso e corte em pequenos nhoques. Vá transferindo tudo para uma bandeja ou assadeira levemente enfarinhada, para que não grudem uns nos outros.
Ferva água em uma panela grande e adicione uma colher de sopa de sal.
Vá colocando pequenas porções de nhoque e deixe-os cozinhar até que subam à superfície. Retire com o auxílio de uma escumadeira e transfira para uma travessa larga.
Escolha o molho da sua preferência e reaqueça o nhoque neste molho ou coloque o molho sobre ele e leve ao forno para gratinar (isso vale em especial para molhos brancos).
Molhos deliciosos para acompanhar seu nhoque de ricota com espinafre
Na foto que ilustra essa receita, o molho nem foi propriamente um molho. Refoguei um punhado de alho picado, muitos tomates picados e juntei um tantinho de caldo de carne caseiro. Temperei com sal e pimenta do reino, juntei os nhoques na panela e servi imediatamente.
Aqui no site tem outras ótimas sugestões de molhos para você preparar:
- Molho pesto
- Molho de tomates
- Molho de tomates assados
- Ragu de pato
- Pesto de rúcula
- Molho de cogumelos
Quando você testar esse nhoque, me conta como ficou e qual molho escolheu para acompanhá-lo. Adoro quando as minhas receitas ganham vida em outras cozinhas mundo afora.
E se quiser mais ideias para variar o cardápio com comida de verdade, leveza, muitas cores e sabores, você precisa conhecer meus e-books. São receitas do meu dia a dia, testadas e aprovadas.
CLIQUE AQUI para conhecer os títulos.

