Decidi ilustrar esse texto com um ponto de interrogação bem grande para fazer com que vocês parem antes mesmo de começar a ler e se perguntem o que é um corpo perfeito.
Segundo a poderosa mídia atual o corpo perfeito é provavelmente aquele alto e esquálido das modelos de passarela. Pele de seda, olhos brilhantes e cabelos sedosos e espetaculares normalmente também entram no pacote. Os homens também têm o seu pacote: altos, sarados e eternamente jovens. E sabe de uma coisa, nem as crianças escapam!!! As crianças da mídia são sempre lindas e sorridentes, cabelinhos de anjo, magrinhas, loirinhas, etc.
Mas afinal, o que é um corpo perfeito?
Eu resolvi dar a minha opinião sobre o assunto, e acho que talvez você mude um pouco a sua forma de pensar…
Na minha opinião, corpo perfeito, em qualquer idade, é o corpo que funciona perfeitamente bem. Simples assim!
E o que é um corpo que funciona perfeitamente bem?
O corpo que funciona perfeitamente bem dorme bem, acorda bem, tem disposição, não tem fissuras loucas por certas comidas, raciocina direito, tem uma pele legal (mas não necessariamente perfeita, daquelas de Photoshop), tem um cabelo saudável (mas não necessariamente aquele dos comerciais de shampoo), não adoece à toa (e se adoece, sara rapidinho), não se quebra à toa, não se deprime à toa…
Percebem? Para ter um corpo perfeito, não tem idade!!!!
E como conquistar o corpo perfeito?
Conquistar o corpo perfeito é tão fácil, que até parece difícil!!!!
Para ter um corpo perfeito, aquele que funciona direitinho o tempo todo a gente precisa de coisas bem simples como dormir bem, movimentar-se frequentemente, comer adequadamente e fazer tudo isso com prazer e tranquilidade.
Sono e movimento – ou atividade física – não são a minha especialidade. O que posso dizer é que devemos dormir o mais cedo possível, em escuro absoluto e num local confortável. Movimento ou atividade física devem ser na medida certa, algo que dê prazer e não que extenue. Só pra resumir!
Mas de comida eu entendo um pouco mais e acho que posso dar meus palpites.
O principal?
COMA COMIDA DE VERDADE!
Comida de verdade é muito mais do que você imagina. Comer comida de verdade não limita em nada a sua alimentação, você pode comer tudo o que a mãe natureza oferece, e não é pouco! Carnes, peixes, aves, frutas, verduras, legumes, leite, iogurte, queijos, ovos, etc.
Sabendo disso, chega o momento de se aprofundar um pouquinho mais:
- Carnes, aves e peixes provenientes de animais criados soltos
- Frutas, verduras e legumes orgânicos
- Leite, iogurte e queijos obtidos a partir de animais criados soltos e de preferência pouco processados – ou seja, nada de leite UHT, que de leite só tem o nome, porque na minha opinião não passa de uma água branca completamente morta
- Ovos só de galinha caipira
Aí a gente dá um passinho a mais e aprende que esses ingredientes todos também merecem cuidado na hora do preparo, justamente para que não percam o que tem de bom, aquilo tudo que nos ajuda a conquistar o corpo perfeito de verdade.
Uma vez que estamos falando de comida de verdade, não vamos esquecer dos óleos e gorduras: nada refinado por favor!! Manteiga é do bem, óleo de coco é do bem, azeite de oliva extra-virgem (que não foi aquecido) é do bem. Óleo de soja é do mal, óleo de milho é do mal, óleo de canola é do mal – eles são todos processados além da conta, de modo que não tem nada de bom em nenhum deles!
Opa, falando muito de comida e esquecendo de algo ainda mais essencial: BEBA ÁGUA!!!!!
O corpo perfeito não tem medidas definidas. Você pode ser muito alta ou baixinha; pode ser magricela ou fortinha, loira, morena, ruiva; japonesa, chinesa, africana, russa, francesa ou americana; pode ser peituda ou ter só peitinhos; cadeiruda ou sem curvas.
Sinceramente?
As medidas importam muito menos do que você imagina! Sim, elas podem ser usadas como parâmetros aproximados. Se você tem 1,60m de altura e está pesando 100kg a chance de você estar saudável é baixa – só pra começar porque seu corpo está carregando mais peso do que ele foi feito para aguentar. Mas se você tem 1,60m de altura e pesa 50kg também não significa que você esteja saudável. No melhor dos casos significa apenas que você está mais de acordo com os padrões de beleza impostos.
Você realmente está bem e tem um corpo perfeito quando seu corpo funciona bem, quando você se sente bem consigo mesma.
Um bom estilo de vida – sono, movimento, alimentação e bem estar – te equilibram e permitem ao seu corpo encontrar sua melhor forma, mesmo que essa forma não seja a mesma da Gisele Bünchen ou qualquer outra celebridade que você admire.
Com tudo isso muito bem equilibrado, você até pode caprichar mais na atividade física e modelar melhor alguma parte do seu corpo, ganhar um fôlego extra ou coisa do tipo, mas dentro daquilo que é a sua natureza ou a natureza do seu filho. sim, porque corpo perfeito a gente conquista desde o dia em que nasce, e cabe a nós, pais e mães, ajudar nossos filhos e conquistarem um corpo perfeito DE VERDADE!
Quer ajuda para montar sua rotina alimentar com comida de verdade? O meu livro 30 Dias de Comida de Verdade oferece 30 dias de café da manhã, almoço e jantar sem industrializados, com praticidade, cores e muito sabor. O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF.
Perfeito, Pat… parabéns por mais um post LÚCIDO, carregado de verdades.
Bjs
Ângela Souza
Muito bom, mandou bem!!!!! Pura verdade! A beleza física é uma consequência natural e manifestação indisputável da saúde radiante! Busque o estilo de vida saudável para você e suas crianças.
Muito Bom!!! parabens pelo texto, gostaria de um favor, estou procurando uma obstetra e/ou ginecologista para acompanhar uma possível gravidez da minha cunhada. Teria alguma indicação em São Paulo, que aceite plano de saúde Sulamérica!!! Ela recentemente perdeu um bebê prematuro, que nasceu com 7 meses e faleceu com 1 mes de vida. Sei que o assunto é diferente do texto abordado, mas tem tudo haver com um corpo que irá nascer, que poderá ou não ser perfeito. Abraços, Rodrigo Villela.
obs: onde compro salame, linguaça e paio de qualidade em SP?
Rodrigo, indico de olhos fechados a Dra. Marcia Tabacow e somente ela! Mas ela só atende particular… Ainda assim, acho que vale uma consulta, conversa e ver o que se pode fazer! (11)5505-2615 ou (11)5506-2514
Olá Pat, muito obrigado pela informação. Gostaria de compartilhar com voce que eu e minha namorada ficamos 1 ano e meio viajando pelo mundo. Criamos um blog http://www.quintaisdomundo.com.br. Somos também adeptos de uma alimentação saudável e foi durante a viagem que descobrir o seu site e do seu marido. Aprendi muito com voces e com outros profissionais da nutrição. Sou biologo com mestrado em nutricao animal e sempre atuei na area da industria de ração animal, principalmente para camarões e peixes. Após essa viagem e muito estudo sobre alimentação saudável, hoje não trabalho mais com isso, e busco uma vida melhor longe dos produtos industrializados e perto da natureza. Por sua culpa hoje eu tomo olho de figado de bacalhau!!! que gosto ruim, mas to tomando, comprei com o Green Pasture. Bom! é isso, parabens pelo blog e tudo de melhor para sua família!!! Diga ao Dr. Alexandre Feldman, que alguns meses atras enviei um email com algumas duvidas para o site medicina do estilo de vida, se ele tiver um tempinho e puder responder eu agradeço….Abracos Rodrigo
Alexandre já me falou – MUITO BEM – de você!!
Quem Bom! Obrigado pelas palavras. Eu falo muito bem de vocês também e divulgo sempre suas receitas e conhecimento. Tudo de bom para voce!! Abracos Rodrigo
Melhor texto de todos, tem gente que fica se alimentando de shake e pó em busca do que julgam ser um corpo perfeito, fico imaginando a situação dos órgãos dessas pessoas daqui um tempo.
Parabéns, Pat!!
Beijos
Adorei seu texto!!! Falta termos um jogo de cintura para conciliar a vida saudável e trabalho e família!!!
Oi Pat! Adoro seu site. Li o que você escreveu sobre os benefícios da manteiga, óleo de coco e oliva…assim como os malefícios do óleo de milho, soja e etc. E então queria te perguntar onde entra o óleo de smeente de uva??? É bom ou ruim? Para uso quente ou frio??? Obrigada!!!
Oi Pat amo seu site!, Muito bom seu texto,concordo em tudo com você.Muito obrigada por compartilhar conosco sua habilidades!!! bjs
Bacana o seu texto. Bom ler sobre o que nos liberta da ditadura da mídia.