Alimentação ARTIGOS

Pais se recusam a dar guloseimas para filho e perdem a guarda

Screen shot 2009-12-03 at 10.02.32 PMFoi exatamente esta manchete, no blog do Fernando Moreira, que me causou total e absoluto espanto!!!!

Será que só eu estou completamente espantada?

Será que só eu que achei essa história completamente sem pé nem cabeça??

Desde quando RECUSAR o hábito de alimentos totalmente desnecessários à dieta de qualquer um, principalmente de crianças, deve ser encarado como ato criminoso, a ponto de os pais perderem a guarda do próprio filho?!?!

O caso aconteceu na Inglaterra. Segundo a matéria, o pequeno Zac, de 2 anos de idade, segundo os médicos, estava abaixo do peso esperado para sua idade. Recomendação médica? Entupir o garotinho com biscotos, batatas fritas, chocolates e tortas, numa dieta altamente calórica.

A reação dos pais? A mesma que eu teria!!! JAMAIS introduzir uma dieta absurda dessas para o meu filho de apenas dois anos de idade!!!

E por causa disso, estes pais zelozos, PERDERAM A GUARDA DO FILHO!!

Eu não sei o que esses pais ofereciam ou deixavam de oferecer ao filho – a matéria não dá detalhes – mas o que me espanta é a recomendação médica para engordar a criança!!

  • Criança gorda não é sinônimo de criança saudável, e os fatos e a ciência cada dia mais provam essa afirmação
  • Antes de dizer que a criança precisa ganhar peso, porque não está na faixa de peso esperada (um número tabelado, calculado através da média usual), é preciso analizar o tipo físico da criança e da família. Se todos são miúdos, há uma boa chance da criança ser menor e mais leve que a média.
  • Se a criança realmente precisa ganhar peso, os ingredientes sugeridos – biscotos, batatas fritas, chocolates e tortas – são com certeza a pior opção. Podem até ajudar, mas trazem “de brinde” males como cáries, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros problemas sérios

Se me perguntarem, sugiro: alimentem seus filhos com alimentos densos em nutrientes, frescos, ricos em vitaminas, não industrializados e de preferência orgânicos. Quando o alimento é muito nutritivo, mesmo pequenas quantidades alimentam, suprem o que o nosso sábio organismo precisa para manter-se saudável.

Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, ovos caipiras, iogurte, queijos, etc – tudo natural – provê tudo aquilo que precisamos para sermos saudáveis e felizes, sem falta ou excesso de peso.

E não deixem de ler:

A Péssima Alimentação nas Escolas e Hospitais

Não deixe de participar do sorteio:

Nosso Presente de Natal para os amigos do Twitter: sorteio de 1 exemplar do livro de receitas A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA, de Pat e Alexandre Feldman.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Eu achei um absurdo o que fizeram com esses pais.

    Por isso que há cada dia mais crianças obesas, com diabetes e etc…

    O mercado vem realmente “comendo” nossas crianças.

    Deveriam ter vergonha de fazer isso.

    Minha filha vive abaixo do peso desde RN e nunca dei guloseimas para engorda – la, pois apesar de estar um pouco abaixo, nao tem anemia, verme, nada, corre o dia todo, pula, faz arte, é saudavel!

    1. Se for assim, fico imaginando o que esses médicos não devem querer fazer com as esquálidas top models da atualidade….

  2. Se fosse eles, processava o médico por querer envenenar o meu filho … será que esse médico é saudável?

    Mas que mundo ao contrário!

    Iv.

  3. Minha filha é considerada abaixo da curva também…tem 9 meses e pesa 8kg (quase) já teve gente chorando de pena dela (ela nem é tão raquitica assim, tem até dobrinhas e bochechas, coxas grossas)nunca ficou doente, nem um resfriado…é super saudável, come de tudo (esse tudo não inclui guloseimas) e as pessoas vivem me recriminando porque só dou coisas “sem graça” pra “coitadinha” como arroz integral…sempre tem um imbecil que faz a pergunta classica “pq não arroz branco que é muito mais gostoso”, me sinto tendo que me explicar o tempo todo como se eu estivesse fazendo algo errado…tudo isso é muito ridículo.

  4. Eu acho que só pode ser maluquice, minha filha tem 1 ano e 4 meses, o pediatra dela ( que aliás é da família) sempre fala que ela está abaixo do peso, mas a menina se alimenta muito bem, ainda está mamando no peito, esbanja saúde, tem energia, é esperta e se desenvolve normalmente, então não vejo porque me preocupar. Gordura e peso não significa que a criança está sadia, e como já foi dito devemos levar em consideração o biotipo da família para fazer uma avaliação mais correta.

  5. Que tolice a do medico, eu ja tinha mudado de medico se o dito me tivesse recomendado isso.
    Infelizmente as pessoas só pensam que as criancas sao saudaveis quando sao gordas.

  6. MAs o que esperar de um dos paises europeu onde a obesidade cresce com mais velocidade? Paìs do fish’n chips…..onde Jamie Olivier mostrou que muitas das crianças comem nuggets diariamente nas cantinas escolares e outras tantas so reconhecem batata como legume…..absurdo é pouco, acho que nao é preciso de muito pra ler por ai que a ultima recomendaçao pra uma criança de baixo peso (o que seria baixo peso nesse caso?!) é comer porcarias, crianças magras bem alimentadas nao é problema!

  7. Nossa, cada vez gosto mais de morar no Brasil. Minha filha estava abaixo do peso, fizemos os testes de sangue ( sorologia )e descobrimos que ela é celíaca ( intolerante ao glúten ). Já imaginou se é o caso dessa criança ? Essa dieta vai só piorar a situação…

  8. Minha amiga aqui na inglaterra teve um caso parecido – o filho dela de 2 anos e pouco na epoca era muito ‘fussy’, nao comia nada e era magrinho. Numa consulta com o medico, ao contrario do que todas nos maes achavamos, ela foi instruida a deixa-lo comer o que ele quizesse!!! Nem que fosse biscoito de almoco, sorvete etc. Um absurdo! Mas ela seguiu essa recomendacao… e agora? O Samuel esta com quase 6 anos e a dieta dele eh terrivel!! Ele nao come nenhum tipo de proteina, legumes, NADA. So porcaria, uma pena.

    Para falar a verdade, eu ate achei que era mentira dela, desculpa para deixa-lo comer porcaria para engordar. Dai falei com uma conhecida enfermeira e ela confirmou.

    O meu conselho na epoca foi: paciencia, varias criancas passam por essa fase dos 2 aos 3 anos.

  9. Desnutrição não é sinônimo de magreza. Muito antes pelo contrário. Há gordos desnutridos, anêmicos e diabéticos. E está provado que criança criada com doces, são propensos futuros drogados. O prazer tem que ser natural e não fabricado em uma doceria, drogaria. Alimento é para saúde e não para prejudicá-la.

  10. Minha filha, depois dos 7 meses nunca mais ficou na curva de crescimento “adequada”. Nunca liguei, sempre a vi saudável. Teve uma vez, quando ela já estava com quase 2 anos que a médica falou que ela precisava engordar e me pediu pra dizer o que ela comia. Depois que descrevi, ela disse que estava tudo errado e que fruta não engordava e se eu queria dar fruta tinha que ser com farinha láctea. Mas o melhor mesmo era trocar uma das frutas por biscoito, dar mais alimentos que engordem. Cheguei a argumentar que os exames dela estavam ótimos e ela também estava ótima, se desenvolvendo bem, cheia de energia, mas ela continuou insistindo na linha de engordar a flor pra comer no natal. Fim da história: Esta foi a última vez que esta pediatra nos viu. Detalhe: O consultório dela é lotadérrimo. Fico pensando o que aquelas mães ouvem. Outra coisa que nunca tinha me dado conta é que em toda consulta ela dava pirulito para as crianças. Ela só não dava pra Flor porque eu pedia pra não dar. Acho que já devia ter percebido neste gesto que tinha algo errado.

    1. Carla, se eu fosse a uma pediatra ou dentista que tivesse qualquer tipo de pirulito, doce ou bala para oferecer às crianças, eu não entrava nem na primeira consulta!!! Fez muito bem em mudar de pediatra, é cada absurdo que a gente ouve!!!!

  11. No Brasil acontece coisa muito, mas muito pior. Maus profissionais tem por aí, em qualquer lugar. O tratamento médico e orientação nutricional que meu marido, diabético, recebeu em Londres mudou a vida dele em todos os sentidos, pra melhor, mas isso já é outra história. Eu sempre fui magra, e o tempo todo me cobram pra que eu engorde. As pessoas me olham em reprovação, como se eu vivesse de dieta pra ficar assim, talvez porque é o que elas tivessem que fazer pra ficar assim… Acontence que cada um tem um metabolismo, né…E eu como muito…bem obrigada.

  12. Então…Eu passei por uma situação qause parecida…Claro que com menos gravidade, não perdi a guarda da minha filha, mas levei um xingão imenso da médica…Minha filha mais velha Raquel sempre foi uma criança magra…Ela tem crises agudas de amgdalite desde que tem 9 meses, portanto sempre que ela ganhava peso, vinham as crises de gargata, e ela emagrecia muito, vomitava muito, ficava debilitada…Mas eu ficava tranquila, apesar das crises de garganta, ela era em geral muito saudável, gripe, resfriado nunca pegou, e foi amamentada até os dois anos…Nós seguimos uma dieta muito rica, mas com uma restrição, somos ovolactovegetarianos, ou seja, não comemos nada de alimento cárneo, somente ovos, leite, e todo restante, em enorme quantidade, de formas bem saudáveis…Minha filha nunca foi chegada em doces, só mesmo em frutas, legumes, e etc…Ai, cheguei na consulta, a médica viu o peso, disso que tava baixa e achou ela muito branca…Pediu monte de exames e eu falei da nossa restrição alimentar, e ela me xingou toda, me chamando irresponsável, e louca, e que ela ia pedir os exames, mas que eu deveria dar comida pra ela, e besterias também, principalmente bolachas, pães, doices, confeitos, e chocolates, principalmente o “mio amargo” que era “mais saudável”, pra ela engordar…Enfim…Fizemso os exames, e a Raquel tava otima, só pesa menos mesmo, ta muito bem obrigado e agora que cresceu um pouco mais, acabaram as crises de garganta e tudo…Meu marido e toda a familia dele são de pessoas magras, e altas, então…Ela ta dentro do normal…Ainda bem que eu não me impressiono muito com médicos e vou seguindo minha intuição…Ate hoje não falhou…

  13. Pois e meu filho nasceu prematuro e sempre foi magro e miudo, apesar de se alimentar bem, foi criado em uma creche com dieta ovolactovegetariana, sempre resisti a engrossar o leite dele com farinha qualquer. Sempre foi saudavel seu unico problema era a alergia ao leite, corantes e conservantes. Foi criado com leite de soja, qdo falei com o medico ele fez a conta da altura do pai e da mãe e disse que ele era normal. Parou de tomar soja por volta dos 5 anos, e com 7 deixou de apresentar alergia.hoje tem 14 anos, 1,67 e 55kg. Desconfio que o baixo peso e estatura tinha a ver com a soja.

Comentários estão encerrado.