Essa receita vem rolando a internet com pequenas variações já faz bastante tempo, especialmente entre a turma que resolveu abolir o glúten e a lactose do cardápio – isso é assunto para outra conversa.
Na imensa maioria as vezes a sugestão é usar frigideiras anti-aderentes para o preparo das panquecas, assim se evitaria a adição de gordura, mas além de gordura ser SIM necessária na nossa dieta, eu não gosto e não recomendo que se cozinhe NADA em material anti-aderente!
A receita é simples, o modo de preparo também, é preciso apenas “pegar o jeito” para entender o ponto certo de desgrudar e virar cada panqueca. As medidas a seguir servem para uma pessoa, uma medida de cada coisa, e você aumenta o número de medidas de acordo com o número de pessoas que irá servir, uma medida por pessoa. Em casa somos quatro, então usei quatro de tudo para o nosso café da manhã.
Na minha frigideira, tamanho médio, de ferro, cada medida rende duas panquecas não muito grossas, que podem ser servidas com geleia (meu pequeno delito ocasional), com manteiga, com mel ou pura mesmo, porque com os temperinhos que eu adicionei, ela dispensa acompanhamentos!
Eu costumo servir essa panqueca no café da manhã, mas enquanto escrevia essa introdução, me peguei pensando que essa também poderia ser uma opção interessante para a hora do lanche em casa ou até para a lancheira, só não tenho certeza de como ela ficaria depois de algumas horas num pote fechado à temperatura ambiente, dentro da lancheira. Se alguém já testou, ou resolver testar, pode contar os resultados e impressões nos comentários.
Ingredientes:
1 banana madura (usei a prata, que é a que temos comprado ultimamente)
1 ovo caipira
1 pitada generosa de canela em pó
1 colher de chá de cacau em pó
1 colher de chá de manteiga (se quiser/precisar evitar derivados do leite, troque por óleo ou gordura de coco)
Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes, menos a manteiga e bata até obter uma massa uniforme. Em geral eu uso o liquidificador, mas se você for preparar apenas uma medida, ele pode não bater tão fácil. Nesse caso sugiro um amassador de batatas ou o mixer manual.
Pré aqueça uma frigideira de ferro de fundo liso com metade da manteiga em fogo médio.
Jogue metade da mistura na frigideira e vá descolando cuidadosamente as beiradas da panqueca. Quando a panqueca desgrudar completamente – se formarão pequenas bolhas na superfície -, vire a panqueca de lado de deixe dourar até desgrudar do fundo.
Transfira a panqueca para um prato e repita a operação com o restante da massa.
A cada nova panqueca, adicione 1/2 colher de chá de manteiga à frigideira.
Eu confesso que não sei se expliquei de forma clara como lidar com as panquecas na frigideira, e de qualquer forma, aviso desde já que as primeiras podem sair meio tortas e feias, e podem até quebrar! Aconteceu bastante comigo até pegar a prática! A panqueca fica esquistinha, mas seu gosto delicioso não muda nada, então coloque o preconceito de lado e coma mesmo assim!!
Pat,
As frigideiras de cerâmica vc recomenda?
obrigada
abraços
Helena
Obrigada, meu Deus, por existir a Pat Feldman! Preciso de receitinhas assim… Doces e saudáveis, sem medo algum de ser feliz. Amei sua receita, Pat! Beijos mil da aluna, Paula Couto
Pat… É real aquela história de que os óleos qdo aquecidos tornam-se tóxicos, e que somente o de coco suporta altas temperaturas??
A maioria se oxida em altas temperaturas e não deve ser consumida. Na verdade os óleos comerciais em geral já vem oxidados de fábrica, já que seu processo de extração é muito agressivo.
Pat,
minha menina, sabe-se Deus por quê, não come banana nem por reza brava… seria possível substituir a banana por outra fruta, como maçã? Será que com a maçã eu teria de colocar alguma farinha?
Obrigada!
Nunca fiz com maçã, Creio que com coco ralado deve dar certo! Mas olha, se ela não ver você preparar, capaz de nem notar, não fica gosto de banana!
Obrigada por responder! Vou tentar mesmo, porque o cacau também mascara bem o sabor… te conto depois se deu certo!
Amo suas receitas. Fiz a farofa verde e foi o sucesso. Couve só era aceita em sopa e olhe lá! Coloquei couve e espinafre e amaram!
Obrigada!!
Pat, querida, como sempre vc é maravilhosa… com suas delícias saudáveis. Obrigada por todas as receitas que me manda. bjos.
Bom dia Pat,vc disse q não recomenda nenhuma panela anti-aderente,então nem aquelas famosas panelas de arroz?,mesmo sendo de boa qualidade?E essa panqueca não vai farinha nenhuma? Bjs…
Não vai farinha nenhuma!
Pat, eu faço uma panqueca com ovo, banana, aveia, canela, chia, óleo d côco e mando pra minha filha na lancheira. Faço menorzinha, umas 3 unidades, e ela sempre come tudo ! Acho q não fica ruim não … Bjos teca Lourenço
Fiz e ficou ótima!!!! Mais um vez obrigada por tantos ensinamentos, Pat!
sério, vc devia fazer um livro com todas as suas receitas do site! Seria a primeira a comprar! bjoss
Eu já publiquei um, mas está esgotado na editora….
Ah, que pena…
O cacau é permitido para a dieta Feldman de enxaqueca? Estou no início da dieta após ler o livro é fiquei na dúvida, pois li que o chocolate deve ser evitado. Obrigada pelo site e idéias!
Fernanda, o cacau PURO, não adoçado, é permitido sim!
Obrigada pela resposta! Estou me adaptando super bem à dieta. Encomendei caldos com você e estou animada para colher os resultados.