Pães RECEITAS

Pastéis de Frango Assados

CIMG0026[ratings]

Pastel é uma delícia, não é mesmo? As versões assadas, um pouco mais saudáveis, andam aparecendo cada vez mais gostosa, mas de acordo com tudo o que venho aprendendo, ainda estão longe de ser um lanche saudável. Mas são gostosos, e um dos meus objetivos na cozinha e aqui no site Crianças na Cozinha é achar a forma mais saudável de preparar as maiores gostosuras.

Hoje às 5 e meia da manhã meu filho acordou animadíssimo pedindo para fazer pão. Na verdade ele gosta mesmo é de medir os ingredientes e ver a massa batendo na batedeira. Eu tentei fazê-lo mudar de idéia, dormir mais um pouco, mostrei que ainda era noite, que estava muito frio. Expliquei inclusive que já tínhamos pão pronto – a minha receita mais usual de pão rende bastante, principalmente numa casa com 3 pessoas que comem pouquíssimo pão – mas ele estava decidido e lá fomos nós para a cozinha em plena madrugada gelada!

A massa foi feita e ficou decansando, mas o que eu menos queria era fazer mais um pão enorme, até porque ocm esse frio, a massa nem cresce tão bem. Enquanto a massa fermentava durante o dia todo, em meio a mil compromissos, eu fiquei quebrando a cabeça sobre o que fazer com a massa. Essa receita é bastante versátil. Serve para tortas doces e salgadas, strudell, casquinhas simples, casquinhas temperadas e o que mais a imaginação mandar.

Me lembrei de alguns potinhos com frango caipira desfiado que tinha no freezer – as carnes dos caldos de carne e de frango são sempre desfiadas e guardadas em porções individuais no freezer, quebram o maior galho em dias de falta de tempo e/ou falta de criatividade. Descongelei dois potinhos, temperei com sal, pimenta, uma pitada de curry, misturei queijos e montei o pastel. Bem, a parte de montar o pastel e deixá-lo lindo como aqueles de foto de revista não é exatamente a minha especialidade, mas até que não decepcionou.

A receita ficou assim:

Massa Multiuso com Óleo de Coco

Ingredientes:

1 xícara de iogurte natural integral ou kefir de leite ou kefir de água

1 xícara de óleo de coco extra-virgem amolecido

3 1/2 xícaras de farinha de trigo integral (se você tiver um moedor de grãos em casa, moa na hora, o sabor é outro e a farinha é muito mais saudável)

2 colheres de chá de sal

mais farinha para untar e para abrir a massa

Modo de Preparo:

Misture o iogurte com a manteiga e misture com a farinha e o sal.

Mexa muito bem,usando uma batedeira adequada ou suas mãos, até obter uma mistura completamente homogênea, que não se desfaça e ligeiramente úmida.

Cubra o recipiente da massa com um pano úmido e deixe repousar por 12 a 24 horas (fora da geladeira – hoje eu deixei descansar por 13 horas, perto do fogão, que era o local mais quente da casa).

Passado o período de repouso da massa, bata novamente por algum tempo e leve metade da massa a uma superfície lisa e enfarinhada.

Abra a massa o mais fina possível com o auxílio de um rolo de abrir massa.

Recheio de Frango Caipira

Para cada 2 xícaras de frango desfiado junte:

1 cebola média picada

2 tomates orgânicos picados (eu costumo usar o tomate salada, mas use o de sua preferência)

2 colheres de sopa de creme de leite fresco ou ricota ou queijo cottage

1 colher de chá de sal (ou mais, à gosto)

pimenta do reino moída na hora, à gosto

uma pitada generosa de curry

1 xícara de queijo ralado (use os queijos que tiver na geladeira, ale na hora, misture mais de um tipo de queijo, fica muito bom – hoje usei muzzarella e queijo prato)

Misture tudo muito bem.

Esta é a minha sugestão de recheio, mas você pode temperar o frango de outra forma, pode usar quejos com ervas variadas, azeitonas e/ou cogumelos, só tomate e queijo, carne de pato desfiada, verduras refogadas ou o que a ua imaginação e seu paladar mandarem. Lembre-se apenas de que evitando os industrialixados, seu pastel será muito mais saudável e naturalmente saboroso.

Montando o pastel

Como eu falei acima, a montagem linda e perfeita não é eatamente a minha especialidade, mas a técnica é simples e treinando sai cada vez melhor. Eu usei a criatividade e ficou bem fácil!

Abra a massa normalmente, o mais fina que conseguir, mas sem deixar rasgar.

Use um prato ou pote grande redondo, com cerca de 20cm de diâmetro para cortar círculos. Corte quantos círculos couber na massa aberta – eu não sei quantos dá, porque hoje fiz apenas 2 pastéis, mas pela proporção de massa que gastei, acredito que se consiga de 8 a 10 círculos, sem contar os recortes que são desprezados (você pode cortar palitinhos com os cantos e assar para servir de aperitivo, com sementes ou queijo derretido por cima)

Os pastéis ficarão do tamanho aproximado de uma empanada.

Coloque um pouco do recheio no meio de cada círculo.

Dobre o círculo ao meio, formando uma meia lua e feche as beiradas dobrando e amassando os cantis para que o recheio não vaze (isso merece um vídeo, difícil explicar exato só com palavras…).

Leve os pastéis a um refratário ou assadeira enfarinhados e asse em forno médio por cerca de 30 minutos.

Sirva morno.

Numa próxima vez vou fazer mais pastéis e congelar uma parte para ver como fica. Se der certo, é um bom lanchinho para fazer de montão num dia mais calmo e aquecer só a quantidade desejada em qualquer outro dia. Se alguém fizer o teste antes, venha nos contar como ficou.

Numa próxima vez também quero me lebrar de pincelar o topo dos pastéis com um ovo batido. Acho que ele vai ficar mais douradinho, bonito e apetitoso. Delicioso ficou, meu marido garante e eu também!

Com o resto da massa eu abri um retângulo grande e montei um rocambole com o resto do recheio de frango, incrementado com uvas frescas picadas, tomates, cebolas, alecrim e muito queijo. Congelei para quando tivermos convidados de última hora. No dia que srvir, conto para vocês como ficou!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

28 comentários

  1. Pat, no modo de fazer você fala de manteiga, e imagino que se refira ao óleo de coco. Ia perguntar como substituir o óleo se não tiver. Então pode manteiga? E azeite?

    1. silvia, na verdade a receita dessa massa é aquela mesma massa multiuso que originalmente eu faço com manteiga. copiei a receita, substitui por óleo de coco nos ingredientes, mas esqueci de substituir no resto.

      Nesse caso, o óleo de coco aparece muito suavemente, vale a pena usar!

  2. Pat, tudo bem? Duas dúvidas, se puder me ajudar: qual o moedor de grãos que você recomenda? Posso usar o liquidificador para moer trigo? E o sal, posso usar o sal grosso (moído) normalmente usado para churrasco? Esses sais que você recomenda são muito caros…A Mariana quer ir novamente à sua aula no sábado, estaremos lá…beijos

    1. Débora, o meu moedor de grãos atual é um acessório da KitchenAid, aquela batedeira grandona que só falta falar (risos), uma mão na roda, já que o motor faz a força toda e eu fico só admirando. Mas antes desta eu comprei um moedor manual, aqueles à moda antiga, lá na Zona Cerealista. Nem custou tão caro, mas dava o maior trabalhão para moer o trigo. A vantagem é que ocm o manual se faz tanto exercício, que dá até para comer mais pão sem culpa!!!

      A questão do sal ainda está incerta… Aquele sal de Gurande que eu usava nem era tão caro, “comprável”. Esses sais especiais foram um luxo momentâneo, mas definitivamente não dá pra comprar sempre!

      Ainda estou tentando buscar opções ao sal refinado e logo que tiver novidades, aviso num artigo novo!

      Nos vemos sábado!!

  3. Oi Pat, td bem?
    P/ eu moer graos na hora p/ fazer a farinha, quais tipos de graos podem ser usados?

    beijos

    1. Raquele, eu normalmente uso trigo, mas você pode usar centeio. Dos grãos que podem ser usados no meu moedor, são os únicos que encontro por aqui.

  4. Pat,
    Posso moer o trigo no Multiprocessador?
    É o que tenho aqui.
    Beijo

  5. ai que delícia! tenho entrado bastante no seu blog, sou “iniciante” na cozinha e estou pegando várias dicas suas, obrigada! estou “tentando” me tornar vegetariana mas está difíiiicil…faz 2 semanas que não como nada de carne e tenho me sentido fraca…senti até o cheirinho desse pastel agora!!assim eu desisto! rs

    1. Cris, não fica sem carne, não!! É tão gostoso!! E comprando a carne certa faz um bem enorme pra saúde!! Não precisa comer um boi inteiro por dia, mas também não precisa ficar sem de vez!

  6. OI PATI,DEPOIS QUE MEU CALDO DE FRANGO FICAR PRONTO,VOU FAZER SUA RECEITA DO PASTEL DE FORNO,VOU SABADO NO PARQUE DA AGUA BRANCA,VC PODERIA ME VENDER O OLEO DE COCO?MORO EM ALFHAVILLE E ESTOU PENSANDO EM SAIR BEM CEDO AS 6 DA MANHA,VC JA AVISOU QUE TEM QUE CHEGAR CEDO NA FEIRA SENAO ACABA TUDO NE?VC PODERIA ME DAR ALGUMAS DICAS DE BARRACAS NA FEIRA?OBRIGADA.AH!A QUE HORAS VC VAI A FEIRA?

    1. Patricia, eu chego lá bem cedinho também e é claro que posso te levar um vidro de óleo de coco!! Vou te mandar meu telefone por e-mail, assim quando você chegar lá, pode me telefonar. Eu chego sempre por volta das 6:30

      Precisa de mais alguma coisa?

  7. Pat, onde encontro um moedor manual de trigo? consegui germinar e secar os graos de trigo no forninho eletrico com temperatura bem baixinha, mas tentei moer no processador e nao deu certo :(

    1. Syl, aqui em São Paulo você consegue comprar na região da Paula Souza, ali pertinho do Mercadão. Mas sabe o que eu descobri? O moedor de grãos manual nem é assim tão barato. Pode valer a pena investir num elétrico, porque essa moagem é cansatiiiiiiiiiva!!!

  8. Farinha de trigo integral organica da feirinha me decepciona…ja testei duas marcas, as duas quando vou peneirar encontra alguam “surpresa”.

  9. Poxa, acho que sou “premiada” mesmo rs. comprava da Cotrimaio, sempre acho alguma coisa… Ainda nao testei da Ecobio…mas queria mesmo era fazer em casa…

  10. ola

    por favor como vc congeleu a massa… assada ou pré assada
    quanto tempo a massa integral pode ser congelada?

    obrigada

  11. Tenho duvidas sobre esta receita, achei que a massa fica muito oleosa para essa quantidade de farinha, é tudo isso mesmo de oleo???

    1. Eleonora, sempre que fiz aqui em casa ficou perfeita, mas se você achou muito oleosa, use metade da quantidade e vá adicionando um pouco mais até achar que está bom!

  12. Oi Pat,amei suas receitas e dicas. Sou adepta da alimentação saudável e sigo qd é possível (os ingredientes naturais são mais caros e inviáveis de se adquirir para consumo diário).Tenho algumas dúvidas: a manteiga é a animal ou vegetal (margarina)? Se não conseguir óleo de côco por qual posso substituir? O pano úmido não prejudica o aquecimento da massa? Bjs

  13. Pat, uma dúvida: quantos pastéis rende essa receita ? Posso congelar antes de assados ou depois de assados? Caso eu queira fazer metade da massa, dá certo?

    beijos

    1. Carolina, pode brigar comigo, mas acredita que eu nunca contei quanto rende a receita?!!? Pode congelar os pastéis antes de assar, sem problemas. E pode fazer metade da receita sim, não tem porque dar errado!

  14. Pat,

    Queria muito congelar, mas não faço ideia de como faço, enrolo o pão em que? Coloco no pote?

    Obrigada

  15. Pat,

    Nenhuma das suas receitas tem a quantidade e o valor calórico….

    1. Não, não tem! A sua nutricionista de confiança pode lhe passar esses valores com facilidade se você levar a receita.

Comentários estão encerrado.