Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Patê de Ovos

Screen Shot 2015-08-06 at 5.46.21 AMEu não sei qual o nome correto deste patê de ovos, que é um típico aperitivo da culinária judaica, e na verdade nem sei se a minha receita é exatamente a receita tradicional (nossa, quantos “não sei” logo pra começar!!)

É uma receita bem simples, mas especialmente saborosa e saudável quando se prepara com ovos caipiras. Pode ser comido puro, em colherinhas ou servido com torradinhas de pão sírio (que é como mais gosto), ou fatias de pepino.

Se alguém souber o nome original da receita, agradeço!!

A receita


Ingredientes:

4 ovos inteiros cozidos e descascados

1 cebola média finamente picada (pode até ser ralada)

4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

sal, sem medo de ser feliz! Pode deixar bem salgadinho, porque é assim que fica gostoso!

1 pitadinha de pimenta do reino moída na hora. Apesar de eu adorar pimenta em tudo, nesse prato ela até é dispensável

1 colher de chá de alcaparras picadinhas (opcional, se usá-las diminua o sal)

Modo de Preparo:

Com um garfo, amasse bem os ovos (ainda mornos, porque me parecem mais fáceis de amassar) até que se forme uma pastinha não muito homogênea. Nessa hora eu já coloco um pouco de sal.

Junte a cebola e o azeite e misture bem, usando o garfo.

Acerte o sal e sirva imediatamente ou guarde na geladeira para servir mais tarde. Quando eu posso, sirvo na hora, com os ovos ainda morninhos, acho mais gostoso. Mas isso não é regra, é só meu gosto pessoal.

Confira muitas outras receitas de aperitivos no meu livro Aperitivos & Lanches.

Compre o combo com 8 livros com desconto especial.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Adorei a receita, bem simples!!! e um jeito novo de comer os ovos, mais gostoso sem duvida…falando em duvida, je, la vou eu de novo, queria saber sobre a gema crua q você tanto usa, alguns falan q pode consumir, outros q jamais deve comer ovo cru, nem mesmo a maionese caseira, eu fico confusa, com tanta informação, o q fazer ao final, com o perigo da salmonella?
    obrigada e beijos

  2. Ah, antes de mais nada: procedência dos ovos e de qualquer alimento que entra na tua casa é tudo!
    Tem que saber de onde veio e como produz!

  3. Obrigada Pat, li o artigo, e ja tinha ouvido falar q ovo era bom para o cerebro, vou tentar achar alguem q forneça de qualidade, muito obrigada.

  4. OLA PAT,
    ESSA RECEITA DE PATE DE OVOS ,EU USO PARA SUBSTITUIR A MAIONESE NA SALADA DE LEGUMES,SO ACRECENTO UM POUQUINHO DE VINAGRE.E UMA DELICIA,E APRENDI COM UMA SENHORA POLONESA QUE TRABALHOU NA MINHA CASA.BJS

  5. minha primeira vez aki no site e amei essa receita .
    eu fiz e acrescentei salsa e cebolinha
    ficou show
    meus parabens por uma receita simples e
    saborosa
    bjs …

  6. Oi Pat, gosto muito das tuas receitas elas me lembram as comidas que comíamos quando criança, aqui em casa temos o privilégio de produzir muito do que comemos, ovos, carnes, banha, feijão, mandioca (aipim), temperinhos, verduras… e costumo cozinhar muito parecido com você, gosto de caldos caseiros e comida de verdade, mas sempre rola uma porcariazinha…kkkkk só de vez em quando. Gostaria muito que falasse mais sobre a salmonella.

  7. Adorei! Minha sogra (não é receita judaica-talvez menos ovos um pouco) fazia com os mesmos ingrediente e colocava sardinhas amassadinhas! O sucesso era garantido!!! Beijos Pat!!!

  8. Que receita simples de fazer!
    Obrigada! Estava procurando uma maneira de sair do ovo frito de sempre.. rs
    Sério, muito obrigada! :)

  9. Oi Pat, sempre comia na casa da minha avó, e isso faz muiiiiiito tempo. O nome que conheço é em Yiddish, Eir mit tzibales, que quer dizer ovos com cebola, simples assim. Claro, sem alcaparras…..

Comentários estão encerrado.