RECEITAS Sopas

Sopa de Mandioquinha com Alho Poró

[ratings]

O clima aqui por São Paulo tem se parecido com tudo, menos primavera… O vento está mais gelado do que no eio do inverno, o dia de hoje foi cheio de garoas e chuva bem gelada. Eu ando mais friorenta do que nunca!

Na verdade sempre fui muito friorenta – isso só passou durante e logo após a gravidez, onde eu sentia calor até na neve! Agora, juntando o cansaço, o frio parece que esfria a gente mais ainda…

Meu filho hoje chegou cansadíssimo da escola. Sorte que eu já tinha deixado o jantar dele prontinho, já na panela, só esperando ser aquecido. Coloquei a comidinha no prato bem rápido e ele, com a maior preguiça, me pediu para dar a comida na boca dele. Mamãe coruja que sou, nem pestanejei e corri pra perto dele com prato e colher na mão. Ele deu umas dez colheradas bem cheias e deitou no meu colo, pedindo para dormir. Ainda era apenas 6 da tarde!

Enrolei mais uns minutinhos, me certifiquei de que ele realmente não queria mais comer, e lá fomos nós direto para o quarto. Sou mãe coruja e ao mesmo tempo desnaturada… Deixei o pequeno sem banho mesmo, só hoje… Ele estava tão cansado, mas tão cansado, que até chrou quando eu falei em banho. E olha que normalmente ele adora! Às 18:20 ele estava deitado, super relaxado, ouvindo uma música bem calminha e agradável até o sono chegar de vez.

Eu me mandei para a cozinha, abri a geladeira e fui ver o que tinha por ali. Sopa foi a opção do dia, e eu queria usar o caldo de frango, que é reconhecidamente um ótimo remédio contra gripes e mal estar. Meu marido ontem chegou reclamando de dor de garganta e cansaço. Eu sempre achei muito feio ver médico doente então tratei de cuidar bem dele para a gripe não chegar

Observação: Médico também é ser humano e tem todo o direito de ficar doente, mas sabe aquelas fantasias que a gente cria na cabeça? Para mim médico nenhum deveria fumar, médico nunca fica doente e todos os médicos conhecem todos os médicos…  Ah, e tinha também o padre da escola de freiras que eu estudei. Quando ele acendeu um cigarro na minha frente, eu fiquei chocada, achei que padre não fumava, que era pecado!! Coisa de criança!

Enfim, voltando à sopa…

Alho poró + mandioquinha + caldo de frango caipira + cebolinhas = Sopa deliciosa

Fatiei 4 talos de alho poró e refoguei em duas colheres de sopa de manteiga. Juntei cerca de 1 kg de mandioquinha (batata-baroa) descascada e picada, sal, pimenta e noz mocada. Juntei também 2 xícaras de caldo de frango caseiro e uma xícara de água.

Depois que a mandioquinha ficou bem molinha, desliguei o fogo, esperei esfriar um pouco e bati tudo no liquidificador. Voltei tudo para a panela, juntei 2 colheres de sopa de creme de leite fresco, acertei a consistência com mais água, acertei o tempero e aqueci mais um pouco.

Na hora de servir, para dar um gostinho e enfeitar o prato, um bom punhado de cebolinhas picadas.

Não sobrou nada para contar história, e nem para fotografar…

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. ola pat, eu desde crianca que adoro sopa,acho que voce sabe que os portugeses teem por tradicao comer sempre um prato de sopa antes de passar ao segundo prato(peixe,carne..). Achei engracado voce dizer que ficou chocada com o padre a fumar,heheh, eu quando tinha ai uns 4 aninhos lembro me que vi um bebe com um braco ligado, e fiquei tao chocada porque achava que os bebes nunca se magoavam, coisa de crianca…hehehe.O meu filho adora quando eu ponho um ovo cozido na sopinha,adora mesmo.
    bjs

  2. Pat,

    Você acredita que nunca usei alho poró nas comidinhas do pequeno? Mas como por aqui tb anda fazendo um friozinho gostoso, e o pequeno tb ama mandioquinha, acho que vou testar essa sopa…

    Beijos,
    Ana

    P.S.: Ele tb tem voltado super cansado da escolinha, tem dormido bem cedo… Ontem ele deitou no sofá antes do jantar, e quando fui chamá-lo para comer, ele me olhou com aquela carinha fofa e disse “deixa eu, mãe… cobre meu pé…”. Fiquei preocupada pq ele não quis jantar, mas respeitei o cansaço do pequeno e preparei uma mamadeira caprichada, que ele tomou na cama… E no dia seguinte, um café da manhã bem caprichado resolveu o problema!

  3. Olhe so, nao sabia que esse tipi de mandioquinha ai na foto existisse no brasil! Apesar de gostar, ainda prefiro a mandioquinha salsa, que nao se encontra por aqui. Meu marido ama essa madioquinha e faco varias versoes dela como: depois de levemente cozidas leva-se ao forno com um pouco de mel e chilli ou assadas com frando, peras, madioquinhas, azeite e alecri. bjos x

  4. Oi Pat fiquei com dúvida… a mandioquinha é permitida na faze dos 3 meses iniciais da dieta??? Achava que não!!!

    Faz um tempão que nem compro mandioquinha, mandioca, batata, etc….

    Beijos
    Lucieni

Comentários estão encerrado.