Eu adoro quiches, mas sempre tive um certo problema em prepará-las, porque fazendo em casa – massa branca ou integral, eu nunca consegui aquela massa ultra-mega fina igual já comi em diversos restaurantes. Além de gostar muito de cozinhar, eu adoro comer bem, e não ter trabalho demais. Essa quiche sem massa foi uma invenção da minha cozinha que já virou clássico!
Com o tempo e depois de muitas pesquisas, descobri a importância de preparar massas em geral com antecedência, sempre à base de iogurte, para que as farinhas tivessem tempo de fermentar e assim ficarem mais fáceis de digerir, mais saudáveis.
Fora que eu tenho que confessar uma coisa: moooooooorro de preguiça de preparar a massa da quiche!! Quando é para fazer o pão tudo bem, porque a minha super batedeira faz praticamente todo o trabalho (xiiiiii, vocês estão descobrindo as minhas preguiças!). Eu só dou o toque final e coloco a massa para assar.
Essa receita de quiche sem massa virou um super clássico da minha cozinha, muito versátil, muito prática e acima de tudo, DELICIOSA!!!!!
Ingredientes:
(serve 4 a 6 pessoas)
1/2 xícara de queijo em pedaços – eu uso muito o parmesão, mas você pode usar qualquer queijo que tenha na geladeira, ou uma combinação deles
1 xícara de creme de leite fresco
4 ovos inteiros
1 pitada generosa de noz moscada
sal e pimenta do reino
2 a 3 colheres de sopa de farinha de rosca (que você pode fazer em casa mesmo, torrando pão dormido e batendo no liquidificador até virar farinha) – opcional, use se você quiser a “sensação” de ter massa
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200 graus
No copo do liquidificador junte o creme de leite, os ovos inteiros, o queijo, noz moscada, sal e pimenta do reino.
Bata até obter um creme uniforme
Transfira a mistura um refratário. Nessa hora, caso você queira ter a sensação de que há a massa, unte o refratário e polvilhe a farinha de rosca em quantidade suficiente para formar uma crosta. (eu praticamente nunca uso este artifício, e não sinto falta!)
Coloque o refratário no forno e asse por cerca de 35 a 40 minutos ou até que o topo da quiche comece a dourar.
O grande barato dessa receita é que você pode variar de mil maneiras: o queijo que você usa faz diferença no resultado final. Se você tiver brócolis, couve flor, aspargos ou pupunha pré cozidos na geladeira, pode colocar junto do creme no refratário. Fios de abobrinha dão um resultado lindo e gostoso! Tomates podem ir picadinhos, crus mesmo, no meio da massa que vai para o forno. Dependendo do queijo que usar, alguns damascos picados resultam num sabor surpreendente!
Como servir
Sirva com uma rica e fresca salada verde. É o suficiente!
Se quiser um charme a mais, asse a massa em porções individuais, fica lindo!
Eu não sou muito fã de dietas da moda, mas para quem segue as dietas baixas em baixo carboidrato, essa receita é perfeita!
Variações
No meu livro 30 Dias de Comida de Verdade você vai conhecer diversas variações da receita mais fácil e deliciosa do mundo!
Meu almoço de Domingo está salvo!
Pat
Adorei a receita da quiche.Vou colocar no meu Bolg com crédito seu…OK?
Mirian
Pode colocar sim, e me avisa quando publicar, assim posso dar uma espiada!
Pat, você sabe o que eu posso usar como creme de leite fora do Brasil? eu AMO quiche e esse sem a massa ajuda meu regime low carb =) beijoca!
Usa “double cream”!
Uau! Essa vou tentar com certeza!!!!
Domingão recheado….
Bjs guru!!! rsrs
essa receita é maravilhosa!!! Usei a massa de iogurte multiuso para fazer o fundo da quiche e ao invés do alho poró, usei brócolis. Ficou um negócio de bom!!! Como vc consegue creme de leite de verdade?
Na feira de orgânicos da Água Branca.
@leticiasarruda Ta aí uma coisa boa pra você fazer no fds! rsrs RT @patfeldman: Quiche de alho poró e tomate http://bit.ly/cHJzMc
Acabo de fazer e comer o quiche… simplesmente maravilhoso, também pelas muitas possibilidades de recheio q a receita oferece.
Muito obrigada Pat!
Um 2012 maravilhoso a vc e família e obrigada pela generosidade…
Mônica JS
Pat,
Amei a quiche! Meu filho, que dizia não gostar de alho poró e implica com os temperos, como alho e cebola, também amou! Da última vez fiz com queijo minas padrão e, para o meu paladar, gostei mais! Muito obrigada pela receita!
Pat, essa receita rende para quantas pessoas?
4 a 6 pessoas
Oi, Pat!
Estou fazendo a Dieta Feldman Antienxaqueca, mas tenho algumas dúvidas com relação ao que posso comer. Essa receita da quiche, por exemplo, está na tag Dieta Feldman Antienxaqueca, mas leva farinha de rosca. No livro do Dr. Feldman diz para suspender pães e farináceos… Estou um pouco confusa quanto a essas restrições. Você pode esclarecer para mim?
Já acompanho o seu blog há algum tempo e adoro! Beijos!
Taís, pode cortar a farinha de rosca da receita. Não fará a menor falta e sim, fica mais de acordo com a dieta.
Não entendi quando entra a farinha de rosca!
A farinha de rosca é opcional. Já corrigi o texto!
Bom dia! Queria fazer com espinafre, mas como sai muita água, será que vira?
beijo
Keila, o ideal com espinafre é cozinhar ou refogar antes e escorrer o excesso de líquido!
Oi Pat, eu fiz dessa forma e ficou muito, mas muito bom, não teve pra quem quis!! E substitui o creme por iogurte natural. Obrigada!!
Experimentei a receita ontem com pequenas adaptações: só tinha meia xícara de creme de leite fresco, completei com cottage. Coloquei queijo parmesão e gouda e de recheio alho poró, couve flor e tomate cereja. Ficou delicioso!!
Obrigada pela generosidade de dividir suas receitas conosco. Sou super fã!!!