RECEITAS Saladas

Salada Agridoce

[ratings]

Tem dias em que acordamos com vontade de comer pão, outro dia acordamos com vontade de comer carne, ou chocolate ou feijão. Pelo menos eu sou assim. Hoje, mesmo com frio, acordei com vontade de salada, e voltando de uma reunião passei num bom supermercado para pegar alguns extras, porque so alface, tomate e cenoura já perderam a graça faz tempo!

Eu ía usar um pouco de frango desfiado nessa salada. Tenho porções dele congelado, que sobram do preparo do caldo de frango. É uma facilidade e tanto e bastante versátil. Aconteceu o que pode acontecer com o melhor cozinheiro do mundo… Eu deixei o frango na panela, fogo médio, um fundionho de água, para descongelar e deixar morninho.

Me distraí.

O frango queimou!!

Minha cozinha afinal de contas é uma cozinha humana: às vezes (cada vez menos) eu erro o tempero numa nova receita, às vezes quebro um copo ou prato que escorrega da minha mão, às vezes moooooorro de preguiça de lavar louça e umas poucas vezes, como hoje, eu queimo a comida!!

A idéia inicial era usar uma combinação de folhas, o frango temperado bem picante, manga picada, castanhas e um molho simples, até porque a salada em si já era bem completa. Não deu nada disso, mas no fim deu uma salada bem deliciosa!

Ingredientes:

1 xícara de alface americana rasgada

1 xícara de alface lisa rasgada

1/2 xícara de baby-rúcula (eu prefiro essa versão, que acho menos amarga, mas você pode usar a rúcula comum)

1 tomate picado sem sementes

1/2 xícara de queijo Gruyere picado em cubinhos

2 peras picadas (eu deixei com casca)

2 colheres de sopa de manteiga

1 pitada de noz moscada

1/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Junte as peras picadas, a noz moscada e a manteiga numa panela e deixe em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até que as peras comecem a dourar, mexendo ocasionalmente. Eu costumo usar peras Williams, que são as minhas favoritas, e neste caso escolho peras mais firmes.

Enquanto isso junte as folhas, o tomate e o queijo picados numa saladeira. Eu usei somente alfaces e baby rúcula, mas você pode trocar uma delas ou acrescentar mais folhas de sua preferência.

Mexa bem e tempere com o azeite, sal e pimenta. Mexa novamente muito bem para que o tempero impregne por toda a salada.

Desligue as peras, espere 2 ou 3 minutos para que elas esfriem ligeiramente, coloque sobre a salada.

Mexa rapidamente e sirva em seguida.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. OI,PAT,ESSAS VERDURAS DA SALADA SAO ORGANICAS?
    BJNHOS E OBRIGADA PELO OLEO DE COCO.

  2. hum…
    Adorei a receita parece ser deliciosa!!
    Vou fazer amanha,
    Bjks

  3. Vou fazer essa saladinha para amanha ao almoco, mas só vou tirar a rucula, que eu nao consigo mesmo comer.
    Pat hoje é dia de perguica para lavar louca, pelo menos aqui,acho que vou pedir para o meu filhote ajudar a levantar os pratos da mesa(ele gosta muito de ajudar, o pior sao os pratos que se partem,heheheh) e lavar a louca,hehehehe.
    Bjs

    1. Odete, posso confessar uma coisa? Detesto rúcula também!!! Mas descobri que se usá-la em pequena quantidade e bem picadinha, como se fosse um tempero, ela dá um toque muito especial às saladas. Fica como se fosse “aquele gostinho que estava faltando”.

  4. Olá. Sem querer ser pedante, mas tô brigando com meu colesterol faz tempinho… Já experimentou usar azeite com a pera no lugar da manteiga? O azeite dá um gostinho que só ele :)
    Fantástica a idéia da noz moscada, nunca tinha pensado em combinar, mas realmente parece bom. Vou tentar fazer.

    1. Mayra, é justamente me preocupando ocm o colesterol que troco o azeite extra-virgem por manteiga. O azeite é uma gordura bastante delicada, que quando aquecida se oxida e faz muito mal à saúde. Já a manteiga, naturalmente saturada, é muito mais estável e não se oxida tão facilmente com o calor principalmente neste caso, em que uso o fogo baixo.

      Se o assunto colesterol te interessa, não deixe de ler este artigo: https://pat.feldman.com.br/?p=41

  5. Pat, adorei a idéia.. Vira e mexe também dou uma emcrmentada nas saladas lá de casa.
    Adoro misturar doce nas saladas, dão um gostinho todo especial!
    Valeu a dica..
    Beijo querida…

Comentários estão encerrado.