Acompanhamentos RECEITAS Saladas

Salada de Trigo com Damascos

Screen Shot 2014-01-03 at 11.38.38Nos últimos anos eu venho oferecendo aos meus leitores de São Paulo algumas opções da minha cozinha para enriquecer a mesa de suas festas de fim de ano. Eu já tenho algumas opções clássicas, que não podem faltar de jeito nenhum, mas a cada ano gosto de incluir duas ou três novidades, só porque sou novidadeira e pronto!

E a novidade mais gostosa desse ano foi essa salada, que combinou com o frango caipira assado, com o peru de Natal (sim, esse ano eu consegui meu peru SADIO!!!), com o filé mignon e com todo o resto, foi essa salada de trigo, que como sempre eu inventei meio de cabeça.

No calor que faz aqui no nosso país eu definitivamente cheguei à conclusão que nossas ceias de Natal e ano Novo devem ser fresquíssimas, leves e geladas. Na verdade todas as refeições do verão deveriam ser assim!! No meu cardápio de sugestões, de quente só tinham as carnes, o resto tudo frio, no máximo à temperatura ambiente. Quem provou, AMOU, não posso ser modesta. E todos saíram da mesa felizes e levinhos!

Como qualquer grão, o trigo deve ser deixado de molho antes de cozido lentamente. No caso do trigo em particular, recomendo no mínimo 12 horas de molho – eu gosto de deixar perto de 24 horas de molho. Por conta disso, ou você programa o preparo dessa salada um dia antes de servi-la, ou você faz como eu já sugeri outras vezes: lembra de deixar de molho e cozinhar lentamente um monte de grãos de trigo, só com água e sal, e depois separa em porções e congela. A vida fica bem mais prática com essa medida!

Ingredientes:

(rende para cerca de 6 pessoas como acompanhamento)

2 xícaras de grãos de trigo

3/4 de xícara de damascos secos

suco de 3 laranjas (usei do tipo pera)

1/2 xícara de cebolinhas picadas

1/2 xícara de amêndoas laminadas ou pignoles levemente torrados

Modo de Preparo:

Deixe os grãos de trigo de molho em água e uma colher de sopa de soro de iogurte ou gostas de limão à temperatura ambiente por 12 a 24 horas.

Escorra a água do molho e lave os grãos de trigo em água corrente.

Cozinhe os grãos de trigo em 4 xícaras de água filtrada ou caldo de legumes caseiro e uma colher de chá de sal. Cozinhe lentamente, nada de panela de pressão!

Logo depois que você deixar os grãos de trigo de molho – um dia antes de servir a salada – corte os damascos em tiras e misture ao suco de laranja. Guarde num pote com tampa na geladeira – os damascos vão se hidratar levemente com o gostinho da laranja, que é o que faz toda a diferença nessa salada.

Com o trigo cozido, deixe que ele esfrie um pouco e misture todos os ingredientes, menos as amêndoas ou pignoles, que devem ser acrescentados imediatamente antes da salada ir à mesa.

Sirva à temperatura ambiente, assim que ficar pronto, ou gelado. Acompanha saladas verdes, ou qualquer tipo de carne, e porque essa salada tem o adocicado dos damascos, vai muitíssimo bem com carnes de tempero mais fortes e/ou picantes.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Parece deliciosa, pena que o trigo integral, mesmo deixado de molho, me dê tanta indigestão.
    Já cheguei a demolhar por mais de 24h, enxaguo muito bem e continua… Então desisti, é o único cereal que me faz mal e existem tantas outras possibilidades…
    Será que com centeio também fica legal?

  2. Pat, estou pela primeira vez morando sozinha, nunca na vida me atrevi na cozinha, chegou a hora, tenho sentido receio, mas arregaçar as mangas me fará bem, admiro muito o trabalho do seu marido, e fiquei encantada com o seu blog, já comentei aqui algumas vezes, ainda não li o blog inteiro porque é muita informação, mas ainda chegarei lá. Minhas dúvidas são:

    1) Posso usar essas espátulas de silicone ao cozinhar? Sei que que essas colheres de pau acabam se tornando refúgio de bactérias. Posso comprar utensílios de silicone e bambu?

    2) Confesso que acho trabalhoso descascar cebola e alho. Posso fazer minhas própria pasta para consumo? Tipo, bater em liquidificador separadamente cebola e alho e armazenar cada um, em um pote de vidro, separadamente? Assim não teriam condimentos, conservantes. Quanto tempo durariam na geladeira?

    Obrigada pela atenção,
    Penélope.

  3. Esqueci de perguntar se a cebola e o alho que eu bater no liquidificador podem ser armazenados juntos no mesmo pote de vidro, ou tem que ser separado.

    Penélope

  4. Desculpa voltar tão rápido, com mais perguntas (deveria ter feito todas de uma vez)
    Li em alguns blogs pessoas utilizando muito óleo de cozinha refinado, e sal nos seus temperos caseiros, porque alegam que só dessa forma não estragam rapidamente. Uma receita indica 2 copos de óleo refinado, achei tão absurdo. Isso é verdade? Porque se eu fizer a pasta de cebola e alho, é justamente por querer algo saudável, já não consumo mais sal refinado e sim o do Himalaia (bem difícil achar o sal francês que você recomendou) não quero entupir meu produto de óleo, como também não seria prático se a pasta se estragasse em em uma semana.

    Penélope

  5. Olá Pat,
    Estou adorando seu site!
    Quanto ao Peru, também odeio aquele gosto horroroso de Peru da Sadia.
    Conta pra gente onde você conseguiu o seu Peru.
    Abraços

  6. Olá, Patrícia!
    Adoro o teu site! Acompanho teu trabalho e te admiro muito.
    Gostaria de saber se você já leu o livro Barriga de Trigo.
    Claro, sei que cada organismo é diferente, mas no meu caso retirei esse alimento da minha vida e só tive excelentes resultados (emagrecimento e melhora do humor). Antes eu insistia (deixava de molho, comia só os integrais), mas percebi o veneno que o trigo é para mim.
    Beijo grande!

  7. li sua receita sobre a pasta de alho, também tenho dúvidas como a Penélope.
    É obrigatório o sal? (serve como conservante, é isso?) Se for obrigatório pode ser usado o sal rosa? O azeite pode ser modificado pelo óleo de coco orgânico?

    Resumindo, só alho e sal batidos no liquidificador não pode, é isso?
    Feliz 2014!

Comentários estão encerrado.