Existem diversas simpatias, tabelas e outras superstições que tentam adivinhar o sexo do bebê em mulheres grávidas. Aqui no site Crianças na Cozinha mesmo eu já publiquei a famosíssima Tabela Chinesa, que acerta na maioria dos casos (pelo menos dos casos que eu tomo conhecimento), e erra em alguns.
Você não precisa acreditar cegamente em nada, mas testar uma ou outra é no mínimo uma bela diversão para quem está esperando.
Aliás, eu até fiquei pensando sobre isso… A tabela chinesa é bem famosa mundialmente, e bem respeitada. Por que será que para algumas mulheres não dá certo? Uma das possibilidades que me vieram à mente foi o caso das mulheres que menstruam no meio do mês e têm sua ovulação ocorrendo no fim de um mês e começo de outro. Bem, a tabela é mês a mês, então uma mulher que ovula no fim de um mês começo de outro, pode ter engravidado nesse ou naquele mês, se é que vocês me entendem…
Mas vamos deixar a Tabela Chinesa de lado um pouco, e falar dos folclores alimentares que envolvem o sexo de um bebê.
Alguns dizem que consumir bastante carne vermelha e lanches salgados facilitam a gravidez de meninos, enquanto o consumo de chocolate favorece ao nascimento de meninas. E agora alguns cientistas resolveram estudar e parece que o folclore tem algum fundo de verdade!!
Estudos com ratos com baixas taxas de açúcar no sangue – o que indica o consumo elevado de açúcar na dieta – indica que esses ratos deram à luz a mais fêmeas do que machos.
Os pesquisadores deram a 20 ratinhas um esteróide, a dexametasona, que mantém aixos os níveis de açúcar na corrente sangüínea. As ratinhas que se alimntaram normalmente deram à luz a 53% de bebês ratinhos machos, enquanto no grupo das ratinhas “açucaradas” com esteróides, apenas 41% dos filhotes eram machos.
Os cientistas responsáveis por este estudo desconfiam que algo similar possa ocorrer cm humanos.
A comida pode afetar o meio ambiente no útero, criando consições mais favoráveis aos espermas de cromossomos Y (machos) ou de cromossomo X (fêmea).
Será que é verdade?
Pat, achei muito bom o site. Encontrei por acaso, em busca de receitas de sorvetes. As receitas são criativas e tu mostras bem o passo-a-passo. Parabéns. Só não encontrei um índice com as receitas.
abraço
Não entendi: “Estudos com ratos com baixas taxas de açúcar no sangue – o que indica o consumo elevado de açúcar na dieta” – como assim consumo elevado de açúcar se as taxas no sangue são baixas?