Corantes artificiais são comumente usados em cereais industrializados, doces, refrigerantes e outros produtos alimentícios voltados ao público infantil. Algumas vezes os corantes artificiais chegam a ser utilizados para “melhorar” as cores de frutas e verduras!
Enquanto os consumidores norte-americanos ingerem esses aditivos regularmente em sua alimentação, eles foram removidos desses mesmos industrializados em alguns outros países. Os consumidores britânicos se revoltaram contra os corantes artificiais na Inglaterra, mas os protestos norte-americanos ainda não tiveram força o suficiente para fazer efeito.
Dois estudos britânicos recentes mostrou que alguns corantes alimentícios, assim como um comum conservante, o benzoato de sódio, podem ter um efeito adverso no comportamento das crianças. Os pesquisadores afirmam que o crescimento de diagnósticos de hiperatividade pode ser parcialmente causado pelos aditivos alimentares.
Fonte: ABC News June 23, 2008
Não tinha idéia de que os corantes também contribuiam para stress na vida das crianças. Achei que só o açúcar refinado em excesso e os hormônios em carnes e aves eram tão nocivos.
bjo
Já tinha lido à respeito dos corantes muito usados em bolachas e iogurtes, inclusive o que aparece como carmim ou cochonilha, nada mais é do que inseto usado para dar cor….mas realmente ainda tenho uma dúvida…será que pode causar alergia? de pele mesmo, o que vc acha?
Aretusa, a alergia é um processo complexo, e pode ser desencadeada por muitos fatores. Entre os corantes, aquele que causa, de longe, mais alergias, é a tartrazina (substância artificial), um corante amarelo muito comum em alimentos (e comprimidos/cápsulas de remédios) de cor amarela, laranja e vermelha. A soja, o leite industrializado e o trigo estão entre os alimentos campeões da alergia – e ninguém escreve muito sobre isso…
eu ja tive uma crise alergica por causa de um suco de tangerina daqueles em pó, depois fiz tratamento alguns meses, e o médico me proibiu de comer qualquer coisa com corantes ou conservantes, eu tinha 15 anos. Nossa vocês não fazem idéia de como eu fiquei.
Estou fazendo uma pesquisa sobre isso na faculdade e vi que o passo inicial é tirar radicalmente a ingestão desses corantes na alimentação infaltil. Existem estudos que comprovam isso como diz essa sitação: ” Mas o novo estudo cuidadosamente controlado mostra que alguns aditivos artificiais aumentam a hiperatividade e diminuem a atenção em uma grande variedade de crianças, não apenas naquelas cuja hiperatividade foi diagnosticada como problema de aprendizado. ” Vale ressaltar que a hiperatividade tem ligação direta com a capacidade que a criança tem ou venha a ter no futuro com a aprendizagem, não só na escola, mas no cotidiano de um modo geral.
Fonte : http://www.equipeharmonica.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=3
Pois é, quanto a alergia, uma alergista me garantiu que alergia apenas se manifesta através do olfato, acho que ela pensa que somos ignorantes, ou colou nas provas da faculdade