Alimentação ARTIGOS

Só a batata Pringles??

Acabo de ler no site Invertia uma nota sobre a retirada das batatas Pringles do mercado chinês sob a alegação de que o produto continha doses perigosas de substâncias químicas causadoras de câncer.

Agora, engraçado mesmo foi a justificativa da Procter&Gamble, fabricante do produto: “…o produto testado na China foi importado dos Estados Unidos de forma “não oficial”, onde é permitido o uso da substância química…”

Nossa!!!!! Quer dizer que a dita substância (bromato de potássio, um conservante, segundo a matéria) só faz mal na China?? Parece que é isso que pensa a Procter: o bromato faz mal na China mas não faz mal nos Estados Unidos…

Na mesma matéria, lá no meio, tem links para algumas outras matérias a respeito da indústria alimentícia fazendo “recall” de produtos: sorvete, hamburguer, pizza congelada

E o pessoal com medo da minhoquinha do tomate?? Eu heim!! Tenho medo é de virar um laboratório químico ambulante!!!!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Ainda bem que no Brasil o bromato é proibido!

    Pra quem lembra, antigamente, nas padarias, os pãezinhos eram super inchados, com bolhas enormes, parecia isopor!

    Não sei se ainda usam bromato escondido, mas de qualquer forma, a melhor opção é ficar longe dos pãezinhos de padaria e começarmos a fazer os nossos próprios pães 100% integrais em casa… pelo menos sabemos o que vai neles!!!

  2. Esclarecendo um pouco:

    Na verdade não há pesquisas esclarecedoras que comprovem que o bromato causa câncer. Bem como também não há provas que não causa.

    Nos EUA a decisão foi pela permissão do uso, em diversos outros países como o Brasil, paises da europa e China, decidiu-se pela proibição. Pela dúvida se causa ou não acredito que também seja melhor proibir.

    Mas o interessante é que no Brasil, alguns importadores independentes de Pringles que não estão nem ai para o consumidor, estão importando esta mesma batata dos EUA.

    Somente um importador, que é autorizado pela Procter & Gamble cumpre as normas brasileiras, importando o produto da europa onde a legislação é parecida com a brasileira.

    Portanto cuidado com aquelas Pringles com fotos do American Idol ou com premiações que são validas nos EUA. Elas contem bromato e são trangênicas.

  3. Prefiro um belo chips de batata doce (assado no forno de casa)

Comentários estão encerrado.