Semana passado meu marido ficou de molho por conta de uma cirurgia no dente. Nada sério, mas exigiu alimentos cremosos por alguns dias. No inverno, teria optado por uma das minhas tradicionais sopas quentes, mas é claro que com esse verão absurdamente quente, sopa quente simplesmente não é uma opção.
Eis que me lembrei que há anos tenho curiosidade e vontade de preparar uma sopa fria de alface. E eu tinha MUITO alface na geladeira, então foi a escolha perfeita!!! Eu não copiei a receita de lugar nenhum, mas olhei uma meia dúzia de receitas diferentes na internet, pra ter uma ideia de como fazer.
Fiz do meu jeito, o jeito mais simples possível, porção individual e rapidíssima de preparar – desde que você tenha o caldo de galinha caipira já pronto no seu freezer. E justamente por conta do caldo de galinha, a sopa é rica, saborosa e sacia muito bem!
Ingredientes:
1 xícara e meia de caldo de galinha caseiro
1 xícara e meia de folhas de alface lisa (usei o que tinha em casa, mas creio que a sopa fica boa com qualquer variedade de alface)
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
1 pitada de noz moscada ralada na hora
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Deixe o caldo de galinha descongelar naturalmente (se estiver com pressa, coloque-o numa panela somente até descongelar, não deixe que aqueça demais)
Leve o caldo derretido e os demais ingredientes ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Você pode servir imediatamente ou deixar bem geladinho para servir mais tarde, ainda no mesmo dia.
Para enfeitar e acrescentar sabor, você pode servir a sopa com um pouco de amêndoas laminadas e torradas e/ou gotinhas de limão e/ou ervas frescas picadas.
Fiz em casa e deu certo. Bem refrescante e leve. Espremi algumas gotas de limão.