RECEITAS Sobremesas Sorvetes

Sorvete de Cupuaçu com Rapadura

Eu nunca comi cupuaçu fresco, nem muito menos nunca vi ou peguei nessa fruta amazônica fresca, mas o seu sabor, que conheci em recheio de bombons e em sorvetes que experimentei numa ida ao nordeste, me encantou desde a primeira mordida.

Sorvete de cupuaçu com rapadura em andamento!

Vídeo postado por Pat Feldman (@pfeldman) em

Eis que resolvi preparar meu próprio sorvete de cupuaçu em casa para celebrar a virada do ano.

Preparar suas receitas favoritas em casa é sempre a melhor das ideias para poder degustá-las com a certeza de que se está comendo o melhor. Fazendo sua própria comida é a garantia de saber exatamente a origem e a qualidade de cada ingrediente. É a garantia de não se consumir química desnecessária.

Parece difícil e trabalhoso, e vez ou outra é mesmo, mas na maioria das vezes não é difícil nem trabalhoso, é só falta de jeito, que a gente só pega praticando!

Aqui em casa eu tenho uma máquina de sorvete, e se você gosta muito de sorvete, pense em investir na sua máquina. É tudo de bom!! A minha é acessório da batedeira KitchenAid, mas existem modelos diversos no mercado. Procure o que melhor te atende.

Esse sorvete é mega simples e muitíssimo saboroso!

Screen Shot 2016-01-17 at 5.26.33 PMIngredientes:

4 xícaras de polpa congelada de cupuaçu (se você tem acesso à fruta fresca, aproveite!)

4 xícaras de creme de leite fresco

4 gemas de ovo

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

Screen Shot 2016-01-17 at 5.26.16 PM1 xícara de rapadura finamente picada (você também pode triturar no processador ou ralar, mas achar um ou outro pedacinho de rapadura no meio do sorvete tem a sua graça). Você pode achar que essa quantidade de rapadura é pouca, já que o cupuaçu é meio azedo. Eu gostei assim e acho que para essa quantidade de sorvete é uma quantidade razoável de doce, mas se você prefere mais doce, vá em frente, só não esqueça de maneirar o consumo!

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes, menos a rapadura, no liquidificador, até obter uma mistura homogênea.

 Junte a rapadura e mexa rapidamente com a colher.

Transfira a mistura para o recipiente da sua sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Sirva puro ou com farofa caseira de coco. Fica um arraso!!!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

    1. Numa das minhas outras receitas de sorvete eu explico como fazer. Acho que na receita de sorvete de tapioca. Dá uma olhada lá!

  1. Pat, a gema é crua mesmo, ne? De preferencia caipira e organico, correto? Vc alguma vez testou sorvete c creme de castanhas ou leite de cabra/ovelha? Meu marido é intolerante ao leite e fazer so pra mim nao rola. Obrigada por sempre compartilhar suas receitas. Minha bebe tem 10 dias e voce é minha inspiração para o futuro alimentar dela. Espero q consiga faze-la comer bem e ter uma rotina linda como a q vc fez com seus filhos
    Beijos

Comentários estão encerrado.