MAIS...

SOS PARQUE DA ÁGUA BRANCA!

Um pavão exibido no estacionamento de parque. Em que outra parte de São Paulo se vê um espetáculo desses assim de pertinho??

Como frequentadora do parque há anos, onde vou todos os finais de semana para prestigiar e aproveitar a feira de orgânicos e onde sempre adorei levar meu filho para que tivesse um delicioso contato com bichinhos e clima de fazenda, resolvi ajudar a divulgar este protesto.

Por conta do final da gravidez, parto e bebê recém-nascido, não acompanhei o início das obras (e caos total) no parque, e foi com grande surpresa que no sábado passado, madrugando na feira por volta das 6 da manhã, me deparei com uma enorme confusão, estacionamentos interditados e muito quebra-quebra por todo o parque.

Não entendi nada e fui ver se descobria do que se tratava. Se fossem pequenas obras de melhoria e conservação do espaço do parque, ótimo, mas parece que não é bem esse o caso. Já chegou a mim até mesmo boatos de um McDonalds dentro do parque!!! Ui!!!!!

Não sei exatametne o que é verdade e o que é mentira nesses boatos, mas parece que de fato existem muitas arbitrariedades nessas reformas, sem contar que elas (a meu ver) estão sendo conduzidas de forma tão confusa, que inclusive parecem estar prejudicando enormemente o movimento da feira de orgânicos. Pela feira, que é a nossa oportunidade de comprar do bom e do melhor direto do produtor orgânico e pelo parque como um todo, um oásis quase no centro de São Paulo, resolvi ajudar a divulgar o protesto!

Informações:
http://parquedaaguabranca.blogspot.com/

Abaixo assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6956

Para saber mais agora:

Neste final de semana estaremos passando um abaixo assinado no Parque, para reforçar as representações no Ministério Público. Tem também um abaixo assinado eletrônico no link http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6956 para quem não puder ir ao parque.

Precisamos de muito agito (assinaturas, comentários no blog, que repassem as informações para os amigos) neste final de semana (11 e 12 de setembro), pois maioria das obras já começaram, e corremos o risco de não ter mais como voltar atrás.

Para se ter uma ideia, as obras interferem nas nascentes, já retiraram uma quantidade significativa de vegetação na lateral da rua Ministro Godoy,  pretendem reduzir drasticamente as aves soltas, e confinar as que sobrarem. Já foram cortadas 33 árvores e serão removidas mais 63.

O estacionamento está sendo reformado para posterior privatização, ou seja, será pago em breve.

Abaixo segue o conteúdo do abaixo assinado. Conto com vocês.

Beijos e abraços

Paulo Cauhy Jr.


O amigo gatinho, que todo sábado nos espera exatamente no mesmo lugar e nos enche de carinho!! Agora ele provavelmente não anda mais por lá, e com certeza anda assustado com o barulho e a bagunça das obras... Tomara que esteja bem!

Conteúdo do Abaixo Assinado:

Os abaixo-assinados, frequentadores e amigos do Parque  da Água Branca,

Considerando que:

  • Em 1996 o Parque foi tombado pelo CONDEPHAAT, como bem cultural, histórico, arquitetônico-urbanístico, tecnológico e paisagístico, e o tombamento determina que, além de manter a vegetação original, fica proibida a diminuição dos atuais espaços cobertos por vegetação, e deve ser incentivada a ampliação dos espaços permeáveis.
  • O Parque da Água Branca tem uma característica singular, que o difere de todos os outros parques da capital, que é justamente a paisagem rural, meio mata/floresta urbana, meio fazenda, com frondosas árvores e belos e agradáveis jardins que se desenvolveram naturalmente e muitas aves soltas e alguns mamíferos convivendo livremente há anos com os frequentadores.
  • No Parque existem nascentes de grande importância ecológica que correm o risco de desaparecerem devido às condições do entorno.
  • Estão sendo realizadas obras em todo o Parque, pelo Governo do Estado, que impactarão no equilíbrio ecológico e o descaracterizarão.
  • Está previsto privatizar novas áreas do Parque, para estacionamento e praça de alimentação.
  • Algumas obras já estão sendo executadas, sem um planejamento amplo e integrado.
  • Até o presente momento, apesar de reiteradas solicitações aos gestores do Parque, não tivemos acesso ao detalhamento dos projetos, avaliações e laudos de impacto ambiental, conforme exigência explicitada no tombamento pelo CONDEPHAAT.
  • As alterações certamente vão influenciar o equilíbrio do ecossistema do Parque, com graves consequências para a fauna e flora.

Exigem:

  • Suspensão imediata das obras e ações interventoras, até que seja devidamente publicada a comprovação, por meio de laudos técnicos, de que não haverá impactos ambientais e descaracterização do Parque, sob pena de serem irreversíveis e sem possibilidades de soluções futuras.
  • Que seja sempre garantida a integridade dos animais que vivem no Parque.
  • Que os amigos e frequentadores do Parque participem efetivamente das decisões que o afetem, e possam colaborar com propostas e ações para a manutenção e conservação, necessárias e desejadas por todos.

Informações do blog Mãe Antenada

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Menina, nem sabia da existência desse espaço/feira em São Paulo. Mas sou solidária com seu protesto.
    Muito chato ver o que gostamos sendo dilacerado…
    bjk

Comentários estão encerrado.