[ratings]
Fazia tempo que eu vinha pensando em me arriscar no preparo de uma tarte tatin – podia ser de maçã como manda a receita original, ou de pera, como já vi muitas vezes por aí. Mas era só começar a ler a receita que eu desanimava completamente vendo a quantidade absurda de açúcar que levam todas as receitas…
Hoje resolvi arriscar e radicalizar!!! Achei uma receita na internet e adaptei do meu jeitinho, diminuindo algumas coisas, mudando outras. Ainda não ficou uma “Brastemp”, mas pelo menos me parece que está ligeiramente mais nutritiva, apesar de ainda muito doce.
Aí vai a receita, mas se numa próxima eu arriscar mais adaptações ou descobrir truques para melhorar qualquer coisa, volto aqui e aviso!
Ingredientes:
– 1 1/2 kg de pera
– 180 gr de rapadura ralada
– 200 gr de manteiga
Massa
– 500 gr de farinha de trigo integral
– 250 gr de manteiga
– 180 gr de rapadura ralada
– 3 unidade(s) de gema de ovo
– 1 unidade(s) de limão
– quanto baste de extrato natural de baunilha
– quanto baste de sal
Preparo da massa:
Massa
Sobre uma mesa misture a farinha com a manteiga e faça uma farofa. Abra um buraco no centro e acrescente as gemas, a rapadura, a baunilha, as raspas do limão e o sal. Misture todos os ingredientes, trabalhando rapidamente com as mãos.Embrulhe-a em papel manteiga e deixe-a descansar na geladeira por 30 minutos.
Preparo do recheio:
Cozinhe 180g de rapadura com uma colher de sopa de água, até ficar dourado(caramelo), adicione a manteiga,sempre misturando. Em seguida, espalhe o caramelo em uma forma redonda, revestindo-a completamente. Antes que se solidifique, cubra o fundo da forma caramelada com as peras lavadas, descascadas,cortadas em 4 e sem caroço.
Sobre a mesa enfarinhada,abra a massa a 5mm de espessura, coloque-a sobre as peras cobrindo e fechando a torta. Corte a massa ao redor em excesso. Leve ao forno 200° por 40 minutos. Depois de pronta, retire-a do forno e quando estiver morna,desenforme a torta de modo que as peras fiquem a vista e a massa fique embaixo.
Ainda achei que ficou tudo muito doce prá meu gosto. Da próxima vez que fizer, vou ver se diminuo para 150g de rapadura no recheio e na massa.
Na receita original eram 200g de açúcar branco em cada um…
Olá Pat!
Descobrà agora o blog e estou amando cada artigo, estou ” devorandos-os” Há algum tempo tento achar uma rapadura por aqui ( sou de Jundiaà – 40 km de SP) e naõ estou achando..será q feira seria o melhor lugar?
Olha quero aproveitar a oportunidade ( sei q não é o melhor lugar para isso) e perguntar se esse site foi desenvolvido por vc mesma? Meu marido tem uma empresa que desenvolve sites e soluções para internet
http://www.flamer.com.br
se alguém estiver interessada(o) em dar uma olhada e fazer orçamento sem compromisso, estamos a disposição
obrigada!
Olá, gostaria de saber se vc sabe como fazer aquela calda de caramelo (com açúcar), que pode ser guardada na geladeira, e ir usando sempre que for preciso? É uma calda que não endurece. Obrigado.
Essa eu não sei fazer…
De qq forma, agradeço.