Acompanhamentos RECEITAS

Tudo com arroz!

Seu filho tem algum ingrediente favorito? Daqueles que precisam estar presente em todas as refeições? Para o meu filho o ingrediente que nunca pode faltar é arroz (acho que isso ele puxou do meu marido!).

Apesar dele se alimentar sempre muito bem e aceitar uma variedade infinita de alimentos, o arroz precisa estar por lá, então eu quase posso dizer (sem que nenhum chef especialista me ouça), que meu filho come risoto em praticamente todas as refeições. Risoto não no sentido mais “gourmet” do termo, mas querendo dizer “arroz com alguma coisa misturada”, se é que vocês me entendem.

Bem, o arroz mais comum na mesa da minha casa é o arroz integral básico, que por si só, da forma como é preparado (com caldo de carne caseiro e manteiga e/ou óleo de coco, no mínimo – CLIQUE AQUI para ver a receita), já é uma refeição bastante nutritiva, mas que não é propriamente um risoto, seguindo o modo original de preparo.

Arroz integral

Um arroz integral já pronto pode dar um bom risoto para a criançada, além de ser uma refeição de preparo ultra rápido e fácil. Aqui em casa, quando sobra um pouco de arroz integral do almoço (e normalmente eu faço para sobrar e assim facilitar minha vida), o jantar vira um risoto bem nutritivo. Neste caso é risoto no sentido de ser um prato de arroz com outros ingredientes gostosos misturados, mas não seguindo a receita original, como já falei acima.

Neste “risoto” do jantar eu quase sempre acrescento uma gema de ovo crua ao final do preparo – o gosto praticamente não se altera, mas esse acréscimo oferece bastante nutrientes importantes para a refeição.

Os demais ingredientes serão sempre o que tem na minha geladeira: folhas de espinafre, brócolis, couve flor, carnes picadinhas, peixe, couve manteiga, alho poró, tomates, pimentão, cenoura, nabo, pepinos em conserva, ervas frescas, curry, nozes, castanhas (olha que chique, agora tenho conseguido castanhas do Pará orgânicas!)

Arroz com tudo dentro

Hoje, por exemplo, o arroz veio com gengibre, cenouras caramelizadas no mel, bife de fígado orgânico picadinho, tomates e óleo de coco (exótico, mas um gosto bem interessante, eu provei!). Outro dia – até postei AQUI – tivemos tomates com sálvia. No início da semana tivemos arroz com linguado, espinafre, castanhas e queijo.

Semana passada usei brócolis, folhas de couve-flor e tomilho com carne moída. Num outro dia desses eu tinha um mix de cogumelos, que eu temperei com shoyu, curry e cebolinha.

Na época em que preparo caldo de frango caipira, a carne do caldo desfiada com milho, ervilha, cenoura, tomates e muita salsinha fica o tal “Risoto Catarina” que meu pai preparava para mim com toda alegria quando eu era criança (na versão dos adultos da casa podia aparecer também palmito e presunto, dispenso o presunto até hoje, detesto!) – e ele fazia um ovo frito na manteiga para acompanhar que ficava tudo de bom (ah, mas no “idioma” catarinense dele, é ovo estralado!!)

Em geral eu uso o arroz integral, mas já usei aquele mix de 7 grãos que se compra em supermercados, já usei arroz preto, arroz selvagem e lá em Santa Catarina (aqui ainda não achei), dei arroz vermelho, que é gostoso demais!

Nossa, tem muito arroz diferente no mercado! As lojas e supermercados mais gourmet oferecem variedades surpreendentes!

Sempre a mesma coisa

Bem, mas eu falei tudo isso não só para contar um pouco do que meu filho come, mas também para dar uma dica importante, principalmente para as mamães que se desesperam quando os filhos querem comer sempre a mesma coisa. Procure ter SIM, em todas as refeições, aquela comidinha especial, que seu filho mais gosta. Seja arroz, feijão, milho, ervilha, qualquer coisa! Mas capriche muito bem no que vai acompanhar o tal ingrediente favorito. Isso deve variar e isso deve ser muito nutritivo!

Eu não recomendo muito o consumo de macarrão e outros farináceos refinados – são pura caloria vazia, produtos alimentícios sem nutriente algum, mas se o seu filho já conhece essas gostosuras, adora e não abre mão delas, o remédio é tornar seu acompanhamento o mais nutritivo possível. Ao preparar uma massa, sirva sempre alguma carne junto – molho bolognesa à moda tradicional é um molho super nutritivo!! A receita eu já publiquei AQUI, aproveite!

Ao ingrediente favorito do seu filho procure servir sempre algum dos caldos caseiros, ovos, uma porção de carne, verduras, queijos – enfim, todo tipo de alimento natural, não industrializados. Quando a gente pega o jeitinho, é mais fácil do que parece!!

Se o prato favorito dele for feijão, deixe-o sempre de molho antes do preparo (importantíssimo!), alterne os diferentes tipos de feijão: preto, carioquinha, roxo, etc. Use caldo de carne caseiro no preparo do feijão, cozinhe uma beterraba no caldo do feijão (dica da minha mãe: o feijão ganha vitaminas e fica com uma coloração linda e muito apetitosa).

Ingrediente favorito

Escolha o ingrediente favorito do seu filho e não tenha medo de misturar, inventar, testar! Faça combinações inusitadas, malucas mesmo, sem medo de ser feliz! No pior dos casos, vai dar errado… Às vezes acontece… Mas eu vou contar uma coisa, muitas das minhas melhores receitas saíram de tentativas inusitadas.

Ah, e quando seu filho ainda é menorzinho (ai, vocês vão me achar malvada demais!), às vezes ainda dá pra enganar… Ontem eu fiquei sem arroz nenhum em casa. O arroz acabou e eu, com a cabeça completamente nas nuvens, esqueci de comprar mais a tempo para deixar de molho e cozinhar.

Solução?

Me enchi de paciência, piquei um ramo grande de couve-flor beeeeeeem miudinha e servi com carne moída, tomates e molho branco. O aspecto ficou bem similar a um “risoto” de carne moída com tomate e molho branco. A couve-flor virou arroz e ele comeu tudinho com o maior apetite!!!

Agora responda abaixo nos comentários: qual o ingrediente que nunca pode faltar nas refeições do seu filho??

Leia mais

Quer mais ideias para seus cardápios do dia a dia? O meu livro 30 Dias de Comida de Verdade vai te ajudar!

O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF. Tem também o instagram do livro, com mais ideias para ver e copiar!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pergunta difícil… o que não pode faltar? Meu filho gosta de tanta coisa… na comida, tem que ter abobrinha, ou macarrão, ou ovo, ou milho, ou cenoura… ele tb adora espinafre… queijo… tomate… batata…
    Nos lanchinhos, ele não dispensa banana, pêra, morango, laranja pokan, bolo (de cenoura, de maçã, de banana, de iogurte), leite com mel… Nossa, acho que tive muita sorte com meu pequeno mesmo!

    Mas adorei suas dicas, Pat… Qdo meu baby passou por uma fase enjoadinha, em que só queria comer macarrão, eu fazia isso tb: incrementava o macarrão com molhos especiais: molho de espinafre, molho de tomate com cenoura, molho de abobrinha(!), descobri que dá p/ fazer molho com qualquer coisa!!!

  2. Oi Pat, primeiramento quero dizer que amoooo seu blog, já está nos meus links que vejo diariamente. Hj resolvei comentar sobre o “arroz”. Eu tô passando pela fase que nossa amiga Ana Paula já passou e comentou. Meu filho de 1a7m. está passando por esta fase “enjoadinho”. Como ele demourou a ter dentinhos e eu tb demorei a tirar a papinha pela nossa comidinha caseira, mas de 10 dias para cá, ele rejeitou a papinha e agora só quer comer a nossa comida. Eu e minha (que toma conta dele) passamos as intermináveis horas de almoço tentando fazer com ele coma, ficou quase uma semana comendo só 3 colherzinhoas da comida. Agora estamos tentando ainda acertar as preferências dele, com arroz, macarrão (tem que desacostumar) espinafre cozidinho, carne moida, frango desfiado, caldo de feijão, ovo cozidinho, angu molinho e até cozidinho de legumes. Tem dias que ele come bem todas opções separadas no prato, mas tem dias que ele quer misturar tudo. Tem dias que ele quer mais comidinhas sólidas, tem dias que ele ter comida com bastante caldo. Tá uma luta, amiga! Mas seguimos em frente, iremos que paciência até acertamos nas preferências. Gosto do seu blog e do “comer é barato” da Thais Lazzeri, pq vcs dão sempre alternativas pra gente de comidinhas e orientações saudáveis pra gente e pros nossos bebês. Um grande abraço e obrigada pelas informações, viu!!!

  3. Pra mim é muito mais fácil, meu filho agora deu para pedir sopa todos os dias,então eu aproveito.
    Coloco todo tipo de legumes, verdurase, no final, passo tudo no mixer e coloco feijão. Bem nutritivo!
    Ah… ele adora arroz tb. Aqui em casa, a gente só não consegue se adaptar ao integral, já tentei de tudo, inclusive o caldo de carne. A gente come 1 dia e depois deixa tudo de lado. Uma pena!
    Mas eu costumo colocar talos de couve e espinafre picadinhos e/ou cenoura ralada para cozinhar junto com o arroz branco.

    Beijos Pat, adoro suas dicas!

  4. Aqui em casa,minha filha mais velha,de 8 anos,está numa fase muito difícil para comer,só quer ovos,todos os dias,no almoço e no jantar.A pequena,de 4 anos,desde que que comeu feijão a primeira vez em sua vidinha,nunca mais quis fazer uma refeição sem ele.O predileto é o feijão preto,mas adora o carioquinha e o verde tbm.

    bjs Paty!

  5. Eu não tenho crianças, mas tenho adultos cheios de preconceito em casa, e esses quando resolvem dizer que “nao gosto” sai de baixo!
    Aos poucos to conseguindo fazê-los experimentar antes de dizer uma coisa dessas. Sempre uso tuas dicas, e agora o pessoal até gosta de certas comidinhas “naturebas” como eles mesmo dizem … rsrsr
    Pat, super parabéns pelo site! Os teus artigos estão virando meu manual de consulta permanente!!
    Beijao!

  6. olá. tenho um filho de 3 anos, que é muito esperto e levado. mas infelizmente, meu pequenino não gosta de comer. ou melhor, apenas bolacha e leite. se deixar ele bebe leite o dia inteiro. já fiz de tudo pra fazê-lo comer, e nada adiantou. graças a Deus acabo de encontrar este teu site. espero conseguir melhorar as refeiçoes do meu lar. pois fico muito triste quando eu faço o prato dele, sirvo, ele vem olha e diz que não quer. por favor, preciso de ajuda com receitas que usam legumes,verduras, carnes, tudo escondidinho no arroz. isso servirá tanto para meu filho como pra meu marido, que tbém não come nenhum tipo de verduras. rsrs. apesar dele não se alimentar direito, graças a Deus é um garoto saudável e fortinho. abraços e obrigada pelo espaço.

    1. Olá, Diana! Como foi o progresso na sua casa, em relação à introdução de uma alimentação mais saudável? Conseguiu bons resultados? Tenho o mesmo problema em casa. Beijos

Comentários estão encerrado.