Alimentação

Viajando com as crianças

[ratings]

A gente mal se deu conta que o ano começou e ele já está quase terminando. As primeiras decorações de Natal começaram a aparecer timidamente, o calor parece que chegou para ficar, e as escolas já entraram naquele ritmo final – para os mais velhos as últimas provas vêm se aproximando, para os menores o ensaio para a festinha de fim de ano e para todos nós um pouquinho de férias – ou pelo menos os feriados das festas. Para muitos, hora de viajar!

Nos últimos anos optamos por ficar em São Paulo, que acaba sendo a melhor “viagem”. A cidade se transforma!! Por poucos dias no ano não temos trânsito, um eterno domingo! Mas como tanta gente, não importa de que cidade, resolve viajar, decidi escrever um pouco sobre o que faço em viagens longas.    

As dicas aqui são todas testadas e aprovadas pela família. Muita coisa testada e aprovada há muito anos, muitos anos mesmo, porque eu cresci fazendo o percuso São Paulo – Balneário Camboriú (SC), uma viagem de 630km que hoje em dia dura cerca de 6 a 7 horas, mas que em dias muito azarados, mesmo atualmente, pode chegar a durar maide de 15 horas!!!! E meus pais SEMPRE tinhm um bom suprimento de comida e água no carro, porque o trânsito podia emperrar nos lugares mas insólitos da estrada…

A primeira providência a tomar quando você decide viajar com seus filhos de carro é investir em uma boa sacola térmica (bem, você também tem que escolher o destino, conferir se o carro está ok, reservar hotéis ou pousadas, etc, mas aqui me limito a falar sobre a “etapa culinária” da viagem). Normalmente em lojas de produtos esportivos você encontra boas sacolas – nesses lugares elas em geral podem ser mais caras, mas ainda assim valem o investimento. Aqui em São Paulo eu comprei a minha sacola térmica numa das lojas da Rua Paula Souza, na região cerealista (perto do mercadão). Não é de grife, não é bonita, não tem nada demais, mas é grande, bem grande, e isso é o mais importante. Outro dia passeando pelo Sam’s Club da Barra Funda eu também vi umas excelentes sacolas térmicas para vender e a preços muito bons (hehe, e eram mais bonitas que as da Paula Souza…)

Dentro da sacola uma boa idéia é você ter uma ou duas garrafas de água grandes, que você congela antes. Elas vão descongelando aos pouquinhos, assim você tem bastante água disponível e ao mesmo tempo elas ajudam a manter o ambiente dentro da sacola bem geladinho. Se a sua viagem for muito longa, você pode pensar em até 3 garrafas ou mais. Água fresca nunca pode faltar!

Se você tiver espaco no freezer ou geladeira, na noite antes da viagem guarde a sacola bem aberta dentro de um deles – ela ficando geladinha ali, vai também ajudar a manter tudo fresquinho mais tempo.

Durante a viagem nada de talheres pra fazer bagunça e sujeira. Tente evitá-los ao máximo (para os bebezinhos muito pequenos é mais difícil, já que papinha sem colher é mais complicado… CLIQUE AQUI e leia o que eu já escrevi sobre o assunto)! Bolinhos de carne ou de arroz integral são bem práticos – eu particularmente prefiro os de carne, meu filho adora! e eu acho muito saboroso. Queijos variados cortados em cubinhos são também um super lanchinho que é fácil de preparar, não faz sujeira e todo mundo adora. Eu dou preferência a queijos mais duros e curados, que na falta de refrigeração duram melhor.

Outra gostosura muito prática para as viagens são as pecans crocantes. São muito fáceis de preparar, alimentam e você pode deixá-las prontas com vários dias de antecedência! Legumes cortados em palitinhos também são práticos e gostosos: cenouras, salsão, pepinos. Um pouquinho de sal junto e ficam deliciosos!

Dentre as frutas a campeã de praticidade na minha opinião fica por conta da banana, que é só descascar e comer. Fácil assim. Outras rutas que eu considero práticas, você lava, acondiciona em potes e come com a pont dos dedos: morangos, uvas, mirtillos, maçãs, pera, mixirica, figos orgânicos (que pode ser comidos com casca sim), etc…

Mas mesmo com tantas idéias práticas e de pouca sujeira, não se esqueça de ter à mão um bom estoque de guardanapos e um saquinho para separar o lixo – eu levo um saquinho de supermercado e um rolo de papel toalha cheio.

Boa viagem!

A propósito, a página Gostosuras em Fotos aqui do site ganhou novidade: um slide show tamanho família, que será atualizado no mínimo uma vez por semana. Não deixe de clicar e acompanhar o que aparece de bonito na minha cozinha!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.