Alimentação ARTIGOS

Mais maravilhas do óleo de coco

Estava novamente fazendo umas pesquisas sobre o coco, óleo de coco e suas propriedades, quando dei de cara com este artigo – do qual irei transcrever apenas o trecho relacionado a uso nutricional e medicinal.

São novas e maravilhosas descobertas sobre esse delicioso ingrediente!! Alguém topa criar o fã-clube do coco???

Uso Nutricional

O coco é uma árvore da qual tudo se aproveita. No Brasil, o coco é usado verde para beber a água, que é a mais pura, nutritiva e completa bebida que a natureza produz nos trópicos. O ponto ideal para se beber a água coco do verde, é em torno de 6-7 meses depois que os frutos começarem a aparecer. Nessa fase se encontra a maior concentração de sacarose, depois esta tende a diminuir, na medida em que o coco amadurece. O principal constituinte da água, é o potássio, que varia de acordo com a quantidade encontrada nos solos.

A carne do coco maduro é um alimento importante na culinária dos paí­ses tropicais. O leite ou creme obtido do coco fresco ralado, serve como base no preparo de diversos pratos, tanto na culinária doméstica, quanto na comercial. A Bahia é o estado brasileiro onde o coco encontra sua maior expressão.

No processo de extração do óleo de coco, a torta resultante é rica em proteí­na de 18 a 25% e em fibras. Porém, pelo processo de industrialização, que utiliza altas temperaturas, se produz a desnaturação da proteí­na, que não fica adequada para o uso humano, sendo usado para a alimentação de ruminantes. O bagaço resultante da extração caseira do leite ou óleo de coco, por não utilizar o processo industrial, pode e deve ser usado na confecção de bolos, pães, etc., pois ela é rica em proteí­nas e fibras. De fato, em vários Centros de Pesquisa da ͍ndia, Inglaterra, Filipinas e EUA, esforços estão sendo feitos para produzir, para consumo humano, proteí­na, óleo e outros produtos a partir do coco maduro fresco.
A farinha de coco na ͍ndia e nas Filipinas, é preparada a partir da extração do óleo para ser usada na alimentação, especialmente em padarias e merenda escolar, podendo substituir a farinha de trigo e leite, sem gordura em até 5%, sem afetar o valor e a qualidade do produto.

Coco seco é outro produto muito usado na indústria de alimentação. O coco seco, bem processado deve ser crocante, branco, com um sabor agradável e doce do coco. O valor nutritivo é aproximadamente o seguinte: gordura 67,50%, carbohidratos 5,9%, proteí­nas 9,3%, sais minerais 2,4% e fibras 3,9%.

Óleo de coco: para uso doméstico, é preparado a partir do leite de coco fresco esquentado; com o calor, o óleo se separa, então é retirado e coado.

Em ní­vel industrial, é utilizado o processo hidráulico junto com solventes quí­micos.

Óleos ricos em ácido láurico, como o de coco, têm boa demanda na indústria de alimentos e na quí­mica, devido a sua “baixa rancidade”, sua facilidade de derreter e sua habilidade de formar emulsões estáveis e espuma. Esses fatores têm levado o óleo de coco a ser usado como óleo de cozinha, gordura vegetal, substituto de gordura do leite em margarinas, biscoitos, bolos, sorvetes e cremes para bolos, também substituto da manteiga de cacau. Aliado a isso, o óleo de coco tem um maior “grau de digestibilidade”, que qualquer gordura, incluindo a manteiga e isso é devido a seu alto percentual de glicerí­dios assimiláveis (91%). Por isso foi usado como substituto da manteiga, especialmente na confecção de margarina, porém com a introdução de óleos hidrogenados na confecção de margarina e gorduras vegetais, o óleo de coco perdeu seu lugar privilegiado na indústria alimentí­cia, especialmente a partir da preocupação de usar óleos poli-insaturados para evitar as doenças coronárias, por aumento do colesterol. No entanto, estudos feitos com grupos na Polinésia, que utilizam grande quantidade de óleo de coco na sua comida, encontraram uma menor taxa de gordura no sangue que o grupo que consumia uma dieta no estilo europeu. Por isso o consumo de gorduras saturadas ou insaturadas na influência do ní­vel de colesterol no sangue, ou de doenças coronárias, deve ser analisada no contexto geral da dieta e do estilo de vida das pessoas.

Uso Medicinal

A água de coco é usada como diurético. Por seu alto conteúdo em sais minerais, é usada nos casos de diarréia e cólera. Por ser estéril, pode ser usada em caso de emergência para hidratação parenteral (na veia). Experiência nesses sentido foi feita em Bangok, Tailândia.

A água de coco com farinha de arroz, feito cataplasma, é usada na China, em feridas gangrenosas e cabeça de prego (furúnculo).
Em Curaçao, o leite de coco feito na hora e a carne do coco maduro, são usados para matar vermes. O leite de coco é usado, também externamente, para tratar mastites (inflamação das mamas) e erisipelas (vermelhão).

O óleo de coco é usado, com sal, para gripes e garganta inflamada, é também um bom meio para fazer massagem.

A raiz do coqueiro, considerada adstringente, é utilizada para baixar a febre, para diarréias e desinterias; em casos de aumento do fluxo menstrual e em gargarejo para aliviar a dor de dente.

O cabelo de coco, depois de fervido, é efetivo contra diarréias e sapinhos.

No Sri Lanca, as raí­zes são torradas feito pó e usadas como pasta de dente. Também são utilizadas como desinfetante para feridas e para gargarejar nos problemas de boca e garganta.

Se você quer comprar ÓLEO DE COCO EXTRA-VIRGEM, CLIQUE AQUI para entrar em contato comigo e obter mais detalhes!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

32 comentários

  1. Nossa eu também!! Tomo água de coco fresca pelo menos três vezes por semana quando vou correr no parque! O coco é tudo!!!!

  2. Cara Pat, boa noite! Estava fazendo pesquisas sobre os benefícios do óleo de coco e encontrei um artigo seu bastante interessante. Bom, estou consumindo óleo de coco in natura. Estou ingerindo a colheradas, 3 vezes ao dia, após as principais refeições. Já tenho notado os benefícios da ingesta do óleo, em relação às taxas que medem as gosduras e na balança. Além de promover uma verdadeira faxina em nosso organismo, o óleo de coco tem ajudado na queima de gorduras. Sucesso em suas pesquisas.

  3. Olá!trabalho com terapias corporais e uso o óleo de coco natural nas minhas massagens e por eu morar na Bahia, lugar onde tem abundância em coco, consigo comprar diretamente com as pessoas que fabricam por um preço legal mas para as pessoas que não tem essa facilidade procure casas de produtos naturais, que trabalhem com ervas e afins ou grandes mercadões como “Mercado Central” onde se encontra de tudo inclusive produtos e ervas que chegam do nordeste…Outra dica importante é que o óleo de coco puro não se deve “cheirar” diretamente do frasco pois corre o risco de estragar, o ideal é fazer o teste em pequena quantidade na na pele (mão) e conferir se ele esta bom.
    Espero ter ajudado!

  4. ola!onde encontro o óleo de côco?
    andei pesquisando os benficios que o óleo de côco tras
    ao organismo e gostaria muito de esperimentá-lo!!!!

  5. Olá Pat,
    parabens pelo site. Já encomendei seu livro, e estou ansiosa para por em pratica as receitas. Enquanto isso, voce sabe onde posso comprar oleo de coco aqui em belo horizonte?
    desde já obrigada,
    bárbara

  6. Gostaria de saber como faço para adquirir o óleo de coco estra virgem.
    Aguardo resposta.

      1. Pat, por favor, como adquiro oleo de coco confiável em Salvador? Grata.

  7. Izis,tambem moro na Bahia e gostaria que voce me diga onde compra este oleo de coco extra virgem.Muito obrigada! Sou de Salvador.
    estela

  8. Oi, andei pesquisando sobre o oleo de coco que todos falam que é uma maravilha… onde eu posso encontra-lo na cidade de Salvador-Ba, desde de já agradeço.

  9. Resido nos EUA, mas gostaria de saber como encontrar o `Leite de Coco` em Belo Horizonte,MG para minha Mae.
    Sei que leite de vaca e de soja nao mais sao bem indicados para boa saude segundo as pesquisas.
    Nos States compro Leite de Coco em pacotes iguais ao leite de vaca comum.

    Antecipadamente agradeco a colaboracao!

  10. ola vc tem receita com farinha de coco? pode ser feita farofa, ou algo com ela?

  11. Pat,

    Muito legal o trabalho que vc está fazendo.
    como faço para comprar oleo de coco no Rio de Janeiro?

  12. Pat, adorei seu blog………como na região que eu moro tem muito coco……..vou aprender a fazer o óleo eo leite….se vc tiver receitas eu gostaria……..ok?

    obrigada

  13. Olá,
    Moro em Salvador – BA e gostaria de saber como adiquirir óleo de coco extra virgem por aqui.
    Favor enviar informações por e-mail
    lipi.br@gmail.com
    Muito obrigado

  14. Olá Pat,

    Muito legal todo o conteudo sobre o óleo de coco. Veja como desconhecemos as riquesas desse nosso Brasil e a variedade de recurssos naturais que temos disponiveis na natureza e que são tão pouco divulgados e utilizados pela população principlamente para tratamento de doenças cronicas.

    Minha filha mais nova com oito anos desenvolveu esofagite por refluxo. Será que tem alguma contra-indicação o uso do óleo. Desconhecia o óleo antes da consulta que ela fez a gastro pediatra e fico sem saber se posso usar ou não.

    Aguardo orientação,

    Grata e parabens pela iniciativa.

    Vera Patricia

  15. Olá Pat !!
    Adorei tudo que li até o momento. As receitas, dicas e artigos são ótimos.
    Pelo que li em relação ao óleo de coco ele pode ser usado durante a gravidez, é isso ?
    Aguardo sua orientação.
    Abraços,
    Rosi

  16. Olá, Pat, gostaria de saber como adquirir o óleo de coco extravirgem, e tenho uma dúvida: em cápsulas têm o mesmo benefício que líquido?
    Obrigada e parabéns pelo blog, excelente.

    1. Ola Valéria, aqui em SP eu tenho comprado meu óleo de coco na Casa Santa Luzia – e eles vendem através do site também. Eu acredito que o óleo em cápsulas seja o mesmo que é vendido em potes, mas proporcionalmente é tão mais caro, que não acho que valha a pena!

  17. Olá Pat. Estou com problemas em relação ao óleo de côco pois passei a consumí-lo por orientação da minha psiquiatra e gostei muito do sabor… comecei a fazer bolos, arroz, fritar um peixinho para as crianças… enfim, ele teve um ótima aceitação na minha casa… Mas minha mãe e irmã (que assistem muita televisão) estão me alertando a respeito de sérias críticas feitas ao óleo de côco na mídia dizendo que é só modismo e que devemos tomar cuidado com o consumo dele pois pode, inclusive, fazer mal á saúde… Pois é… sua publicacão foi feita em 2008… hoje, em 2012 sua opinião a respeito do óleo continua a mesma? Você tem algum artigo científico, um estudo aprofundado a respeito de seus benefícios só para eu ter conteúdo para argumentar? Obrigada,

    1. Raquel, a minha opinião sobre o óleo de coco continua exatamente a mesma e ao invés de artigos, posso te indicar livros inteiros, a respeito do óleo de coco e a respeito de gorduras saturadas em geral e seus benefícios. Outra prova de que ele é bom, é que ele é usado durante muuuuuuito tempo em diversas culturas tradicionais, em povos sabidamente saldáveis e longevos.

      1. Muito obrigada! Estou saindo agora para comprar meu amado óleo de côco! Amanhã mesmo vou caprichar no almoço… peixinho… arrozinho… tudo com aquele gostinho especial. Gostaria de conhecer os livros dos quais falou… um abraço.

  18. Pat, vc recomenda dar óleo de coco para bebê de 1 ano? Como posso oferecer?
    Obrigado

    1. Caren, como não amamentei, meus filhos tomaram óleo de coco desde os primeiros meses de vida. Primeiro na mamadeira, depois em papinhas e misturados às frutas.

Comentários estão encerrado.