Sorvete de Iogurte

by Pat Feldman on 23/07/2008 · 30 comments

in RECEITAS, Sobremesas, Sorvetes

[ratings]

Iogurte natural integral é um dos itens que considero mais importante numa dieta saudável de verdade. Nós todos, e principalmente as crianças precisamos acima de tudo dos lactobacilos do iogurte, que são fundamentais para uma boa saúde da flora intestinal.

Eu admito que consumo menos iogurte do que acho necessário e do que preciso. Eu acredito que bebês, crianças e adultos deveriam consumir pelo menos 2 xícaras de iogurte por dia. Meu filho consome bastante iogurte todos os dias, misturado ao leite antes de dormir, batido com frutas na forma de vitaminas ou misturado com banana amassada. O intestino do meu filho funciona maravilhosamente bem, desde sempre. Meu marido é um verdadeiro apaixonado por iogurte, come muito, muito mesmo, e também tem o intestino super regular.

Eis que hoje, enquanto eu dava banho no meu filho, me veio na cabeça a idéia de tentar fazer um sorvete de iogurte. Assim que ele terminou o banho e dormiu, eu corri para cozinha ver como prepararia minha nova gostosura. Engraçado ocmo algumas invenções aparecem na minha cabeça nas horas mais “nada a ver”: uma vez sonhei com um peixe ao molho de uvas e no dia seguinte ao acordar fui tratar de ver como prepararia, o frango com crosta de coco apareceu na minha mente durante uma corrida na esteira da academia, o atum com cítricos veio durante o banho de mar e agora esse delicioso sorvete de iogurte enquanto meu filho tomava banho!

Jantamos uma sopa bem gostosa (falo sobre ela outro dia, prometo) – eu avisei ao meu marido que não exagerasse, porque a sobremesa é que seria a estrela da noite. E foi! Uma delícia! Incrível! Acho que a partir de agora eu achei o jeito de aumentar meu consumo de iogurte!

A receita ficou assim:

Ingredientes:

2 xícaras de iogurte natural integral

1 xícara de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de rapadura ralada (você também pode usar mel ou melado de cana, e pode adoçar mais, mas a graça do sorvete de iogurte é sentir o azedinho característico dele)

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e transfira para o recipiente da máquina de sorvete.

Siga as instruções da máquina de sorvete – que eu sempre achei um investimento inútil, e briguei muito com meu marido quando ele resolveu comprar. Hoje em dia, não vivo sem ela.

Se você não tem uma máqina de sorvete em casa, a Tatu do site Mixirica ensina uma forma de fazer sorvete bem prática e sem precisar da máquina. CLIQUE AQUI para ler a explicação dela.

Hoje eu servi o sorvete com bananas carameladas (cozidas até caramelar com uma colher de sopa de manteiga, uma colher de chá de rapadura ralada e suco de meio limão) e castanhas do pará orgânicas picadinhas bem miúdas. Ficou simplesmente divino!!!

Novamente peço desculpas pela péssima qualidade das fotos. Ainda não consegui consertar a minha máquina ou comprar uma nova…

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 29 comments… read them below or add one }

Nilma Fonseca July 24, 2008 at 8:17

Dava iogurte natural feito por mim todos os dias.
Infelizmente com a escola e a apresentação de sabores mais adocicados por lá, ela deixou o hábito.
Verei o que posso fazer para driblar o sabor e novamente adicioná-lo a dieta da pequena.
Esta é uma boa dica Pat!
Abraços.

Reply

Denise July 24, 2008 at 8:29

Olá Pat, essa receita deve ficar otima e acho que vai ser com ela que vou inaugurar minha maquina de sorvete que comprei e deve chegar semana que vem, meus filhos adoram yogurte e banana caramela, achei a combinação mais que perfeita, mais perfeita ainda pq a maquina é sorveteira e yogurteira, tudo de bom né
Beijos
Denise

Reply

Pat Feldman July 24, 2008 at 8:38

Denise!! Que legal essa máquina que é sorveteira e iogurteira!! Você comprou de algum site? Pode nos passar o link? Fiquei super curiosa!!

Nilma, eis o problema ocm o iogurte: ele não é tão doce quanto as cianças se acostumam, então acaba sendo deixado de lado, mesmo sendo tão saudável. A minha dificuldade é essa: eu nunca fui acostumada a coisas azedinhas… Na casa dos meus pais ía açúcar até na banana!!!

Reply

thais saito July 24, 2008 at 12:40

Nossa, que cara mais bonita, a desse sorvete!

Hum……..

Reply

Fran July 24, 2008 at 21:46

Pat, vc como sempre com dicas maravilhosas!! Parabéns, depois que eu fizer venho te contar….

Reply

Jéssica July 24, 2008 at 22:17

receita maravilhosa Pat, parabéns!

Reply

Denise July 25, 2008 at 8:42

Eu comprei no site das lojas americanas (http://www.americanas.com), é da marca Hamilton Beach, não sei se ela tem alguma coisa de diferente das outras sorveteiras para tbem fazer yogurte, só qdo chegar pra eu saber.

Um abraço

Reply

Anamaria July 25, 2008 at 19:18

Pat, amei a receita! Não tenho máquina mas quem sabe se a Denise gostar da que comprou nõ invisto? rs

Minha maior dificuldade aqui no Rio é que não encontro creme de leite fresco :-(

Reply

Adriana July 27, 2008 at 20:37

Olá Pat dei uma olhada em sua com. e gostei mt .Por isso quero fazer parte dela.Sei que não tem nada a ver com os comentários dessa maravilhosa receita acima.Mais eu estou com um problema em relação a temperos,pois uso mt temperos industrializados,já faz algum tempo que quero mudar e em sua com. eu encontrei a solução.Então te peço se não for incômodo por favor me envie algumas receitas de caldos e de outros temperos.Pois sinto que os temperos que uso não me fazem bem.Aguardo sua resposta e desde já agradeço.Bjissss

Reply

Pat Feldman July 27, 2008 at 21:02

Adriana, os caldos eu já tenho a receita deles aqui no site:

caldo de carne
caldo de frango
caldo de peixe
caldo de legumes
caldo de alho

Como temperos eu uso muito sal, pimenta, ervas naturais (frescas ou desidratadas), condimentos naturais, etc. Em cada receita publicada aqui no site eu descrevo os temperos usados.

Espero que ajude!

Reply

Adriana July 28, 2008 at 15:58

Obrigada querida com certeza me ajudou mt.Estou olhando suas receitas,e já achei de tds os caldos,e mts outras que gostei mt.Agora vou colocar em prática,dps lhe conto os resultados.Bjosss

Reply

Maria Chtistina July 31, 2008 at 14:12

Oi Pat,
Passei aqui hoje prá contar que nosso jantar ontem foi a sopa de mandioquinha com shiitake, que meu marido classificou como exótica e raspou a panela e de sobremesa (não vivo sem ela) fiz o sorvete de iogurte avec banana caramelada + castanha de caju. Na dúvida eu optei por escorrer um pouco o soro para ficar mais cremoso e adicionei 4 c sopa de melado, o que para meu gosto ficou no ponto ideal de azedinho – ficou bom demais!

Reply

Pat Feldman July 31, 2008 at 15:31

Uau, quer dizer que o cardápio foi todinho meu?!? E aprovado?!?

Quanta honra!!!!

Que bom que fez sucesso!!

Marido está me cobrando mais sorvete de iogurte, ele adorou. E eu também!! Acho que vou fazer de novo hoje…

Reply

Luciana February 21, 2009 at 15:20

Oi Pat e pessoal,

A sorveteira mencionada acima (Hamilton Beach) NÃO faz iogurte e sim FROZEN YOGURT, que é um sorvete de iogurte, e deve ter havido um erro de tradução das especificações do produto pelo importador. O site original do fabricante tem as informações corretas: http://www.hamiltonbeach.com/kitchen-appliances-ice-cream-makers.html
Eu comprei esse produto para fazer sorvete mesmo (aliás, uma ótima compra), mas achei melhor avisar para ninguém se decepcionar.
[]s

Reply

maria cristina March 2, 2009 at 14:58

Olá Pat
Queria comentar que fiz ontem o sorvete de iogurte, mais como não achei ainda aqui em floripa a fava de baunilha para fazer o extrato natural, coloquei uma colher de sopa de uma cachaça artesanal com gosto de abacaxi que tinha em casa e 1/4 xicara de uvas passas, aaaaaaahhhhh, não vou falar que ficou igual a aquele comprado de uvas ao rhum, não, mais vou te contar que ficou uma gostosura e tanto!!!! Amo iogurte e sorvete ainda mais!!! cremosinho, fresquinho, tudo de bom!!
Obrigada pela receita

Reply

martha March 11, 2009 at 16:19

Oi amiga
Vendo o seu blog e gostando muito, li que você possui uma sorveteira. Só que as receitas que você postou contém açucar e minha glicose está alta. Por acaso tem algumas com adoçante ou só a fruta que não leve açucar?Desculpe o abuso e desde já muito obrigada.

Reply

Patricia Song July 30, 2009 at 22:54

AI MEU DEUS!desse jeito Pat,eu nao saiu da cozinha!!!!e que da gosto cozinhar com suas receitas,saborosas e nutritivas.tenho montanhas de livros de receitas,mas as suas da gosto de fazer,prazer em alimentar minha familia.

Reply

Pat Feldman July 30, 2009 at 23:12

Xará, assim vou ficar muito convencida!!!! Obrigada pelo carinho!!

Reply

Luciana May 18, 2010 at 23:22

Oi Pat,
Gostaria de saber qual a marca de sua sorveteira. Estou doida para comprar uma e não faço idéia de qual escolher.
Beijos,
Lu

Reply

Pat Feldman May 19, 2010 at 6:17

Lu, é marca “genérica”, que comprei nno site da ShopTime há alguns anos atrás. Ela é praticamente igual à sorveiteira da Cuisinart.

Reply

Luciana August 27, 2010 at 12:32

Oi Pat.
Parabéns pelo bebê!!!!
Finalmente comprei minha sorveteira… Amei, mas vou te contar um segredão. O sorvete de iogurte fica perfeito se feito com o cream chease em substituição ao iogurte, já que a consistência fica exatamente igual àquela dos iogo frozens de shopping. Ele demora a derreter e não fica cheio de gelinhos… Eu fiz o meu com uma boa quantidade do cream chease e um pouquinho de creme de leite, uma colher de sopa de extrato de baunilha e rapadura. FICOU PERFEITO!!! Servi com geléia de morango e cereja feita por mim. Usei aquela sua receita de geléia de morango e acrescentei cerejas frescas… FICOU DIVINA!!!

Reply

Pat Feldman August 27, 2010 at 17:24

AI, QUE ÁGUA NA BOCA!!!!!!!!!!!

Reply

danyela January 11, 2011 at 19:43

muito gostoso adoreiiii!!!!!!!!!!!!*-*-*-*-*-*- uma delicia

Reply

Cacilda October 14, 2011 at 9:12

Pat, olá!
Vendo a sorveteria de iogurte do shopping já pensei, será que a Pat tem receita de sorvete de iogurte? Tem tanta coisa boa aqui…

Você acha que com kefir vai ficar muito azedo?

Um abraço,
Cacilda

Reply

Pat Feldman October 14, 2011 at 9:24

Nunca fiz. Experimenta e depois me conta!

Reply

Larissa December 7, 2011 at 22:03

Pat, minha maior dificuldade é achar creme de leite fresco aqui em Recife.
Será que com creme de leite de lata dá certo? Não é a opção mais saudável, mas não vejo outra…
Muito obrigada a você e ao dr. Feldman por terem mudado a minha vida e a da minha família! A vida sem enxaqueca é uma delícia!!
Beijos!

Reply

Pat Feldman December 8, 2011 at 6:47

Larissa, eu nunca fiz com o creme de leite em lata, mas não tenho muita certeza se dará certo…

Reply

Fluvia Maria Barreto April 22, 2012 at 14:28

gostaria de saber sobre a marca da máquina de sorvete? qual a melhor? é muito cara?

Reply

Pat Feldman April 22, 2012 at 21:20

Cuisinart

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: