O que é kefir?

by Pat Feldman on 03/07/2009 · 544 comments

in Alimentação, ARTIGOS, MAIS...

Picture 3Kefir é uma bebida fermentada, normalmente preparada à base de leite. A palavra kefir originou-se da palavra turca “Keif”, que significa “bom sentimento”. O uso do kefir data de muitos séculos em pastores do Cáucaso, que transportavam o leite em bolsas de couro, onde este fermentava num iogurte borbulhante e azedo.

O kefir é uma bebida bastante popular na Russia, que dependendo do grau de fermentação, pode tornar-se inclusive ligeiramente borbulhante e alcoólica. O kefir pode ser obtido a partir de leite de vaca, leite de cabra ou leite de ovelha.

As vitaminas C e B presentes no leite são aumentadas durante o processo de fermentação – seja qual for o tipo de fermentação. Você sabia disso?

Elie Metchnikoff, um biólogo ganhador do prêmio Nobel, do Instituto Pasteur, foi o primeiro a sugerir – em 1908 – que os lactobacilos poderiam neutralizar os efeitos da putrefação no metabolismo gastrointestinal. Ele atribuiu a vida longa e saudável dos moradores do Cáucaso ao seu largo consumo de leite azedo. Nos dias de hoje o interesse pelas pesquisas em probióticos é cada vez maior, e aí se inclui o interesse por bebidas fermentadas como o kefir.

A Cultura do Kefir

Existem dois tipo de kefir:

  • Kefir de água, pequenos grãos transparentes que fermentam em água ligeiramente adoçada
  • Kefir de água, grãos brancos ou levemente beges, que se parecem um pouco com couve-flor amolecida e fermentam o leite

O kefir é uma cultura viva, uma simbiose complexa de mais de 30 tipos de microflora que formam grãos ou estruturas parecidas com a flor da couve-flor no leite. Confome essas culturas fermentam o leite, essas estruturas crescem, criando novos grãos no processo. O verdadeiro kefir, de culturas vivas, é um processo infinito de auto-propagação.

Por conta da presença de tantos microorganismos benéficos, o kefir é considerados por muitos (inclusive por mim!) um antibiótico natural – povoando nosso organismo com bactérias do bem, não sobra espaço para bactérias causadoras de doenças, é uma equação fácil de entender!

Os microorganismos presentes no kefir incluem bactérias do ácido lático, Lactococcus lactis subsp. lactis, Streptococcus thermophilus, Lb delbrueckii subsp. bulgaricus, Lb helveticus, Lb casei subsp. pseudoplantarum, e Lb brevis, uma variedade de fermentos como Kluyveromyces, Torulopsis, e Saccharomyces, bactérias de ácido acético, entre outras. Eles dão ao kefir grandes qualidades, que impedem o leite de ser colonizado por bactérias nocivas. Já foi observado em testes de laboratório que os microorganismos do kefir têm o poder de inibir os patógenos da salmonella e do E.coli.

A cauliflower-like kefir grain

Kefir e Saúde

O kefir temmuitos benefícios à saúde já conhecidos. Ele tem propriedades antivirais e antifúngicas. Tem sido usado como parte do tratamento de uma grande variedade de problemas, como desordens metabólicas, arteroesclerose, alergias, tuberculose, câncer, má digestão, candidíase, osteoposose, hipertensão, AIDS e problemas cardíacos. Você pode até achar esquisito que uma bebida contendo fermentos seja capaz de combater a candidíase, mas o kefir realmente ajuda no problema, restaurando a flora intestinal e porque alguns elementos de sua microflora matam a Candida Albicans. Nem fodos os produtos fermentados são realmente estragados e prejudiciais à saúde.

Além das bactérias benéficas, o kefir contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, principalmente o kefir preparado a partir do leite cru. O kefir é particularmente rico emcálcio, fósforo, magnésio, vitaminas B2 e B12, vitamina K, vitamina A e vitamina D. O triptofano, um aminoácido essencial, é abundante no kefor e é reconhecido por seusefeitos relaxantes do sistema nervoso. Também porque o kefir é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde neurológica, seu uso rotineiro na dieta pode ter efeitos calmantes.

A abundância de enzimas trás ainda mais benefícios, especialmente àqueles que possuem intolerância à lactose. Muitos que não conseguem tomar leite, conseguem consumir kefir e iogurte normalmente, desde que o kefir e o iogurte sejam preparados a partir de leite cru.

  • O kefir é simples e barato de se preparar em casa
  • O kefir restaura de maneira eficiente a flora intestinal, principalmente após o uso de antibióticos
  • Você pode usar o kefir no preparo das mais deliciosas vitaminas, substituindo o leite. As crianças vão adorar!!
  • O consumo rotineiro do kefir melhora a imunidade
  • O kefir é um alimento excelente para grávidas e lactentes

O kefir não é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais. Você ganha o kefir de quem já tem e você doa kefir quando o seu começa a crescer. No momento eu tenho kefir de água numa quantidade que poderia doar para umas poucas pessoas. O meu kefir de leite está bem pequeno, mas acredito que em poucas semanas poderei oferecer também!

Grávidas podem e DEVEM consumir kefir e outras bebidas fermentadas regularmente. Faz um bem enorme para ela e para o bebê!

Como introduzir o kefir na dieta de crianças e adultos?

Algumas pessoas não  acham dificuldade alguma em introduzir kefir e ouros alimentos fermentados em sua dieta, já outras pessoas preferem fazer a introdução de forma gradativa. Algumas pessoas também podem ter algum tipo de sensibilidade à produtos lácteos, mesmo os fermentados, então a introdução do kefir, principalmente o de leite, deve ser feita de forma lenta e gradativa.

Se você toma vitaminas no café da manhã ou na hora do lanche, uma boa idéia pode ser substituir o leite por kefir ou iogurte. Se para você a substituição total, de uma hora para outra, pode soar radical demais, comece usando pequenas partes de kefir ou iogurte para outras tantas partes de leite. Com o tempo o ideal é você diminuir a quantidade de leite e aumentar a proporção de iogurte ou kefir no preparo da vitamina, até que um dia o leite desaparece da receita.

Qual a diferença entre kefir e iogurte?

Tanto o iogurte como o kefir são bebidas à base de leite fermentado por culturas lácteas, porém as culturas no iogurte e no kefir são diferentes. O iogurte tem o poder de manter “limpo” o sistema gastr-intestinal, enquanto o kefr vai além e coloniza de forma efetiva o sistema gastro-intestinal com bactérias benéficas.

No kefir você encontra uma variedade maior de lactobacilos benéficos, alguns dificilmente encontrados em iogurtes comuns. além de tudo o kefir é ainda mais fácil de digerir do que o iogurte, que já é tido como um excelente alimento no auxílio da digestão.

Como usar o kefir?

É comum entre os “criadores” de kefir a doação de parte de seus grãos que vão crescendo. O crescimento dos grão é alimentado pelo leite. Você deve cultivar e cuidar dos grãos diariamente, em troca, a cada dia, você ganha uma bebida mágica, que inunda seu organismo de substâncias e microorganismos maravilhosos!

Quandovocê ganha grãos de kefir, sejam eles de água ou de leite, eles virão embebidos no líquido (água ou leite). A cada dia você deve peneirar esta mistura. O que cai da peneira será a sua bebida, o seu tônico da saúde diário. O que fica na peneira são os grãos de kefir, que você deve lavar em água corrente, colocar de volta num recipiente fundo de vidro e completar com leite. No caso do kefir de água, a água adicionada deve conter uma pequena pitada de mel ou rapadura ralada – é deste açúcar principalmente que os microorganismos se alimentarão.

Não tampe o recipiente do kefir, jamais! Apenas cubra-o com um guardanapo de pano ou uma redinha.

Eu não sei se a explicação assim ficou clara. Estou preparando um peqeuno vídeo para demonstrar melhor o processo!

Como obter o kefir?

Muitas pessoas já têm o kefir, e muitas pessoas o querem, mas por falta de oportunidade não se encontram e a troca não é feita.

Gostaria de fazer deste artigo um centro de troca de kefir, então quem quiser kefir e quem tiver kefir, use os comentários para pedir e para avisar que tem. Não se esqueça de colocar no comentário a cidade em que você está, e no caso de São Paulo, uma cidade tão enorme, inclua em que região da cidade você está.

Se você está em qualquer outro país do mundo, use este espaço também! O site Crianças na Cozinha tem leitores no mundo inteiro!

Ajude a divulgar este espaço de doação/pedidos de kefir colocando o link para este artigo no seu site ou blog!

Referências

Lactic acid bacteria and yeasts in kefir grains and kefir made from them. J Ind Microbiol Biotechnol 2002 Jan;28(1):1-6 .

Inhibitory power of kefir: the role of organic acids. J Food Prot 2000 Mar;63(3):364-9

Antibacterial activity of milk-fermenting bacteria. Vet Med (Praha) 1990 Mar;35(3):187-92

The Caucasus Kefir. Dr. Lee Lorenzen, Biochemist

Nourishing Traditions – Sally Fallon

Achei um “Banco Internacional de Kefir”CLIQUE AQUI para acessar!
Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 525 comments… read them below or add one }

Rosimeire Balog Wancelotti August 19, 2014 at 10:11

Bom dia Pat! Sou paciente e faço a dieta pra enxaqueca do Dr. Alexandre. Ganhei kefir de água semana passada e vim buscar informação com vc. Li bastante aqui pq fiquei preocupada com a questão do açúcar, pois não consumo nem o mascavo, só mel ou rapadura. Agora já sei que é melhor usar a rapadura. Pode me ajudar com as seguintes dúvidas? 1- o kefir de água depois de coado, deve ficar em geladeira? 2- posso consumir quanto eu quiser por dia? tem alguma quantidade adequada? 3- qto de raspa de rapadura para quanto das “bolinhas” de kefir? 4- não consumo leite, pois não consigo leite puro, sendo assim, imagino que eu não possa fazer com leite de caixinha, certo? Entendo que é uma pena pois o de leite tem várias aplicações. 5- se eu consumir só o de água tem o mesmo efeito para a saúde? Agradeço demais sua ajuda. PS.: Outro dia te perguntei sobre onde conseguir cacau puro. Já vi que vc postou que tem da Garoto e outra marca. Vou continuar procurando então nos mercados. Da Garoto imagino que eu encontre. Um beijo. Rose

Reply

Pedro August 30, 2014 at 22:50

Tb quero quefir de Leite.
CEP: 29375-000

Reply

ANSELMO JORGE August 31, 2014 at 21:05

Moro em Ibiúna, SP. Não tenho ‘Kefir’, por favor, quem morar na região ou próximo, prontamente irei pegar. Grato

Reply

Laerte September 15, 2014 at 19:01

Interessados em doação, procurem kefir e probiótico no Facebook e nos grupos do Yahoo..

Reply

rosa kawata September 29, 2014 at 12:40

Boas tarde!!
Alguns anos atrás eu ganhei o kefir de leite, na mudança se perdeu. Agora queria novamente o kefir de leite mas gostaria de ganhar o de água tbém. Estou na cidade de Itatiba-SP -

Reply

dilza September 29, 2014 at 15:56

Rosa, envie um e-m,ail para mim
Dilzaanjoevida@msn,com
eu tenho todos eles
caso queira eu te envio
grata
Dilza

Reply

dilza September 29, 2014 at 16:00

As pessoas que deseja receber o kefir, entre em contato no e-mail
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
SE DEIXAR MENSAGEM AQUI OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL SEM CONTATO NÃO TEM COMO RESPONDER
Tenho kefir de leite e água, combuchá, caspian , e filmjölk
so entrar em contato
não tem fila de espera
Abraços a todos

Reply

Liz B October 2, 2014 at 21:05

Querida, quando vc diz leite cru, se refere a leite de saquinho ou de caixinha sem ferver?

Reply

Pat Feldman October 6, 2014 at 19:03

Liz, o leite cru é o leite que acabou de sair da vaca.

Reply

Scheila Aguiar October 20, 2014 at 9:40

Bom dia!

Gostaria d adquirir o kefir de leite. Estou em Campinas/SP.

Grata,

Reply

LARESSA October 24, 2014 at 22:07

Oi! Moro num Estado distante, Ceará, mas gostaria de saber se poderiam me enviar o Kefir de leite. E tbm podem me informar como funciona e quais os benefícios do Kefir de água?! Obrigada!
Município de Palestina do Norte, Meruoca, Ceará.
Cep:62130 – 000

Reply

dilza October 25, 2014 at 11:53

Laressa, entre em contato atraves do meu e-mail
Dilzaanjoevida@msn.com
dilzaanjoevida@gmail.com

para te passar mais informaçoes e combianar o envio

Abraços
Dilza

Reply

Pat Feldman July 18, 2011 at 20:24

melissa, quero te ver, mas perdi o e-mail que voce me mandou…….

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 19 trackbacks }

Previous post:

Next post: