O que é kefir?

by Pat Feldman on 03/07/2009 · 531 comments

in Alimentação, ARTIGOS, MAIS...

Picture 3Kefir é uma bebida fermentada, normalmente preparada à base de leite. A palavra kefir originou-se da palavra turca “Keif”, que significa “bom sentimento”. O uso do kefir data de muitos séculos em pastores do Cáucaso, que transportavam o leite em bolsas de couro, onde este fermentava num iogurte borbulhante e azedo.

O kefir é uma bebida bastante popular na Russia, que dependendo do grau de fermentação, pode tornar-se inclusive ligeiramente borbulhante e alcoólica. O kefir pode ser obtido a partir de leite de vaca, leite de cabra ou leite de ovelha.

As vitaminas C e B presentes no leite são aumentadas durante o processo de fermentação – seja qual for o tipo de fermentação. Você sabia disso?

Elie Metchnikoff, um biólogo ganhador do prêmio Nobel, do Instituto Pasteur, foi o primeiro a sugerir – em 1908 – que os lactobacilos poderiam neutralizar os efeitos da putrefação no metabolismo gastrointestinal. Ele atribuiu a vida longa e saudável dos moradores do Cáucaso ao seu largo consumo de leite azedo. Nos dias de hoje o interesse pelas pesquisas em probióticos é cada vez maior, e aí se inclui o interesse por bebidas fermentadas como o kefir.

A Cultura do Kefir

Existem dois tipo de kefir:

  • Kefir de água, pequenos grãos transparentes que fermentam em água ligeiramente adoçada
  • Kefir de água, grãos brancos ou levemente beges, que se parecem um pouco com couve-flor amolecida e fermentam o leite

O kefir é uma cultura viva, uma simbiose complexa de mais de 30 tipos de microflora que formam grãos ou estruturas parecidas com a flor da couve-flor no leite. Confome essas culturas fermentam o leite, essas estruturas crescem, criando novos grãos no processo. O verdadeiro kefir, de culturas vivas, é um processo infinito de auto-propagação.

Por conta da presença de tantos microorganismos benéficos, o kefir é considerados por muitos (inclusive por mim!) um antibiótico natural – povoando nosso organismo com bactérias do bem, não sobra espaço para bactérias causadoras de doenças, é uma equação fácil de entender!

Os microorganismos presentes no kefir incluem bactérias do ácido lático, Lactococcus lactis subsp. lactis, Streptococcus thermophilus, Lb delbrueckii subsp. bulgaricus, Lb helveticus, Lb casei subsp. pseudoplantarum, e Lb brevis, uma variedade de fermentos como Kluyveromyces, Torulopsis, e Saccharomyces, bactérias de ácido acético, entre outras. Eles dão ao kefir grandes qualidades, que impedem o leite de ser colonizado por bactérias nocivas. Já foi observado em testes de laboratório que os microorganismos do kefir têm o poder de inibir os patógenos da salmonella e do E.coli.

A cauliflower-like kefir grain

Kefir e Saúde

O kefir temmuitos benefícios à saúde já conhecidos. Ele tem propriedades antivirais e antifúngicas. Tem sido usado como parte do tratamento de uma grande variedade de problemas, como desordens metabólicas, arteroesclerose, alergias, tuberculose, câncer, má digestão, candidíase, osteoposose, hipertensão, AIDS e problemas cardíacos. Você pode até achar esquisito que uma bebida contendo fermentos seja capaz de combater a candidíase, mas o kefir realmente ajuda no problema, restaurando a flora intestinal e porque alguns elementos de sua microflora matam a Candida Albicans. Nem fodos os produtos fermentados são realmente estragados e prejudiciais à saúde.

Além das bactérias benéficas, o kefir contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, principalmente o kefir preparado a partir do leite cru. O kefir é particularmente rico emcálcio, fósforo, magnésio, vitaminas B2 e B12, vitamina K, vitamina A e vitamina D. O triptofano, um aminoácido essencial, é abundante no kefor e é reconhecido por seusefeitos relaxantes do sistema nervoso. Também porque o kefir é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde neurológica, seu uso rotineiro na dieta pode ter efeitos calmantes.

A abundância de enzimas trás ainda mais benefícios, especialmente àqueles que possuem intolerância à lactose. Muitos que não conseguem tomar leite, conseguem consumir kefir e iogurte normalmente, desde que o kefir e o iogurte sejam preparados a partir de leite cru.

  • O kefir é simples e barato de se preparar em casa
  • O kefir restaura de maneira eficiente a flora intestinal, principalmente após o uso de antibióticos
  • Você pode usar o kefir no preparo das mais deliciosas vitaminas, substituindo o leite. As crianças vão adorar!!
  • O consumo rotineiro do kefir melhora a imunidade
  • O kefir é um alimento excelente para grávidas e lactentes

O kefir não é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais. Você ganha o kefir de quem já tem e você doa kefir quando o seu começa a crescer. No momento eu tenho kefir de água numa quantidade que poderia doar para umas poucas pessoas. O meu kefir de leite está bem pequeno, mas acredito que em poucas semanas poderei oferecer também!

Grávidas podem e DEVEM consumir kefir e outras bebidas fermentadas regularmente. Faz um bem enorme para ela e para o bebê!

Como introduzir o kefir na dieta de crianças e adultos?

Algumas pessoas não  acham dificuldade alguma em introduzir kefir e ouros alimentos fermentados em sua dieta, já outras pessoas preferem fazer a introdução de forma gradativa. Algumas pessoas também podem ter algum tipo de sensibilidade à produtos lácteos, mesmo os fermentados, então a introdução do kefir, principalmente o de leite, deve ser feita de forma lenta e gradativa.

Se você toma vitaminas no café da manhã ou na hora do lanche, uma boa idéia pode ser substituir o leite por kefir ou iogurte. Se para você a substituição total, de uma hora para outra, pode soar radical demais, comece usando pequenas partes de kefir ou iogurte para outras tantas partes de leite. Com o tempo o ideal é você diminuir a quantidade de leite e aumentar a proporção de iogurte ou kefir no preparo da vitamina, até que um dia o leite desaparece da receita.

Qual a diferença entre kefir e iogurte?

Tanto o iogurte como o kefir são bebidas à base de leite fermentado por culturas lácteas, porém as culturas no iogurte e no kefir são diferentes. O iogurte tem o poder de manter “limpo” o sistema gastr-intestinal, enquanto o kefr vai além e coloniza de forma efetiva o sistema gastro-intestinal com bactérias benéficas.

No kefir você encontra uma variedade maior de lactobacilos benéficos, alguns dificilmente encontrados em iogurtes comuns. além de tudo o kefir é ainda mais fácil de digerir do que o iogurte, que já é tido como um excelente alimento no auxílio da digestão.

Como usar o kefir?

É comum entre os “criadores” de kefir a doação de parte de seus grãos que vão crescendo. O crescimento dos grão é alimentado pelo leite. Você deve cultivar e cuidar dos grãos diariamente, em troca, a cada dia, você ganha uma bebida mágica, que inunda seu organismo de substâncias e microorganismos maravilhosos!

Quandovocê ganha grãos de kefir, sejam eles de água ou de leite, eles virão embebidos no líquido (água ou leite). A cada dia você deve peneirar esta mistura. O que cai da peneira será a sua bebida, o seu tônico da saúde diário. O que fica na peneira são os grãos de kefir, que você deve lavar em água corrente, colocar de volta num recipiente fundo de vidro e completar com leite. No caso do kefir de água, a água adicionada deve conter uma pequena pitada de mel ou rapadura ralada – é deste açúcar principalmente que os microorganismos se alimentarão.

Não tampe o recipiente do kefir, jamais! Apenas cubra-o com um guardanapo de pano ou uma redinha.

Eu não sei se a explicação assim ficou clara. Estou preparando um peqeuno vídeo para demonstrar melhor o processo!

Como obter o kefir?

Muitas pessoas já têm o kefir, e muitas pessoas o querem, mas por falta de oportunidade não se encontram e a troca não é feita.

Gostaria de fazer deste artigo um centro de troca de kefir, então quem quiser kefir e quem tiver kefir, use os comentários para pedir e para avisar que tem. Não se esqueça de colocar no comentário a cidade em que você está, e no caso de São Paulo, uma cidade tão enorme, inclua em que região da cidade você está.

Se você está em qualquer outro país do mundo, use este espaço também! O site Crianças na Cozinha tem leitores no mundo inteiro!

Ajude a divulgar este espaço de doação/pedidos de kefir colocando o link para este artigo no seu site ou blog!

Referências

Lactic acid bacteria and yeasts in kefir grains and kefir made from them. J Ind Microbiol Biotechnol 2002 Jan;28(1):1-6 .

Inhibitory power of kefir: the role of organic acids. J Food Prot 2000 Mar;63(3):364-9

Antibacterial activity of milk-fermenting bacteria. Vet Med (Praha) 1990 Mar;35(3):187-92

The Caucasus Kefir. Dr. Lee Lorenzen, Biochemist

Nourishing Traditions – Sally Fallon

Achei um “Banco Internacional de Kefir”CLIQUE AQUI para acessar!
Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 512 comments… read them below or add one }

Creuza Balbino daSilva July 14, 2011 at 17:57

O la NElia li seu comentario sobre o kefir de agua e fiquei muito interesada, tenho alergia cronica e preçiso muito desse kefir não posso uzar leite por isso me interessei pelo kefir de água. Gostaria que voçê me doaçe um pouco do seu kefir ficarei muito grata se voçe me faser esse favor é só voçe me falar como entrar em contato com voçe e eu vou buscar aqui vai o meu email creuzabalbinodasilva@yahoo.com.br

Reply

Alessandra July 20, 2011 at 0:08

Oi Pat, tenho intolerancia ao leite e seus derivados e gostaria de saber se o kefir de água poderia ajudar a restaurar minha flora intestinal. Procurei na net informações, mas o de água é pouco conhecido e as informações são vagas(em um deles disse que é possível transformar o de leite em de água). Queria receber o kefir de água sou de Indaiatuba-SP. alessandramtx@hotmail.com

Reply

Pat Feldman July 20, 2011 at 7:39

alessandra, o kefir de água, tanto quanto o de leite, contém lactobacilos que regulam a flora intestinal. eu nao tenho para doar, mas se voce conseguir, pode ser uma boa.

Reply

Cacilda October 2, 2011 at 16:58

Pat, olá!
A “nova cara” do site ficou ótima!
Acabei de redescobrir o kerfir (que conheci na infância como bichinhos do leite). Ganhei e comecei a fazer uso.
Estou pesquisando no seu site para aprender mais sobre o uso.
Me ajuda com uma dúvida, se puder.
Tenho que fazer a troca do leite e lavar os grãos a cada 24 horas, é isso?
Um abraço, Cacilda

Reply

Micheline August 9, 2012 at 17:50

Nunca lave os grãos de Kefir, pois perde a microflora.
Apenas chacoalhe/ agite bem o vidro que deverá estar tampado, coe e coloque num recipiente limpo para nova fermentação.

Reply

Jean P. Carvalho October 23, 2012 at 19:28

Não é necessário, nem recomendado, lavar os grãos do kefir de LEITE; já os grãos do kefir de ÁGUA, estes necessitam de ser lavados sim, nem q. seja de duas em duas trocas…

Reply

Cacilda October 6, 2011 at 10:49

Pat, olá!
Estou amando fazer e consumir cream cheese de kefir.
Estou fazendo para consumo imediato para comer fresquinho.
O que posso fazer com o soro do kefir? Dei uma olhada aqui no site mas não consegui encontrar algum uso para ele.
Um abraço,
Cacilda

Reply

Pat Feldman October 6, 2011 at 11:57

Cacilda, em todas as receitas que uso o soro de iogurte, você pode substituir pelo soro de kefir.

Reply

Cacilda October 6, 2011 at 14:10

Que ótima notícia!
Obrigada.

Reply

Bob October 25, 2011 at 10:43

Moro em Goiânia. Gostaria de receber uma doação do Kefir de Leite, pois é meu sonho fazer uso deste Kefir do Leite porque sei que é muito importante para nossa saúde.
- Por favor, se alguem puder me ajudar a conseguí-los, ficarei eternamente grato.
Meu Email: teobob@msn.com

Reply

Micheline August 9, 2012 at 17:51

No yahoo grupos, tem um grupo chamado fazendo kefir lá tem uma lista de doares na seção arquivos.

Reply

Tiana November 6, 2011 at 13:27

Pat, mnha preofessora querida! Como tá?
Me surgiu uma dúvida, li algumas coisas dizem que a melhor opção é não deixar o ” preparado” , o ” iogurte” do kefir na geladeira dps de pronto. É melhor ou tomar imediatamente ou apenas algumas horas dps. Sendo isso verdade, o que vc falou sobre o soro, usá-lo pra td o q uso o soro do iogurte normalmente. O soro tbm não da pra guardar Patty? Ele perderia assim suas propriedades? Brigadao! Beijo enorme
Ti

Reply

Pat Feldman November 6, 2011 at 17:29

Ti, eu uso pouco o efor, então não é que super entendo do assunto! Mas sei que lactobacilos em geral não morrem fácil, então não acho que há problemas em deixar o kefor pronto por uns dias na geladeira, nem muito menos esperar para aproveitar seu soro.

Reply

Cacilda November 7, 2011 at 14:41

Desculpem-me a intromissão.
O soro eu tenho guardado e usado depois. Sei que ele fica vivo pois uso para deixar grãos de molho e faz espuma durante o período do molho e quando eu mexo na vasilha com os grãos, percebo que solta bolhas gasosas.
Também usei para preparar o chucrute e meu chucrute ficou lindo e gostoso.
Já o iogurte de kefir eu guardo por no máximo dois dias, por que consumo muito e não sobra para guardar mais tempo.

Reply

Ângela Souza November 23, 2011 at 9:13

Bom dia, gente!!!

Será que tem alguém de Florianópolis que poderia me doar o kefir???
angelasouza@gmail.com

Obrigada,
Ângela

Reply

elisangela November 24, 2011 at 0:13

olaaa,sou nova por aqui mas ja gostei,olha queridas criadoras de kefir ,quero muito kefir de leite e de agua se algumas de voces se interessarem pelo meu interesse de ter o kefir ficarei grata moro em sp sao paulo zona leste quem morar proximo de mim me mande um alo pelo meu email (floreselisangela@hotmail.com) abraço a todos.

Reply

Luana Honorio Ferreira November 24, 2011 at 0:28

Ola Pat,
Eu queria saber porque é tão dificil encontrar kefir aqui no Brasil! No EUA se encontra em qualquer pratileira de supermercado e tem inclusive em pó!!! Esses de supermercado ou em pó não são bons?
Consigo cultiva-los? eu estava pensando em trazer de lá!

Abraços,
Luana

Reply

Pat Feldman November 24, 2011 at 4:01

Luana, eu tenho a impressão de que kefir em pó é o equivalente ao “BioRich” para iogurtes – as bactérias da cultura liofilizadas e prontas para dar início a uma cultura. Se for isso mesmo, é ótimo, porque você pode trazer facilmente na mala, iniciar a cultura e até virar uma doadora.

Reply

DILZA April 10, 2012 at 10:50

OI EU TENHO O KEFIR E POSSO ENVIAR PARA QUALQUER PARTE DO BRASIL MEDIANTE PAGAMENTO DOS GASTO DO CORREIO
QUEM TIVER INTEREÇE ME ENVIE UM E-MAIL
COM O ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Reply

Regina Cardoso July 18, 2014 at 1:39

Olá Dilza sou de Campinas,quanto preciso te enviar pra vc me mandar o Kefir?
Obrigada

Reply

Luana November 29, 2011 at 0:04

Pat,
Descobri um grupo no yahoo que discute as vantagens do Kefir, alem de tirar duvidas e dar mais informações sobre!

Também tem um arquivo atualizado toda a semana com os doadores separados por estados, cidades, tipos de kefir que estão doando e se entregam por correio ou só pessoalmente!

Entrei em contato com 2 hj, mas pela organização acredito que deve ser tudo bem certinho mesmo!

Segue o link: http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/

Abraços,
Luana

Reply

Luana November 29, 2011 at 0:07

Que legal! Estava meio apreensiva, mas vou testar! de qualquer forma achei uma lista de doadores aqui do Brasil! coloquei no comentario abaixo. (só agora via a sua resposta para esse rs). Depois que estiver com eles e pegado o jeito viro doadora com certeza! ai venho aqui preencher o formulario ;)

Abraços,

Reply

Edigar November 30, 2011 at 22:41

Olá Pat, vi uma reportagem sobre o kefir no globo repórter, aí comecei a pesquisar e me interessei, sofro de alergias, insonia e problemas estomacais…Faz alguns dias que estou procurando doadores, se alguem tiver e puder doar, estou em Osasco-SP, Zona Oeste, faça contato por email…Desde já agradeço.

Reply

Lucivania Lima December 17, 2011 at 8:13

Olá, gostaria muito de conseguir o kefir de agua e o de leite, estou na zona oeste do Rio de janeiro,obrigada!

Reply

Danny January 8, 2012 at 15:20

Faz alguns dias que estou procurando doadores, se alguem tiver e puder doar, estou em Osasco-SP, Zona Oeste, faça contato por email. Estou procurando tanto de água quanto de leite.
ddfuji@hotmail.comDesde já agradeço

Reply

marina January 21, 2012 at 21:49

ola gostaria de conseguir doacao de kefir, de agua se possivel. estou em sao paulo perto do metro ana rosa, regiao da avenida pauista. se alguem tiver por aqui por favor entre em contato: marinarago.m@gmail.com
obrigada!
marina

Reply

Maevy February 4, 2012 at 11:14

Oi Pat, aquí to eu de novo! Tenho feito iogurte em casa a partir do BioRich, mas me lembro de uma amiga me mostrar uma “mudinha de iogurte” (algo parecido as sementinhas do kefir). Ela não tem mais e não sei como conseguir. Lí nas mensagens acima que vc falou que é possível criar uma cultura através do BioRich. Como posso fazer isso? As vezes eu separo uma pequena porção do iogurte pronto para fazer um novo, mas já peneirei e não achei nada parecido com aquela mudinha.

Reply

Nani February 4, 2012 at 18:35

Por Favor quem estiver no sul aceito doação, moro na serra gaúcha, em Canela. Talvez tenha alguém de Porto Alegre…
meu contato: nani.selestrim@hotmail.com
obrigada

Reply

Nani March 4, 2012 at 19:43

Oi Pat! Fiquei super feliz, pois recebi doação de kefir de água. Mas me surgiu umas duvidas, lembrei logo de te pedir socorro…Posso utilizar mel ou melado no lugar de açúcar mascavo? Que quantidade de água e mel ou melado devo colocar? E quantas horas devo esperar para fermentar? é verdade que a água não deve ter cloro?
Desde já te agradeço!
Um abraço
Nani

Reply

Pat Feldman March 4, 2012 at 21:31

Nani, pelo que sei o ideal é água sem cloro, ou com o mínimo possível. Pode usar mel ou melado sim, o importante é ter algum açúcar para as bactérias do kefir se alimentarem e reproduzirem.

Reply

Jean P. Carvalho August 30, 2012 at 13:17

O mel, por ser antifúngico, diminui a potencialidade do kefir (os tibicos transforma a gordura do meio em q. são cultivados em aminoácidos, liberando tbém alguns fungos e bactérias (benéficos ao organismo); como no mel nenhum fungo ou bactéria se desenvolve, ao se misturar mel ao kefir vc simplesmente diminui o poder probiótico do mesmo. O melado tbém não é muito indicado, embora seja menos pior do q. o mel…

Reply

Nani March 6, 2012 at 9:11

Pat, mas voce saberia me dizer qual a quantidade de açúcar?

Reply

Pat Feldman March 6, 2012 at 11:19

Que eu saiba, uma colher de chá basta.

Reply

Nani March 6, 2012 at 14:08

Obrigada Pat!
beijos

Reply

FLUVIA April 3, 2012 at 14:14

OLÁ. COMO SEI SE O KEFIR DE LEITE FERMENTOU? O LEITE COAGULA? ESTOU FAZENDO MAS NÃO SEI SE ESTÁ CORRETO.

Reply

Pat Feldman April 3, 2012 at 14:30

Ele fica meio com cara de iogurte.

Reply

DILZA April 10, 2012 at 10:56

TENHO KEFIR PARA DOAÇOES PARA TODO TERRITORIO BRASILEIRO
QUEM ESTIVER INTEREÇADO ENVIE-ME UM EMAIL COM O ASSUNTO KEFIR DOAÇOES
PARA MEU EMAIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
ABRAÇOS A TODOS
DILZA

Reply

Cláudia April 30, 2012 at 0:59

Olá.TEnho kefir ,moro na regiao de FLORIANOPOLIS.
Se alguem estiver interessado,entrego pessoalmente…];-)

Reply

maria cristina April 30, 2012 at 10:29

Olá Claudia,

Você tem de leite? Gostaria de receber, já tive, dei bastante e o meu acabou encolhendo e fiquei sem.
Moro na Palhoça, pertinho da unisul, a gente pode se encontrar em Floripa.
Bj

Reply

claudia July 1, 2012 at 17:25

maria cristina.. anota meu numero 48-8410-0506 3 tim 9941-2880
tenho bastante kefir..eles estao enorme..preciso doar eles..se nao vou abacar comendo..

Reply

maria cristina July 1, 2012 at 22:29

Quero sim, amanhã te ligo assim combinamos, obrigada por responder!!

Reply

Christiane September 21, 2013 at 21:01

Olá. eu moro em Floripa e gostaria mt de tentar o kefir pq estou doente desde fevereiro e nada funciona pra mim. Ainda tem um pouco pra mim?
grata

Reply

Eli January 12, 2014 at 13:48

Olá, Sou de Palhoça. Vc ainda tem para doar ? Grata

Reply

Ângela Souza April 30, 2012 at 17:44

Olá, Cláudia, tenho interesse, sim.
Será q vc poderia me dar suas informações pelo meu e-mail, aí a gente combina?!
angelasouza@gmail.com

Grata!
Angela

Reply

jnaína November 17, 2013 at 17:24

Olá!
Você poderia me doar um pouco?!
Moro na Ponte do Imaruim Palhoça.
Seria possivel!?
Valeu!
Obrigada.

Reply

Denise June 25, 2012 at 23:41

Gostaria, de receber o kefir de leite, será que alguem me doaria?

Reply

DILZA June 26, 2012 at 14:35

DENISE ENTRE EM CONTATO ATRAVEZ DE MEU E-MAIL
TENHO KEFIR DE AGUA E DE LEITE PARA DOAÇÃO, COLOQUE NO ASSUNTO KEFIR DOAÇÃO
ATT
DILZA

Reply

Maria Carolina Leme vintecinco July 25, 2012 at 16:12

Há alguns anos eu cultivava os “bichinhos em forma de couve-flor”, bichinhos do LEITE, mas por conte de uma viagem, fiquei fora vários dias, deixei os bichinhos em casa, qdo voltei, eles haviam “morrido”, desde então procuro na internet, com conhecidos etc, uma “muda/ ou colônia” desses bichinhos para reprodução e não consigo achar.
Se alguem tiver esses bichinhos, por favor me mande e-mail, minha Cidade Santa Bárbara e americana são uma unica cidade, fica perto de Campinas e Piracicaba , meu telefone – 19-3026-6889. ficaria muitissimo agradecida se alguem me doasse os bichinhos do leite.
Obrigada
Carolina

Reply

Jean P. Carvalho August 30, 2012 at 13:21

Às vezes achamos q. os tibicos estão “mortos” por não estarem + fermentando – qdo for assim, dê uma lavada neles (ainda q. sejam tibicos “de leite”, se ficaram muito tempo fermentando, é bom dar uma lavada sim), e coloque-os na solução água + açucar mascavo, pois este é o melhor meio p/ “reativá-los”. Pode demorar até mesmo algumas horas p/ q. eles voltem a fermentar, mas, se depois de umas 12 horas eles não voltarem a fermentar (e o tempo não estiver frio), é sinal de q. eles provavelmte estão mortos mesmo…

Reply

@lilibollero August 8, 2012 at 23:43

Pat, tem um erro no seu texto.
Sabe onde vc separa os tipos de kefir? vc repetiu kefir de água – tal, kefir de água – tal que cresce no leite.
na verdade o segundo é kefir de leite!
no mais, consegui grãos e tô aprendendo a cuidar e a tomar… nossa.
mas tenho uma dúvida, o q fazer qnd se precisa viajar? bj

Reply

DILZA GALLO August 9, 2012 at 10:49

OLÁ PESSOAL , QUEM ESTIVER A PROCURA DO KEFIR TENHO O KEFIR DE AGUA E O KEFIR DE LEITE , TAMBEM DISPONIBILIZO DE INUMERAS RECEITAS ELABORADAS APARTIR DO KEFIR PARA O CONSUMO COM MUITO SABOR E SAUDE,
ENVIEM E-MAIL PARA DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
OU LIGUEM PARA 44 9911-3431 DAS 8 AS 18
SAUDE A TODOS
DILZA

Reply

sandra August 9, 2012 at 15:36

Ola boa tarde a todos alguem tem o kefi p me arrumar?Quem tem intolerancia a lactose pode fazer uso do kefir?Aguardo contato meu e-mail:san-ms@hotmail.com

Reply

Jean P. Carvalho August 30, 2012 at 13:12

Contanto q. se tome um kefir de leite bem fermentado, pois aí os tibicos já consumiram toda a gordura do leite (q. provoca a intolerância ao mesmo)

Reply

Jean P. Carvalho August 30, 2012 at 13:10

Os grãos de kefir q. não devem ser lavados – contanto q. estejam apresentando um bom aspecto – são os de leite. Os de água devem sim ser ligeiramente lavados a cada troca (ou ao menos uma troca sim, outra não…) , p/ eliminar as impurezas do açucar mascavo.

Reply

Paulo roberto October 1, 2012 at 10:15

Gostei muito das informações do site, e gostaria de saber se tem alguem de macaé rj tem tenha o kefir de leite ? Um grande abraço a todos

Reply

marly alves barbosa January 20, 2013 at 20:57

oi paulo roberto, eu acabei de chegar da paraiba e consegui lar o kefir, pois eu ja o conhecia antes, viaje e eles morerao, dai fiquei muito tempo procurando, agora encontrei e daqui a duas semanas ja vou ter para dividir,

Reply

FLAVIO GIACOBBE October 23, 2012 at 17:46

Olá.
Moro em Santana de Parnaíba/SP (Alphaville) e gostaria de receber doação de kefir de leite.
Abraços,

Reply

Elaine November 1, 2012 at 11:14

Tenho Kefir do leite para doação, podem me colocar na lista de Doadores?
Elaine Matos , cidade Palhoça-SC, e-mail: nanysc@hotmail.com Só faço doação pessoalmente pois não consigo ir ao correio ok

Reply

Christiane September 21, 2013 at 21:06

Olá Elaine. Eu moro em Floripa. Ainda tá de pé a doação do Kefir?
Grata

Reply

Roberta December 4, 2012 at 19:01

Olá Pat, gostaria de saber se posso fazer o kefir com leite vegetal?
ou por favor se alguém souber me responda…

Reply

chrishina Soraya January 13, 2013 at 22:03

Presciso muito do kefir para saude, que tiver em Goiania por favor me ajude… Quero dois se for possivell.. Agradeço muito que puder me ajudar. tef.. 62 85193194.

Reply

chrishina Soraya January 13, 2013 at 22:04

Presciso muito do kefir para saude, que tiver em Goiania por favor me ajude… Quero dois se for possivell.. Agradeço muito que puder me ajudar. krishina_krishina1@hotmail.com.

Reply

DILZA GALLO January 14, 2013 at 7:25

OLÁ PESSOAL , QUEM ESTIVER A PROCURA DO KEFIR TENHO O KEFIR DE AGUA E O KEFIR DE LEITE , TAMBEM DISPONIBILIZO DE INUMERAS RECEITAS ELABORADAS APARTIR DO KEFIR PARA O CONSUMO COM MUITO SABOR E SAUDE,
TENHO OFERMENTO NATURAL PARA PÃES E TAMBEM O KOMBUCHÁ
ENVIEM E-MAIL PARA DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
COLOQUEM KEFIR NO ASSUNTO

QUE TODOS TENHAMOS UM BOM ANO DE 2013
DILZA

Reply

aline January 17, 2013 at 18:46

ola td bom, gostaria de receber a doação dos kefir como fasso sou de piracicaba ja procurei em tudu q é lugar aqi e ninguem nem sabe o q é isso:( como fasso pra receber a doação vc doua tambem ?

Reply

silvana January 17, 2013 at 20:25

OLA DILZA,BOA NOITE…POR FAVOR VC AINDA FAZ DOAÇOES DE KEFIR,????SE SIM ME AJUDE ESTOU PRECISANDO …ABRACS SILVANA

Reply

DILZA GALLO January 17, 2013 at 22:04

SIM TENHO SILVANA, ENVIE UM -EMAIL PARA MIM , PARA COMBINARMOS O ENVIO DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
ATT
DILZA

Reply

marly alves barbosa January 20, 2013 at 21:02

quem for de macae, pode me mandar email para receber kefir, marly_forever144@hotmail.com

Reply

Emanuela January 22, 2013 at 23:27

Olá Pat! Amei esta pagina e estou muito interessana no Kefir!
Li num comentário acima que é possível fazer o kefir do Bio Rich, tu teria a receita de como consigo isso??????
Muito obrigada desde ja!
Um Abraço! Manu

Reply

Maria January 23, 2013 at 15:20

Olá! Eu queria muito um pouco de kefir…
Moro em Igarassu/PE

Reply

gledson vicentin January 27, 2013 at 16:37

dizem que é possível fazer quefir. com iogurte natural comprado em supermercado sempre adicionando leite no yogurte natural leite em pó melhora junto com leite integral. dizem que eles crescem ; e viram kefir.

Reply

DILZA GALLO February 13, 2013 at 6:39

KEFIR NÃO SE FAZ, NÃO TEM COMO REPRODUZIR AS MESMAS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER O KEFIR , ELES SENDO PASSADOS DE PESSOAS PARA PESSOAS, KEFIR ORIGINAL SÃO KEFIR REAL, QUE CONTEM TODAS AS PROPRIEDADES QUE OS FAZEM SER TÃO BENÉFICOS A NOSSA SAÚDE
QUEM TIVER INTERESE EM RECEBER O KEFIR REAL DE LEITE E TAMBÉM O KEFIR DE ÁGUA ENTREM EM CONTATO
DISPONIBILIZO DE INUMERAS RECEITAS E DICAS DE SAÚDE
ENVIO PARA TODA PARTE DO BRASIL
MEU E-MAIL :
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
OBRIGADA A TODOS
DILZA

Reply

erica February 1, 2013 at 13:47

se alguém tiver grãos de kefir que possa me doar…sou de Brasília – DF.

Reply

Sillmelo Akita February 6, 2013 at 10:57

Passa seu e-mail Erica

Reply

mARCELO June 16, 2013 at 0:59

Silmelo

sou de Brasilia e gostaria receber o Kefir, você ainda tem?
agradeço desde já!

Zug

Reply

monica July 24, 2013 at 16:17

Sillmelo, será que você pode me doar os grãos de kefir? Moro também em Brasília.

Reply

Jacqueline Barbosa January 23, 2014 at 14:38

Olá! Também sou de Brasília e estou interessada em receber o kefir, e assim que tiver bastante prometo retribuir a quem se interessar. Moro na Asa Norte. Obrigada ;)

Reply

Fabiana February 5, 2014 at 21:09

Tambem sou de brasilia e estou interessada em consumir o kefir, alguem daqui pode fornecer?

Reply

Luiz Antonio Ferreira February 10, 2013 at 18:45

Fiquei muito interessado nas propriedades do kefir e gostaria de experimentá-lo, peço a quem o tiver e puder me doar um pouco. Moro em São Paulo, região da Vila Prudente. É só me avisar pelo email que eu retiro. Agradeço muitíssimo e prometo fazer a minha parte na continuidade das doações!

Reply

Andréia February 12, 2013 at 21:20

Olá, já utilizei o kefir há algum tempo e foi ótimo. Infelizmente viajei e os meus acabaram morrendo. Se alguém tiver o kefir de leite e puder me doar um pouco fico muito agradecida. Sou de Belo Horizonte/MG. Meu endereço de email: andreiafatima@gmail.com. Muito obrigada.

Reply

Daniela February 15, 2013 at 14:59

Olá,

Estou em São Paulo, Brooklin (zona sul) e gostaria de receber doação de kefir. Posso retirar em qualquer parte da cidade, e também em Porto Alegre, Curitiba e Joinville. Meu email: danielaprytoluk@hotmail.com

Obrigada desde já.

Reply

JAQUELINE February 16, 2013 at 21:58

oiiiii sou de Petrópolis, Rj e gostaria de saber se vc tem conhecimento de pessoas que doam kefir pro aki?? obrigado desde já…

Reply

DILZA February 17, 2013 at 10:09

Oi Jaqueline entre em contato
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
TENHO KEFIR SE VOCÊ TIVER INTERESSE

Reply

Rosana February 19, 2013 at 14:35

ola, moro em piracicaba se alguém tiver kefir para doar, por gentileza me manda um e-mail p robasaglia@hotmail.com
grata

Reply

Luciléia Oliveira February 22, 2013 at 0:02

Por gentileza se alguem tem kefir para doação me escreva. Moro em suzano/SP. Desde já muito obrigada

Reply

Ana February 24, 2013 at 15:15

Olá!
Alguem para doar no Rio?
obrigada!

Reply

Elisabete March 3, 2013 at 23:21

Olá,

Moro em SP, na região Metropolitana, gostaria de receber o kefir. Alguém poderia fazer a gentileza em doá-lo?

Obrigada,

Reply

DILZA GALLO March 4, 2013 at 7:54

BOM DIA ELISABETE, ENVIE UM E-MAIL PARA MIM, POSSO ENVIAR A VOCÊ, TENHO OS 2 TIPOS DE KEFIR, LEITE E ÁGUA
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Reply

Sillmelo Akita March 8, 2013 at 16:28

Oi Pat, voltei a consumir kefir a 1 ano e meio, mas dei uma pausa por pura preguiça de cuidar deles, daí só colocava leite pra eles não morrerem. ( mas não consumia). Mas depois de conversar com uma amiga médica (e consumidora) ela fez eu “renovar meus votos” com o kefir.
Deixei de fazer o iogurte e agora só estou consumindo o kefir. Até meu marido que nem queria experimentar, agora se rendeu aos benefícios do kefir.
Incrível como ele faz uma limpeza no corpo, me sinto super “leve” quando me acabo num restaurante Australiano (exemplo) e depois quando cehgo em casa tomo um copo de kefir. Muito bom.

Olha, não sei se pode divulgar sites ou grupos, mas encontrei esse pessoal no facebook e no site deles tem uma lista das pessoas que doam kefir no Brasil todo.
Abraços.

http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/10/mato-grosso-mato-grosso-do-sul-minas.html

Reply

Lícia Olivera March 13, 2013 at 11:05

Moro em Salvador-BA e gostaria de obter o Kefir de leite. Como devo proceder?

Reply

DILZA March 13, 2013 at 11:56

OI LUCIA, ENTRE EM CONTATO,
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
TENHO OS 2 TIPOS DE KEFIR

Reply

wagner May 27, 2013 at 14:37

Gostaria de sanar uma dúvida sobre kefir de água! Pelo que sei o PH do organismo fica em toro de 7.4 e o do Kefir é bem mais ácido que isso. Minha questão é se a ingestão do kefir não estaria estimulando mais ainda um ambiente ácido favorável ao surgimento de doenças. Como por exemplo quem tem candidiase e faz o uso de kefir. Grato! Wagner

Reply

Gisele June 4, 2013 at 11:18

Nossa, adorei a explicação eu sempre ouvi falar desse tal de Kefir, mas não tinha idéia de como seria, e adorei os benefícios a saúde, se que alguém tem para DOAR, MORO EM COTIA-SP.

Reply

Eliane June 4, 2013 at 11:32

Gostaria de receber kefir de água e de leite para plantar e depois me tornar doadora. Estou em Brasília DF se alguém puder me contactar por email agradeço…

Reply

Kamylla Gabryella Bührer Rezinni June 6, 2013 at 11:39

Bom dia!

Gostaria muito de receber doação de Kefir de leite.

Moro em São José dos Pinhais no Paraná.

Reply

DILZA GALLO June 11, 2013 at 10:09

QUEM ESTIVER PROCURANDO O KEFIR
KEFIR DE LEITE E ÁGUA
tenho também o kombuchá e o levain
ENTREGO
EM MÃOS NA MINHA REGIÃO OU CORREIOS DEMAIS LOCALIDADES
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
SAÚDE A TODOS
OBRIGADA
DILZA

Reply

Pat Feldman June 11, 2013 at 11:16

O kombucha me interessa, Dilza! Em que cidade/bairro você está?

Reply

DILZA GALLO June 18, 2013 at 18:16

OIIIIIIII

PAT ENTRE EM CONTATO PARA EU TE ENVIAR O KOMBUCHÁ

MEU E-MAIL: DILZAANJOEVIDA @MSN.COM

Reply

Antônio Carlos Gomes August 8, 2013 at 11:36

Oi Dilza. Estou interessado na sua doação. Como faço para recebe-los?

Reply

BRUNA BOZZOLA June 12, 2013 at 12:05

gostaria de kefir,
moro na regão de campinas-sp-brasil
obrigada!

Reply

Francisco June 18, 2013 at 13:31

Olá Pat Feldman.
Após ler os as excelentes matérias ‘Leite – Verdades e Mentiras’ (http://pat.feldman.com.br/2008/08/26/leite-verdades-e-mentiras/) e ‘O que é kefir?’, algumas dúvidas se apresentaram. Você poderia me ajudar ?
Eu resido no município do Rio de Janeiro e por aqui é muito difícil (aliás, diríamos impossível) achar leite que não seja o de caixa Treta Pak (UHT, com estabilizantes citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato monossódico e disfofato dissódico). Pelos menos, é assim no grande centro urbano do Rio de Janeiro, até onde eu tenho ciência.
Estou pensando em fazer o Kefir de leite, não só para tomá-lo, mas principalmente para ofertá-lo diariamente ao meu poodle como parte da Alimentação Natural Crua que ele consome.
Pois bem, na ausência de um leite de qualidade e tendo-se apenas (infelizmente) o de caixa Tetra Pak, pergunto à você :
1.) O Kefir resultante do leite em caixa será tão bom e saudável quanto o seria se fosse utilizado, por exemplo, leite puro de uma fazenda (de confiança, obviamente) ? Se a resposta for negativa, você conseguiria estimar o percentual de perda de qualidade, em relação ao se utilizar leite de boa qualidade ?
2.) Existe a possibilidade real dos grãos de Kefir serem mortos ou “ficarem contaminados” ou prejudicados por conta dos estabilizantes (citrato de sódio, trifosfato de sódio, monofosfato monossódico e disfofato dissódico) que o leite de caixa possui ? Se positiva a resposta, como resolver esse dilema ?
É bem possível que, em relação ao Kefir, outras perguntas se apresentem futuramente.
Abraços,
Francisco.

Reply

Pat Feldman June 18, 2013 at 16:21

Francisco, o que sempre escutei falar – mas nunca confirmei – é que leites UHT não conseguem ser fermentados seja pela cultura do kefir ou pelas culturas de iogurtes comuns. A perda nutricional no leite UHT de qualquer forma é enorme, não sei mensuram para você, mas é considerável.

Reply

Deborah Paula June 25, 2013 at 9:05

Oi Pat, por favor, gostaria de saber se o tempo de fermentação faz diferença no caso do consumo do iogurte para soltar ou prender o intestino. Ouvi dizer q para efeito laxante deve ser ferementado por volta de 12 horas e para prender por 40 hs. Vc sabe? Obrigada

Reply

Pat Feldman June 25, 2013 at 20:02

Deborah, eu nunca soube que o tempo de fermentação faça diferença entre soltar ou prender o intestino, até porque na verdade o iogurte não solta ou prende, ele regulariza.

Reply

DJEINES FERNANDES July 8, 2013 at 20:37

EU TENHO KEFIR PARA DOAR. EU SEMPRE TROCO OS MEUS KEFIR , E RETIRO SÓ OS GRÃOS NOVOS PORQUE CRESCE MUITO RAPIDO. OS QUE SOBRAM EU DOU PRA O MEU CÃO. TENHO PENA DE JOGAR FORA. SE ALGUÉM QUISER…..POSSO DOÁ-LOS.

Reply

Sergio September 24, 2013 at 14:33

Boa Tarde !
Eu tenho interesse, kefir de leite.
Estou em Belo Horizonte.
Desde já agradeço.
Sergio

Reply

Janir July 13, 2013 at 23:46

Gostaria de receber kefir de água, pois tenho alergia a lactose e a glutém, se tiver alguém para doar por favor, eu agradeço muito.
Meu email é abreujanir@hotmail.com
Obrigado

Reply

Antônio Carlos Gomes August 8, 2013 at 11:30

Bom dia Amigos. Moro em Vitória-ES e gostaria de receber uma doação de Kefir.
Obrigado. Antônio Carlos.

Reply

Fabricia August 13, 2013 at 20:18

Olá! Sou de Linhares-ES, gostaria de uma doação de Kefir de água, quem puder me ajudar ficarei grata! Fabricia (fabricia-siqueira@hotmail.com)

Reply

Tinah Lima September 4, 2013 at 10:36

Olá
Eu posso comer os grãos de Kefir?
Abraços

Reply

Pat Feldman September 4, 2013 at 11:53

Sinceramente? Não sei!

Reply

DILZA GALLO September 4, 2013 at 12:20

Olá boa tarde Pat, boa tarde Tinah Lima, boa tarde a todos!
Respondendo a pergunta : “-Pode se comer os grãos de kefir?” – Sim pode e até tenho os incluido em algumas receitas minhas, como farofas e arroz de forma, nas batidas com frutas e sucos naturais;
Mas o consumo diário dos grãos não pode ultrapassar a uma colher das de sopa ao dia.
lembrando a todos que ainda não tem o kefir e deseja receber eu faço doações tanto do de água como do de leite
so entrar em contato pelo e-mail :
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Grata a todos
Dilza

Reply

DILZA GALLO September 4, 2013 at 12:34

Olá Pat, olá Tinah Lima, olá a todos,
respondendo a pergunta: “Eu posso comer os grãos de Kefir?”
SIM!!!
E eu tenho incluido e recomendado as pessoas a incluir em batidas de frutas, sucos e demais alimentos naturais e tambem tenho desenvolvido receitas tais como farrofas , arroz de forno e tantas outras,
porém o consumo diario dos grãos não pode ultrapassar a medida de uma colher das de sopa, os resultados obtidos com o consumo dos grãos superam aos resultados do consumo apenas do liquido coado(leite /água, fermento com kefir

LEMBRANDO A QUEM DESEJAR RECEBE RO KEFIR QUE EU TENHO E ENVIO PARA TODO BRASIL
quem desejar tirar duvidas ou mesmo recebe ro kefir entrar em contato no e-mail:
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
Abraços
Dilza

Reply

Mariane September 18, 2013 at 16:35

Olá!

Moro em Florianópolis e gostaria de receber o Kefir de Leite. Como devo fazer para poder receber?

Reply

elizangela caprio October 4, 2013 at 19:44

quero criar o kefir pois o meu filho de 10 anos tem problemas no entestino para quem poder me doar eu agradeço

Reply

DILZA GALLO October 4, 2013 at 20:52

Elisangela Caprio, eu poso enviar a voce, manda um e-mail para mim para combinar-mos a entrega, voce não deixou nenhum contato
Dilzaanjoevida@msn.com

Reply

marcio October 20, 2013 at 12:52

oi, será que alguem poderia me doar um pouco de kefir de leite, ficarei super agredecido.

Reply

sonia graciela duarte clavijo October 27, 2013 at 15:06

quero conseguir kefir da aguaaaa o a combucha;;;;

Reply

Michele November 5, 2013 at 17:30

Pati, já consumo o kefir de leite, será que posso dar para o meu bebê de seis meses? ele mama no peito e complemento com fórmula. Já coloquei uma colherinha na fruta. Será que posso usar o soro no lugar da agua pra preparar a fórmula? ou mesmo dar um pouco do iogurte na mamadeira pra ele tomar? Como faço com leute de saquinho, fico insegura.

Reply

Pat Feldman November 5, 2013 at 19:35

Michele, eu dei iogurte e kefir para os meus filhos desde sempre, só faz bem! Mas se você nunca deu, comece com poucas quantidades, porque até alimentos saudáveis podem trazer complicação de o bebê (ou mesmo um adulto) tiver uma sensibilidade a ele.
Quanto ao preparo da mamadeira, eu prepararia normalmente e acrescentaria uma colher de sopa de soro ou de iogurte. Simples assim!

Reply

debora November 7, 2013 at 20:29

moro em OSASCO, /SP….Como faço p encontrar

Reply

LUCIANA November 23, 2013 at 21:15

Olá,alguem tem kefir pra doar ,preciso para minha filha de 08 anos que tem Alopecia Areata,uma doença auto imune o médico dela inormou que estudos indicaram que o kefir pode ajudar a fortalecer o organismo dela ,evitando assim qque os cabelos caem por completo.
desde já agradeço!!

Reply

DILZA GALLO November 24, 2013 at 7:00

LUCIANA, ENTRE EM CONTATO PARA QUE EU POSSA ENVIAR O KEFIR PRA VC, VC NÃO DEIXOU CONTATO, MEU E-MAIL PARA VC ENTRAR EM CONTATO COMIGO: DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
TENHA UM BOM DOMINGO

Reply

Gabriela January 6, 2014 at 9:20

Olá, sou de SBC e tenho interesse em receber o KEFIR, se alguem da região tiver disponibilidade, agradeço.

Obrigada

Reply

Norberto Stille February 2, 2014 at 20:51

Oi, gostaria de conseguir uma matriz em forma de um pequeno pedaço de couve-flor, pôs meu pai tinha assim. Consegui os grãos para o preparo de Kefir, mas acho o sabor levemente diferente. Será que estou enganado? Existe outro tipo? Como conseguir?
Agradeço uma resposta.

Reply

dilza February 6, 2014 at 7:33

Quem desejar receber o kefir entre em contato no meu e-mail,
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
Disponibilizo de kefir para envio para todas as regiões do Brasil
Para quem não entra em contato no e-mail ou mesmo não deixa um contato(E-Mail) fica difícil pois não tem como responder
SÓ LEMBRANDO QUE TENHO O KEFIR DE LEITE, KEFIR DE ÁGUA E O KOMBUCHÁ
Grande abraço á todos
Att
Dilza

Reply

CAMILA February 17, 2014 at 14:55

mandei um e-mail Dilza, obrigada

Reply

Joana Darc Silva Guimaraes February 14, 2014 at 16:13

Olá! SouTerapeuta Comunitária, moro em João Pessoa no estado da Paraiba, na região nordeste. Estou muito interessada em usar e distribuir o Kefir.Trabalho numa comunidade carente, faço palestras em sala de espera dando dicas de alimentação saudável. O que preciso fazer para receber o Kefir.

Reply

Alexander Onça February 24, 2014 at 19:29

Olá amigos, faz 9 dias que ganhei uma pequena colônia de kefir de água da qual alimento com açucar maskavo e troco a água todo dia e percebi que ela já está crescendo. Mas de 2 dias pra cá começou a fazer uma espuma forte e com um leve cheiro que não é ruim nem bom. Desde então a água do consumo está um pouco pastosa, mas ainda boa. Gostaria de saber se é normal a espuma. Obrigado.

Reply

dilza February 24, 2014 at 22:16

Sr. Alexander, não é normal a espuma, tente trocar de açucar mascavo,
qualquer duvida entre em contato que estarei a disposição para mais exclarecimentos, Tenho o kefir de água e de leite a mais de 25 anos e talvez possa ajudar em alguma coisa
Att
dilza
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM

Reply

andressa February 25, 2014 at 9:28

ola gostaria de obter o kerfir como posso meu telefone e 04599131425

Reply

dilza February 25, 2014 at 11:46

Andessa, passa teu e-mail , ou envia e-mail para DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
Att
Dilza

Reply

Alexander Onça February 25, 2014 at 13:24

MUITO obrigado, Dilza, vou lhe enviar um e-mail assim que possível. Abraços.

Reply

Pietra Jefremovas February 26, 2014 at 14:11

Moro em Canoas/RS, quero ser doadora de kefir de leite!

Reply

fabio April 2, 2014 at 20:50

Ola tenho kefir de agua e de leite e kombucha a doacao . quem quizer aqui da minha regiao do parana , cianorte ,maringa podera pegar uma muda boa em maos sem precisar esperar ate aumentar a colonia. podera usufruir no proximo dia. Maiores imformcoes pode escrever no meu email ruralshop2@gmail.com

Reply

jaqueline April 9, 2014 at 21:30

Gostaria de receber uma doação de kefir de preferencia de leite, mas se for de água, ta muito bom. e também gostaria de saber o que é kombuchá e pra que serve.
Moro em Rio das Ostras- RJ

Reply

Dilza April 24, 2014 at 8:36

PARA QUEM ESTA PROCURANDO PELO kefir de leite e água
EU ENVIO PARA TODO BRASIL
TAMBEM TENHO
CASPIAN SEA YOGURT, FILMJÖLK E KOMBUCHÁ
ENTREM EM CONTATO COMIGO
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
GRATA A TODOS
DILZA

Reply

marcia milan May 6, 2014 at 11:12

gostaria de receber kefir do leite moro na zona leste cangaiba perto da penha

Reply

Michele May 12, 2014 at 18:23

Pat, vc conhece o CASPIAN SEA YOGURT? será que tem os benefícios do kefir?
Obrigada…bjs

Reply

Pat Feldman May 12, 2014 at 20:14

Michele, cada iogurte é feito com lactobacilos específicos. Todos tem suas vantagens. Maravilhoso se pudéssemos consumir uma boa variedade de culturas lácteas.

Reply

Laís May 26, 2014 at 21:31

Olá, acabei de ganhar uma doação do Kefir de leite, porém os grãos estão muito pequeninos, gostaria de saber se eles estão mortos, se isto é normal e como devo proceder da melhor maneira possível.

obrigada!!

Reply

Pat Feldman May 27, 2014 at 9:13

Laís, pode ser que estejam desidratados apenas. Você deve hidratá-los em água adoçada com mel ou melado e trocar essa água todos os dias por nova água adoçada. A água que você coa contém os lactobacilos e você pode usá-la para beber, para preparar suco verde, para preparar conservas ,etc

Reply

dorothy May 27, 2014 at 14:25

Gostaria de receber kefir. Moro em boa vista, roraima. Meu email é dothy27@hotmail.com

Reply

Lila June 5, 2014 at 12:52

Pat, estou amando seu site e dicas! Conheci a pouco tempo. Moro em Porto Seguro e ficaria tão feliz de encontrar um doador de kefir por aqui… Bjs

Reply

Regina June 13, 2014 at 17:32

Olá,

Gostaria de receber Kefir de água.
Moro em Florianópolis. Alguém poderia me fornecer?
Tentei entrar em contato com a Claudia que postou em 2012 os telefones para doação. Mas, infelizmente, os números não existem mais.
Obrigada….

Reply

dilza June 13, 2014 at 20:20

Regina, entre em contato:
Dilzaanjoevida@msn.com
tenho para envio no começo de semana
Att
Dilza

Reply

robson July 27, 2014 at 16:33

ola gostaria de adiquirer os kefir de agua se puder me ajuda ficarei grato

moro em sp abc paulista

Reply

Rosecleia Delfino July 1, 2014 at 10:43

Bom dia, quero receber doação de kefir. Moro em Curitiba Pr. abraços.

Reply

Jalusa July 3, 2014 at 16:01

Olá, gostei muito do teu site, parabéns!!! Gostaria de conseguir kefir. Moro em Pelotas, Rio Grande do Sul… será que seria possível alguém me enviar?
Obrigada!!!

Reply

maria jose sabino July 20, 2014 at 22:30

gostaria de kefir de leite, moro em diadema, alguém pode me ajudar? já tenho de água. obrigada.ZÉZE.

Reply

maria jose sabino July 20, 2014 at 22:32

ADOREI

Reply

Igor Porto July 31, 2014 at 0:40

Bom dia, gostaria, se não for incomodar, de sugestionar outro blog brasileiro com banco de dados de doadores de kefir e outros: http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2013/09/doar-kefir.html .
Abs.

Reply

Camila August 8, 2014 at 10:59

Olá Paty, moro na Irlanda e aqui encontro kefir pronto no supermercado. Ele também faz tão bem quanto esse preparado em casa? eu bato ele com frutas e fica uma delícia :)

Reply

Pat Feldman August 8, 2014 at 12:16

Oi Camila, quando estive em Portugal também vi kefir pronto para vender. Creio que tenha os mesmos benefícios!

Reply

Pat Feldman July 18, 2011 at 20:24

melissa, quero te ver, mas perdi o e-mail que voce me mandou…….

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 19 trackbacks }

Previous post:

Next post: