Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Raita

Mais um jeitinho gostoso e fácil de incluir o iogurte natural integral na sua rotina alimentar…

Eu já contei em diversas ocasiões o quanto é importante o consumo de iogurte, um superalimento que eu chamo “carinhosamente” de antibiótico natural.

CLIQUE AQUI e veja como você pode preparar o seu próprio iogurte em casa.

A raita (também conhecida como pachadi) pode ser chamada de “salada líquida”, preparada sempre  à base de iogurte e pepinos, além de especiarias variadas. É um prato leve e extremamente saudável, que pode ser oferecido inclusive a bebês muito novinhos – principalmente se for preparada com ingredientes orgânicos.

As ervas especiarias mais comuns no tempero da raita são:

  • coentro (folhas e/ou sementes)
  • cominho
  • hortelã
  • pimenta cayena

A raita pode ser simplesmente iogurte natural integral, pepinos e condimentos, mas pode também ser incrementada com outros ingredientes. Os mais comuns são tomates, pimentões, cenoura ralada e até beterrabas. Use a criatividade e crie a sua receita de raita!

Meu marido adora comer raita pura – como acabou de devorar agora no jantar (não deu tempo nem para uma foto…), meu filho comeu raita no jantar dele também, acompanhada de ossobuco desfiado, cenouras cozidas e um poquinho de arroz integral. A raita é realmente excelente para acompanhar carnes, já que por conta do iogurte e das enzimas do pepino cru, facilita a digestão.

A raita é similar a um prato muito tradicional da culinária grega, a Tzatziki (em grego: τζατζίκι)

A minha receita de hoje ficou assim:

Ingredientes:

4 pepinos médios sem sementes picados em cubinhos (eu tenho usado o do tipo holandês, que acho sempre na feira de orgânicos e acho o pepino mais saboroso. Se o pepino for orgânico, você pode usá-lo com a casca, caso contrário, descasque)

2 tomates orgânicos sem semprentes e picados

2 colheres de sopa de azeite extra-virgem

1 1/2 xícaras de iogurte natural integral (ou mais, caso você queira a salada mais líquida)

1/3 de xícara de cebolinhas picadas

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de sopa de cominho em pó

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes numa travessa de vidro ou porcelana e mexa bem para que os sabores se misturesm.

Leve à geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.

Esse prato ainda estárá bom após dois dias na geladeira, mas eu sinceramente duvido que dure tudo isso!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Uma dúvida nada a ver com o texto. Existe algum jeito de substituir nas receitas o trigo branco por integral? Eu li em algum lugar que não daria para ser uma substituição simples (por exemplo 1 x de trigo, por 1 x de trigo integral), então queria ver se vc sabe como posso fazer isso…
    Outra dúvida, lembro do seu post sobre a importância de deixar os grào de molho (agora o feijão fica 2 dias, rsrs, e sai gás a beça, o arroz fica bastante tb), para receitas em que vão farinhas, isso tb é necessário?
    Ainda sobre o molho, vc coloca iogurte, né? é realmente necessário? ou se deixar mias tempo nào precisa?
    Muito obrigada!
    E ai? Como vai o barrigào? contagem regressiva?
    Bjoks’
    Paula

  2. PAt, vc poderia esclarecer no texto que podem comer o prato bebês “muito novinhos” mas com mais de 6 meses, né, antes disso só leite materno!
    bjs

    1. Luciana, eu não falei a partir de 6 meses, porque isso me parece tão óbvio, que achei que nem era necessário! Vou corrigir mesmo assim, tá cheio de mamães distraídas por aí!!

  3. Oi Pat, estou passeando por aqui, essa receita aqui na Bulgaria se chama Tarator e eh famosa em todo o leste europeu, com variantes pela Romenia, Bulgaria, Albania, Macedonia e Turquia. Eh feita de iogurte diluido em agua, pepino cortadinho em cubinhos, temperada com muito endro ou dill (folhas cortadinhas) e alho cru esmagadinho. Sal e mais nada. Eh servida como sopa fria em dias quentes de verao. No inicio eu estranhei, pq so tinha provado em restaurantes feitos com Iogurte Danone horrivel, mas depois que provei uma caseira adorei e tb passei a fazer em casa as vezes. O Iogurte Comercial do Oeste do mundo aqui eh abominado por nao conter sabor nenhum e nem as cepas corretas de lactobacilus que comntem os iogurtes tradicionais de marcas nacionais daqui. Pra quem nao sabe o iogurte nasceu na Bulgaria, e eh feito predominantemente por uma cepa chamada Labtobacillus bulgaricus.

    1. karen, estou amando teus comentários búlgaros. marido tem origem romena, aí pertinho, por isso alguns pratos pub;icados aqui tem essa origem.

Comentários estão encerrado.