COMPRE DA PAT! Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS Sobremesas

Biscoitos de castanhas do Pará

[ratings]

[print_link]

Essa semana aconteceu de abrir a minha geladeira e descobrir que toda a castanha do Pará que eu andei comprando nas últimas semanas ficou esquecida lá no fundo… Sem problemas, porque guardada crua na geladeira ou freezer, a castanha dura bastante.         

Ainda assim, ver coisas demais guardadas, quando poderiam ter um ótimo uso, me deixa totalmente impaciente. Juntando o fato de estarmos em época de festas e eu adorar a idéia de presentear com lindos saquinhos de biscoitos, fui tratat de achar uma boa receita de biscoitos (ou cookies, como muitos já emprestaram do inglês). Achei a receita perfeita, que além de muito fácil de fazer, é saudável e gostosa (na verdade a receita original leva adoçante artificial e cream cheese industrializado – eu adapeti para que ela ficasse totalmente natural e deu certo).

Ingredientes:

225 g de cream cheese caseiro (CLIQUE AQUI para saber como prepará-lo)

1/2 xícara de manteiga ou óleo de coco extra-virgem à temperatura ambiente (CLIQUE AQUI para saber mais sobre o óleo de coco extra-virgem)

2 xícaras de farinha de castanhas do Pará crocantes (CLIQUE AQUI para saber como fazer castanhas e nozes crocantes – para obter a farinha é só bater as castanhas prontas no liquidificador até que elas estejam completamente pulverizadas

3/4 de xícara de mel ou melado

1 xícara de castanhas do Pará picadas grosseiramente

raspas da casca de um limão ou uma laranja (orgânicos, de preferência)

1/2 xícara de gotas de chocolate (opcional)

Modo de Preparo:

Com o auxílio da batedeira, misture bem o cream cheese caseiro e a manteiga até obter um creme uniforme;

Junte os demais ingredientes e tranfira para mini forminhas untadas e enfarinhadas.

Asse em forno médio por cerca de 10 a 15 minutos, até que os biscoitos comecem a dourar.

Tire do forno e os deixe esfriar nas próprias forminhas.

Sirva morninho mesmo ou conserve-os em geladeira num pote hermeticamente fechado.

Eu achei os biscoitos deliciosos, porém um pouco doces demais – próxima vez pretendo usar apenas meia xícara de mel e ver se dá certo. Eu já esperava por isso, achei que os biscoitos ficaram um pouquinho quebradiços. Não sei se tenho como melhorar isso, mas não chega a ser um problema desde que você tenha um pratinho por perto para não sujar a casa toda!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

Comentários estão encerrado.