Alimentação AMIGOS ARTIGOS Dr. Alexandre Feldman

Cuidado Com As Galinhas!!

galinhaorganicaPor Dr. Alexandre Feldman

Existem muitas diferenças entre os frangos naturais e os produzidos industrialmente. Distantes do seu habitat natural, os frangos superconfinados nos criadouros industriais ficam mais propensos a contraí­rem toda a sorte de doenças.

Daí­ o uso rotineiro, diário, de antibióticos.

Os antibióticos, além de matarem os germes, são utilizados para engordar os animais (Hays VW. Effects of antibiotics. Growth Regulation in Farm Animals – Pearson, editor: páginas 299-320). O mecanismo de ação consistiria na desregulação de hormônios responsáveis pelo controle do metabolismo, de modo a resultar no ganho de peso.

A prova definitiva de que os antibióticos podem engordar vem da medicina, uma vez que médicos podem utilizá-los exatamente para esse propósito (Vigano A, Watanabe S, Bruera E. Anorexia and cachexia in advanced cancer patients. Cancer Surveys 21: 99-115).

É óbvio que se uma droga é utilizada deliberadamente por médicos para causar o ganho de peso, a mesma droga poderá produzir efeitos similares caso um ser humano se exponha a ela a partir de uma fonte alimentar, como o frango que utilizou a droga. Vale lembrar que neste caso, doses baixí­ssimas já são suficientes para provocar este efeito.

Imagine uma indústria que cria e vende frango para o abate. Sendo a alimentação desse frango uma de suas maiores despesas, o lucro será diretamente proporcional ao peso final dos animais no dia do abate. Quanto maior for a despesa na alimentação dos frangos, menor será o lucro.

Portanto, não é de se surpreender que a indústria do frango tenha desenvolvido e esteja utilizando, há muito tempo, potentes substâncias quí­micas sintéticas para forçar o ganho de peso.

Por exemplo: desde 1976, o aumento no uso de aditivos alimentares promotores do crescimento, além das técnicas de criação seletiva e dietas antinaturais com alto teor de proteí­nas/aminoácidos reduziu em quase 40% a quantidade de alimento necessária para produzir animais de 2 kg (Turner J: The welfare of broiler chickens – an analysis of the European Scientific Committee report of March 2000. Compassion in World Farming Trust, 2000).

O modo de ação dessas substâncias é através do aumento da eficiência da alimentação. Em outras palavras, elas alteram o metabolismo do animal de modo que uma quantidade menor de alimento renda bem mais.

Os animais que ingerem tais produtos quí­micos na sua alimentação acabam ganhando mais peso que animais não tratados, mesmo que esses animais não tratados estejam se alimentando mais (Hancock JF: Effects of Estrogens on Animal Growth, no livro Growth Regulation in Farm Animals, Pearson AM editor, Elsevier Applied Science, London, 1961, página 267).

Em termos puramente econ6omicos, faz todo o sentido. Mais peso por menos alimento. As despesas com alimentação se reduzem e o lucro aumenta, uma vez que o produtor consegue diminuir o preço de mercado.

Porém, após serem vendidos, estes animais são ingeridos por nós, e tudo o que eles ingeriram é incorporado ao nosso organismo, podendo alterar, por sua vez, o nosso metabolismo, resultando no mesmo efeito “engordativo”.

Tal efeito é provocado por alterações nos nossos centros cerebrais de apetite, de modo que acaba se ingerindo mais alimentos que o necessário (Baptista T et al: Mechanism of the neuroleptic-induced obesity in female rats. Progress in Neuropsychopharmachology and Biological Psychiatry 22: 187-98).

Outro possí­vel mecanismo é a redução da capacidade do organismo em metabolizar os alimentos ingeridos (Gawecki J et al: The effect of poisoning with dithane M-45 on oxygen uptake and energy balance in adult rats. Acta Physiologica Polonica 27(2): 169-74).

Outro mecanismo ainda, e talvez o mais importante, ocorre, possivelmente, através da diminuição da capacidade de metabolizar as gorduras armazenadas (Trankina ML et al: Effects of in vitro Ronnel on metabolic activity in subcutaneous adipose tissue and skeletal muscle from steers. Journal of Animal Science 60(3): 652-8).

É bom lembrar que estamos passando por uma verdadeira epidemia de obesidade, atingindo principalmente as classes mais baixas. O efeito final da ingestão de frangos alterados é o mesmo que o de tomar hormônios em doses cavalares.

Só o nome “hormônios” é trocado, eufemisticamente, por “fatores de crescimento”.

Lembrem-se: enxaqueca e desequilí­brio hormonal possuem í­ntima relação!

Infelizmente, muitos de nós estamos, literalmente, comendo estes fatores, que possuem um efeito similar ao hormonal tanto nos frangos, quanto nos seres humanos.

Não adianta fugir do fato que na Natureza, um frango após quase dois meses ainda é um pinto gigante ou um mero franguinho, muito diferente daquele resultante de manipulações genéticas e drogas que nós incorporamos nos nossos organismos.

A dica deste mês é: fuja do frango industrial. Procure produtores orgânicos certificados ou alguma pessoa que cria frango artesanalmente. Pode sair mais caro, mas com certeza a sua saúde vale o preço.

Coma carne de peixe à vontade e, ao contrário do que você pode ter ouvido falar ultimamente, comer carne bovina com moderação faz bem. Que me desculpem os vegetarianos. Já existe no mercado o boi orgânico. Para maiores informações sobre boi orgânico, acesse http://www.planetaorganico.com.br/boiverde.htm
Mais informações no site www.enxaqueca.com.br

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

38 comentários

  1. Artigo muito bom!!
    É engraçado como vivemos em um paradoxo. Pois se compararmos a alimentação de "antigamente", a qual era constituída de alimentos caseiros e farta em colesterol e gordura saturada, com as dos dias de hoje, que existem soluções tecnológicas para melhoramentos/substituições de todos os tipos, deveríamos estar muito mais saudáveis. Porém, não é o que ocorre. Infelizmente para termos essas "maravilhosas soluções tecnológicas" são adicionadas muitas "porcarias" nos alimentos , e quando pensamos que estamos ingerindo um alimento teoricamente saudável, na verdade ele é muito pior que o alimento tradicional pois traz diversas substâncias tóxicas, cancerígenas,dentre outras.
    Ainda bem que existem pessoas mais esclarecidas e dispostas a passarem o conhecimento!
    Obrigada!

  2. Oi Paty….Já que vc tocou neste assunto… aonde vc compra suas galinhas ou frangos?
    Não sei onde comprar.
    Acabei de ler tb sobre a carne e descobri que o boi orgânico, que costumo comprar por indicação do Dr alexandre, não é assim tão inifensiva e que seria melhor comprar a carne orgânica… mas, tb não sei onde encontrar.
    Você poderia me ajudar nestas buscas?

    obrigada,
    Beijos
    lucieni

    1. Lucieni, eu tenh comprado frango da Nhô Bento,que não é orgânico, mas é caipira – a gente nota pela cor da gordura dele, que é mais amarelada, e pela consistência da carne, que é bem mais rígida.A carne de boi eu também desisti de comprar da orgânica, primeiro porque é difícil de achar e depois porque também ouvi "aqui e ali" que não é tudo isso – os animais parecem ser criados em confinamento, e eu já vi carnes orgânicas em péssimo estado de conservação em 2 ou 3 pontos de venda diferentes.

      Tenho comprado minha carne num açougue em Santa Cecília, pertinho do consultório. Não é orgânica, mas eu dou uma chance para a carne brasileira "sem grife", já que aqui no nosso paísainda temos muito boi criado em pasto a maior parte do tempo. Estou contente com a carne porque vejo os donos do açougue sempre por lá, de olho em tudo, vejo chegar carne fresca mais de uma vez por semana e vejo os funcionários sempre uniformizados, tudo limpo e bem cuidado, mesmo sendo lá um simples açougue de bairro.

      1. Oi Pat. Onde consigo encontrar esse frango?? Nunca vi esta marca em mercado algum…..

        Obrigada

  3. Oi, Pat. Adorei seu blog e como vc pede ao lado, já coloquei um link no meu e vou divulgar sim, rapidinho. Abraços, Valquíria.

  4. Olá,

    Por estas e outras estou iniciando uma criação de aves; veremos o que darão nossos casais de galo/galinhas caipiras; galinhas d’angola, patos e coelhos.
    E se tudo der mais certo ainda, quem sabe teremos no futuro um casal de perus e bode/cabra; afinal, tenho que alimentar 9 rottweilers (tenho planos futuros de eliminar a ração) e 2 criancinhas carnívoras…

    Beijo,
    Cris

    1. Cris, eu quero ser a primeira cliente, principalmente se você resolver incluir perus caipiras na tua criação. Eu adoro peru, mas de granja e temperado, que é SÓ o que tem no mercado, eu me recuso a comer!!!

  5. Pat, eu havia pensado em criação para uso próprio mesmo – tipo economia de subsistência. Neste mundo de hoje tão maluco, com ‘n’ restrições para se fazer qualquer coisa fora do ‘padrão’; sem contar o fator anti-econômico para pequena produção, sobretudo isenta ou com poucos grãos.
    Eu também gosto muito de peru caipira. Pela inexistência de tal bicho faz muitos anos que não como.
    Estou estudando a viabilidade de manejo saudável, pois é um bicho caro e que exige cuidados especiais (por ser frágil???) – segundo informações que me passaram.
    Vamos ver, conforme for quem sabe um peru no final do ano???

  6. oi Pat, e o frango da Korin, será que é mesmo tudo isso? Parei de comer carne há alguns meses mas sinto muita falta, andei pesquisando sobre o Organic Beef, o que você sabe sobre ele? Bjs obrigada amei o site!

    1. Eu não gosto do frango Korin, prefiro um caipira de verdade! No caso do frango, peixes e carnes em geral, é mais importante que eles sejam criados soltos, em seu habitat natural, comendo o que naturalmente comem (e não rações industrializadas), do que serem orgânicos.

  7. Obrigada pelo artigo. Ja’ tinha conhecimento sobre isso (como leiga critica mesmo…), mas ai’ esta’ tudo explicadinho! Parabens.

  8. Eu sou Silvia helena, massoterapeuta de Angela de araruama, ela me emprestou o seu livro, porque ela sabe que sou muito ligada em alimentação natural. parabens o livro é demais em 2 semana eu já perdi peso,eu quero em breve fazer uma consulta com você. a onde eu encontro Wheyprotein,oleo de figado de bacalhau. Parabens porque vc esta uzando um dom divino que é a medicina para o Bem, Obrigado até sempre.

  9. gosto muito de frango mas minha mãe deixou de comprar por causa das quimicas que existem no frango de supermercado so como galinha da terra criada por minha familia

  10. Pat muito bom artigo não sabia que frango de supermercado era assim
    agora vou procurar comprar frango de quintal minha mulher tem nojo pq diz q eles comem tudo que aparece na terra.
    acho que é natural e vale apena.
    Quanto a margarina semppre achei q era saudavel agora vejo que ñ é bem assim e vou mudar

    abração
    david
    Salvador Bahia

  11. Pat,

    Qual seria a alimentação ideal para criar frangos, visto que no Brasil o milho e a soja é transgênico ? Frangos soltos em quintais de terra é claro teriam alimentos suficientes para se nutrir ?
    Vi na embalagem de ovos caipiras que eles citam a alimentação da galinha, mas cita soja e milho dentre outros.

    Obrigada!

Comentários estão encerrado.