Alimentação ARTIGOS Projeto Crianças na Cozinha

Crianças na cozinha – O que elas aprendem cozinhando?

O que crianças na cozinha podem aprender?

Cozinhar é uma coisa que as crianças gostam quase tanto quanto comer. Elas adoram o processo todo de medir ingredientes, adicioná-los, criar formas, cores e texturas inusitadas e depois comer aquilo que produziram com tanta alegria. Até mesmo muitos adultos adoram ver prontas suas invenções culinárias, principalmente quando são elogiadas (ai, eu adoro ganhar elogios pelas minhas comidinhas!). Crianças na cozinha é sinônimo de diversão e aprendizado!

As crianças na cozinha nem se dão conta do quanto estão aprendendo em meio a tanta diversão. Se você se perguntar o que exatamente elas estão aprendendo enquanto cozinham, talvez você se surpreenda com a quantidade de informações úteis que elas absorvem lavando, medindo ou cortando ingredientes, cozinhando ou assando – com você ou sozinhas, neste caso os mais velhos.

Sem contar o fato de qua quando cozinham, ou ao menos ajudam na cozinha, as crianças ficam muito mais receptivas a novos sabores e texturas. Aceitam mais variedades de alimentos. Ótimo!

Matemática:

  • Contar
  • Fracionar
  • Medir (volume)
  • Pesar
  • Sequenciar (o que vem em 1o., 2o., 3o., etc)
  • Formas
  • Cores
  • Resolução de problemas, caso algo dê errado

Leitura:

  • Melhora a capacidade da criança em ler – ela pode e deve ler receitas
  • Incrementa o vocabulário

Ciências:

  • Aprende os diferentes grupos alimentares
  • Aprende a experimentar
  • Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
  • Crescimento dos alimentos
  • Alterações nos alimentos durante o cozimento
  • Desenvolve os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
  • Observa processos de fermentação, fervura, etc

Geografia:

  • Receitas típicas regionais (e se você tiver um mapa-mundi em mãos, pode mostrar onde se localiza cada país das receitas em questão)
  • Tipo de solo adequado para cada tipo de alimento (também pode ser mostrado em mapas, as crianças adoram!)

Artes:

  • Criação
  • Criatividade, inventando suas próprias receitas

História:

  • Receitas históricas – associar o período em que a receita foi criada/consagrada com fatos históricos ocorridos na mesma época
  • Receitas de família – a criança aprende suas próprias tradições familiares, a sua história familiar

Saúde:

  • Com comer de forma saudável
  • Como escolher ingredientes mais saudáveis

Boas maneiras:

  • Responsabilidade
  • Bons modos à mesa
  • Segurança
  • Limpeza
  • Trabalho em equipe
  • Compartilhar
  • Melhorar a auto-estima

Coordenação Motora:

  • Picar, misturar, bater, triturar, pulverizar, enrolar, etc ajuda a desenvolver a coordenação motora

Crianças na cozinha sempre!

É realmente incrível pensar em como uma única atividade reúne tanto ensinamento, além de ser uma diversão e tanto entre pais e filhos. É uma oportunidade que não deve ser perdida! Se você não leva jeito para cozinhar, que ao menos descasquem e piquem frutas juntos, ou batam uma vitamina no liquidificador.

Os pais têm muito a aprender com seus filhos também – eu aprendi a comer quiabo!!!

LEIA AQUI outras razões para que você cozinhe com seu filho de vez em quando.

Livros de receitas

Você pode aprender e ensinar ainda mais com minha coleção de livros de receitas. CLIQUE AQUI, conheça os títulos e escolha os que mais te agradam. Todos eles estão disponíveis em arquivo PDF e alguns deles estão disponíveis também em versão impressa.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

34 comentários

  1. Pat, este artigo é realmente maravilhoso e importante para todos. Tanto para os pais quanto para os filhos, que aprenderam desde pequeno o valor de tudo.Até o de praticas do dia a dia como o estudos e assim saberão para o futuro no não terão tantas dificuldades.Beijos
    Luciane

  2. OI!! Ví seu blog na comunidade, alimentando seu filho amei!!! Você é uma pessoa bem criativa e com muita disposição a escrever, posso te linkar nos meus blogs?!

    Um grande abraço!

  3. Amei o artigo sobre o que as crianças aprendem cozinhando. Parabéns! bjs.

  4. Oi Pat. Criança aprende muito mesmo na cozinha. Muito legal.
    Queria falar com você sobre a mensagem que me deixou no blog.
    Também acredito na alimentação natural, feita em casa. Tanto que meus últimos posts aqui no blog foram de receitas para se fazer em casa. Na revista também damos receitas assim. Visite nosso site para você nos conhecer melhor. Beijos

  5. Eu e meu filho (de 6 anos) adoramos fazer coisas juntos na cozinha. Não cozinho muito, porque trabalho fora, mas sempre reservo um tempo (ao menos 1 vez por semana) pra prepararmos biscoitinhos pro lanche dele (que ele leva todo orgulhoso pra escola, usando forminhas de bichos e tal…), um bolo (sendo a parte predileta a de lamber a vasilha) ou uma salada de frutas. É o que vc disse no post: nem que seja pra ajudar a organizar as frutas no pote, colocar uma cobertura, o importante é participar, fazer daquele momento em dupla um momento agradável.
    Acho este blog muito bacana! Abraços!

  6. Na escola, as minhas filhas têm aulas de culinária onde exploram tudo isso que você mencionou. É muito legal, elas adoram! :-)

  7. Ola Pat, adoro seu site!
    E com certeza concordo com o que foi dito ai em cima! Inclusive acredito que as escolas deveriam incentivar maia hábitos saudáveis através de aulas de culinária na própria escola!!! Você não acha???

    beijos

  8. Olá Pat!
    Aqui em casa gosto de fazer pães, o meu filho gosta de ajudar e ele adora fazer formatos diferentes de pão.
    Outro dia ele fez uma tartaruga e uma aranha. Ficou muito bonito e até tirei fotos dele com “sua obra de arte”.
    O meu filho também gosta de ajudar a fazer bolo.
    Agora ele aprendeu até fritar ovos (com minha supervisão, é claro).
    Nós adoramos este momento que passamos juntos na cozinha.

    Abraços

  9. Olá Pati…
    Desta vez não pude deixar de comentar seu artigo.
    Sou nutricionista também e trabalho com nutrição infantil, alimentação escolar e culinária. Admiro muito seu trabalho e sempre dou uma olhadinha no seu blog.
    Hoje especialmente resolvi comentar pois todos os ensinamentos que você coloca sobre a culinária eu tenho falado, repetido e principalmente experimentado com as crianças das escolas onde trabalho.
    Este ano, especialmente, estou desenvolvendo um projeto de culinária durante todo o ano em uma escola (veja um vídeo no meu blog: http://ellementar.blogspot.com) e também de iniciação culinária com algumas turmas. É maravilhoso mesmo!
    Vamos divulgar, fazer bem feito e valorizar nossa profissão que ajuda muito na melhoria dos hábitos alimentares das crianças…
    Um grande abraço!
    Ellen

  10. espetacular este artigo, sem contar a interdisciplinaridade que podemos trabalhar com nossos pequeninos. parabéns pelo artigo

  11. Pat,
    Outra coisa que vocë deve mencionar é: a cozinhar! Meu marido teve aquela mãe – como a maioria de nós eu acho – que trazia tudo pronto no prato. Para ser mais direta e reta: hoje ensinei a ele a preparar um mingau de aveia!!!

    Acho muito importante para a vida adulta ter noções básicas na cozinha. Não precisa se tornar um chef, mas pelo menos ter uma noção do que é cada comida, para no dia que precisar (ou se quiser impressionar amigos, namorado(a)) ter uma noção para preparar, arrumar as coisas (isso o meu marido sabe fazer, mas tem preguiça claro).

    De qualquer forma, nunca tinha parado para pensar em todos esses outros pontos que vocë assinalou. Nossa primeira filha chega em julho e CERTAMENTE vou tentar envolvê-la na cozinha. Espero que ela goste tanto quanto eu! :P

    1. Oba, nossos bebês chegam na mesma época!!!

      E é lógico, aprender a cozinhar, pelo menos o básico, é tudo de bom e super importante!!! Meu filho, pelo que tem demonstrado até agora, parece ter vocação para a cozinha e eu morro de orgulho disso! Ele me dá cada sugestão tão fantástica!!!

  12. sou a lorrany uma criança que gosta de cozinhar
    so que eu estudo em um colegio que não tem CULINARIA

  13. […] Os demais ingredientes você segue a quantidade de ovos. Para cada ovo, a quantidade proporcional dos demais ingredientes. É uma regra de três simples para quem ainda se lembra das aulas de matemática da escola – e aliás, é uma conta que as crianças um pouco mais velhas podem ajudar a fazer, afinal cozinha também é lugar de aprender! […]

Comentários estão encerrado.