Acompanhamentos Alimentação ARTIGOS RECEITAS

Feijão e seus truques

Essa semana, mesmo com toda a correria, eu resolvi fazer feijão aqui em casa. Feijão é ótimo, mas eu não faço sempre, e quando faço, preparo pelo menos meio quilo – é coisa minha, mas sempre acho que preparar pouca quantidade não dá a mesma gostosura. Meu feijão fica gostoso, e muito (modéstia a parte), mas só quando preparo em quantidades maiores.

O que sobra fica para o dia seguinte, vira sopa ou uma parte pode ser congelada.

Lembretes importantes

Eu já falei sobre isso em outras ocasiões, mas não custa reforçar:

  • Feijão precisa ficar de molho em água e meio ácido (soro de iogurte, vinagre ou limão) por 24 a 36 horas.
  • O molho pode ser em temperatura ambiente – eu cubro o recipiente com um pano limpo.
  • A água do molho deve ser desprezada e os grãos devem ser muitíssimo bem enxaguados antes de ir para a panela.
  • O cozimento lento é a melhor opção para o preparo desta leguminosa. O cozimento lento, sem pressão, é um pouco mais demorado, porém pré digere o alimento, tornando-o mais leve.
  • Sempre use caldos caseiros no preparo do seu feijão. Além de dar um tempero incrível, os caldos possuem propriedades que também auxiliam na digestão. Meus caldos favoritos para o preparo do feijão são o de carne ou o de ossos. Frango fica péssimo, mas se você for muito curiosa, prove e tire suas conclusões.

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Feijão em fotos

Eu já contei AQUI como costumo preparar meu feijão em casa, mas o que eu ainda não havia publicado no site Crianças na Cozinha são as fotos deste preparo, a imagem do feijão após ter sido deixado de molho (LEIA AQUI sobre lacto-fermentação e deixar de molho).

As fotos falam por si só.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

210 comentários

    1. Karenina, esse processo todo de deixar de molho também vale para a lentilha – se bem que ela permite um pouco menos de tempo. Faça isso também com grão de bico.

  1. Bom, eu deixo o meu feijao de molho 24 horas em agua, e depois que começei a preparar assim nossa meu organismo agradece e muito (nada mais de colicas e desconfortos); quando esqueço de deixar o feijao de molho, ai sim coloco ele de molho na agua morna que apressa o processo de fermentaçao. E fica maravilhoso.
    A lentilha faz pouco tempo que começei a deixar de molho e fica muito boa tambem.

    Como se diz: “Vivendo e apredendo” e feijao de molho sem ser no minimo 8 horas nunca mais. Xô desconforto!!!!!

  2. Pat,

    Adorei saber sôbre a importância de deixar o feijão de molho, assim como tb os malefícios de sua espuma.
    Onde comprar bacon artesanal sem nitritos?
    Grata. Diva Falcão.

    1. Diva, o meu bacon vem direto de uma feirinha de produtores locais que acontece aos sábados em Balneário Camboriu-SC. tenho família lá, então sempre que alguém vai ou vem, já sabe que tem uqe trazer bacon e salame artesanais para mim. Adoro! Se não tenho desse bacon, prefiro não usar nenhum e capricho nos outros temperos.

  3. Pat,

    Por que você não faz feijão sempre? Não faz bem pra saúde comer feijão todos os dias? Fiquei preocupada, pois aqui no Rio, o feijão preto faz parte do cardápio diário. Mas deixo sempre de molho como você recomenda. Só não uso o bacon, pois não sei onde encontrar o artesanal. Mesmo assim também acho que fica delicioso.

    Beijos!

    1. Jovânia, eu não preparo feijão todos os dias por pura preguiça, e porque na verdade eu não acho tão necessário assim diariamente e porque adoro variar o cardápio. Mas também acho que com moderação e preparado da maneira correta, não deverá fazer mal algum.

  4. Pat,

    Vc não coloca nadinha de água? Só o caldo de carne congelado?

    Bjks
    Sueli

  5. Oi Pat,

    Minha filha têm autismo, portanto, não pode com a lactose nem caseína, neste caso, não tenho como deixar o feijão de molho em agua morna e soro de iogurte, certo?
    Deixo de molho apenas em água.

    Quanto aos temperos artesanais, achei fantástico!

    Beijos,
    Cris.

    1. Olá Cris, na verdade eu acredito que nesta quantidade e com o feijão sendo muito bem enxaguado depois, não haveria problema em usar o soro. Outa opção é usar umas gotas de limão. Mas o ponto principal é consumo do feijão em si. Na dieta GAPS, sugerida pela Dra. Natasha (eu já falei um pouco dela e do autismo aqui no site e pretendo ainda falar mais), ela não recomenda o consumo de qualquer tipo de grãos por crianças autistas ou Asperger.

      Leia aqui um pouco mais sobre a dieta e aguarde novos artigos sobre o assunto: pat.feldman.com.br/?p=3200 e https://pat.feldman.com.br/?cat=208

  6. Nossa, eu fiz feijão com o caldo de carne (o seu, por sinal!) e ficou absolutamente maravilhoso!!!! Ótima dica!

  7. Pat..
    amei seu site..
    tem um conteúdo maravilhoso!
    sou estudante de nutrição e isso é super interessante e de ótimo proveito!!

    parabénss

  8. Gostaria de saber onde encontro o soro de iogurte, e tem que deixar o feijão em água morna e não quente ou fervendo. Serve para qualque tipo de feijão? Pergunto porque vou fazer feijoada no dia das mães. Grata.Walkiria

  9. excelente essa matéria…
    nunca pensei que iria ler algo assim tao
    rico em verdades.
    obrigada mais uma vez
    pat
    sucesso sempre!!!!

  10. Oi Pat, só uma dúvida, essa água morna com soro do iogurte deve ficar dentro da geladeira?
    Meu medo é deixar tanto tempo fora, exposto ao calor e acabar azedando tudo.

    bjs

    1. Carol, é fora da geladeira e de preferência num lugar abrigado e ligeiramente morno, como ao lado da geladeira ou dentro do forno desligado. O cheiro do feijão após todo esse período é ligeiramente azedo sim, mas como você escorre toda a água do molho e o enxágua muito bem, não fica gosto azedo nenhum. Isso eu GARANTO, detesto comida azeda!!

  11. vc é 10 com todas essas dicas!! é sempre bom saber algo a mais!!! beijossssss

  12. Pat, agora só tenho feito feijão assim. Realmente fica muuuitor bom. O feijão azuki que não me agradava agora ficou muito bom.

    Obrigada por suas dicas

  13. olá Pat, sou celiaco e intolerante a lactose. Já sofri muito com colicas. Então evitar gases será bem vindo pra mim. Em sua feijoada, como é esse caldo de carne? como se faz?

  14. Pat que grata surpresa encontrar no seu site tanto conhecimento e praticidade. Suas dicas sao maravilhosas e bem conceituadas. Gostaria de saber se posso continuar a usar uma slow cooker da Rival-Crock-Pot, onde cozinho feijao e outros graos no nivel low. Nao tenho tido problemas com gazes usando esta panela.Grata,Itamar.

    1. Itamar, pode sim! Mas não deixe de fazer o período de molho em soro de iogurte e água previamente. Você vai notar que o feijão preparado desta forma, cai muito mais leve.

      Qual o revestimento interno da sua Slow Cooker? Eu tenho restrições ao teflon, mas o método de cozimento super lento dessas panelas eu acho maravilhoso. Faz tempo que quero uma para a minha cozinha!!

  15. Obrigada pela pronta resposta. Mas, se entendi a água precisa estar préviamente aquecida. Ok? Mas, a slow cooker vai esquetando a água, só que deixo no nível baixo. Vou tentar com o soro do yogurte. Também tenho minhas reservas quanto às panelas revestidas com teflon. Outro dia assistindo ao Programa da Ana Maria Braga, uma especialista em panelas informou que não é bom fazer proteína nestas panelas. A minha slow cooker é de revestimento em cerãmica. Há muito tempo fiz uma viagem e a trouxe e simplesmente deixei-a de lado. Hoje com todos os meus filhos praticamente fora de casa comecei a usá-la e tem sido de muita vaia. Ita.

  16. Pat, o cheiro do feijão depois de 24 horas de molho com o soro de iogurte ficou tão ruim… É assim mesmo? Meu filho disse que estava com cheiro de lixo!

    1. Fica com cheiro de coisa fermentada sim, eu também não gosto muito do cheiro, o que só me estimula a lavar mais e mais e mais, e lá se vão todos os ANTInutrientes embora!!!

  17. Esqueci de perguntar: tem problema se junto com o soro for um pouquinho de iogurte? Será que estraga o feijão? Eu separei somente aquele soro que fica no “buraco” que a colher deixa no iogurte, passei por uma peneirinha e usei.
    Mais uma coisa, bastam 2 colheres de sopa de soro ou precisa de mais?

  18. Pat você faz diferente pro preparo de grao de bico? Fico na dúvida se coloco de molho com limão ou com bicarbonato de soda (que era o que minha avó usava…só não sei direito porque ela usava…) Você sabe qual o melhor?
    Obrigada!

    1. Liana, eu faço igualzinho com o grão de bico: molhode 12 a 24 horas, com soro de iogurte ou limão, enxáguar bem para retirar toda a água do molho e depois cozimento bem lento!

  19. Obrigada Pat, vou colocar de molho agora pra fazer pra amanhã!
    Bjs e boa semana!

  20. Pat, em primeiro lugar, parabéns pelo site! Amei os conteúdos sobre alimentação saudável. Gostaria de saber a respeito da Pectina. Certa vez vi uma reportagem falando que não se deve descartar a água do molho do feijão, pois ela é rica nesse nutriente, responsável pela camada gelatinosa que fica em cima do feijão quando gelado. Agora lendo sua matéria sobre a fermentação, vi que essa água não é nada saudável… Qual sua posição sobre a pectina? Ela é descartada mesmo junto com a água?

  21. oi Pat, há um tempão eu venho acompanhando seu site, mas pouco participo (desculpas!!) ADOREI a receita de como fazer feijão, eu vinha procurando uma forma sadia e gostosa, e nunca achava… hehehe um beijo enorme, parabéns!

  22. Olá Pat, é a primeira vez que venho aqui no seu site, adorei as dicas do feijão. Bem,agora entendo porque minha avó e mãe sempre deixaram o feijão de molho. Nossa, é a mais pura verdade!! Bem, eu gostaria de saber por que as crianças autistas e aspergers não podem comer grãos? Maravilha, gostei muito do site. Parabéns!!

  23. Olá,
    Parabéns pelo site. Muito útil. Obrigada por compartilhar o conhecimento.
    Gostaria de saber uns detalhes para fazer o feijão dessa forma.
    Qual a quantidade ideal de soro, limão ou mesmo de vinagre por litro de água para que o processo ocorra corretamente?
    É necessário deixar o recipiente tampado, semi tampado ou o mesmo deve ficar destampado?
    Esclarecer essas dúvidas seria para mim muito importante, pois me daria mais segurança para realizar o procedimento.
    Obrigada.

    1. Renata, para cada quilo de feijão eu uso 1/4 de xícara de soro ou o suco de meio limão. Com vinagre nunca fiz, mas acredito que 1 ou 2 colheres de sopa seja suficiente. Enquanto o feijão está de molho, o recipiente pode permanecer fechado. Depois do período de molho você escorre, enxágua muito bem e cozinha. Panela tampada até ferver, depois semi-tampada.

  24. Olá Pat, gostaria de saber + ou – depois de quantos horas essa mistura começa a espumar. Acho que deixei pouco tempo de molho (umas 10h), por isso não espumou.

    Obrigada

    1. Isabel, não existe tempo certo, e na verdade nem sempre espuma. Aqui em casa, em dias mais quentes, a mistura mostra sinais de espuma depois de umas 8 a 10 horas. Pra minha digestão eu já aprendi, tenho que deixar no mínimo 20 horas de molho!

  25. Pat, td bem?
    Hj fiz um feijãozinho, dessa vez deixei bastante tempo, acho que umas 20 h de molho.Acontece, que o feijão brotou!!!risos!!!e com isso, algumas casquinhas caíram!
    É assim mesmo?

    beijoss
    obrigada por td
    Ti

    1. Quando eu deixo de molho só na água fria, acontece de germinar – o que não é problema algum. Quando deixo na água mais morninha, dificilmente germina a ponto de cair toda a casca.

  26. Pat, gostei muito das suas dicas, veja se vc pode me ajudar, fico muito grata: Meu intestino resseca tanto que forma bolinhas que se transforma em uma grande bola próximo ao reto se eu não fizer umas tres lavagens por dia. Isto mesmo eu preciso fazer lavagens intestinais diárias já 10 anos… Hoje as faço tres vezes ao dia normalmente para me sentir bem.
    Tenho muita queimação, azia e má digestão, não posso comer a noite etc.
    Abraços

  27. Oi gostei muito das dicas, mas tenho uma dúvida, é para amornar a água só uma vez ou quando esfriar amornar de novo, obrigada e parabéns pelo site.

  28. Olá Pat.
    Gostaria de saber se as 24 horas que o feijão fica de molho no soro de iogurte são suficientes.
    Não posso comer feijão, pois ele me causa muitas flatulências. Então quando li no seu site, que tem que deixá-lo de molho por 24 horas no soro de iogurte, resolvi experimentar.
    Fiquei observando por alguns dias, mas ainda continuo tendo flatulências quando como feijão, mesmo deixando de molho todo o tempo necessário(24 horas).
    Será que é preciso deixar mais tempo de molho para não causar flatulências?
    Abraços
    Obrigada.

    1. Silvana, deixar de molho é um dos cuidados. Enxaguar muito bem a água do molho depois, cozinhar muuuuuuuito lentamente e acrescentar uma porção de caldo de carne caseiro aolíquido do cozimento também fazem diferença.

      Eu sou muito sensível ao feijão, portanto se deixar qualquer um desses cuidados de lado, tenho problemas. Também não abuso da quantidade e nem como diariamente. Masdesde que passei a ter tais cuidados, nunca mais morri de colica ou flatulência após comer feijão.

  29. oi pat como você faz ricota e o que você faz com o a agua que fica parece um soro adorei o muito as suas dicas o brigado

  30. Acabei de descobrir seu site, estou adorando.Parabéns pelo capricho.Voltarei sempre.Obrigada!

  31. Claro q devemos deixar os grãos de molho. Mas essa coisa de refogar bacon prá dar gostinho no feijão é uma contradição! Por um lado, evita-se o problema da fermentação e por outro, injerir essa gordura rica em colesterol é muito errado! Acerta de um lado e tb tem q acertar do outro! Gilda

    1. Gilda, desde que seja um bacon preparado à modaantiga, sem nitritos e outros aditivos químicos, não existe problema algum na gordura do bacon, até porque as quantidades são moderadas. Leia mais sobre a minha opinião a respeito de gorduras aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=41

  32. Pat, acabei de colocar feijao branco de molho em água morna com soro de iogurte e a pele do feijao está enrugando e rompendo. É normal isso? Obrigada.

  33. Pat, em primeiro lugar, parabéns pelo site! Amei os conteúdos sobre alimentação saudável. Gostaria de saber também a respeito da Pectina. Certa vez vi também uma reportagem falando que não se deve descartar a água do molho do feijão, pois ela é rica nesse nutriente, responsável pela camada gelatinosa que fica em cima do feijão quando gelado. Agora lendo sua matéria sobre a fermentação, vi que essa água não é nada saudável… Qual sua posição sobre a pectina? Ela é descartada mesmo junto com a água?
    Esta pergunta já foi feita pra você, porém não vi sua resposta a respeito. obrigada.

  34. Olá Paty, deixei meu feijãp de molho de um dia para o out é sempre q faço iorguro mas foi no vinagre, pois nao é sempre que faço iorgute em casa, mas não fermentou…devo ter deixado umas 15hs, não chegou a 24hs. Será que é por isso?
    Parabéns pelo site, sempre corro aqui para preparar receitas saudáveis!
    Bjos

      1. opsss…deu erros de digitação..sorry..aí vai novamente:
        Olá Paty, deixei meu feijãp de molho de um dia para o outro mas foi no vinagre, pois nao é sempre que faço iorgute em casa, mas não fermentou…devo ter deixado umas 15hs, não chegou a 24hs. Será que é por isso?
        Bjos

        1. Caroline, ele nem sempre fermenta a ponto de formar aquela espuma, mas o processo é válido de qualquer forma, não se preocupe!

  35. ola, voce nota que quando come feijao fica com mais energia ou nota que quando come menos fica mais fraca? digo isto porque o feijao tem muito ferro. Pergunto isto porque comecei a comer feijao com mais frequencia.

  36. Oi Pat,

    Vc saberia me dizer o endereço da feira de produtores de Balneario Camboriu? Gostaria de passar lá para comprar o Bacon que vc falou. Abrs. Daila

    1. Daila, eu não sei o endereço exato, mas fica numa travessa da av. Central, pertinho da rua Alvaro Alvin. Bem nessa esquina tem um posto de gasolina Ipiranga. Pergunte lá a localização exata. É muito perto!

  37. Oi Pat parábens pelo filho tudo de bom para você e sua família!!!!
    Sobre o feijão agora que comecei a colocar de molho com água e soro fica 24 horas e não cria espuma e depois lavo muitas e muitas vezes,e quando coloco para cozinhar aferventa a água é que a espuma aparece, devo estar fazendo alguma coisa errada. Eu não sei se tiro aquala água fervendo com espuma ou deixo? Eu também sempre fico muito inchada com grãos a minha vida inteira e agora que descobri teu site com as dicas estou fazendo, nunca tinham me falado sobre isso, estou adorando o site e tentando praticar as dicas, moro em Florianópolis e quero fazer curso se tiver em Camburiú ou em São Paulo. Muito obrigada Pat e Dr. Alexandre pelo bem que vocês fazem um grande beijo.

  38. Será que fica gostoso com o básico de tempero? só o alho frito?
    Pode-se congelar o feijão? Ou é melhor fazer a quantidade certa que vai comer?

    1. Sill, tudo fresquinho é ssempre mais gostoso, mas sempre que faço feijão, faço um monte e congelo uma parte, para uma 2a. ou 3a. refeição. O tempero acho que é algo muito pessoal, cada um faz cm prefere, desde que use só temperos naturais, para ficar saudável!

  39. Pat,suave noite!

    De grande ajuda teu site,meus sinceros agardecimentos!

    Gostaria que respondesse a pergunta da Graziela Wolf
    August 3rd, 2010 at 13:29 · Reply..grata!
    Graziela Wolf
    August 3rd, 2010 at 13:29 · Reply
    Oi Pat parábens pelo filho tudo de bom para você e sua família!!!!
    Sobre o feijão agora que comecei a colocar de molho com água e soro fica 24 horas e não cria espuma e depois lavo muitas e muitas vezes,e quando coloco para cozinhar aferventa a água é que a espuma aparece, devo estar fazendo alguma coisa errada. Eu não sei se tiro aquala água fervendo com espuma ou deixo? Eu também sempre fico muito inchada com grãos a minha vida inteira e agora que descobri teu site com as dicas estou fazendo, nunca tinham me falado sobre isso, estou adorando o site e tentando praticar as dicas, moro em Florianópolis e quero fazer curso se tiver em Camburiú ou em São Paulo. Muito obrigada Pat e Dr. Alexandre pelo bem que vocês fazem um grande beijo.

  40. Oi Pat, tudo bem?
    Sou de Salto de Pirapora, interior de SP, e no momento estou em Balneário Camboriu passeando, há muitos anos venho passar as férias aqui. Vi em seu site sobre essa feirinha de produtores e quanto estive aqui em janeiro fui conhece-la e comprei algumas coisas, e dessa vez fui de novo e comprei o bacon para levar para casa experimentar, o salame comprei e já comi é mesmo uma delicia. Obrigada pelas informções prestadas no site.

  41. por favor,,,eu so posso deixar de colocar o soro de yogurte no feijão pra ficar de molho?

  42. Olá, Pat, tudo bem? Nossa, acho o máximo o seu site…eu não imaginava que, nos tempos de hoje, vivendo onde vivemos, poderíamos ter uma alimentação saudável sem tanta dificuldade. Parabéns por sua iniciativa em dividir seu conhecimento conosco.
    Espero conseguir me livrar das comidas industrializadas, um dia. Estou sempre em contato com o seu site e lendo a respeito. Inclusive li o livro de seu marido, afinal, tenho enxaqueca, e estou começando a ler o seu.
    Eu pensei que o caldo de carne caseiro fosse usado em menor quantidade, como na quantidade de um cubinho de caldo de carne artificial, por exemplo, mas vi que coloca dois tabletes grandes para temperar seu feijão, isso não deixa o alimento muito carregado?

    Obrigada e bjks.

    1. Caren, na foto do feijão que você viu, para a mesma quantidade que usei de caldo, acrescentei água – diluição meio a meio. Em alguns outros pratos uso mais diluído, menos diluído e até puro. Isso é uma questão bem paticular de cada pessoa. A pessoa tem que achar como gosta mais em cada receita. No site sugiro nas medidas ediluições que costumo usar aqui em casa.

      Diluído ou não, o caldo de carne caseiro é um alimento de fácil digestão, por muitas razões – leia mais aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=8510 – então você dificilmente achará qualquer prato preparado com ele pesado demais.

  43. Olá, adorei o seu blog, e so ontem descubri. Quero pedir a você se eu deixar o feijão no molho e jogar fora a água, vai junto todo o ferro do feijão. Por favor esclareça esta duvida.
    obrigada
    Lenir

  44. Pat, sem duvida, é bom demais “te encontrar” e aprender e aprender. No feijão, isto é, no molho que fica durante a noite, são colocados pedaços de alga (nori) e folhas de louro para evitar a fermentação; no dia seguinte, está com “aquele aspecto”; lava-se bem, várias aguas e o cozimento é lento em panela comum.
    O que você acha?
    Obrigada, muito obrigada mesmo!
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso.

    1. Mariza, na verdade a idéia é justamente fermentar o feijão. Pré-fermentar para que ele não fermente depois, na nossa barriga! Cozimento lento é excelente também!

  45. Pat ,fui passar uns dias na casa de minha filha;Ajudando na cozinha ia colocar o feijão de molho.Nossa!!!nesse momento ela veio,não mãe não faça isso ,a sr lê tanto e ainda faz esta burrice? levei um susto.Ela disse:—-Esqueceu a importância da pectina,tentei explica a ela mas não adiantou.Ela me puxou pelo braço e me levou ao computador me fazendo ler as reportagens sôbre feijão e pectina ,do globo repórter e de outros médicos..Afinal me dê uma luz ,quando se coloca de molho de fato perde-se toda a pectina? Mais uma vez obrigada,aguardo reesposta
    MUITA PAZ

    1. Jurema, o molho do feijão faz com que ele perca exatamente aquilo que não precisamos: os antinutreintes contidos na casca, que causam má digestão e dificultam a nossa digestão – e isso eu provo na prática! Eu simplesmente estava proibida de comer qualquer feijão, porque tinha cólicas horríveis. Ao descobrir sobre esses método de deixar de molho em água e soro de iogurte, seguido de enxágue e cozimento lento, eu pude voltar a consumir feijão normalmente.
      Mostre este artigo para a sua filha: https://pat.feldman.com.br/?p=5617

  46. Pat,

    boa tarde, uma dúvida. é preciso deixar o FEIJÃO VERDE de molho, tal e qual o feijão seco?

    grata.

      1. Pat,

        super grata pela atenção. aliás, você é muito atenciosa para com suas leitoras (e leitores) cativas!

        abs

  47. Uma vez coloquei um pouco de grão-de-bico numa água fria, de molho, para depois cozinhar. Contudo, meu dia foi uma correria e acabei esquecendo o grão-de-bico mais de um dia de molho. Quando me dei conta, apareceram de fato essas espumas, mas o cheiro era horrível e joguei fora, achando que havia estragado. Será que fiz errado?

    Devo deixar lentilhas e grão-de-bico por quanto tempo de molho?

    Uso também sementes de linhaça para triturar e depois consumir a farinha. Devo também colocar de molho as sementes? Se devo, por quanto tempo?

    Luiz Roberto
    Belo Horizonte/MG

    1. luiz, voce nao precisava ter jogado fora. era só ter enxaguado muito bem e colocado pra cozinhar lentamente em água ou caldo

  48. Pat, ao invés do soro do iogurte, posso usar uma colher de chá de vinagre para deixar o grão-de-bico de molho?

    Luiz Roberto
    Belo Horizonte/MG

  49. Pat faço uso de duas colheres de sopa de farinha de beringela e uma de maracujá 30 minutos antes das minhas principais refeições. No entanto, tenho observado que fico com muitos gazes e com uma flatulência exagerada. Como posso resolver esse problema? As farinhas eu normalmente compro prontas. Me recomendaram chá de erva doce para amenizar os gazes.

    O que você me orienta?

    Luiz Roberto
    Belo Horizonte/MG

  50. Pat,olá.
    Como não tinha o soro usei limão. Meu feijão branco não espumou.
    Fiz algo errado?
    Um abraço,
    Cacilda

  51. Ola Pat, a agua do feijao de molho eu jogo fora? E a espuma aparece no molho ou quando eu comeco a cozinhar?
    obrigada.

    1. A água do molho do feijão deve ser desprezada sim, e o feijão deve ser muito bem enxaguado antes de iniciar o cozimento!

      1. Obrigada Pat, antes de vc responder, eu fiz isso, joguei a agua fora, e cozinhei, e fui tirando a espuma, deu bastante espuma… ficou uma delicia..
        Andreia.

  52. Bom dia Pat,

    Quando faço feijão, faço como você, meio quilo logo de vez. Queria saber quantas gotas de limão colocar para essa quantidade. Você sabe dizer?

    Obrigada!

  53. Olá Pat, Td Bem??
    Gostei mto das suas dicas culinárias, aprendi bastante, Tenho uma dúvida sobre o molho do feijão: se eu deixar ele no molho por 12 horas no limão, qtas agua eu devo trocar e todas as vezes que trocar a agua devo colocar + limão?? Desde já grata!!

  54. Mto obrigada Pat , vc naum imagina o qto estou satisfeita com esta resposta, tenha uma ótima noite e ótimos dias….
    Lenyinha :)

  55. Pat, olá!
    Você já preparou feijão preto dessa forma?
    Queria saber se perde totalmente a cor.
    Um abraço,
    Cacilda

  56. Passei mal, fui ao médico fiz vários exames pesando ser começo de enfarto, e o médico passou um raio x e descobriu que tudo que sofro, são gases presas em mim feito uns balões e um dos alimentos proibido foi o feijão. E vendo essas imagens fiquei pasma. Amei em saber como preparar um feijão sem gases.

    Vc é 1000

  57. Admiro sua boa vontade em postar artigos sobre alimentação. É de muita valia para todos cuidar um pouco do que se come para ter uma vida mais feliz. Parabéns! Penso que deviria repensar seus conceitos sobre o uso da carne, principalmente a de porco. Não é uma crítica, apenas uma opinião baseada numa ótica diferente da que você tem demonstrado acreditar. Abraço.

  58. Oi. Quanto tempo deve se cozinhar lentamente o feijão na panela em aço inox revestido, dp de 12 horas de molho com agua morna e limão? Vc não cozinha na panela de pressão? Obrigada.

  59. Pat,
    Após o molho do feijão, quando coloco para cozinhar, normalmente ele espuma mais. Devo interromper o cozimento e lavá-lo novamente?
    Não consegui escumar direito a espuma. Esta espuma do cozimento também faz mal?
    A propósito, quando vai vir novamente a Balneário Camboriú? Quando vier, quero fazer o curso novamente!
    Obrigada!
    Beijos

    1. Oi Letícia, você deve escumar essa espuma o máximo que conseguir. Se achar que forma muita, da próxima vez deixe o feijão de molho por algumas horas a mais e troque a água do molho pelo menos uma vez.

      Quanto a B. Camboriú, acabei de voltar daí, mas fui de férias!

  60. Olá!
    Fiquei impressionada com os comentarios sobre a ração humana.
    Mas eu estava a mais de 4 anos sofrendo com os sintomas da manopausa e optei pela ração humana a 15 dias e obtive um resultado imediato os calores e o desanimo sumiran ,estou muito bem.
    A ração humana tem os mesmos efeitos do que os remedios convencionais ? tipo cancer?

    UM ABRAÇO.

  61. Oi Pat: Obrigada pelas suas dicas e orientações. Gostaria de saber se é preciso trocar a agua do feijão ou se posso deixar a mesma água durante todo o tempo que estiver de molho. Muito Grata. Sonia Regina

    1. Você pode ou não trocar a água durante o período de molho, é opcional. Eu troco quando noto que formou espuma demais. Mas sempre enxaguo e troco a água por uma novinha quando vou cozinhar o feijão.

  62. Oi Pat! Tenho uma dúvida: meu filho tem alergia a proteína do leite. Se eu deixar ele de molho com o soro e dps lavar bem o feijão, tem problema pra ele? Outra coisa, o q q eu posso usar pra substituir a manteiga pra fazer refogado??? Como eu sinto falta da manteiga!!! rs! Oleo de Parma fica saboroso? Vi numa lojinha aqui perto e parece uma pasta.. é assim mesmo? Obrigada! bjs

    1. Tamara, se ele tem alergia à proteína do leite, melhor não arriscar! Troque o soro por gotinhas de limão ou vinagre.E para refogar, a gordura de palma é excelente!

  63. E, pelo amor de Deus, qdo vier ao Rio não deixe de avisar pq eu PRECISO encomendar seus caldos!! rs! Bjo

  64. Olá Paty, boa tarde!

    Li o post sobre a importancia de deixar os grãos de molho, e tenho uma pergunta referente ao gluten: li o post do Dr Feldman sobre pães e gostaria de saber se a fermentação natural (demorada) acaba com os malefícios que o gluten pode ocasionar no intestino.

    Obrigada

    1. Mônica, para quem tem uma sensibilidade grande, não acaba, mas o molho tem a capacidade de neutralizar grande parte dos efeitos do glúten, torna-o bastante mais fácil de digerir.

      1. Oi Pat, obrigada! Agora sei que estou no assunto errado, mas queria uma dica. Estou fazendo meu primeiro pão com sua receita de iogurte multiuso. A massa não cresceu ainda nada e ja tem mais de 15 horas (estamos no inverno, não sei se isso atrapalha muito). De qq forma, gostaria de saber se antes de completar 24 horas, digamos, em 22 eu colocar fermento biológico e deixar por mais 2 horas. Daria algum problema no processo?

  65. Oi Pat: Tudo bem? Gostaria de saber se com a ervilha seca, faco o mesmo procedimento de deixar de molho por 24 horas. Grata. Sonia

  66. Olá! Muito prazer! Tudo bem?
    Estou impressionada com tantas informações importantes! Obrigada e Parabéns!
    Tenho uma dúvida: Após o feijão ter ficado de molho, geralmente o fervo antes de cozinhar e sai toda aquela espuma horrorosa! Isso já é suficiente? Lembrando que nunca coloquei gotas de limão.
    Obrigada mais uma vez!
    Abraços ,
    Akiko

    1. Não é suficiente Akiko! Tem que deixar de molho, escorrer a água do molho, enxaguar bem e depois cozinhar lentamente, sem pressão.

  67. Olá Pat.Eu gosto muito de pão com farinha integral ( 50% farinha branca e 50% integral).Devo deixar de molho a farinha integral também, assim como o feijão?Obrigada, Stela

      1. Olá, Pat. Obrigada pela resposta.Outra enorme dúvida: a aveia também contém ácido fítico.Para comer aveia seja para incluir na receita de pão caseiro, ou mesmo como um mingau, deve-se fazer a mesma coisa? Ou seja: deixar a aveia de molho por 8 a 12 horas, levemente ácida, e desprezar a água, e enxaguar?Não vai ficar uma ¨papa¨ grossa?
        Obrigada, Stela

        1. Stela, tem que fermentar também. No caso do pão, se ele for de fermentação natural, a aveia deve fermentar junto com a farinha do pão.

  68. E eu que pensava qeu quando ficava assim, tinha estragado ou azedado, e jogava fora, para fazer tudo de novo..rsrsrsrs

  69. Oi Pat. Tudo bem? Estou com mais uma dúvida. Eu deixo o feijao de molho 24 horas em temperatura ambiente ou na geladeira. Um grande abraco. Sonia

  70. Uma dúvida. A água resultante da fermentação dos grãos vai fora? Sei que parece bobagem, ma a impressão é que com ela vai também os nutrientes do mesmo.

  71. Pat, primeiramente, parabéns pelo blog! Muito explicativo e informativo! Confesso que se eu morasse em SP, seria cliente assídua de seus caldos caseiros rs
    Minha dúvida é a seguinte: coloquei o feijão (preto) de molho, de um dia para o outro, porém, pela manhã a água tinha secado completamente e alguns graos chegaram a germinar (como naquelas experiências de escola infantil).
    Para não desperdiçar, procurei em tudo quanto é canto a informação se posso cozinhá-lo mesmo com a germinação, e encontrei diversos sites alertanto que o feijão, especialmente o preto, não pode ser consumido brotado, pois há toxinas. E já em outros locais dizem que é a opção mais saudável é comer o feijão germinado.

    Já ouviu falar algo à respeito?
    Obrigada, Camilla

    1. Camilla, quando deixamos grãos de molho pode acontecer deles germinarem, o que libera diversas enzimas benéficas. Pode consumir normalmente. Mas da próxima vez que deixá-lo de molho, procure colocar num pote maior e mais água, porque os grãos incham bastante durante o período do molho.

  72. Ola Pat!
    Gostaria de um esclarecimento sobre um procedimento diferente:
    – Se demolharmos o feijão por apenas uma hora, seguida de um pré-cozimento do feijão, em água fervente, por alguns minutos, antes do cozimento em pressão, pode ser suficiente para neutralizar a fermentação?
    Isso se igualaria aos procedimentos que você sugere acima?
    Agradeço a atenção
    Maria Cecilia

  73. Pat, fiquei chocada com esta história do ácido fítico! Finalmente meu filho de 08 anos aderiu ao arroz integral e as farinhas integral e de aveia em bolos, tortas e pães. Agora fiquei preocupada com os efeitos colaterais. Como coloco a farinha integral de molho? Depois deixo secar? Me ajude por favor, fiquei com muitas dúvidas.

  74. Pat, eu deixei feijão branco de molho, com umas gotinhas de limão por umas 28h, mas quase não fermentou. Dava pra ver uma bolinha ou outra de espuma. Lavei e fiz o feijão e fiquei com gases por 3 dias (desculpa os detalhes), ainda bem que não dei pro meu bb. É seguro deixar mais tempo de molho?

    1. Barbara, você cozinhou lentamente ou na panela de pressão? O feijão ficou de molho dentro ou fora da geladeira? Isso faz muita diferença!
      O ideal: molho fora da geladeira – e nem sempre fermenta tanto como nas minhas fotos -, cozimento lento, sem panela de pressão.

  75. Olá

    Sempre deixo o feijão de molho, embora não soubesse a respeito da questão da fermentação.
    Porém, depois de colocar de molho, não lavo mais o feijão, porque sempre acreditei que se jogar a água do molho fora, se perdem nutrientes.
    Isso é verdade? É mais recomendável lavar o feijão depois de deixar de molho, ou cozinhá-lo com a água em que ficou de molho?

    Obrigado

    Alvimar

  76. Pat…
    Como faço muito cream cheese aqui em casa, tenho sempre bastante soro caseiro e não dou conta de usá-lo mesmo usando-o para molhos, yakult caseiro e outros…….
    Queria saber se ao deixar o feijão de molho posso usar uma quantidade bem maior desse soro do que a que vc recomenda… inclusive gostaria de saber se isso seria até mais produtivo com relação a neutralização dos fitatos……..
    Obrigada Pat,
    Um bj

    1. Andrea, dá uma olhada em outras receitas, eu uso o soro em várias delas, mas não recomendo aumentar a quantidade em cada uma delas!

      1. sim Pat… eu já faço quase todas as receitas… mas mesmo assim não dou conta… pq é muito cream cheese… rs…
        talvez tomar todos os dias o yakult, uns 150 ml…. como qdo éramos pequenos e tomávamos um potinho do industrializado diariamente, só que agora do é do bem… o que vc acha??????

  77. Pat bom dia,me ajuda toda vez q deixo o meu feijão de molho ele fica branco e meu marido não gosta,o seu fica assim,será q é a marca de feijão?e onde acho esse bacon artesanal?

  78. Olá Pat
    O sal in natura, principalmente o sal de rocha mineral pode conter nitritos. Esses nitritos é que ajudavam aos antigos a matar a perigosa parasita Trichinella spiralis e também evitar a bactéria ddo Botulismo nas carnes curados como a pancetta e o bacon. A defumação ajuda, mas não é seguro se consumir carnes de porco curadas sem o mínimo de 0,25% de Nitritos . Isso equivale a apenas 125 ppm (partes por milhão) no alimento. Você pode obter mais do que isso em uma beterraba ou comendo espinafre.
    Eu desconfio que alguns bacons artesanais devam ter mais que isso adicionado.
    Consumo carne de porco de pequenos produtores, mas congelo no freezer a -18C por pelo menos 15 a 20 dias para matar os possíveis ovos de trichinella (Veja recomendação da FDA). No caso de carnes cozidas e presuntos cozidos, o calor acima de 60C mata o resto (se houver). No caso de carnes que serão consumidas cruas: salames, pancetta, Coppas etc deve-se colocar Nitrito sim!

  79. Oi Pat! Tenho feito isso com meu feijão ( deixo quase 24h) mas havia me esquecido do meio ácido… O que notei além da espuma foi um cheiro horrível quando vou enxagua-lo. É normal?

  80. Oi adorei o site especialmente porque explica o porquê de deixar os grãos de molho ou fermentá-los muito bem…a referência histórica, de que antigamente se comiam sim os grãos mas eles eram fermentados (preparados antes de consumo) muito bom mesmo faltava-me essa explicação porque sou estudante e é uma informação muito útil. Obrigado! ;).
    Só gostaria de colocar uma questão. A água em que se mete os grão de molho pode ser bebida? É saudável? (Uma vez que os fitatos devem passar para a água…digo eu)!
    Agradecia sua opinião para o meu contacto de email por favor. Aguardo então a resposta. Valeu.

      1. Nunca coloquei feijão de molho? Qual o risco disso para criança? Obrigada

  81. Olá, Pat!

    A água morna pode ser só no início ou tenho que troca r várias vezes?

  82. Informacões muito úteis! Fico abismada como aparecem vários nutricionistas na tv falando pra consumirmos grãos e oleaginosas, mas nunca vi algum alertar para a necessidade de deixá-los de molho, nem falar sobre os antinutrientes.

    1. Gostei muito do Site. Ótimas explicações. Eu ouvi somente uma nutricionista falando que devemos deixar os grãos de molho, em uma entrevista ao Sem Censura. Um abraço.

  83. Oiii . Eu acabei deixando o feijão de molho mais não vou mais cozinhar hoje pois acabei comendo fora,a água secou e eu coloquei uma nova,posso deixar por mais quanto tempo de molho?? PF responda rsrs obg

  84. Oi Pat.. Fui lavar o meu feijão,mas antes deixei ele de molho com vinagre e saiu umas peles brancas e grandes que nem pareciam ser dele. Sabe me explicar se isso é normal?

  85. Boa tarde Pat Feldman

    Estou tendo dificuldades pra achar um bacon caseiro sem nitritos em SP, você tem alguma sugestão de compra aqui em SP???

    Agradeço a resposta

  86. Eu deixei de molho, deixei tempo demais pois precisei sair, ficou exatamente 48 horas, o feijão ficou com um cheiro muito desagradável, por mais que eu lavei, deixei na água fervendo por 40 minutos, tirei e lavei novamente e nada do cheiro sair, ficou no feijão mesmo pode dentro o cheiro, joguei fora, alguém sabe me explicar o que ocorreu???

  87. Oi Pat.
    Deixei o feijao de molho na agua por 24 hs e ele ficou com bastante espuma e bem viscoso. Nuncs tinha ficado viscoso antes. Joguei fora.
    Pq sera aconteceu?
    Bjos

    1. As vezes o feijão fermenta dessa forma mesmo! Você poderia tê-lo consumido após escorrer essa água e tendo enxaguado muito bem!

  88. Pat o meio ácido pode ser vinagre ou limão? Ou só o soro do iogurte.. Não sabia de nada disso, é tudo novidade pra mim. Estava assistindo um vídeo no YouTube do Ivandélio Sanctus, onde ele falava dos antinutrientes dos grãos integrais. Confesso que fiquei chocada.. Mas voltando ao assunto, nos comentários desse vídeo um rapaz postou o link do seu blogue. Você tem dicas preciosas.. Estou aprendendo muito. Obrigada.

  89. Olá! Por gentileza, gostaria de saber se devemos por o feijão preto de molho e se devemos enxaguar. Obrigada!

    1. Todos os feijões devem ser deixados de molho por pelo menos 24 horas e depois muito bem enxaguados antes de serem cozidos lentamente.

  90. Pat, em um curso que fiz aprendi que não posso usar itens congelados em alimentos que vou congelar. Ou seja, eu não poderia usar o caldo de carne em um feijão que pretendo congelar. Procede? Obrigada.

  91. oi. Pat.
    Estou adorando acompanhar vc no instagram e agora aqui.
    Posso fermentar o feijão com bicarbonato de sódio?

  92. Eu deixei o feijão de molho na água morna por 15 minutos, mas ele encolheu muito e alguns grãos se abriram.. Isso é normal? Deixar de molho na água morna por esse tempo é suficiente ?

  93. Ola Pat ! Depois que eu deixar de molho, trocar a água e colocar pra cozinhar o feijão forma essa espuma… eu devo só retirar essa espuma ou devo trocar essa água e cozinhar com nova quantidade de água ? Obrigado pelas dicas !!!

  94. Eu sempre deixo o feijão de molho só pra q fique + rápido o cozimento,mas ñ sabia da ampla importância de fazer isso! Agora vou deixar até o feijão de praia de molho!

  95. Boa tarde, Pat, adorei seu site!

    Eu normalmente deixo o feijão de molho na geladeira de um dia para o outro com medo de que seu eu deixá-lo na panela ele vai estragar. Só que na geladeira ele não faz essa espuma.

    Você recomenda que deixe em uma panela fora da geladeira?

    Arroz integral também precisa ficar de molho? Dentro ou fora da geladeira?

    Parabéns pelo site, é maravilhoso.

  96. Olá, tem como deixar o feijão fermentar em outra substância que não seja iogurte? Pode ser água+limão ou sal?

  97. Olá Pat… Uma pergunta que não se cala na minha cabeça: O feijão vai para a água MORNA, quer dizer, a água inicialmente morna que depois vai esfriar durante o tempo de 20hs, correto? Ou eu tenho que manter a água morna durante todo esse tempo? E se for durante todo o tempo, como fazer isso?
    Aproveitando, sabe dizer se o congelamento desse feijão e de arroz integral é prejudicial aos nutrientes?
    Obrigado desde já.

    1. Leonardo, não precisa manter a água morna não. E quanto ao congelamento, se houver perdas, são insignificantes. O aquecimento é muito mais agressivo aos alimentos em geral do que o congelamento.

Comentários estão encerrado.