DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Grão de Bico com Legumes

[ratings]

O clima em São Paulo (e no mundo todo) anda cada vez mais doido, e depois de um calorão de quase 40 graus, amanhecemos hoje com um dia nublado, chuvoso e bem mais fresco, na casa dos 20 graus…. Um frio de rachar, considerando as temperaturas estremamente altas da semana passada e considerando que estamos em pleno verão!

chuva.jpg

E aí­ me deu uma vontade louca de fazer uma sopinha e eu resolvi incrementar a sopa de grão de bico que eu já tinha feito outro dia desses. Os 500g grão de bico ficaram de molho durante a noite toda, em água morna e um pouco de soro de iogurte (whey).

Desta vez usei 1 cebola e 1 dente de alho refogados com 3 colheres de sopa de manteiga. Quando a cebola começou a dourar, no fogo alto, acrescentei o alho, depois 3 abobrinhas (tipo brasileira) picadas e 4 cenouras pequenas picadinhas também. O grão de bico, ainda cru, entrou depois de todos o refogado. Do caldo de carne eu usei cerca de 3 xícaras e depois fui acertando a consistência com água filtrada.

Para temperar no final 1/2 colher de chá de tomilho desidratado e 2 colheres de sopa de salsinha. Na hora de servir, mais manteiga em cada prato.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Oi Pat!!
    Por quanto tempo você cozinha o grão de bico?? Depois do molho, claro!!
    Tudo que encontro recomenda panela de pressão e já vi que você não é muito fã, entendo perfeitamente o porque, me explica qual a melhor forma??
    Obrigada!!

    1. Samanta, eu nunca cronometrei o tempo que cozinho o grão de bico, mas é parecido com o feijão, umas 3-4 horas no fogo bem baixinho. Eu provo e vejo quando está bem macio!

  2. Olá Pat,

    Sou nova na cozinha e seu site tem ajudado muito.
    Gostaria muito de incluir o grão de bico no meu cardápio, mas como nunca cozinhei feijão ou grão de bico, tenho muitas dúvidas. Se vc puder me ajudar, agradeço muito. Bem, vamos lá:
    1 – Depois de deixar de molho e cozinhar, eu posso congelar? Nesse caso, é só esperar esfriar, separar porções individuais e por no congelador?

    2 – Para descongelar, eu esquento direto na panela? Daí coloca mais caldo de carne?

    3 – Para temperar, eu posso refogar cebola e alho na panela e daí coloca o grão de bico e depois o caldo de carne?

    Desculpe a quantidade de perguntas mas tenho muitas dúvidas mesmo em relação ao cozimento de grão de bico.
    Agradeço muito a sua colaboração e aproveito para parabenizar seu trabalho.
    Por causa do seu site, pude retirar 80% dos industrializados da minha cozinha.

    OBRIGADA E FELIZ 2014!

    1. Vamos às tuas respostas:
      – Pode cozinhar e congelar sim, sem problemas!
      – Para reaquecer, água ou caldo de carne, no fogão!
      – Pode temperar com sal e pimenta, cebola e alho, ou qualquer outro tempero natural que você goste, sem problemas!

  3. Oi Pat: Você cozinha o grão de bico 3 horas com os legumes, não desmancham ou é assim mesmo. Pretendo fazer e estou com essa dúvida. Os temperinhos são bem no final,w bjs. Sonia

  4. Bom dia, Pat!
    Com a falta de energia em 2 dias, o grão de bico que foi deixado de molho, cozido com um pouco de sal e folha de louro, fermentou dentro da geladeira. Existe alguma receita para prepará-lo fermentado, já com sabor azedinho.
    Abraços,

  5. Boa Noite Pat….!
    Faço uso do Grão de Bico diariamente, porque ele normalisou minha Glicemia que esta acima do normal. Eu deixava de molho as 18 horas as 10 horas do outro dia lavava e cozinhava, comecei a ter dores estomacais, e um mal estar, foi pesquizar e descobri sobre o ácido Fítico, então comecei a fazer o seguinte:
    Deixo de molho as 18 horas, a cada 3 horas lavo o gão e coloco outra água, esse procedimento ocorre umas 4 vezes até lavar a ultima vez e colocar para cozinhar em panela comum, para o grão ficar no ponto que gosto.
    A partir desse procedimento não tive mais problemas gastricos. Então te pergunto estou certo ou não devo trocar as águas…?

Comentários estão encerrado.