Acompanhamentos RECEITAS

Polenta Caseira Tradicional

Picture 8[ratings]

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA de papinhas
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Eu andei pesquisando sobre a melhor forma de preparar o milho e seus derivados para o nosso consumo e descobri informações bastante interessantes e desconhecidas do grande público.

Claro que eu não divulgaria nada sem testar antes, então fui “obrigada” a preparar uma deliciosa polenta aqui em casa e conferir o método. Clique AQUI e também AQUI para ler detalhes sobre o assunto e a seguir, prepare essa maravilha da culinária italiana.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de milho para polenta

1 xícara de solução de cal virgem (hidróxido de cálcio)

4 colheres de sopa de iogurte ou soro de iogurte

3 xícaras de água ou caldo de galinha caseiro

2 colheres de chá de sal

1 xícara de queijo parmesão ralado (esqueci de comprar e usei um queijo muzzarella, não misturado à massa, mas por cima, na hora de assar)

Ingredientes opcionais:

1 cebola média, finamente picada e refogada em uma colher de sopa de manteiga

2 tomates peqeunos, sem pele e seme sementes, finamente picados e refogados junto com a cebola

1/2 colher de chá de tomilho

Modo de Preparo:

Deixe a farinha de milho de molho na solução de hidróxido de cálcio por cerca de 7 horas. Vai se formar uma farofa na verdade, a quantidade de solução não é suficiente para o molho. É assim mesmo.

Adicione o iogurte ou soro de iogurte, cubra e deixe em um local abrigado por pelo menos 12 horas.

Leve a água ou caldo de galinha com o sal à fervura e adicione lentamente a farinha de milho deixada de molho, mexendo sempre.

Abaixe o fogo ao mínimo e continue mexendo por mais 15 a 30minutos, até que o líquido reduza e a polenta esteja tão grossa, que desgrude da panela.

Misture o queijo parmesão e os ingredientes opcionais, caso os esteja utilizando.

Transfira a massa para um refratário untado com manteiga e asse a 150 graus (fogo baixo) por cerca de uma hora e meia.

A polenta também pode ser servida mole, sem assar.

Os acompanhamentos podem ser os mais apetitosos possíveis: molho bolonhesa, frango ensopado, frango assado, shiitakes na manteiga ou, se você quiser investir muito (não será desta vez…), trufas raladas ou um belo azeite trufado

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

18 comentários

  1. oi Pat, aquele fuba caseiro que vende na feira serve pra polenta? ele é crú, não sei se dá diferença para aquele comprado no supermercado…posso usar ele?

    1. Cris, dessa vez eu usei um especial para polenta, mais grossinho, mas acho que aquele da feira também funciona. Vou testar!

  2. Pat, você está ficando uma química (oops, melhor dizer uma Maga) da cozinha! Uma solução alcalina e depois uma solução ácida, estou achando esse pre-tratamento de grãos fantastico, não conhecia nada sobre o assunto antes de ler seu site.
    Só lendo as receitas de nossas avós (ou as receitinhas aqui) pra ir descobrindo esses truques.
    Obrigada por compartilhar!

  3. Well, dessa vez fiz a solução de hidróxido de cálcio corretamente apesar do vidro ter esquentado tanto que achei que fosse explodir, e li o restante da receita com o cérebro ao invés dos olhos então deu tudo certo.

  4. Ai gente,minha dificuldade nestas receitas, é ter q deixar d emolho assim…ñ discuto q é o certo e ideal a se fazer, mas tem q se td mt planejado…o ao menos, eu ñ sei me planejar..parece q tenho q viver pra isso…mas tô tentando!!bj professora querida

    1. Tiana, não é viver pra isso, mas ao invés de pensar no almoço 5 minutos antes, você pensa um dia antes e gasta 5 minutinhos para deixar de molho. Pensa que eu me habituei de uma hora pra outra?? Que nada!

  5. Pat já fiz duas vezes,como vc indicou mas achei um gosto diferente parece gosto de perfume. Não coloquei o queijo pois dou p/meus dois meninos pequenos, será que por isso o gosto fica diferente ?

  6. Por gentileza gente, a solução de hidróxido que deixamos de molho a farinha de milho vai para a panela junto para o cozimento? Mas não altera gosto? O restante dos 2L de água que deixamos de molho o hidróxido de cálcio para fazer a solução pode ficar por tempo indeterminado no hidróxido que precipita? Att.

    1. Eu guardei a minha solução bem mais de um ano. Ela precipita, mas é só agitar antes de usar. Quanto ao sabor, não se altera!

  7. Oi. Tenho a farinha de milho (FUBÁ) da VIA PAX BIO e gostaria de fazer um pão ou bolo de milho. Quero saber se preciso deixar a farinha de molho com o cal virgem em pó com a água e depois do molho, como devo utilizar a farinha ?

  8. Oi Pat!

    Já tinha lido sobre a nixtamalização em outros lugares, e todos eles aconselhavam lavar o milho após o tempo de molho, para retirar o cal antes de prosseguir com o cozimento. O que você acha disso?

    1. Maria, eu não lavei, mas depois do molho com cal, na minha receita, vem o molho com água e soro de iogurte, que deve lavar um pouco da cal, não acha?

Comentários estão encerrado.