Aproveitando a sobra do almoço para o jantar

by Pat Feldman on 13/06/2013 · 4 comments

in Dicas de Cozinha, RECEITAS, Risotos

Screen Shot 2013-06-13 at 19.58.56Eu não sei na casa de vocês, mas aqui em casa nunca pode faltar arroz nas refeições! Meus três homens – marido e filhos – adoram e nunca ficam sem. Há muitos anos que estamos habituados ao arroz integral, que deixado de molho e preparado com um dos meus caldos caseiros fica simplesmente delicioso (e super nutritivo!).

Como as nossas refeições em família costumam sempre ser na hora do almoço (a noite marido nunca tem hora pra chegar do consultório), é nessa hora que preparo todos os dias o nosso arroz integral básico, nossa receita favorita. Preparo uma quantidade suficiente para nós todos no almoço e para sobrar um pouco para o jantar das crianças.

Mas como repetir sempre, exatamente o mesmo prato, pode ser cansativos e chato para alguns, o legal é tentar variar um pouco, sem ter trabalho demais.

Aqui em casa eu procuro ter sempre um mínimo de variedade de frutas, verduras e legumes. Em geral o que eu encontro de mais fresco na feira de orgânicos, mas sem ser xiita. Aspargos por exemplo, que eu adoro e nunca vi orgânicos, vão os comuns mesmo, comprados no sacolão perto de casa.

Então, por causa do arroz integral prontinho, o jantar das crianças aqui em casa é bem rápido e prático, além de super vitaminado e variado!

Se formos obedecer a regra atual do que é e como preparar um risoto, o que os meus meninos jantam não é risoto, mas eles preferem que eu chame assim e no fim das coisas, arroz misturado com alguma coisa e molhadinho no creme de leite e/ou caldo caseiro é risoto e pronto!

Hoje, por exemplo, eu peguei um pouco do brócolis que eu já guardo lavado na geladeira, piquei miudinho, refoguei na manteiga, juntei o arroz, uma colherinha de creme de leite fresco (todo risoto de verdade tem creme de leite!), um tomate picado e uma gema de ovo (uhuuu, gema de ovo turbina qualquer refeição ao máximo!!).

Outro dia desses eu coloquei couve manteiga refogada e linguiça caseira. Num outro dia, à pedido do meu mais velho – e que pedido chique! – fiz ‘risoto’ de uvas com queijo gorgonzola. Um luxo! Cenoura, ervilha, milho e muita salsinha também ficam uma delícia! E cogumelos frescos então?? Bom demais!!!

As vezes, ao invés de refogar na manteiga, uso óleo de coco. Bom demais, um super alimento!!

É assim: sobra de arroz, o que tiver na geladeira, e muita criatividade!!! Recomendo!!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 4 comments }

Clara V June 14, 2013 at 0:13

Adorei a dica! Gosto de jantar mais do que lanche, e essa é uma ótima opção, como já sou fã de risotos. Opções de lanche/ janta são sempre bem vindas, já que sempre fico sem idéias. :)

Viviane Petri June 17, 2013 at 10:13

vou tentar por aqui, adorei a ideia do Risoto. Nunca fiz aqui em casa… Vamos ver se o filho vai gostar. Bjs
Vivi e Isaac

Roberta Vasconcelos September 28, 2015 at 23:36

Na minha família risoto também sempre foi sinônimo de arroz misturado com outras coisinhas gostosas e muitas vezes com creme de leite… Mas depois de ter morado na Italia não acho justo com os criadores do prato dizer que risoto leva creme de leite. Risoto é arroz arbóreo ou canoli cozido com caldo de legumes, carne ou frango, incrementado ou não com outros ingredientes e finalizado com manteiga e queijo ralado. Italianos nunca colocam creme de leite!

Pat Feldman September 30, 2015 at 15:43

Ótima dica!!! Eu prefiro sem o creme, apesar de usar muitas vezes, mas sei que em terras tupiniquins muita gente usa.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: