Acompanhamentos RECEITAS

Batatas “fritas” rústicas

Hoje no almoço aqui em casa eu fiz a minha mais do que deliciosa receita de Steak Tartar, que eu sirvo algumas vezes como canapés, sobre torradinhas Pita (mini pão sírio torrado), outras vezes acompanhado de uma farta salada verde e outras vezes, como hoje, acompanhado de batatas fritas rústicas.

From Crianças na Cozinha 1

Esta batata se chama “batata frita” na verdade só pela aparência e sabor, já que fritura de verdade dá um trabalho danado, faz uma sujeira enorme e não faz nada bem à saúde. Ela é preparada em forno alto, por cerca de 30 a 40 minutos – tempo mais do que suficiente para você preparar o resto da refeição sem se preocupar com elas até estarem prontas.

Se você estiver usando batatas orgânicas, prepare-as com casca e tudo. A casca dá um aspecto rústico e um crocante muito interessante, vale a pena! Eu costumo prepará-la com um pouquinho de tomilho ou alecrim e alguns dentes de alho. Você pode usar a erva/tempero que que quiser, ou não usar nada além de sal. Use a imaginação!

Ingredientes

4 batatas (de preferência orgânicas) grandes lavadas. Se as batatas forem orgânicas, não é necessário descascar)

(4 large potatoes, preferably organic, no need to peel)

2 colheres de sopa cheias de manteiga

(2 tbs butter or 1 tbs butter + 1 tbs coconut oil)

sal não refinado e pimenta do reino à gosto

(Guerande salt and black pepper to taste)

1 punhado de alecrim fresco (opcional)

(bunch of fresh rosemary)

Modo de Preparo

Pré-aquecer o forno. Lavar bem as batatas em água corrente, secar e cortar em palitos grossos ou rodelas. Colocá-las numa vasilha funda e temperar com sal e pimenta.

(Pre-heat the oven. Wash the potatoes well, dry them and cut into thick sticks. Transfer to a bowl and season with salt and pepper)

Levar para a assadeira, juntar a manteiga, levar ai forno médio-alto por cerca de 40 minutos ou até que estejam bem bem coradas (aspecto de batatas fritas), abrindo de vez em quando o forno para mexer as batatas.

(Put the potatoes in a baking dish, with the butter and coconut oil and bake (at 200C degrees) for about 1 hour os until they get a little brown. Stir it sometimes during this hour.)

Hoje eu usei pimenta do reino, alecrim fresco do meu vaso e vários dentes de alho, ainda com casca, para aromatizar as batatas.

Outro dia desses, por idéia da Kátia (leitora do site e uma boa amiga virtual), preparei as batatas com manteiga, óleo de coco, uma colherinha de mel, sal e ervas. Delícia! Usei para acompanhar um pernil assado.

Com tomilho e/ou sálvia o sabor também é incrível!

Uma opção extremamente saborosa, mas não muito econômica, é usar gordura de ganso ou pato em lugar da manteiga. Bom demais, mas esses ingredientes, pelo menos aqui por São Paulo, não são muito baratos…

Essas batatas são perfeitas acompanhando o Steak Tartar, como fiz hoje, ou para acompanhar carnes assadas e ainda o hamburguer de picanha. As crianças vão adorar com certeza!!

Bom apetite!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

35 comentários

  1. Oi , adorei a receita vou tentar fazer , estou a morarando sozinha pela primeira vez e estou aprendendo muito com seu blog ! Todas as receitas nao fazem mal p quem tem enxaqueca ? Como por exemplo o pernil c cachaça nao tem problema ? Parbens pelo blog …. beijos

  2. Pat, delíciosas estas batatas, dígnas de chef mesmo! No restaurante do meu pai são serviidas estas batatas, não lembro como eles as chamam lá, só sei que meu vovô quando vai só quer saber de comê-las, parace criança!!!)Os espanhóis comem MUITA batata, deve ser por isso tb…
    bjs

  3. Eu tbem faco e amo esse tipo de batatas, e sim, faco com gordura de ganso que aqui e acessivel e nao vivo sem…. rsrsr eu prefiro carpaccio ao steak tartar – faco o meu com as fatias do file cortadas bem fininhas, rucola, fatiazinhas de parmesao, pure de raiz forte misturado com creme freche, azeite e limao siciliano. Bom demais!!! bjos

  4. Pat, deliciosas estas batatas. Adorei a receita. Deliciosas…

    Bom demais!!! bjos……….

  5. Oi Pat,
    Primeiro quero parabenizá-la pelo site, incrível! Já era admiradora do trabalho de seu marido, porque tenho enxaqueca, e agora me tornei sua fã.
    Gostaria de saber se essas batatas são feitas com sal grosso, porque você diz sal não refinado.

    Bjo grande…

  6. Os meus meninos adoram essas batatas.Já são sucesso!!!!!!
    bjos

  7. Pat, eu fiz as batatas e ficaram muito encharcadas! Meu marido nem queis comer. Fica assim mesmo, gordurosas?

  8. Melissa, elas não chegam a ficar sequinhas como as batatas fritas comuns, principalmente as congeladas, mas estão longe de ficar encharcadas…

    Será que você não exagerou na manteiga? Tente colocar menos da próxima vez. Eu faço minhas receitas a olho, e na hora de escrevê-las, mesmo prestando atenção à quantidade que eu costumo colocar, pode dar um errinho qualquer… Coisas de quem tem mania de cozinhar de improviso: EU!!

    Procure usar uma assadeira grande, de modo que as batatas fiquem umas ao lado das outras e não se sobreponham, e como eu disse acima, tente diminuir a quantidade de manteiga e aumentar o fogo ao máximo.

    Sissa, o sal grosso comum é menos ruim do que o sal fininho que estamos habituadas a usar, mas quando me refiro ao sal não refinado, é não refinado MESMO, daqueles que praticamente saem das salinas direto para a nossa casa. São riquíssimos em minerais super importantes para a nossa saúde!!

    O sal que eu uso é este aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=966
    Eu já consegui um sal não refinado brasileiro, vindo de salinas do Rio Grande do Norte, mas foi presente de um amigo meu que tem contatos lá, este sal infelizmente não é vendido…

  9. Vou tentar novamente Pat. Vou diminuir a manteiga , pode ter sido esse mesmo o erro. Obrigada.

  10. Pat, fiz as batatas hoje e apesar de tê-las secado antes, após temperá-la com o sal e pimenta percebi que ela soltou mais água, algo comum de acontecer após o uso do sal…
    Será que seria melhor colocar o sal depois delas terem assado um pouquinho?

    PS: Mesmo assim ficaram ótimas!!!!

  11. Pat, dá para usar forno elétrico, o famoso forninho? se sim, quanto tempo eu deixo?

    Minha mãe sempre diz para usar as batatas menores, as grandes costumam ter mais água. Sempre escolho as menores para fazer batata frita, e vou tentar fazer daqui a pouco a sua receita. Quero economizar óleo e ter mais saúde, além de que fritura deixa a cozinha uó!!!

  12. Pat,
    fiz no fim de semana e a minha “criança grande” (meu marido), disse que não ía comer, pq só gosta de batata frita. Fui tomar banho e pedi a ele para tirar do forno. Aí ele reclamou que era muito pouca batata. Eu falei que era só pra mim, q ele nao gosta de batata assada. Sabe o que ele respondeu? “mas essa é batata frita!”. Comeu tudo, ficaram bem sequinhas e crocantes, mas só untei a assadeira com manteiga e coloquei o forno a 250°C.

  13. Meu marido é de opinião que depois da invenção da roda, essas batatas ocupam o segundo lugar no ranking das grandes invenções.

  14. ADOREI!!!! Um prato simples, prático, barato e delicioso!Além das batatass ficarem muito mais saborosas que batatas fritas é mais saudável! Gostei também do jeito que você cortou as batatas, deixou o prato mais bonito e ficaram crocrantes! Amei!Edna

    1. Edna, outro dia li numa revista americana a dica de pingar meio limão nas batatas antes de assá-las. Ainda não testei, mas imagino que deva ficar uma delícia maior ainda!!

  15. Oi Pat, o meu marido já ficou fã dessa batata e até já fez modificações.
    Ele usa cardamomo no lugar do alecrim, tbm usa azeite e manteiga e o alho ele preferiu ralar pois perfuma mais que o alho inteiro. É uma delícia.

  16. Olá. Sou Economista Doméstica e também tento buscar uma alimentação mais saudável. Vendo o comentário sobre o uso do sal.Informo que o ideal é usar o sal marinho industrializado(sal grosso usado em churrasco), porque o sal passa por um processo de limpeza, o sal retirado diretamente das salinas estão contaminados de resíduos toxicos da poluição ambiental. Quanto ao sal refinado, deve ser evitado devido o alto índice de aditivos químicos introduzidos durante o processamento.

    1. Cuidado com o sal grosso, Tércia. Muitas vezes ele leva adição de glutamato monossódico, um veneno para a nossa saúde.

  17. Eu coloco além dos temperinhos uma colher de cúrcuma em pó, elas saem bem coradinhas, uma delícia!

  18. […] sobrou um monte de gordura no topo, depois do caldo refrigerado. Essa gordura eu vou usar nas batatas fritas de forno com certeza (a gordura de pato, ainda mais assim temperada é imbatível para o preparo dessas […]

  19. Eu fiz e deu super errado, as batatas ficaram moles, nada parecida com batatas fritas. pq será?

  20. Pat, se por acaso for levá-las à fritura, você recomenda gordura de coco, certo? Será que a banha de porco também não dá certo? Pois é bem mais em conta e fácil de se encontrar… =)

Comentários estão encerrado.