Alimentação ARTIGOS

O SAL QUE EU USO AQUI EM CASA

Eu já falei sobre diversas propriedades do sal não refinado AQUI, e outro dia desses o Alexandre escreveu um pouco mais aqui.

Atualmente nós usamos aqui em casa um sal francês, conhecido como “Sél de Guérande”.

Estou pesquisando um fornecedor do “sal de córrego”, lá do nordeste. Este sal nordestino, super saudável, infelizmente não pode ser comercializado aqui no Brasil por lei… A lei obriga o sal a ser refinado e artificialmente iodado. alei obriga o sal a não ser saudável…

Vamos ver o que consigo, enquanto isso, fico com meu sal com sotaque europeu!!

sal

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

99 comentários

  1. Eu tb gostaria de saber aonde vc consegue esse sal :)

    Gosto muito do seu site, viu?
    Abraços

    Iv.

  2. O Sal Marinho é encontrado no Mundo Verde ou casa de produtos naturais.
    Um abraço
    Luciane

  3. Eu uso sal nao iodado, vou procurar outros tipos de sal em lojas de produtos naturais aqui em USA.
    Abracos Sandra

    1. Barbara, conheço sim e gosto muito, mas em termos de quantidades de minerais, acho que o sél de guerande ainda é superior.

  4. eu gostaria de saber onde encontrar este sal?
    se possivel enviem o endereço de algum lugar aqui em são paulo capital por favor.
    Abraço.

  5. quanto custa o sal, para envio pro cep 41150.000?como faço para comprar outras coisas?

  6. Eu costumava comprar na Caa Santa Luzia em Sampa, mas está em falta há mais de 2 meses. Tem outro lugar?

    1. Eu nunca vi em outro lugar, mas confesso que também nunca procurei, e não notei a falta no Santa Luzia porque cada vez que compro, é quase por atacado, umas 5 ou 6 embalagens, justamente para não faltar!

      1. Pat achei no mercadão de sampa! Mas não marquei qual foi a barraca… Mas tem lá!

  7. Pat, como conseguir comprar este sal? Preciso de dicas!!! Grata, Luciana

    1. Luciana, olha a sacanagem: a Anvisa proibiu a venda desse sal, porque ele não tem iodo adicionado em sua composição. O que eles se esquecem, é que o sal não refinado contém iodo naturalmente, além de outros tantos minerais super importantes.

      Essesal agora, só viajando e comprando no exterior… O site http://www.celticsalt.com vende via internet, mas não sei se eles enviam para o BRasil e caso o façam, imagino que não seja muito barato…

  8. Olá
    Tenho uma salina em Portugal, na Figueira da Foz onde colho sal marinho artesanale flor de sal de grande qualidade. No site pode ver masi sais.
    També tenho a salicórnia. Conhece?
    Abraços
    José João

  9. José João,
    Eu não conheço. E vc não deixou o nome do site. Interessadíssima.
    Grata,
    Luciana

  10. Olá Pat, preciso que vc me esclareça uma dúvida.Tenho o Sel de Guérande,do tipo o sal grosso.Eu preciso lavá-lo para usá-lo no preparo dos alimentos? Parabéns pelo seu trabalho,obrigada!

    1. Roberta, infelizmente faz tempo que não acho esse sal por aqui. Sua importação não é mais permitida porque ele não recebe adição de iodo – ele contém iodo naturalmente, mas os orgãos do governo não parecem saber disso.

  11. eu compro sal marinho, até algum tempo nem sabia que os outros não eram marinhos…
    bom, e o sal grosso, também entra nisso, ou é menos pior?
    grata
    Katia

  12. Troquei o sal refinado pelo Sal Marinho,por indicação de alguns amigos.
    Sabes a diferença desses dois?

    1. Aureni, eu sinceramente não sei a diferença e nem sei se há diferença. todo sal vem do mar, portanto é marinho. Eu acredito no sal não refinado ou sal de córrego, ricos em muitos minerais!

      1. Sério? porque me lembro de ter lido que hoje a maior parte é sal de rocha, tipo um sal mineral que é refinado. Lembro que a materia recomendava trocar para o sal marinho, mas que no inicio poderia se estranhar um pouco porque o marinho salga menos. Recomendavam cuidado para não colocar demais até acostumar.
        E no marinho não vem escrito refinado, sómoido. Inclusive atrás nas instruções de uso diz: usar da mesma forma que o sal refinado…
        grata
        Katia

  13. que absurdo! eu não sabia dessa proibição do sal saudável!!!! que for pra França podia trazer alguns exemplares…

  14. Olá
    Eu tenho uma pequena salina marinha aqui em Portugal, na Figueira da Foz.
    Mas o Brasil fica tão longe que os meus sais não chegam aí.

    Mas, garanto que é um bom sal

  15. Oi Pat,

    Como posso conseguir esse sal francês que vc usa? obrigada!

  16. -Oi Pat, tudo bem? É a primeira vez que entro no seu site, que é simplesmente FANTÁSTICO. Gostei muito do que vc ensina-nos sobre o sal e gostaria de dizer que o mesmo acontece com o açúcar, ou seja, no processo de refinamento ele perde muitos nutrientes (perde todos) e minerais, tornando-se o que chamam de CALORIA VAZIA: SACAROSE pura, que reage com os nutrientes e minerais dos alimentos que ingerimos, ROUBANDO-os do nosso organismo; é isso mesmo que acontece Pat? E os adoçantes, Pat? A Stévia, por ex., sofre as mesmas perdas no processo de refinamento, não? No entanto a maioria (a grande maioria, na verdade) dos nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, etc, recomendam os adoçantes para os diabéticos, mas desconfio que há interesses comerciais por trás dessa recomendação, pois os adoçantes têm muitos efeitos colaterais, muitas contra-indicações, não é mesmo? Pat, o Mel e o MASCAVO são muito ricos em nutrientes e minerais, portanto creio que podem ser sim consumidos pelos diabéticos, moderadamente, é claro. O que vc acha, Pat?
    -Bom, fico por aqui. -UM ABRAÇO e PARABÉNS pelo trabalho maravilhoso que vc faz ensinando as pessoas a cuidarem de sua saúde.

    1. Adoçantes são tão ruins quanto açúcar. Na minha opinião, o negócio é reeducar o paladar para sentir o doce natural e suave das frutas maduras. Mesmo mel e melado, naturais, e cheios de nutrientes, devem ser consumidos com muita moderação! Obrigada pelo carinho!

  17. Oi Pat! Estou usando a “flor de sal” da cimsal. Sabe me dizer se também é adicionado iodo inorgânico? Por que na embalagem não especifica. Muito obrigada!!

  18. Pat, olá!
    Encontrei um sal no Mercado Municipal de São Paulo, parecido com esse da foto, mas a marca é Le Guérandais.
    Você conhece?
    Um abraço,
    Cacilda

    1. Pode e deve comprar o sal sim!!! É o que tenho usado em casa!! Me passa o endereço de onde achou e quanto está pagando?

  19. Poxa, só por email!!! Também gostaria de saber onde vc comprou…

    1. Luciana, eu te conto! A Cacilda encontrou o sal lá no Mercadão – o mercado da Cantareira, ali no centro, pertinho da 25 de março. Mas ali é um pouco mais caro do que na Casa Santa Luzia, pelo que a Cacilda falou.

    2. Luciana, eu te conto! A Cacilda encontrou o sal lá no Mercadão – o mercado da Cantareira, ali no centro, pertinho da 25 de março. Mas ali é um pouco mais caro do que na Casa Santa Luzia, pelo que a Cacilda falou.

      1. Mas na Casa Santa Luzia voltou a vender??? Eu vou pedir óleo de coco, aí aproveito e peço o sal… Obrigada pela dica..

  20. Oi Luciana
    Comprei no Mercado da Cantareira (perto da 25 de Março) – Mr. Josef (Rua E, Box 15)

  21. Mas na Casa Santa Luzia voltou a vender??? Quer dizer, a importação deste tipo de sal está permitida???

      1. Oi Pat! (voltei rsrs)

        Eu uso o mesmo sal que a Cacilda citou: o sal cinza grosso de Guérande, da marca “Le Guérandais” (gros sel de Guérande Le Guérandais – Gris Tradition). Embalagem de 1 kg. Cód. de barras (EAN13): 3445850014109.

        http://www.salinesdeguerande.com/index.php?id=270
        Outras fotos:
        http://frenchfoodexports.com/images/31001a.JPG
        http://www.santaluzia.com.br/images%5Cproduct%5C741248_sal_marinho_z.jpg

        Esse eu achei na Casa S. Luzia (R$ 10,90, acho que foi um pouco menos quando eu o comprei).
        Na cellena.com.br tá R$ 9,99 (+ frete rsrsrs).

        Como é dito lá: “Contrairement aux sels industriels raffinés, le sel de Guérande Le Guérandais est un sel d’origine qui n’a subit aucun lavage, aucun traitement chimique et aucune adjonction (agent antiagglomérant, agent de coulabilité, fluor, iode ou nitrite). ”

        Este sal é rico em magnésio, mas contém diversos outros minerais úteis à saúde. Geralmente eu o uso grosso mesmo, mas também ponho um pouco no meu moinho tranqueirinha de madeira (mós de cerâmica). Como esse sal tem uma certa umidade, eu deixo o moinho ao sol (recolhendo-o quando não há sol) até o sal secar bem.

        Comprei esse sal por razões nutricionais, mas ele é interessante grastonomicamente também (não como uma flor de sal, lógico). Tem gosto “de mar”, não sei explicar. O sal comum refinado do Brasil tem um gosto bem pior.

        Curiosamente, esses dias eu tava lendo o livro do Jeffrey Steingarten (It must’ve been something I ate), e ali há um capítulo inteiro devotado ao sal, do ponto de vista grastonômico. Ele e alguns especialistas compararam o sal de Guérande, o de Île de Ré, o sal da Camarga francesa, o sal azul de Oshima (até então só vendido para membros de um restrito clube), o sal vermelho havaiano, outros sais dos EUA, como o Diamond Crystal e o Morton’s, um sal siciliano de Trapani e um sal negro indiano.

        Uma foto do sal azul de Oshima: http://www.atthemeadow.com/shop/images/oshima%20island%20blueDSC_0259.jpg

        Depois fizeram umas análises químicas entre alguns desses e verificaram que o sal de Guérande era o com maior teor de magnésio. Eu acredito que no Brasil também haja sais muito bons, desde que não sejam refinados.

        Infelizmente, temos um Estado Babá (“Nanny State”), cada vez mais intrometido na vida dos brasileiros. Um Estado que quer decidir muita coisa por nós, como se nós não fôssemos capazes de fazê-lo, como se fôssemos bebês. Os excessos da Anvisa são apenas uma ponta de um iceberg enorme, chamado “a interferência governamental na vida do cidadão”.

        Sal é bom, mas em excesso até água potável é mortal.

        Saudações a todos,
        Nelson

        1. Nelson, eu tentei comprar pelo site Cellena, mas nunca dá certo… Desisti porque a Casa Santa Luzia voltou a ter, e a um bom preço. (R$10,90, como você falou). A cada ida minha lá, eu garanto 2 ou 3 pacotes, assim fico sempre com sal sobrando! O gosto dele é incrível, e mais ainda sabend o o quanto ele é nutritivo!

        2. ops… “grastonômico” ==> gastronômico :o)

          É Pat, da última vez eu catei os 2 kg que tavam lá kkkkkk Vai durar muitos meses, porque uso sempre pouco sal.
          Pelo Cellena nunca tentei comprar. Testei ontem, e vi que o frete deu mais de R$ 4,00, então desisti.

  22. Realmente a Casa Santa Luzia voltou a ter o sal, hoje tinha uns 8 pacotes na prateleira, dois quais peguei 3 …

  23. Olá Pat, estou grávida do meu 2º filho e me descobri hipertensa nessa gravidez. Nunca tive pressão alta antes. Estou controlando a pressão com dieta e medicamentos. Mas minha dúvida é : Qual o melhor sal para ser usado no meu caso????
    Uso normalmente o sal marinho, mas vi que o Sal Light tem 50% menos sódio que o marinho… Ou seria melhor eu adotar algum outro sal?? Alguma indicação?
    Desde já, obrigada

    1. Yara, eu te recomendaria esse sal que eu uso aqui em casa, e ainda assim, moderadamente. Mas mais cuidado com o sal, você deve ter o cuidado de evitar completamente qualquer tipo de produto alimentício industrializado.

  24. […] deixo minhas nozes e castanhas de molho em água e sal bruto (Sél de Guerande) por 6 a 12 horas e isso neutraliza todas as toxinas – se você visse a cor que fica a água […]

  25. Pat, vc usa esse sal para todos os preparos na cozinha (salada, carnes, caldos, arroz…)?
    Bom, como moro no interior, acho pouco provável encontrar esse sal. Então, nesta sua receita de pepinos em conserva eu o substituo pelo sal comum?
    BEIJOS
    MARY

  26. Pat, minha pergunta é a mesma acima posso usar o sal, que vc. postou a foto para cozinhar os alimentos ou ele perde nutrientes com o aquecimento. obrigada.

  27. Ola, a Pat. o sal grosso da marca Lebre Norsal (Areia Branca RN), pode ser uma alternativa saudavel ou nao? Abs,

  28. Tenho vários tipos de sal em casa,negro e vermelho do Hawai,azul do Teerã,do mediterraneo,mas que mais uso é Cinza de Guerande e o Rosa do Himalaia,que diferente de vc Pat acho mais nutritivo que o cinza.

    1. Robson, podendo, o ideal é mesmo variar entre os vários tipos de sal – cada um contém nutrientes e minerais mais ou menos diferentes, de acordo com as regiões de onde foram extraídos. Parabéns!! O negro e o vermelho do Havaí eu tenho também, mas estou doida atrás do azul do Teerã. Onde você encontrou??

  29. Oi Pat! Uma delícia seu blog, principalmente para quem gosta de saber os porquês! Uma dúvida, por que não usar o sal grosso de churrasco? Ele sofre algum tipo de refino?
    Mudando de assunto, convido-a a curtir nossa página do “Projeto Agroquintais – Agroecologia na Escola”. Nesse projeto, que acontece aqui em Pindamonhangaba- SP, incentivamos os resgate do hábito de plantar pelas crianças e logo de uma alimentação mais equilibrada. Mais uma vez parabéns pelo blog, muito legal mesmo!
    https://www.facebook.com/agroquintais?fref=ts

    1. Ana, em geral o sal de churraco, até por estar em cristais bem maiores, é menos refinado que o sal fino comum, mas acontece que ao ler algumas embalagens, tive a desagradável surpresa de descobrir que muitas marcas adicionam glutamato monossódico à sua composição, um verdadeiro veneno!!

  30. Não acho esse sal pra comprar por aqui :/
    Na internet, só vi ele em dois lugares: Casa Santa Luzia (que não entrega aqui em Minas) e Cellena (onde está sempre indisponível).
    Comprei o sal do himalaia por causa dos minerais, mas ele é muito caro pra substituir completamente. Então uso uma pitada na água do cozimento dos alimentos e mais algumas nas saladas e ovos cozidos, além de colocar um pouquinho nos caldos caseiros. Não tô diminuindo tanto a ingestão de iodo artificial, mas pelo menos garanto os minerais do sal.
    Costumo comprar na zona cerealista e achei um sal marinho não-refinado por lá, alegando ter todos os 84 minerais do sal de guérande e do sal do himalaia, e muito mais barato, mas ele é iodado :/
    Pat, você acha que vale a pena substituir o sal do himalaia por esse sal marinho, mesmo ele sendo iodado? Ou é melhor continuar consumindo o sal do himalaia em pouca quantidade, enquanto não arranjo o de guérande?

    1. Paula, não sei não sobre essa sal viu…. Eu sempre desconfio de produtos que precisam se explicar demais e se colocar melhor que outros… Mas como não conheço, não saberia opinar.

  31. Olá, boa tarde!
    Estou muito interessado nessa sal de Guérande mas, não o encontro por aqui Brasília DF.
    Pat Feldman, seria possível você me enviar uns pacotes?

  32. oi Pat, comprei pelo mercado livre sal sem adição de iodo, é vendido por uma Empresa no Rio Grande do Norte, eles dizem que é sal artesanal sem adição de iodo, será que é verdade?

  33. Paty, consegui achar o sal guerandais no site da “RUA DO ALECRIM” eles tem um preço bom e entregam em todo o Brasil. Espero ter ajudado pois para mim foi difícil encontrar um site que entregasse onde eu moro. Beijos.

  34. Olá Pat,

    Obrigado por partilhar a informações tão importantes.
    Eu compro a flor de sal pura sem iodo do governo.
    Desde abril estou comprando e usando no lugar do cloreto de sódio.
    Quero experimentar o Sal Marinho Cinza de Guérande da Casa Santa Luzia.
    O Sal Marinho Cinza de Guérande importado da frança é sem iodo também ?
    Preciso usar um moedor já que é sal grosso ?
    Desde já te agradeço.

  35. A Anvisa, como sempre, desatualizada e apegada a mitos ou aos interesses das grandes indústrias.

  36. Olá Pessoal,
    No Mundo Verde aqui no Rio encontrei três tipos de sal marinho, mas todos eles contém iodo. Estou com alergia a iodo e preciso desta solução na minha dieta. Os preços são absurdos. Vi na “Rua do Alecrim”, Mercado Livre, Além do Natural, Organomix…

  37. Olá, você conseguiu encontrar o sal de córrego?
    Sou do nordeste (Salvador/Ba) e não acho esse sal aqui, tampouco sal integral não refinado.
    Se souber onde encontrá-los, agradeço.

  38. Aqui em Brasília pode comprar o sal cinza e o rosa no Super Adega, ao lado da Feira dos importados, atrás do Extra. Tem eles em pacotes e nos moedores…

  39. Oi pat! Achei no mercadão de sampa. Uma pergunta, melhor guardar na geladeira ou no armario ou tanto faz?

Comentários estão encerrado.