Como ensinar hábitos saudáveis aos seus filhos?

by Pat Feldman on 20/01/2015 · 7 comments

in ARTIGOS, Dicas de Cozinha, MAIS...

Ensinar hábitos saudáveis aos seus filhos é uma das melhores e mais importantes coisas que você pode fazer por eles. Hábitos saudáveis são um presente para a vida toda e definirá como eles crescerão, e conduzirão sua própria família. Alimentação saudável, atividade física, bom sono, bons hábitos em geral são o melhor presente que você pode oferecer aos seus filhos!!

Screen Shot 2015-01-19 at 3.10.02 PM

A seguir algumas dicas simples para ajudar a incorporar melhores hábitos à sua vida e da sua família:

  1. Comece! O mais importante é querer mudar e começar a mudar de alguma forma. Você não precisa fazer uma mudança radical, de uma vez só, se achar que não dá conta, mas pode – e deve – estabelecer metas. Uma mudança por vez, um item a cada semana ou a cada mês. Estabeleça uma meta real e não muito difícil de cumprir, e CUMPRA! você é o maior exemplo para seus filhos!
  2. Um passo de cada vez. Foi com eu disse acima, uma mudança de cada vez, no seu tempo, no seu ritmo, mas firme e constante. Em geral mudanças muito radicais assustam e na primeira oportunidade voltamos atrás. Melhor mais devagar, mas mais consistente!
  3. Ensine as crianças a cozinhar. A alimentação é um dos principais pilares de uma vida saudável, e crianças que cozinham, que participam ativamente do preparo dos alimentos tendem a fazer opções mais saudáveis e mais variadas. No começo convide-os apenas a lhe fazer companhia enquanto cozinha. Envolva-os nas idas à feira ou supermercado, na arrumação, etc. Com o tempo cada criança se interessa mais por um ou por outros aspecto da cozinha e se desenvolve ali, com a sua supervisão. Se você ainda não cozinha, aprenda! Para o seu bem e de sua família! (pode me escrever, dou aulas de culinária na sua casa! criancasnacozinha@gmail.com)
  4. Ensine seus filhos a colocar direito a mesa, uma bonita toalha ou jogo americano, pratos, copos e talheres dispostos adequadamente e mostre a eles que um ambiente agradável torna qualquer refeição muito melhor.
  5. A hora do lanche. Eu não sou muito fã dos lanches. Ensine seu filho a comer só o suficiente para matar a fome, mas também ensine-o a TER fome. Muitos lanches entre as refeições podem atrapalhar o apetite para o que realmente importa. Não é que não pode lanchar nunca, mas deixe o lanche para a hora em que a fome realmente apertar e não se esqueça de que lanche e só lanche, e não uma refeição completa. Frutas, iogurte, um pedaço de queijo ou um pequeno punhado de oleaginosas são opções deliciosas e saudáveis!
  6. Água. Acostume seus filhos a beber água, muita ÁGUA e só água! Água mata é sede, é barato, não estraga, não engorda e é super saudável. Precisa mais alguma argumento para te convencer? Ah, e na lancheira da escola: ÁGUA NA LANCHEIRA!
  7. Sono. Dormir cedo e acordar cedo é a melhor opção. Faça um esforço para que o sono das crianças funcione assim e ensine-os a dormir na mais completa escuridão. Até aquela luz minúscula do ‘stand-by’ da televisão (que nem deveria estar no quarto das crianças) atrapalha o sono.
  8. Atividade física. Mexa-se, e muito! E sempre que possível, leve as crianças para praticar alguma atividade física ao ar livre, nem que seja uma caminhada no parque ou na praia.
Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 7 comments }

Mirella February 10, 2015 at 23:52

Oi pat,
Dúvidas e ajuda!
Caíque hj vomitou de noite, não sei o porque, pois comeu e mamou tudo igual. Porém o leite cru estava na geladeira há 10dias, mas antes de fazer a fórmula experimentei e estava normal, será que pode ser? E outra coisa de diferente foi que tomou água de coco e comeu coco raspadinho, de resto td igual (caldo, carne, legumes e frutas)
Tem algum palpite do que possa ser? E oq é melhor eu dar pra ele amanhã?

Pat Feldman February 11, 2015 at 19:19

Mirella, melhor falar com a pediatra, né! Qualquer mal estar pode não ser nada, mas pode sr muito….

Mirella February 11, 2015 at 21:21

Oi Pat, obrigada de qualquer forma. Mas há ele acordou melhor, dei muita água, iogurte e frutas. Caso piore levo no Ped.
Esclarecendo outra dúvida, posso bater 1 ovo cru(clara e gema) no leite ou só a gema msm?

Pat Feldman February 12, 2015 at 17:41

Cru, só a gema. A clara crua é muito indigesta.

Mirella February 12, 2015 at 19:24

Santa Pat Feldman ????

Ursula March 1, 2015 at 16:53

Oi, gostaria de um exclarecimento, o lanche deve ou não ser feito, os nutricionistas recomendan comer a cada 3 horas aproximadamente, meu filho vai para a escola as 7 da manhã, se alimenta bem, então deve ficar sem comer nada das6:30 ate 12:30 quando retorna para o almoço?

Pat Feldman March 2, 2015 at 14:09

Ursula, existem linhas diferentes, uma que recomenda os lanches e outra que não. Eu não sou nutri, apenas uma culinarista estudiosa, mas prefiro seguir a recomendação das nutris que recomendam apenas 3 boas refeições ao dia. Tem funcionado bem na minha realidade.

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: