Iogurte Caseiro Natural Integral

by Pat Feldman on 07/01/2007 · 355 comments

in Café da Manhã, COMPRE DA PAT!, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Com leite pasteurizado:


Esta receita de iogurte caseiro não serve para os leites em pó nem para os comprados em caixinhas longa vida – que na verdade nem deveriam ser consumidos por ninguém, seja na forma de “leite” ou qualquer outro derivado. Use leite engarrafado ou em saquinhos. Preferencialmente, caso tenha acesso, use o leite orgânico.

Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:
Assim como no preparo dos demais iogurtes, aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 84 graus centí­grados. Mantenha a essa temperatura durante 4 minutos.

Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida, em seguida retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 6 a 12 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.



Com leite cru:

(leite não pasteurizado)

Ingredientes:
1 litro de leite cru
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:
Aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Enquanto isso, pré-aqueça o seu forno.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida; em seguida, retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem.

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 8 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.



Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 333 comments… read them below or add one }

Isadora January 8, 2007 at 8:44

Querida amiga, aqui em Balneário onde encontro os ingredientes??
Podes me dar uma dica??

Beijinhos,
Isa

Reply

tekka January 8, 2007 at 10:27

Pat

parabéns, mais um gol de letra, vc sempre inovando com estilo, parabéns, muito sucesso!

abraço carinhoso

Reply

patblog January 19, 2007 at 23:41

Isa querida,

Aí em Balneário você tem a mais do que preciosa feirinha da av. Central, principalmente a que acontece todos os sábados de manhã.

O pessoal lá te consegue ovos frescos, de galinhas criadas soltas e se você pesquisar com todos os feirantes, vai também conseguir manteiga artesanal, leite fresco e outras maravilhas!!

Bjs!

Reply

Ere January 21, 2007 at 11:00

Por favor e onde é que entra o Kefir??

Reply

Julio May 13, 2007 at 23:46

Pat,
gostei! nao fiz ainda! mas acho uma boa ideia fazer si mesmo, para ter mais noção do que se está consumindo.. mesmo que leve um pouco de iogurte pronto..

o unico problema é medir a temperatura exata.. ir até 84 manter um tempo, depois 46.. etc..

tem uma sugestão?

Reply

patblog May 14, 2007 at 14:06

Julio, eu uso um método muito simples.

A temperatura de 84 graus é fácil: é a temperatura de fervura do leite. Os 46 graus eu vou na base do “dedômetro”: vou colocando o dedo. Quando aguento alguns segundos sem me queimar, é a hora!
(mas errei muito antes de acertar…)

Outra sugestão é você comprar um termômetro desses de laboratório químico. Em lojas especializadas ele nem custa muito caro e é um brinquedinho divertido prá quem gosta de cozinha.

Aqui em São Paulo eu compro na Casa Americana – se informe no site se eles entregam em outras partes do Brasil. Se bem me lembro, o preço não chega a R$20,00 – um modelo simples, mais do que suficiente para uso culinário!

Reply

Edna Born March 20, 2008 at 6:47

Oi querida Pat,
aqui em Balneário não tenho fornecedor de leite puro integral mas faço iogurte com o leite de saquinho, tipo ‘B’. Tipo ‘A’ não tenho encontrado mais há tempos. As vezes acho que o iogurte fica um pouco mole então coloco 1/2 colher de sopa de leite em pó para ajudar na consistência. Se usar leite tipo ‘C’ isso se faz necessário… Será que essa medida prejudica a qualidade do iogurte?
Beijos e boa Páscoa!

Reply

Pat Feldman March 20, 2008 at 7:12

Edna, o leite em pó prejudica o iogurte sim – melhor opção é colocar uma porção de creme de leite fresco no momento do preparo (mistura com o leite ainda não fermentado).

A quantidade você vai acertando de acordo com o teu gosto. Eu aquiem casa, quando uso, é cerca de 500mL de creme para cada 3 ou 4 litros de leite.

Beijos e feliz Páscoa!

Reply

Ercilia May 10, 2008 at 14:35

Pat

Eu sempre faço o iogurte assim, é muito bom, né? Quando não encontro o pozinho, faço com iogurte natural Activia, minha médica recomendou muito; me disse que é uma cepa de bactérias muito boa, sei lá porque. Eu já faço iogurte assim há muitos anos, e li uma vez num livro de naturopatia que o ideal é deixar bastante tempo mesmo, para que as bactérias digiram toda a lactose. Eu comecei a fazer em 48 horas e ele fica até mais gostoso. Outra coisa que fiz para facilitar a função foi comprar uma iogurteira (http://www.amazon.com/Salton-Automatic-Yogurt-Maker-Fresh/dp/B000IBKXR6/ref=sr_1_5?ie=UTF8&s=home-garden&qid=1210441073&sr=8-5). É baratinho e fica tudo mais fácil. Nunca dei leite para o meu filho, só iogurte. Ele adora e é um tourinho, nunca fica doente.

Reply

sonia karkle May 30, 2008 at 15:37

Oi comprei em Ponta Porã uma iugurteira elétrica só que o manual vem em inglês e não entendo….como fazer um bom iogurte? a iogurteira é da marca salton e é para um litro…por favor se puderem queria tanto a ajuda de vcs…beijos…

Reply

Ercilia May 31, 2008 at 18:50

Sonia

A sua iogurteira é da mesma marca que a minha… é muito fácil, você pode preparar o leite como a Pat explica, primeiro esquentando até 84 graus Celsius, depois esfriando até 46 graus Celsius. Aí voce despeja o leite na iogurteira e junta ou o pó Bio Rich de fazer iogurte, ou meia xícara de iogurte de boa qualidade. Eu uso Activia natural, sem açúcar. Fica ligado na tomada 24 horas, até ficar pronto -eu costumo deixar 48 horas, acho que fica melhor. boa sorte!

Reply

Paula Mattos June 15, 2008 at 10:07

Pat,
se eu deixar por 24 ou 48 horas, depois consigo fazer normalmente o soro e o queijo? E receitinha de queijo minas você sabe? Aqui impossível encontrar, parece que tem uma empresa australiana que distribui, hã hã muito estranho para mim.
Bjs

Reply

Ercilia June 15, 2008 at 12:52

Oi Paula

Consegue sim! Se você deixa mais tempo o iogurte vai ficando mais firme e separando mais do soro.

bj

Reply

sonia karkle June 15, 2008 at 13:26

Oi dúvidas sobre o yogurte..será que mesmo aqui no Mato Grosso onde a temperatura ambiente costuma as vezes ser bem alta..posso deixar po 24 a 48 horas?

Reply

sonia karkle June 15, 2008 at 15:29

Oi pessoal obrigada pelas respostas às minha dúvidas…fiz a primeira vez deixei só 12 horas já ficou bom imagina se ficar melhor!!!Obrigada amei este lugar!!!

Reply

Ercilia June 16, 2008 at 9:35

Sonia

Boa pergunta sobre a temperatura ambiente… mas eu acho que pode sim. Na verdade o que a iogurteira faz é justamente elevar a temperatura para uns quarenta e poucos graus, para que a fermentação aconteça. Por mais quente que seja aí, deve ser um pouco menos que isso.

Reply

Paula Mattos June 16, 2008 at 10:33

Oi Ercilia, muito obrigada!!!! Deixei 24h e tem bastante soro, ficou bem cremoso. Mas como aqui tá fazendo um calor danado fiquei com receiode deixar mais.
Bjs mil

Reply

Liana July 25, 2008 at 21:02

Faço a receita do seu iogurte e dou sempre para minha filha. Ela tem intolerância alactose , mas não sente nada com o iogurte!!!! MAs é verdade o que algumas pessoas falam que o lite aumenta o muco das vias aéreas? A Lais tem alergia a ácaros tem se tratado, mas de vez em quando fica com uma catarreira danada. Algumas pessoas falam que é devido ao leite. Isso procede?

Reply

Pat Feldman July 25, 2008 at 22:35

Liana, existem “leites e leites” – infelizmente nem tudo o que é branco, líquido e vendido como leite poderia ser chamado de LEITE DE VERDADE.

Dá uma lida neste artigo sobre leite, escrito por um grande conhecedor do assunto, e veja se ele esclarece tuas dúvidas. Se não, continuamos a conversar e quem sabe eu até não me anime de pesquisar e escrever mais sobre o assunto.

O artigo: http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=102

Reply

Liana July 26, 2008 at 13:35

Gostei muito do artigo. Mas ainda ficou uma dúvida: A Lais não tem alergia ao leite, pelo menos os teste deu negativo.
Será que mesmo uma pessoa que não seja alérgica o leite pode causar muco? Porque as pessoas que defendem essa idéia, afirmam que acontece com todos.

Reply

PROF. EDISON CABISTANI RIELLA SOBRINHO September 12, 2008 at 11:55

Você poderia me dizer algo sobre o uso do Kefir do leie e da agua e como se deve neste caso usar os dois devidamente. Agradecido

Prof. Edison

Reply

izabel January 6, 2009 at 0:33

Eu faço yogurte na yogurteira fun kichen, e quando está pronto o yogurte fica embaixo e fica um líquido sobre ele( que imagino seja o soro) fica mais ou menos 1cm sobre o yogurte.
a minha pergunta é : o que fazer com este soro? jogo fora? ou devo misturar com o yogurte? ou se ficar mais tempo na máquina ficaria com menos soro?
ou seja , faz bem esse soro?

Reply

Pat Feldman January 6, 2009 at 6:00

Izabel, o soro pode e deve ser guardado, eu inclusive falo dele aqui nesse artigo: http://pat.feldman.com.br/?p=44

Quanto mais tempo e temperatura na produção do iogute, mais soro se forma – comigo acontece assim!

Reply

Inesia January 6, 2009 at 8:24

Pet Feldman
Já estou usando o modo de elaborar yougurte, desde 2004, quando comprei seu livro de receitas.É muito prático, mas encontrei a forma mais prática ainda, que é colocando a panela da mistura e o aquecimento feito, dentro de uma bolsa térmica. O resultdo é o mesmo q colocar no forno, não havendo necessidade de aquecer e colocar muitas toalhas grossas, somente uma manta de lã. Abraço.

Reply

Célia Cristina March 5, 2009 at 19:02

Pat, com suas respostas às perguntas vc me esclareceu muitas dúvidas. Eu também usava leite em pó para “endurecer” mais o meu iogurte, mas agora sei a melhor maneira de fazer o meu iogurte. Só tem um problema, meus filhos só comem o meu iogurte quando faço com frutas e acrescento açúcar. Sem frutas ou sem açúcar nem eu consigo comer. Gostaria de pedir que vc desse dicas de iogurte natural com sabor e a melhor maneira de adoçar, pois do contrário as crianças não comem mesmo.Obrigada pelas dicas. Vc é 10!!!BJS…

Reply

Pat Feldman March 5, 2009 at 20:04

Célia, o primeiro passo é trocar o açúcar por outro adoçante mais natural, como mel, melado ou rapadura ralada. Nos primieros dias adoce como vocês estão acostumados, mas faça um esforço e adoce um pouquinho menos a cada vez. Acrescente também frutas frescas bem maduras e docinhas ou frutas secas, que também são bem doces.

Tome isso como um desafio: cada dia adoçar um pouquinho menos.

Aproveite também as diversas receitas com iogurte que eu uso aqui no site. Eu também sempre resisti ao iogurte puro, azedinho, mas hoje em dia quase consigo consumi-lo puro!

Reply

Célia Cristina March 23, 2009 at 14:52

Pat. Não estou encontrando creme de leite fresco para colocar no meu iogurte, o que eu encontrei foi creme de leite fresco-pasteurizado, é a mesma coisa? Suponho que não, mas me esclareça por favor!
Vc sabe como fazer creme de leite fresco caseiro? E chantily caseiro? BJS…

Reply

Karla Fernanda de Mattos April 9, 2009 at 10:35

Oi eu vou fazer esse Iogurte maravilhoso e depois eu falo como ficou.
Há vou fazer com leite desnatado de caixinha será que é bom.
Abraços Fiquem com Deus

Reply

Pat Feldman April 9, 2009 at 11:38

Karla, o leite de caixinha é o leite de mais baixa qualidade possível e muitas pessoas me dissseram que o iogurte nem dá certo com ele. Tente os leites de saquinho.

Reply

Claudia April 16, 2009 at 23:54

Ich… acho que fiz besteira… não vi os comentários abaixo do modo de fazer iogurte, e como não possuo termometro, deixei ferver o leite e joguei o iogurte lá dentro… será q vai prestar ou estraguei leite e iogurte a toa…?Amanhã vou verificar no que que deu….

Reply

Pat Feldman April 17, 2009 at 0:03

Claudia, você jogou o iogurte no leite fervendo? Provavelmete “assassinou friamente” todos os lactobacills inocentes!!!! (risos)

Acho que você perdeu o iogurte, mas talvez não perca o leite se refrigerá-lo logo. Estragado ele não está, mas com certeza está lotado de lactobacillus-anjinhos…

Reply

Claudia April 18, 2009 at 12:36

Pat, eu fervi de novo o mesmo leite, deixei até a temperatura que com o dedo fosse suportável por mim, e pus mais meio iogurte lá dentro… deixei de um dia pro outro e agora quando abri estava grosso e branco por baixo e em cima tinha um soro amarelado, isto embaixo é o iogurte?Ou meu leite coalhou?
O que eu faço com o soro?agora eu pus tudo na geladeira e depois vou separar o soro do resto e ver no que dá, se for iogurte dá pra misturar com frutas, já estou com morangos a postos, senão, vou inventar outra coisa com os morangos… se for queijinho, vou ter de dar pra alguém, eu não posso comer por ser intolerante e o povo aqui de casa não é habituado a comer e vai acabar estragando…

Reply

Liana May 13, 2009 at 6:11

Pat, queria fazer com leite desnatado, dá certo? E como separo o soro do iogurte (sem fazer cream cheese) é possível?
bjs!

Reply

Pat Feldman May 13, 2009 at 6:13

Liana, eu nunca tentei fazer com leite desnatado, até porque não recomendo seu uso. Nós precisamos dessas gorduras! O processo de obtenção é o único que conheço oara separar o soro.

Reply

Alisson May 16, 2009 at 13:34

Olá Pat,
Com relação ao leite cru, eu devo fervê-lo antes de iniciar o processo? Porquê não está fazendo sentido, o pasteurizado que ja foi processado ter uma temperatura inicial mais alta de 84 graus, e o cru que ainda não foi ter uma temperatura de 46 graus. Minha preocupação é de não ferver o leite vindo do curral, e acabar ingerindo leite contaminado por manuseio inadequado quando da retirada do leite. Obrigado desde já, e parabéns pelo belo trabalho.

Reply

Tatiane June 19, 2009 at 17:19

Pat, meu iogurte tá com cara de iogurte mas com gosto de leite! Cadê o azedinho? Num sei o que eu fiz de errado! Segui exatamente suas instruções, bati tudo com o mix…
O que pode ter acontecido? Será que é a isca que não prestava? E agora, perdi 1 litro de leite? Buáaaaa!!!!!

Reply

Pat Feldman June 19, 2009 at 18:16

Tati, pode ser que não tenha fermentado o suficiente. No frio o iogurte demora um pouco mais para ficar pronto.

Reply

Tatiane June 20, 2009 at 0:18

Deixei lá quietinho umas 10 hrs… se foi isso tem salvação? OU uso mesmo assim?

Reply

Suli Aura Pereira Ribeiro June 21, 2009 at 20:36

Oi boa noite, meu esposo e minha mãe me deram de presente os dois livros, pois, sofro de enxaqueca ha quase vinte anos, e descobrimos voces na internet, o livro ainda não chegou, estou super anciosa pra descobrir o quanto antes como acabar com a enxaqueca.Mas estou preocupada, pois, tenho lido desde o dia 19 de junho 2009 alguns depoimentos algumas receitas, e parece tudo muito complicado e parece ser alimentos caros e dificeis de se encontrar, sera que terei dificuldades, e quando sera que chegara os meus livros.

Reply

Maria July 16, 2009 at 15:06

Pati, parabéns pelo site, pelas informações preciosas e pelas gostosuras que ensinas!!!

Gostaria de fazer esse iorgurte, mas ainda estou com dúvidas nessa parte de colocar no forno, com toalhas.
Poderia detalhar pra mim?

Ah, moro em Macau/RN (Cidade maior produtora de sal do Brasil), e estou procurando informações sobre o sal de córrego que vi aqui no site. Depois te informo!

Grande Beijo

Reply

PATRICIA SONG July 23, 2009 at 22:50

OLA PAT,ADORO ESSE IORGUTE,EU COLOCO NA PANELA EMBRULHADA EM UMA TOALHA DE MESA ,E DENTRO DO GUARDA ROUPA,NO MEIOS DOS COBERTORES,DOIDO NE,MAS FUNCIONA ,FICA A NOITE DOIDA.E SEMPRE FACO O QUEIJINHO, QUE EU CHAMO DE COALHADA SECA,QUANTO MAIS TEMPO ESCORRRENDO MAIS SEQUINHO.25ANOS FAZENDO.MUITO BOM MESMO.AH!ESTOU COM O CALDE DE CARNE E CALDE DE FRANGO NO FOGO,MEU MARIDO VIU OS PANELOES E ASSUSTOU,HEHEHEHE.MUITO OBRIGADA ,PELAS DICAS E PELO SEU ESFORCO COM TODOS.BJS NO SEU CORACAO

Reply

Zilda Borges July 31, 2009 at 8:10

Adorei encontrar vc, tenho um neto filho de um ano e meio e ele não pode tomar leite, o medico disse que ele ainda não desenvolveu as defesas, recomendou yogurte natural, mas acho que tenho um problema não consigo dar ao natural e acabo adoçando com açucar, que sei que no futuro trará consequencias, poderia me sugerir algo que substituisse o açucar? Obrigada

Reply

Pat Feldman July 31, 2009 at 8:12

Zilda, bata o iogurte com frutas bem doces, tais como banana madura, caqui, mamão ou manga – as que eu me lembro assim fácil!

Reply

Aline August 10, 2009 at 20:46

Gente, estou fazendo o igurte natural, sem açucar, pois uso adoçante. Mas estou na maior duvida, se ele engorda!!! Pois estou de dita!!!

Reply

Pat Feldman August 10, 2009 at 21:44

O que te faz mal é o adoçante!

Reply

Luciana August 19, 2009 at 3:03

Oi Pat! Conheci seu site há mais ou menos um mês atrás, mas só agora resolvi deixar um comentário.

Preciso te dizer que suas informações estão mudando a minha vida e a da minha familia (pra melhor, é claro). Há tres semanas estamos abolindo pouco a pouco as coisas industrializadas que consumimos e substituindo por opcoes saudaveis. O iogurte, deu super certo e tem feito um grande sucesso! Obrigada! Achei que o gosto ficaria azedo, mas nada… ficou super suave, consistência otima, ideal pro meu bebe de 10 meses. Aos poucos estou absorvendo toda essa informação e mudando, me adaptando… Parabens pelo excelente trabalho!

Abraços, Lu

Reply

Pat Feldman August 19, 2009 at 6:10

Obrigada pelo carinho, Lu!

Reply

Edna Viana August 22, 2009 at 14:34

Olá Pat, amei mesmo suas dicas e artigos, só me esclareça uma dúvida, o iogurte que fazemos não é a mesma coalhada? Ou, se eu entendi bem, a diferença são os lactobacilos aproveitados do meio potinho de iogute natural que acrescentamos à receita. Obrigada, tenho certeza de que você vai me ajudar bastante na mudança de hábitos, pois há tempos tenho procurado melhorar meus hábitos alimentares por coisas o mais natural possível e tenho o apoio de meu marido. Obrigada.

Reply

Aline August 25, 2009 at 11:27

Gostaria de saber porque não deveríamos fazer iogurte com leite longa vida desses de caixinha, pois já faço com eles e dá certo, não sei se me fará bem. Também quero saber se quando eu uso o iogurte comprado e depois passo a usar minha própria isca. meu iogurte terá as bactérias que farão bem ao meu organismo? Terá probióticos?
Abraços

Reply

janilson September 12, 2009 at 23:02

Oi seu site está muito legal. Eu estou enviando esse conmentário para tirar uma dúvida. Qual a relação exata que eu uso para adoçar o iogurt para ficar com sabor natural de iogurt como se fosse comprado numa loja por exemplo. POr favor me tire essa dúvida!!! Obrigado!

Reply

Pat Feldman September 13, 2009 at 7:11

Janilson, o iogurte natural integral comercial também não é adoçado (ou pelo menos não deveria ser). O que o torna mais ácido ou menos ácido é o tipo de cultura usado. Mas se você quiser uma leve doçura no seu iogurte, sem abusar, sugiro uma colher de chá rasa de mel para cada copo grande de iogurte.

Reply

Ana September 13, 2009 at 22:52

Pat, uma dica que aprendi no pacotinho do Bio Rich (fermento para iogurte) para deixar o leite na temperatura ideal para fazer o iogurte com um litro de leite: ferva meio litro de leite e depois junte a outra metade gelada, não tenho termometro para saber se chegou à temperatura de 46o, misturei o fermento e deu super certo, deixei 24hs na iogurteira e adorei. Agora fiz com um potinho do iogurte e vamos ver se vai dar certo! Obrigada por compartilhar suas dicas.

Reply

VICENTE September 15, 2009 at 2:40

..ola.. boa noite

Tentei fazer o iogurte.. quase acertei , mas estou em duvida o que fazer
com o soro que fica em cima do iogurte.. posso bater tudo , misturar com
gelatina, frutas… etc.. se puder me ajudar.. fico grato.. se puder mande
fale se posso misturar uma calda de ameixa no iogurte. pensei em comprar
ameixa seca sem caroço, fazer uma calda com ameixas e misturar ao iogurte
pra ver se fica igual ao activia.. me ajude por favor…

abrcss… arbrcss…

Reply

Pat Feldman September 15, 2009 at 6:32

Vicente, se deu soro demais no teu iogurte (isso pode acontecer algumas vezes), é só você coar o excesso numa peneira forrada com um pano limpo. O soro você guarda, porque ele tem muitas utilidades na cozinha – eu falo sobre isso aqui no site.

Para fazer o iogurte com ameixas, é só misturar cerca de 1/2 xícara de ameixas secas picadas para cada duas sícaras de iogurte. Deixe descansar por pelo menos 24 horas antes de consumir.

Reply

Lívia Fortaleza September 22, 2009 at 8:28

Olá, Pat!!! Seu blog tem me dado muita coragem para fazer o que sempre quis: oferecer uma alimentação saudável para mim e para minha família. Ganhei grãos de Kefir (que conheci aqui) e estou fazendo e consumindo diariamente (misturo com suco de uva integral, com baunilha em fava como vc ensinou etc); minha pequena, de dois anos, sempre entra nas minhas modas, ela toma com tanto prazer, que faz bigode e pede mais. Ela não mamou e sempre substituí o seu leite por iogurte natural que faço, é muito mais digerível e saudável; agora, acrescentei-lhe kefir tb. Minha pergunta é: posso fermentar leite e fazer iogurte com o kefirade? Ah! tenho outra: aqui em Fortaleza, nos anos 80, rolou uma receita que era uma corrente, o “pão santa”, fermentado por um soro, q só podia ser doado. Vc sabe se era o soro do kefir? Vc tem a receita? Abração. Obrigada por plantar sementes tão profícuas… Lívia

Reply

Liana October 6, 2009 at 17:33

Oi Pat!
Queria fazer hoje o iogurte e li as instruções e todos os comentários, mas me bateu a mesma duvida da Alisson acima, que acho que não foi respondida…”o [leite] pasteurizado que ja foi processado ter uma temperatura inicial mais alta de 84 graus, e o cru que ainda não foi ter uma temperatura de 46 graus.”
Será que você tira essa dúvida? Pq os métodos são diferentes?
Obrigada!

Reply

Pat Feldman October 6, 2009 at 18:11

Liana, os leites comerciais são tão processados, a ponto até de (na minha opinião) deixarem de ser considerados leites de verdade. O leite fresco, caso estrague ou azede, terá um cheiro desagradável o suficiente para que você não queira consumi-lo – o nosso olfato é muito sábio e deveríamos aprender a usá-lo como se deve! Já no caso dos leites altamente processados, existem estudos mostrando que até mesmo a ultra-pasteurização, realizada em temperaturas altíssimas (que detona com o leite), não é capaz de matar/eliminar completamente os patógenos. Traduzindo em miúdos: ainda há SIM o risco de contaminações! Mas o odor desagradável, característico de alimentos estragados, nem sempre se manifesta nesses casos (aí não sei ao certo a razão).

A fervura doméstica – leite ferve a aproximadamente 85 graus – pode acabar de eliminar possíveis patógenos ou talhar o leite de vez, mostrando que o mesmo não estava adequado ao consumo.

Sinceramente? Eu tenho muito mais medo do leite de caixinha do que de um leite fresco, cru, desde que de procedência confiável (e isso você verifica comprando direto do produtor).

Reply

Liana October 6, 2009 at 18:20

Obrigada Pat! Eu não uso leite UHT (Aqui na Irlanda isso é raríssimo) o leite vem em caixas mas é só pasteurizado, precisa ser conservado em geladeira. Fiz como manda o figurino, deixei atingir os 84 e agora tá esfriando pra misturar o iogurte…Estou animadíssima pra ver o resultado amanhã!! :)
(Pat, você sabe porque meus posts tem essa carinha azul braba ai do lado?? rsrsrs eu não sou braba não….rsrsrs)
bjs!

Reply

Pat Feldman October 6, 2009 at 18:38

Liana, eu não sabia que você estava na Irlanda!! Meu irmão deve estar passando por aí esses dias, em férias, antes de voltar ao Brasil depois de meses fora a trabalho.

A tua carinha aparece aleatoriamente, enquanto você não cadastra uma foto tua no Avatar. Clicando na imagem, você consegue alterar!!

Reply

Leni October 8, 2009 at 9:17

Pat, fiz o iogurte com leite de saquinho tipo A,equentei só que na temperatura do dedo, +- 46 graus,com 8 horas não estava consistente, deixei por + 18 hs, ficou com gosto de iogurte, não ficou ácido, não tem soro, más ficou babento, desse jeito, pode ser consumido?
adorei seu saite
beijossss!

Reply

Pat Feldman October 8, 2009 at 9:29

Leni, eu descobri que o “babento” fica mesmo dependendo da cultura que se usa. É o meu favorito, e meu marido detesta!!! (risos)

Reply

Carla October 24, 2009 at 9:29

Vou fazer esta semana. hoje é 24/10/2009. Consegui o leite cru. Tomara que funcione!!! Depois conto!

Reply

Selma November 2, 2009 at 14:25

Oi Pat, tudo bem?
Eu faço iorgute em casa, mas eu faço diferente da sua receita, será que o meu não tem valor nutritivo?
Eu coloco 2 litros de leite de garrafa estes frescos que se compra gelado no mercado.
2 copos de iorgute natural sempre dou preferência pela marca fazenda porque depois de pronto o iorgute fica mais duro.
Modo de preparar: Fervo o leite até subir em panela ixox, tiro do fogo deixo ficar mormo, coloco os 2 iorgute natural mexo bem.
Ligo o forno deixo ficar bem quente desligo e coloco a panela dentro do forno coberta por 6 horas.
O iorgute fica bem durinho uma delicia.
Eu não coloco na minha receita envelope de bactérias em pó, será que isso faz que meu iorgute fique ruim? O meu iorgute fica exatamente igual comprado no mercado.
Posso continuar fazendo assim?
Beijos!

Reply

Pat Feldman November 2, 2009 at 15:14

LmaSelma, pode continuar fazendo assim, está certinho!

Reply

Ana November 14, 2009 at 14:10

Pat, fiz o iogurte pela 2a vez… na primeira não cheguei a provar o iogurte puro, pois fiz o cream cheese… Agora da segunda, fiz todo o processo, como não tenho termómetro, segui suas dicas: deixei levantar fervura, e assim ficar por 4 minutos, após isso desliguei o fogo e fui testando com o dedo… quando consegui ficar uns segundos sem queimar, coloquei o iogurte. mexi bem e coloquei no forno (pré-aquecido e desligado) por uma noite. Hoje de manhã dividi em potinhos…. Meu filho foi provar algumas horas depois, mas estava muito mole e não muito saboroso… um pouco azedo. O que posso ter feito de errado? Beijos e mais uma vez obrigada pelo site tão saboroso! PS: Estou com a Clafoutis no forno!

Reply

Ana November 20, 2009 at 8:44

Pat, segui sua dica e deixo agora 6 horas o iogurte fora da geladeira, porém ele continua ficando bem mole…. sem aquela consistencia firme de iogurte :(

Reply

Suellen Galvão November 28, 2009 at 11:53

Oi Pat,
Comprei leite de cabra (infelizmente pasteurizado) em uma feira de produtos orgânicos aqui no Rio, com o intuito de fazer o iogurte natural com ele, mas daí fiquei na dúvida se ele realmente é bom ou não …
é para a minha baby de 6 meses.

Reply

Pat Feldman November 28, 2009 at 12:57

Suellen, não tenho experiência com leite de cabra…

Reply

Maria Ercilia November 30, 2009 at 8:55

Suellen, já fiz várias vezes com leite de cabra. como ele é mais forte e azedinho, aproveito para fazer uma coalhadinha, fica quase um queijo. deixo escorrendo num pano fino até ficar bem consistente, como uma pasta, e tempero com azeite e sal na hora de comer. fica incrível. mas não sei se é adequado para bebês tão pequenos, seria legal você ter a opinião de um médico sobre isso…

Reply

jean marcos December 3, 2009 at 15:02

qual é a diferença entre colocar o iogurte em pó e o iogurte natural?qual é melhor?

Reply

Pat Feldman December 3, 2009 at 15:50

Os dois contém lactobacilos. Use ode sua preferência.

Reply

Leticia December 9, 2009 at 15:57

Enfim, qual o melhor leite de saquinho? Tipo A,B ou C?

Reply

Leticia December 10, 2009 at 13:49

Ah, e é necessário ferver o leite de saquinho?

Reply

Pat Feldman December 10, 2009 at 20:47

Sim, é necessário!

Reply

Leticia December 11, 2009 at 15:34

Pat, onde tem informações sobre os tipos de leite (A,B e C)?

Reply

Pat Feldman December 11, 2009 at 16:40

Letícia, acho que não tem… Acho que vou “encomendar” um artigo para um amigo meu, super entendido do assunto!! Aguarde!

Reply

Leticia December 18, 2009 at 8:09

Ok Pat, obrigada. Por ora gostaria de saber, pela sua experiência, qual seria o melhor recomendado para consumo (A,B ou C) e se para nosso consumo é necessário ferver, já que ele é pasteurizado e padronizado…

Te agradeço desde já! E Parabéns pelo site. Muito bom e informativo!

Reply

Carolina G. January 5, 2010 at 22:54

Pat, passei aqui para dizer que fiz o iogurte e deu certinho, fiquei TÃO FELIZ! Igual boba, rsss. Usei a dica da bolsa térmica e medi no “dedômetro”. Próximo passo é fazer sempre e separar o soro para usar nas receitas, UAU!!! Aos poucos, bem aos poucos e com muita conversa minha família está comendo coisas saudáveis e principalmente, EU estou aprendendo a usar os “ingredientes novos”!! MAs ainda estou longe do ideal!!!! Beijo e obrigada por disponibilizar tanta coisa legal aqui!

Reply

Pat Feldman January 6, 2010 at 6:59

Que bom Carolina!! Obrigada pelo carinho!!

Reply

Carla January 27, 2010 at 1:51

Oi Pat!
Estou aqui com 2 litros do bom leite direto da vaca para fazer iogurte natural. O leite é cru, da fazenda do meu irmão que é veterinário e que toma todos os cuidados de higiene e alimentação natural p/ as vaquinhas. Só que desta vez o leite veio congelado, pois ele demorou a vir para me entregar e congelou p/ não estragar.
Devo fazer o iogurte da mesma forma ou, pelo congelamento anterior, devo ferver o leite?
Ele está ali descongelando na geladeira, esperando sua resposta!!!heheheheheh.
Beijos!

Reply

Pat Feldman January 27, 2010 at 7:24

Carla, se o leite é de procedência absolutamente garantida, não vejo razão para fervê-lo!

Reply

Andrea February 13, 2010 at 19:19

ola, fiz o meu iogurte com o iogurte da activia de ameixa fica melhor que os outros o cheiro e a consistencia fica perfeita ,fiz numa vasilha de plastico com o leite morno ,coloquei um paninho de tnt com liga ao redor da vasilha e contornei com papel aluminio fica pronto bem rapido!como assim fica mais grosso o iogurte agente pode usar polpa de fruta natural por exemplo morango! EU FIZ COM LEITE FERVIDO .obrigada pelas informaçoes valiosas …fiquem com DEUS

Reply

Anamaria February 19, 2010 at 21:55

Pat,adoro Crianças na Cozinha e acho que vc divulga informações importantíssimas. Minha dúvida é quanto ao valor nutritivo da coalhada seca caseira em relação ao iogurte caseiro.

Como não gosto do sabor azedo do iogurte, eu coloco a massa ainda mole dentro de um pano bem fino, faço uma trouxinha e prendo nos cabos do escorredor de macarrão, coloco tudo sobre uma assadeira onde vai escorrer o soro e deixo uma noite na geladeira. Fica uma coalhada seca, quer dizer, mais ou menos seca dependendo…..rs não sei bem do que! Nunca usei termometro e para um litro de leite(de vaquinha que pasta) coloco um copo de iogurte de supermercado.O que estou perdendo, em termos nutricionais, deixando de consumir esse soro que sobra na assadeira? Bjs Anamaria

Reply

Pat Feldman February 20, 2010 at 7:10

Anamaria, em termos nutricionais (e de probióticos) você não tem uma perda muito significativa ao não consumir o soro do iogurte, mas você bem que poderia guardá-lo para diversos usos super interessantes: uma ou 2 colheres na água de molho do feijão e outros grãos, no preparo de conservas e bebidas caseiras lactofermentadas, entre outras coisas. As receitas estão todas aqui no site, clique sobre cada link para conhecê-las!

Reply

Cristina February 26, 2010 at 23:40

Obrigada pelas informações, adoro seu site! Gostaria de saber, mais por curiosidade… se eu uso o iogurte industrializado para preparar isso significa que ele tem os tais lactobacilos vivos?

Então ao ingerir o iogurte natural do mercado eu tembém estarei ingerindo esses lactobacilos? Qual a vantagem, nutricionalmente falando, do iogurte feito em casa contra o industrializado?

De qualquer forma adorei fazer, mas fiquei com essa dúvida. Obrigada e beijos.

Reply

Pat Feldman February 27, 2010 at 5:09

Cristina, teoricamente os iogurtes industrializados deveriam ter lactobacilos tanto quanto os caseiros. O chato é que outro dia li sobre uma pesquisa que mostrava que nem todos possuem os tais lactobacilos. Mas para mim, a principal vantagem do iogurte caseiro é você ter certeza absoluta da sua matéria prima: você pode escolher leite fresco de verdade e pode ter a certeza de que aquele iogurte foi feito apenas com leite e lermento (os lactobacilos). Muitas marcas industrializadas usam certos aditivos para deixar mais branco, mais cremoso, menos azedo, e umas usam até açucar ou adoçante artificial. Tudo em nome das vendas e nada em nome da saúde!

Reply

Cristina February 27, 2010 at 18:18

Concordo com voe, Pat. Minha dúvida era mais para saber se, eventualmente, posso tomar o industrializado ao invés do caseiro, pois quero tomar os lactobacilos todos os dias. Mas, sem dúvida, o caseiro é muito melhor e mais gostoso. Fiz pela primeira vez e ficou muito bom! Com certeza vamos fazer aqui em casa sempre! Mais uma vez agradeço as dicas e receitas. Beijo.

Reply

Pat Feldman February 27, 2010 at 18:25

Cristina, o que a gente não pode, é ficar neurótica!! Quando estou viajando, tomo iogurte industrializado normalmente e sem peso na consciência!

Reply

Cristina February 27, 2010 at 20:39

Certíssima! Aproveito então para esclarecer mais uma coisa. O iogurte feito com o fermento é melhor que o feito a partir do iogurte natural industrializado? E outra: quanto tempo posso reutilizar o iogurte feito em casa como fonte para fazer outros? Quantas perguntas né?

Reply

Verônica March 5, 2010 at 12:51

Pat, a Sônia Hirsh, que considero uma fonte super confiável, diz que nenhum destes iogurtes de mercado contém os lactobacilos que a gente quer, com exceção dos yakults da vida. Mas esses são tão lotados de açúcar e outros… Ela sugere que se use o fermento em pó e só o que diz que tem lactobacilus bulgaricus e um outro que não me lembro o nome. Nem os Activia ela livra a cara…

Reply

Pat Feldman March 5, 2010 at 14:58

Verônica, a Sonia tem razão em indicar os lactobacilos Bulgaricus, que são realmente excelentes. Acredita que o outro eu também esqueci o nome?!? Mas é isso mesmo!!

Quanto aos iogurtes comerciais, realmente já houve at’um estudo, no exterior se estou bem lembrada, mostrando que muitos não contém os lactobacilos de verdade. Os que contém, podem ser usados como iscas para novos iogurtes e transformarão o leite em iogurte. É o melhor jeito de saber. Mas tem outra coisa: não saberemos quais são os lactobacilos do iogurte comercial. “Activia DanRegularis”?? Isso não é nome científico de lactobacilo… Que deve ter alguma coisa lá, até acredito que tenha, mas cheio de leite ultra pasteurizado, leite em pó, etc – só pra citar os possíveis ingredinetes do iogurte natural integral! Aqueles com sabor de frutas ou adoçados… Nem é bom pensar!!

Por isso eu digo, não chega a ser terrível o consumo de iogurte comercial, mas o iogurte caseiro, obtido a partir de bactérias conhecidas, é com certeza muito mais garantido!

Reply

Flávia March 16, 2010 at 18:20

Oi Pat,
Eu tomei iorgute natural industrializado mesmo, mas com ele sozinho não funcionou meu intestino.. ai eu comi alguns dias iorgute mais ameixas pretas e ai sim funcionou.. agora o iorgute natural tem me dado muitos gases.. isso é normal? Eu voufazer agora o iorgute caseiro como vc ensinou, gostaria também de saber se eu posso fazer com leite de soja light da marca ades? Obrigada que Deus te abençõe

Reply

Pat Feldman March 16, 2010 at 18:36

Flávia, eu não recomendo o consumo de leite de soja sob qualquer pretexto!! Leia os artigos sobre soja já publicados aqui no site!!

Reply

Vanessa Alves March 16, 2010 at 20:55

Pat eu aprendi a fazer o iogurte a uns 5 anos mas eu faço a noite e deixo a vasilha tampada cm um pano de prato e deixo dormir em cima do fogão, temalguma diferença?

Reply

Pat Feldman March 16, 2010 at 21:43

Se o leite vira iogurte, tá tudo certo!! Eu guardo no forno e em epocas de frio embrulhado numa toalha só para manter por mais tempo o leite morninho.

Reply

Andrea March 20, 2010 at 9:33

Ola Pat !vi algumas receitas de iogurte que se ferve o leite com a casca do limao ou se coloca algumas gotas de limao no leite fervido e tambem se faz as etapas de por lactobacilos ,na receita isso era para engrossar o iogurte,gostaria de saber se dessa forma os lactobacilos resistem ao limao ,e se esta forma e saudavel.Gosto de usar activia no meu iogurte ,sera que essas formas de fazer eliminam os microorganismos.

Reply

Pat Feldman March 20, 2010 at 10:22

Andrea, nunca ouvi falar dessa forma de preparo…

Reply

Andrea March 20, 2010 at 15:18

Pat,uma das receitas que vi foi no mais voce de Ana Maria Braga era receita de iogurte light com limao ,nessa receita ela retira a nata e coloca sete gotas de limao ,tambem adiciona iogurte desnatado,sao varias receitas…Pessoas com colesterol alto devem retirar a nata? Parabens pelas dicas valiosas!!!Fique com DEUS!!!!!

Reply

Priya March 24, 2010 at 18:08

Pat
Parabéns pelo site!! Tem muitas informações legais!
Sobre o iogurte, estou com uma vaquinha, recém chegada. Fiz ontem meu primeiro iogurte com o leite dela (já tinha feito com outros). Desnatei o leite (ele é muito gordo, pois é de vaca Jerjey), fervi o leite e deixei esfriar até 46°, misturei um copo de iogurte, coloquei nos potes e dentro de uma caixa térmica enrolados em um cobertor e deixei descansar por 8h. Hoje fomos comer e ele ficou com um aspecto liguento, fazendo fio, muuuito estranho! Meu marido não quis mais comer :(
Alguma idéia de porque isso aconteceu?
Beijo grande e obrigada por compartilhares teus conhecimentos.

Reply

Pat Feldman March 24, 2010 at 19:37

Priya, que delícia ter literalmente uma vaca no quintal de casa!!! E melhor ainda ser uma vaca Jersey, que produz um dos leites mais saudáveis!! Não desnate, a gordura do leite de Jersey é uma das melhores, é a ideal.

O iogurte, apesar de eu preparar semanalmente, ainda é um mistério para mim algumas vezes. Ele quase sempre dá certo, porém umas poucas vezes ele dá errado sem explicação alguma, sem eu ter feito nada diferente. Eu aproveito mesmo assim, em vitaminas batidas com frutas normalmente, porque os lactobacilos benéficos estão lá.

Reply

Priya March 24, 2010 at 20:59

Pat
Muito obrigada pela resposta!! Pois é, ter a vaquinha no quintal é um sonho. Moro há 05 anos num sitiozinho e ainda não tinha tido coragem, mas a dificuldade de conseguir leite orgânico na região me levou a criar coragem. Quero poder ter iogurte, queijo e doce de leite orgânicos :)
Tiro a nata apenas para o iogurte, pois aproveitarei a nata na cozinha também ou mesmo para fazer manteiga ou passar no pão.
Com relação a esta leva que ficou “estranha”, o sabor está ok, vou experimentar bater no liguidificador com geléia de goiaba (que produzi esta semana). Amanhã farei outro teste, afinal, agora, tenho muitos litros de leite para manejar diariamente :)
Realmente te agradeço e te digo que sou leitora do teu site a bastante tempo. Já fiz o ginger ale e passei a guardar o soro do leite que antes não guardava. Faço o arroz cozido com soro, coloco no pão… substituo a água muitas vezes pelo soro.
Beijo grande

Reply

sandra April 4, 2010 at 10:45

Oi Pat! Por gentileza ,me esclareça qual é a diferança do tempo de descanso do iogurte fora da geladeira, pois já vi receitas com o tempo, de 6, 8, 12 e até 24horas de descanso.Qual seria o tempo ideal realmente, pois tenho feito iogurte a algum tempo, e a ultima fez que fiz dexei exatamente 8 horas de descanso ficou excelente, com a aparencia perfeita parecendo um pudim ecetinado,já fiz tambem com 12 horas de descanso deu certo também, a única coisa que eu percebi de um pro outro é que o de 8 horas ficou com mais gosto de leite e o de 12 horas ficou bem azedo .Qual seria o melhor, os 2 tem o mesmo poder nutritivo?

Reply

Pat Feldman April 4, 2010 at 18:42

Sandra, quanto mais tempo de descanso fora da geladeira, mais tempo os lactobacilos têm de fermentar o leite, ou seja, consumir sua lactose, portanto resultando num iogurte mais azedinho. A temperatura ambiente também influencia no resultado final. Quanto mais quente, mais fermentação.

Em dias quentes de verão eu em geral deixo meu iogurte descansando por 6 horas. No inverno, ias mais frios, chego a deixar 12 horas.

Reply

sandra April 4, 2010 at 19:55

Muito obrigado Pat pela gentileza de responder a minha dúvida. Então o tempo de descanso só influencia no sabor, mais azedo ou menos azedo ?O seu iogurte que vc deixa 6 horas de descanso fica com um leve sabor de leite?É que eu não gosto do sabor do leite e se for isso que acontece eu vou começar a deixar mais tempo fermentando.

Reply

Pat Feldman April 4, 2010 at 20:05

Sandra, eu prefiro o iogurte mais suave, por isso deixo menos tempo. Se você não gosta do gosto do leite, deixe fermentar mais, deixe mais azedo.

Reply

Jacqueline April 7, 2010 at 20:33

Pat,
adoro fazer iogurte em casa, mas confesso que nem sempre acerto. Tem vezes que fica parecendo um leite “engrossado” que nem tenho vontade de tomar. Uso para fazer pão, bolo ou pra colocar na comida dos cães (AN).

O que será que acontece? Será que é o tipo de iogurte (faço com isca de iogurte de supermercado)? Será que é a temperatura do leite? Será a temperatura ambiente?

Geralmente embrulho numa toalha e coloco dentro do microondas ou do forno.

Fico super triste quando não dá certo, pois eu AMO iogurte caseiro!!!!

Reply

Pat Feldman April 7, 2010 at 20:48

Jacque, eu tenho certeza de que são montes de fatores que podem fazer o iogurte dar errado, e sinceramente ainda não descobri exatamente quais são e em que circunstâncias. Comigo aocntece igualzinho!!

Reply

sandra April 8, 2010 at 19:50

Comprei o fermento Bio Rich, so que não deu certo, acho que ele esta estragado, sera que voce pode me ajudar dizendo qual a cor desse fermento?
No meu envelope o fermento eta duro e da cor marrom, iqual ao tablete de caldo knor.
Obrigada

Reply

Pat Feldman April 8, 2010 at 20:16

Sandra, eu já comprei de dois tipos: um meio cor de rosa e outro bege clarinho. Marrom de vez eu nunca vi. Ele estava no prazo de validade?

Reply

sandra April 8, 2010 at 20:26

Prazo de validade e outubro de 2010.
Obrigada

Reply

Jacqueline April 8, 2010 at 21:18

O BioRich é muito sensivel e mesmo que esteja dentro da validade pode estragar. Uma vez comprei pela Avon e veio bem marrom. Entrei em contato com a empresa e eles me mandaram dois saquinhos.
Fazer iogurte em casa é quase que um jogo de sorte! Mas vale a pena! Quando o resultado não fica bom para consumo (muito liquido) eu faço bolo, pão, coloco na comida dos meus cães (eles não comem ração). Enfim, sempre dá pra aproveitar!

Pat hoje comprei um potinho de iogurte natural integral para tentar o cream cheese, agora só preciso do paninho. Tô mega curiosa!!!

Reply

Pat Feldman April 8, 2010 at 21:34

Jacqueline, o melhor paninho que eu compro e sugiro são as tradicionais fraldas de pano branquinhas. Tenho um estoque delas aqui em casa!

Reply

Sandra Garces April 16, 2010 at 19:18

Pat,
eu amo iogurte natural, sempre fiz em casa do mesmo jeito q vc faz, gostaria q me informasse sobre o leite longa vida quais sao os riscos q ele nos da a nossa saude.
Alem disso,eu sempre tive interesse em ter aqueles bichinhos de lactobacilus vivos q se multiplicam no leite. Voce conhece? Ja perguntei para varias pessoas e nao consigo obter. Vc poderia me informar aonde eu arrumo?
Agradeco pela atencao e pelos seus ensinamentos q sao muito bons, Deus abencoe vc e toda a sua familia. Obrigada por orientar a todos nos. Um abraco. Sandra Garces

Reply

Pat Feldman April 16, 2010 at 19:43

Sandra, sobre o leite, leia est artigo: http://pat.feldman.com.br/?p=1941

Os tis bichinhos que você fala é o kefir: http://pat.feldman.com.br/?p=6631

Reply

Flávia April 17, 2010 at 23:01

Oi pat,
Desde que li seu site , to fazendo sempre o iorgute natural e tomando com 3 colheres de aveia e uma colherzinha de mel, a pele fica bem macia, não sei se é o iorgute ou a aveia ou o mel, ou os três juntos…rsrs nem precisa de passar creme :) agora o intestino tem melhorado um pouco, mas ainda não tá 100% … também comprei o oleo de coco, mas ele ta esquisito agora, endureceu.. viou tipo uma pasta branca.. isso é normal? ma não tenho tomado porque já tomo azeite, duas colheres de sopa no almoço, depois que passei a tomar o azeite no almoço, minha dor no estomago melhorou muito.. ai tomando também o oleo de coco, é muita caloria.. e sempre estou controlando o peso… ainda tomo uma capsula de oleo de linhaça, não sei se pode fazer tanta,mistura de oleo assim..obrigada por dividir com a gente o iorgute, foi uam grande descorbeta pra mim, que Deus te abençõe, abraços

Reply

Pat Feldman April 17, 2010 at 23:35

Flavia, quando o tempo refresca um pouco é super normal o óleo de coco endurecer e ficar meio esbranquiçado, nãose preocupe. Eu optaria elo óleo de coco diariamente ao invés do azeite de oliva. Os dois são deliciososo, mas o óleo de cocoé mais nutritivo.

Reply

Andrea April 25, 2010 at 9:35

Oi Pat,eu li o que voce divulgou sobre colesterol,gostei muito ,to seguindo os conselhos de nao desnatar o leite ,olha faz algum tempo que faço iogurte em grande quantidade para minha familia,e todos os dias eu acerto o ponto fica com uma consistencia otima,sou persistente e pesquisei sobre iogurte ,ele tem alguns segredinhos para dar certo ,se voce tentar acho que vai gostar.Um dos segredinhos e que os organismos de iogurte sao anaerobicos ,portanto e so evitar o contato com o ar ,isso eu resolvi facil,contorno agora o recipiente com filme de pvc e ponho varias ligas novinhas daquele tipo que se usa em dinheiro,da certo eu nunca mais precisei comprar iogurte,uso a amostra do anterior.Outro segredinho e colocar o recipiente morno com a mistura de leite e iogurte em uma caixa de isopor.Outro segredinho importante e so fermentar na caixa por apenas 4 horas,fica mais cremoso e saboroso…Quando fazemos o iogurte abafando como falei ,nao entra ar essa e a parte mais importante,abafar com paninhos nao e o suficiente para evitar o contato com o ar,seguindo essas etapas mesmo em dias frios da certo.Mesmo quando levar o recipiente a geladeira mantenha o pvc e a liga so retire quado for tomar,fazendo assim conseguimos conservar o efeito …Olha fiz assim com o iogurte activia e da muito certo se nunca deixar rasgar o filme de pvc ,nao tentei com os outros ,se tentar depois eu te conto.Minha irma tinha o intestino preso e melhorou ,o efeito fica igual ao activia mesmo…To super feliz!!!Deve dar certo com outros iogurtes tambem…Gosto muito de suas dicas tenho visitado muito o site Crianças na Cozinha gosto muito de tudo que voce divulga.Que DEUS abençoe voce !!!

Reply

Andrea April 25, 2010 at 10:07

So para complementar,a amostra que ficar para fazer o proximo iogurte tem que estar conservada em filme de pvc e liga num recipiente na geladeira ate o momento de fazer o proximo iogurte ,nunca deixar rasgar e entrar ar…Quando for passar o iogurte no liquidificador peque apenas uma amostra de iogurte misturando a parte coada posteriormente, com colher ,nao passe todo o iogurte no liquidificador ,assim fica mais cremoso e o efeito probiotico e melhor…O de ameixa fica otimo nao precisa coar apenas misturar e mexer.Quanto mais horas o iogurte passa na geladeira fica mais cremoso.

Reply

Andrea May 2, 2010 at 16:43

Este final de semana alterei minha receita fiz com leite cru,pois meu marido traz do sitio e de confiança…Fiquei super triste perdi bastante leite , ficou fino ,acho que os organismos normais do leite eliminam os de iogurte,tem mesmo que ser com leite fervido para engrossar e crescer .Fiquei pensando se voce fez com leite cru tambem deve ter dado errado.Se foi o caso me desculpe!Vou recomeçar novamente com leite fervido,caso tente a receita com activia pegue um com validade longe de vencer e mais seguro.Os organismos do leite cru fazem uma coalhada deliciosa ,minha sogra faz diariamente no sitio…Que DEUS abençoe voces!!!

Reply

Pat Feldman May 2, 2010 at 19:13

Andrea, eu sempre faço com leite cru e dá certinho!

Reply

Andrea May 3, 2010 at 15:49

Oi Pat ,como voce falou que o iogurte tem um monte de fatores que podem fazer o iogurte dar errado e ainda nao sabia o que,como o meu tava dando certo a um tempo ,pensei que pudesse te ajudar…Recomecei com outro potinho de iogurte activia ,nao ficou grossinho em 4 horas acho que porque era o primeiro cultivo coloquei na caixinha de isopor novamente por mais 4 horas somando 8 e deu certo novamente ,acho que dai em diante pode ser apenas 4 horas, vou observar,pelo menos descobri que dar uma olhadinha sem tirar o pvc nao atrapalhou a fermentaçao ,virei um pouquinho e vi que tava molinho,acho que nesse caso a caixinha de isopor ajuda,o importante para melhorar o sabor e nao deixar ficar muito acido,isso varia pelas horas ,quanto mais horas fica mais acido,tambem vou adicionar uma amostra maior de iogurte ao proximo.So quero trocar experiencias ,pois nos interessamos por os mesmos assuntos,achei o seu site muito ultil e quero ver ele melhorar a cada dia .Desejo muita saude e muitas bençaos para voces!!!!!!

Reply

ALINE May 13, 2010 at 11:20

Oi Pat,gostaria de saber se vc tem receita de granola salgada.bjs

Reply

Pat Feldman May 13, 2010 at 11:39

Granola salgada? Sabe que nunca ouvi falar!

Reply

Emeline May 17, 2010 at 21:28

Olá Pat! É a primeira vez que visito este site. Comprei o livro “Enxaqueca Só Tem Quem Quer” e estou ainda me preparando para começar a dieta antienxaqueca. Estou pesquisando o que posso utilizar na dieta. Gostei muito deste site que já ajuda bastante. Estou um tanto preocupada pois aqui onde moro não é uma cidade pequena, mas há vários ingredientes que já sei que serão difíceis de encontrar.
Em relação ao iogurte, nunca tentei fazer, mas sei que na minha universidade há uma feira (bem pequena) de produtos orgânicos semanalmente. Descobri que eles fazem iogurte natural de leite de cabra. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte utilizando o leite de saquinho de supermercado (de vaca) e misturar o iogurte feito com o leite de cabra. Eu imagino que não tenha problema, mas achei bom vir aqui e confirmar! Desde já agradeço a atenção, provavelmente participarei mais vezes!

Reply

The May 17, 2010 at 22:13

Pat, vc não chegou a falar do iogurte feito na iogurteira. Tem problema?
Tenho uma em casa q é do tempo do onça (minha sogra me deu, ela usava na época em q morava em sítio e tb tinha leite fresquinho…pena q não peguei essa época). São 8 copinhos de vidro, e não de plástico, o q eu acho ótimo.
Posso fazer na iogurteira normalmente (uso o bio rich)?

Reply

Pat Feldman May 17, 2010 at 22:16

Pode fazer na iogurteira sim. Eu só não faço porque preparo muitoiogurte por vez, não caberia na iogurteira. Sem ocntar queas atuais são feitas todas de plástico, deixa gosto…

Reply

Emeline May 18, 2010 at 9:22

Olá Pat! É a primeira vez que visito este site. Comprei o livro “Enxaqueca Só Tem Quem Quer” e estou ainda me preparando para começar a dieta antienxaqueca. Estou pesquisando o que posso utilizar na dieta. Gostei muito deste site que já ajuda bastante. Estou um tanto preocupada pois aqui onde moro não é uma cidade pequena, mas há vários ingredientes que já sei que serão difíceis de encontrar.
Em relação ao iogurte, nunca tentei fazer, mas sei que na minha universidade há uma feira (bem pequena) de produtos orgânicos semanalmente. Descobri que eles fazem iogurte natural de leite de cabra. Gostaria de saber se posso fazer o iogurte utilizando o leite de saquinho de supermercado (de vaca) e misturar o iogurte feito com o leite de cabra. Eu imagino que não tenha problema, mas achei bom vir aqui e confirmar! Desde já agradeço a atenção, provavelmente participarei mais vezes!

Reply

Pat Feldman May 18, 2010 at 11:40

Emeline, se você não consegue orgânicos em tudo é uma pena, mas o simples fato de trocar produtos industrializados por comida de verdade já faz uma enorme diferença!

Reply

gilberto May 24, 2010 at 14:11

olá Pat
sempre que posso faço iogurte para a minha neta, sempre dá certo. Desta vez usei três litros de leite B de saquinho e depois de ferver e deixar com 43,5º.coloquei um potinho de iogurte natural. depois de 12 h. e depois de gelado ele ficou
como uma massa grudenta e viscosa. Onde eu errei?

Reply

Pat Feldman May 24, 2010 at 18:35

Gilberto, isso já aconteceu algumas vezes comigo e eu sinceramente não sei bem a explicação – será o leite um pouco mais gorduroso? Sempre que fica muito soro ou essa camadinha mais grossa, eu acerto a consistência batendo o iogurte no liquidificador e uso normalmente.

Reply

sylribeiro June 2, 2010 at 15:19

Oi, Pat, tudo bem? tenho feito meu iogurte e esta otimo! só que outro dia comprei leite organico e a parte que eu deixo no fogo, meio litro, para depois misturar ao leite frio, ferveu, e eu nao tirei a nata.
agora tenho quase um queijo, o cheiro esta bem forte. vc poderia nos ensinar a descobrir quando identificar se o iogurte estragou???
abraços!

Reply

Pat Feldman June 2, 2010 at 21:43

Syl, o iogurte dificilmente estraga, no máximo vira queijo, e pelo que você falou, foi o caso desta vez!

Reply

Edna June 14, 2010 at 18:21

Pat é a segunda vez que tento fazer iogurte mas fica muito mole gostaria de saber o por quê?Fasso com leite integral de caixa longa vida e iogurte natural deixo dentro do forno tampado umas 12 horas mais ou menos e mesmo assim ele fica mole.

Reply

Pat Feldman June 14, 2010 at 18:28

Edna, posso ser sincera? Ainda não descobri o segredo do iogurte perfeito… Acabei de olhar o iogurte que preparei hoje cedo: deu errado! E olha que eu faço há anos,sempre do mesmo jeitinho!! Até hoje, vez ou outra, desanda!

Reply

Edna June 14, 2010 at 18:40

hehehe…Vou tentar denovo..Ele fica babento sabe como baba de quiabo e fica mole, queria que ficasse mais grosso.Bjus..

Reply

Pat Feldman June 14, 2010 at 18:50

Exatamente como o meu ficou hoje…

Reply

Erika June 18, 2010 at 8:07

Suelen, gostaria de saber se posso fazer o iogurte caseiro com o probiótico saccharomyces boulardii-17, que é o conteudo do medicamento Lactipan. Se puder me responder no email, eu agradeço, bjs !!

Reply

Erika June 18, 2010 at 11:31

Me desculpe, confundi o nome com outra interessada no assunto. Estou aguardando sua resposta, obrigada desde já.

Reply

Maria June 22, 2010 at 3:36

Oi Pat. Descobri o seu blogue “por acaso” e estou absorvendo lentamente as informações que você gentilmente disponibiliza. Tenho, para já, (só) uma dúvida: como eu não bebo o leite da vaca (tenho intolerância a lactose e a caseína) posso fazer iogurte com leite vegetal de arroz integral e nozes por exemplo? Costumo fazer esse leite e é tão suave, tem um paladar tão bom…
Obrigada pela atenção, aguardo uma resposta sua. Um abraço, Maria.

Reply

Pat Feldman June 22, 2010 at 7:47

Maria, eu sei que exite kefir de leite de coco, mas nunca provei. É um tipo de fermentado, muito bom para asaúde da flora intestinal. Quanto a preparar iogurte com leites vegetais, como leite de coco, de nozes ou de arroz, nunca tentei. Se você resolver fazer a experiência, depois venha nos contar se deu certo.

Reply

Maria June 22, 2010 at 4:35

Esqueci de dizer que moro na Noruega. Aqui só há leite de caixinha (leite tratado, tipo UHT). Não há leite cru. Até conseguir ovos caipira (caipira mesmo e não daqueles ecológicos que há no supermercado…) é uma missão impossível… nem sei como vou conseguir as bactérias em pó (estava pensando em trazer uma boa quantidade de Portugal quando for de férias… elas estragam rapidamente? Posso trazê-las comigo de viagem?) Muito obrigada. Abraço da Maria (de novo).

Reply

Maria June 22, 2010 at 8:33

Quero experimentar mesmo Pat. A minha questão, agora, é esta: como faço para “criar” as bactérias, os bichinhos bons para a flora intestinal? Aqui não tem nada disso à venda… e tenho esperanças que você ou alguém me dê uma luz sobre como fazer para as criar…

Outra questão: como faço para juntar frutas ao iogurte (que espero ter sucesso em fazer)?

Obrigada. Um abraço e tudo de bom para você, sua família e, em especial, o seu novo neném :)
Maria.

Reply

Pat Feldman June 22, 2010 at 12:16

Maria, existem sites no mundo todo para doação de kefir, que normalmente não se vende. No caso da sua filha, com alergia grave o leite de vaca, o kefir de leite de coco e o kefir de água são os mais recomendados.

As frutas você junta depois que o iogurte tiver pronto, de preferência na hora de consumir, assim elas mantém o sabor fresco. Frutas secas podem e devem ser misturadas 1 ou 2 dias antes. Ficam mais macias e saborosas.

Reply

Ale June 26, 2010 at 8:30

Oi pat eu sei que vc entende muito de culinária, o que ñ deixa de ser exper em medicina natural,gostaria que vc me ajudasse, eu sofro de resistênçia baixa no organismo, e conseqüentimente sou atacada pela cândida,estou tomando remédios homeopáticos para recuperar a resistênçia,mas estou tomando a apenas um mês, e agora descobri que estou grávida e a cândida voltou, eu gostaria de saber se posso colocar o soro de yorgute natural na varginia, se ajuda no corrimento atalhado, e se ñ faz mal para o embrião.Desde já muito obrigada.

Reply

Pat Feldman June 26, 2010 at 9:12

Ale, segundo o que ouvi da Dra. Natasha Campbell McBride num dos congressos em que assisti às suas palestras, você pode tentar essa opção sim, mas de qualquer forma, não deixe de incluir o iogurte natural integral na sua rotina alimentar.

Reply

Ale June 26, 2010 at 8:34

Pat eu amo o seu sit, adoro suas receitas já fiz várias e sempre deram super certo, eu criei uma comunidade sobre lactobacilos vivos, e gostaria de saber se posso algumas de suas maravilhosas receita?

Reply

Pat Feldman June 26, 2010 at 9:12

Pode usar sim, mas não deixe de colocar os créditos!

Reply

Andrea June 30, 2010 at 16:04

Oi Pat!Meu iogurte em dias quentes ficava pronto com 4 horas de fermentaçao,agora leva a noite toda pois o clima ficou mais frio.Me deu o maior trabalho para o iogurte ficar bom como antes,tive que mudar muito a forma de preparo.Para a amostra ficar na temperatura ideal leva mais tempo em dias frios ,quando eu descongelo mais que a quantidade de um potinho de iogurte da tudo errado ,pois o leite esfria,como faço em grande quantidade tenho que descongelar em copos separados cobertos com pedaços de plastico ou seja mica e liga de dinheiro nova .Ate a quantidade de liga importa,uso agora 3 em duas partes no copo e para o pote de leite 6 sem dobrar apenas em uma parte,mantenho o iogurte da geladeira assim sempre bem tampado.Troquei o pvc por mica lavavel,usei a sua dica da toalha so que uso a toalha grossa tipo de banho nova ,dentro da caixa de isopor,ponho antes da toalha uma folha de papel aluminio que pode ser reutilizada.Quando alguem prova meu iogurte e pede a receita,falo do activia e as outras etapas,mais dou a sugestao de tirar a xerox das dicas que escrevi para meus filhos .Para quando eles precisarem.Gosto muito desse alimento vale apena,deu trabalho para observar isso tudo,mais voltou a dar certo.Que Deus te abençoe sempre um abraço!!

Reply

Fátima July 1, 2010 at 9:01

Pat, faço uso de whey protein industrializado, porém gostaria de começar a usar o whey que você ensinou a fazer. Mas como devo usar? puro? tomar as colheradas? Muito obrigada pela sua atenção. Um abraço.

Reply

lorrayne July 2, 2010 at 8:41

gostei

Reply

Ale July 4, 2010 at 15:52

Pat eu consegui o kefir para fazer yorgut, só k estou grávida e ñ sei se posso tomar, eu já sofria de imunidade baixa e agora estou pior.
Eu posso tomar o yorgut de kefir k diz k é bom? E em qual quantidade me ajude por favor.

Reply

Pat Feldman July 4, 2010 at 17:34

Ale, kefir é ótimo durante a gravidez e ajuda a melhorar a imunidade. Pode tomar sem medo! Parabéns!!

Reply

Andreia July 26, 2010 at 20:57

Pat.
Gostaria de saber se o leite cru que vc fala é sem ferver nenhum pouquinho?
Assim que comecei a ler seu blog procurei e achei nosso leite de vaquinha e estava super orgulhosa disso…aí um monte de gente me falou que precisava ferver este leite por 15 minutos pois sem isso eu corria o risco de contaminhar minha filha de pouco mais de um ano.
Passei a fazer isso e hj percebi que vc fala em leite cru…
Por gentileza, esclareça sobre isso. Eu não devo ferver? Não tem risco de contaminação?
Eu vejo eles tirando o leite não acho o sistema mais limpo do mundo…as vacas evacuam e mijam ali mesmo (hehehe) .
um abração
Deia,mãe da Bárbara e grávida do Frederico

Reply

Mayana de Azevedo Dantas September 10, 2010 at 6:31

Olá Pat, estou fazendo com o leite pasteurizado que tinha vencido no dia anterior…vai ficar ruim?

Reply

Sillmelo Akita October 6, 2010 at 17:31

Se eu não encontrar as bactérias em pó, dá pr fazer só com o iogurte natural? Esse iogurte é aquele que exite a anos né? Ou pode ser esses recentes que dizem que ajuda no fluxo,o da embalagem verde e seus genéricos.? Tem como depois voce enviar por e-mail onde voce compra seus produtos? Nao queria comprar a coisa errada. Obrigada Pat.

Reply

Sillmelo Akita October 6, 2010 at 17:47

Pat, você já deu o iogurte para seus gatinhos? As minha meninas amam e uma vez ou outra eu deixo elas lamberem o potinho. Tenho receio de soltar o intestino delas,mas tbm já li na net (não me lembro onde) que os pets podem comer iogurte sendo caseiro. O que vc diz disso?

Reply

Pat Feldman October 6, 2010 at 21:40

Sill, eles não gostsram muito… Mas como sei que precisam de probióticos, vez ou outra coloco gotinhas…

Reply

Sillmelo Akita October 6, 2010 at 21:42

ótimo, pois as minhas meninas amam iogurte, as vezes tenho que comer escondido delas. Acabei de chegar do mercado e minha panela ja está no fogo esquentando o leite. E no forno está a sua receita de omelete. Kd seu restaurante hein? hehe

Reply

Sillmelo Akita October 6, 2010 at 21:51

Pat, li num site (não lembro qual) para aerar o leite antes de esquentar. Estou fazendo deste modo e tirando fotos, vamos ver como fica, e qual diferença que dá.

Reply

Sillmelo Akita October 27, 2010 at 20:30

Pat, esqueci de vir contar meus resultados.
Estou amando fazer o iogurte em casa, ja tenho bastante soro e ja usei bastante, tanto no feijao e no arroz. As minhas gatas ja sabem quando eu vou comero iogurte, dai ficam miando desesperadamente pedindo pra elas tbm. Obrigada viu. Ja estou imprimindo tudo e enviando pra minha mãe lá em Recife, pois falei muito de vc pra ela.

Reply

RENATO November 4, 2010 at 11:29

OLÁ PAT, PRECISO CONSUMIR PRODUTOS CASEIROS PORR CAUSA DA MINHA DIETA, E QUERO TIRAR UMA DUVIDA COM VC; FIZ O IOGURTE DA SEGUINTE FORMA:
1 LITRO DE LEITE INTEGRAL CAIXINHA AMORNADO Á 45° E MISTURADO Á UM COPO DE IOGURTE NATURAL INTEGRAL, CO 12 HS DENTRO DE UMA GARRAFA TAMPADA E ENVOLVIDA NUMA TOALHA GROSSA.
BEM PAT, FICOU UM VERDADEIRO IOGURTE TANTO NO SABOR(AZEDINHO) QUANTO NA TEXTURA (CREMOSA) SÓ!!!! QUE BABENTO, E ISSO ME DESANIMOU DE BEBER QUANDO PUXA UM FIO COM A COLHER… OQUE FAÇO PARA NÃO FICAR BABENTO:? POR FAVOR ME AJUDE A CONTINUAR A CONSUMIR ESTA DELICIA!!!,,, E PARABENS PELO SITE

Reply

Pat Feldman November 4, 2010 at 17:11

Eu não recomendo o leite de caixinha, mas já que você usou, ferva-o e deixe esfriar a 45 graus, é mais garantido. Quanto a ficar “babrnto”, vou ser sincera: não sei porque isso acontece, mas acontece ocasionalmente aqui em casa também! Iogurte é um alimento vivo, e quando feito em casa, sem critérios rigorosos, ele realmente pode sair diferente a cada vez. aliás, qualquer comida de verdade nunca sai exatamente igual!

Reply

Denise September 1, 2011 at 9:53

Faço iogurte caseiro também. Já tentei de várias formas, a que deu mais certo para mim foi misturar levemente o copinho de iogurte natural no leite frio em recipiente de vidro tampado e colocar no forno com a luz acesa. Em 4 ou 5 horas está pronto. No começo ficava babento, mas percebi que isso acontecia quando eu deixava perto demais da luz e, acho, que por esquentar um pouco a mais fica babento. Coloco um pouquinho distante e fica perfeito. Já testei com leite em pó, de caixinha, de saquinho, integral, desnatado e todos derão certo.

Reply

RENATO November 5, 2010 at 13:59

VALEU PAT, VOU FERVE-LO, ACHO QUE A PRÁTICA ME DARÁ ALÉM DE EXPERIENCIA, RESULTADOS E PROCEDIMENTOS DIFERENCIADOS, HJ COEI O IOGURTE NUM PANO E DESCEU MUITO SORO E UMA AGUA RALA (POR 3 HORAS) E O IOGURTE FICOU MUIIIITO MENOS BABENTO… TALVEZ O CAMINHO ESTEJA AI… MUITO OBRIGADO.

Reply

Pat Feldman November 5, 2010 at 16:56

Escorrer o excesso de soro também é um recurso que uso de vez em quando. E o soro tem mil utilidades!

Reply

Bruno November 6, 2010 at 13:35

Fiz e ficou muito mole… no que sera que eu errei????

Reply

Taís November 15, 2010 at 11:46

Quero saber como faço para ele não ficar liguento e sim cremoso??

Reply

Sillmelo Akita November 15, 2010 at 21:41

Consegui a consistência que eu queria colocando 1 colher de leite em pó.
Fica durinhe não “babento”. Pergunta: Pat? Essa colher de leite em pó não é legal acrescentar? Ou por ser apenas 1 colher não tem problema?

Reply

Pat Feldman November 16, 2010 at 6:17

Sill, da próxima vez tenta cerca de meia xícara de creme de leite fresco. Costuma funcionar e é mais saudável!

Reply

Sillmelo Akita November 16, 2010 at 11:58

Poxa! Não sabia dessa do creme de leite fresco.
Sabado fui na feira de organico, mas não tinha (só por encomenda)
Fora esse creme lá da feira vc indica outro?

Reply

Pat Feldman November 16, 2010 at 12:26

De preferência o da feira…

Reply

Sillmelo Akita November 16, 2010 at 16:58

Estou triste. Triste e com dor(azia). Pior que desconfio que o causador da minha dor foi o iogurte que eu fiz.Pois ele é a primeira coisa que eu como assim que levanto. E não comi nada diferente hoeje. Será que por conta de ter colocado a tal colher de leite em pó no meu iogurte fez com que me fizesse mal????

Reply

Pat Feldman November 16, 2010 at 17:10

Sil, o leite em pó é um prodto alimentício totalmente desnaturado e alterado, e que mesmo em pouca quantidade pode ter te causado esse mal estar. Não posso dizer com certeza, mas se você diz que foi a única coisa diferente, pode sim ter sido…

Reply

eliane November 25, 2010 at 8:45

Queria dizer que faço o iogurte na panela de pressão fervo o leite e coloco o iogurte e fecho apanela deixo a noite toda pronto feito o iogurte…bem mais simples

Reply

eliane November 25, 2010 at 8:53

Sill não é por causa do leite em pó que vc teve azia a quantidade de leite em pó é tão pouca que não faria tanto estrago assim viu,fique com Deus

Reply

Miruka July 14, 2013 at 5:56

Faça um chá bem fraquinho de sementes claras de sucupira (das menores) e tome em goles espaçados, leves, durante um 2 dias. Fiz isso com início de ioga e não tive mais.

Reply

Sillmelo Akita November 25, 2010 at 21:38

Eliane,adorei esse jeito que você faz na panela de pressão.
Vou tentar na próxima vez.

Reply

Flá February 5, 2011 at 13:44

Olá Pat!
Adorei seu site.

Tenho uma dúvida: qual a diferença entre iogurte e coalhada? No supermercado tinha pote de iorgurte e pote de coalhada.
Tem os mesmos benefícios?

Eu fiz com leite de garrafinha tipo A e um pote de coalhada industrializada.

Fervi o leite, deixei amornar e juntei a coalhada. Ficou delicioso mas não tinha muito soro.
Vou tentar fazer com iogurte e ver como fica.

Reply

Pat Feldman February 5, 2011 at 17:33

Flá, eu tinha a mesma dúvida que você, e pelo que andei lendo, a diferença enrte iogurte e coalhada é o somente o tipo de cultura (lactobacilo) usado para fermentar o leite.

Reply

Régis February 6, 2011 at 12:29

Pat, você não recomenda usar o leite de caixinha para fazer o iogurte.Qual seria o motivo, por gentileza?

Reply

Pat Feldman February 6, 2011 at 14:22

É um leite completamente morto, desvitalizado.

Reply

Silvana February 15, 2011 at 12:58

Olá Pat!
Gostaria de saber porque você esquenta o leite pasteurizado até chegar 84 graus centígrados e depois o esfria até 46 graus para fazer o iogurte?
E se eu só aquecê-lo até 46 graus e depois já acrescentar o iogurte, será que dá certo?
Beijos

Reply

Pat Feldman February 15, 2011 at 17:10

Porque no leite pasteurizado nem sempre o odor denuncia qualquer contaminação, então a fervura (leite ferve a 84 graus). Já o leite cru, um leite compeltamente vivo, qualquer eventual contaminação é normalmente denunciada pelo cheiro ou aspecto.

Reply

Luciana February 20, 2011 at 21:43

Oi Pat!
Li em um site que o iogurte deve ser consumido sem misturar com frutas por causa do açúcar, que destrói os valores principais do iogurte natural, isto é verdade?
Outra dúvida, gostaria de saber se posso acrescentar 1 caixa de gelatina de morango e açúcar (ou outro adoçante), para fazer iogurte de morango.
Obrigada e parabéns pelo site tão instrutivo.
Luciana

Reply

Pat Feldman February 20, 2011 at 22:21

Luciana, o açúcar refinado com certeza prejudica os imensos benefícios do iogurte, já as frutas naturais, frescas, não fazem o mesmo. Evite completamente misturar gelatinas ou qualquer outro industrializado. Se quiser um iogurte com sabor de frutas, misture-a imediatamente antes de consumir e, se for o caso, junte um pouco de mel.

Reply

Luciana February 22, 2011 at 21:04

Esqueci de perguntar: qual a ingestão diária recomendada para se ter obter os beneficíos do iogurte?
Obrigada novamente.

Reply

Pat Feldman February 22, 2011 at 21:17

Luciana, quanto mais melhor, mas veja como fica gostoso para você!

Reply

neide nardi February 21, 2011 at 10:12

bom dia,Pat tenho uma filha com 16 anos,Nathalia, e ela esta cursando nutriçao,a professora pediu para ela criar uma receita com yogurte,sera que vc pode passar umas dicas de quais ingredientes combinam com yogurte ela não quer copiar nenhuma receita e sim criar, se vc puder ajudar ti agradeço muito.

Reply

Débora February 26, 2011 at 18:56

Olá Pat, e como faço pra saber a temperatura q vc pede nessa receita???
Estou super interessasa nessa receita para fazer o yacult caseiro pro meu filho…
Bjão e desde já obrigada

Reply

luana mirelle April 7, 2011 at 20:31

gosto mas quando ele vem com ameixa.

Reply

Pat Feldman April 7, 2011 at 21:50

Faço muito com ameixa aqui, é muito bom!

Reply

Nani April 9, 2011 at 22:39

Oi Pat, como voce faz para chegar nessas temperaturas indicadas? Usa termometro culinario? é verdade que para saber se o leite cru esta contaminado basta ferve-lo e, caso esteja ele vai coalhar? Nesse caso, caso a resposta for afirmativa, bastaria ferver um pouco para “testar” e consumir o restante cru, seria uma boa medida?

Reply

Pat Feldman April 10, 2011 at 7:50

Nani, no início eu usava um termômetro – comprei numa loja de artigos de laboratório, porque os ditos culinário, praticamente iguais, são muito mias caros. Com o tempo me habituei ao tempo de aquecimento e a sentir a temperatura com a ponta do dedo, uso o “dedômetro”!!! (risos)

O leite cru quando está contaminado geralmente cheira mal, você percebe fácil. Se você tem qualquer dúvida quanto à procedência do leite, ferva sempre! Se o leite talhar ele pode nem estar contaminado, apenas passado.

Reply

Nani April 10, 2011 at 14:41

Pat, eu estou pensando em ir visitar uma fazenda que pode nos oferecer leite(só não gostei de entregarem o leite em garrafas pet), mas te confesso que não sei até que ponto os procedimentos de tirar leite, onde e como tiram o leite são seguros ou não. Nem sei como te explicar com palavras, mas cresci tomando leite tirado direto da vaca, mas as vacas ficavam simplesmente num galpão, tiravam o leite com a mão num balde, me dá umas dicas do que preciso observar por favor…
Muito obrigada pelas dicas…
beijo carinhoso

Reply

Pat Feldman April 10, 2011 at 15:30

Nani, acho que é um comentário teu de vários dias atrás para o qual estou devendo uma resposta, né… Essa coisa da confiança no leite cru é ao mesmo tempo muito exata e muito sutil. Existem detalhes que você pode (e deve) observar, como a higienização das tetas da vaca, o aspecto dela (limpeza, magreza, pelagem), assim como a higiene de quem tira o leite, se lava as mãos,se tem unhas bem aparadas, cabelos curtos, etc – coisas que você observaria em qualquer pessoa que estivesse lidando com a tua comida. Se você quer ir além, uma análise laboratorial mostra muita coisa – eu nunca pedi nem me interessei em fazer.

O outro ponto é sutil, quase intuição: o jeito da pessoa falar, o quanto ela mostra de preocupação com o fato do leite ser ou não fervido, etc. O moço que fornece o meu leite acha super normal tomar leite cru e produzir derivado (manteiga, queijo e creme de leite) com esse mesmo leite cru. Ele mesmo consome e oferece para a família dele – e isso eu acho a maior garantia de todas, porque ninguém em sã consciência oferece para a família aquilo uqe acha que pode fazer mal!

Respondida a tua dúvida?

Reply

Bruna August 15, 2011 at 15:52

Pat, vc pode me falar quem é seu fornecedor de leite cru??? Moro em são paulo e quero muito conseguir comprar!!! Obrigada

Reply

Nani April 10, 2011 at 19:45

Obrigada Pat, era exatamente isso que precisava saber.
Eu não sei se voce recebeu, mas te enviei um email com varias perguntas sobre duvidas minhas sobre alimentação. Voce esta revolucionando a minha casa menina! Te agradeço muitíssimo, tem sido maravilhoso aprender a se alimentar da forma que voce mostra. Se tiver mais um tempinho e tiver recebido o email vai sanar mais algumas questões que me afligem, rsrs.
E te confesso que estou lendo MUITOS dos artigos do site. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigada pela gentileza em responder nossas duvidas.
beijos
Nani

Reply

Pat Feldman April 10, 2011 at 20:14

Nani, fico até sem jeito de falar. eu recebi teu e-mail sim, mas como queria responder com cuidado e ando meio atrapalhada com meus afazeres, acabei deixando passar… Me manda de novo e de novo, até eu responder, tá?

Reply

Nani April 10, 2011 at 20:18

rsrsrs…não quero ser inconveniente, mas já que voce deixou vou mandar o mesmo denovo, mas nem responda a questão do leite porque me esclareceu perfeitamente.

Reply

Nani April 10, 2011 at 20:22

enviei!
beijão!

Reply

Pat Feldman April 10, 2011 at 21:12

Acabei de responder!! Viva!!

Reply

Sillmelo Akita April 10, 2011 at 20:57

Pat, assim como quando a Eliane falou sobre a panela de pressão, eu resolvi experimentar e amei. Agora a minha panela de pressão tem outra finalidade… fazer iogurte. Percebi que desde que comecei a fazer na pressão o iogurte ficava mais firme.
E eu ainda enquanto ferve o leite eu fico mexendo para “aerar” deixo pelo menos umas 10 horas dentro do forno. Fica muito bom, adorei a dica.

Reply

Magali Vegas May 22, 2011 at 5:21

Pat, onde posso conseguir a receita de Kefir. você tem ?

Outra pergunta: Tenho uma horta aqui em casa basicamente de manjericão é maravilhoso e está imenso, tudo orgânico, sei que você consome muito, gostaria de comercializá-lo, como posso fazer ?

Reply

Cacilda September 19, 2011 at 18:16

Pat,
Qualquer iogurte natural do supermercado serve? Olhei os rótulos e tem cada coisa…. Até farinha de arroz. Observando os rótulos, vi que preciso aprender a fazer esse iogurte depressinha. Não tem mais iogurte de verdade no supermercado.

Fiquei com essa dúvida. Ou por ser pouca quantidade, tudo bem?

Um abraço,
Cacilda

Reply

Pat Feldman September 19, 2011 at 18:24

Cacilda, pode ser pouca quantidade num único potinho, mas se você se propuser a comer sempre, aí complica…. Iogurte deve ser comporto apenas de leite integral e alguma cultura láctea. Qualquer coisa além disso é “enfeite”…

Reply

Cacilda September 19, 2011 at 18:31

Na verdade, minha dúvida é se posso usar esse mesmo do supermercado (com tantas coisas) para fazer a receita do seu iogurte natural.

Reply

Pat Feldman September 19, 2011 at 18:41

Ah, nesse caso pode sim, mas procure a marca que tiver menos aditivos possível – eu sei que ainda existem umas poucas. Use na primeira vez e depois guarde um pouco do iogurte preparado para usar de isca no preparo do próximo.

Reply

Cacilda September 19, 2011 at 18:46

Muito obrigada pela atenção e generosidade!
:)

Clarissa March 29, 2015 at 20:04

Olá Pat! Faço o iogurte em casa sempre e com o leite de cabra, pois tenho intolerância à lactose. O último que fiz ficou bem azedo, acho que deixei tempo demais. Neste caso, posso utilizá-lo para fazer o próximo? Não queria começar de novo pois teria que usar iogurte de leite de vaca, pois o de cabra não encontro para vender. Muito obrigada!

Helenice October 25, 2011 at 20:15

Gostaria de saber se posso usar o leite de pacotinho vencido e se posso como fazer? Iogurte ou coalhada?

Reply

ana lucia October 31, 2011 at 12:42

Ola Pat tenho intolerancia a lactose posso consumir esse yougurte?

Reply

Pat Feldman October 31, 2011 at 13:39

Ana Lucia, no processo de transformar o leite em iogurte, os lactobacilos “comem” a lactose do leite, portanto se a tua intolerancia não for muito severa, acredito que você possa consumir o iogurte caseiro sem problema algum.

Reply

ana lucia October 31, 2011 at 12:44

posso fazer com leite de baixa lactose?

Reply

Mel Martins January 1, 2012 at 15:45

Olá!
Gostaria de saber se pode substituir o iogurte natural por coalhada, por exemplo, se for natural também.

Reply

sandra June 5, 2012 at 14:58

OI PAT BOA TARDE,ME AJUDA!!!Ñ CONSIGO ACHAR LEITE DE BOA QUALIDADE AK ONDE MORO,ESTOU DANDO LEITE C BAIXA LACTOSE P A MINHA FILHA MAIOR Q TEM 3 ANOS,POIS ELA TEM INTOLERANCIA A LACTOSE.E PRA MAIS NOVA DOU LEITE NINHO EM PO O DE FASES ELA TEM 1 ANO.O QUE EU FAÇO?P SUBSTITUIR ESSES LEITES,POSSO DAR ESSE IORGUTE NATURAL NA MAMADEIRA?Ñ FICA MUITO GROSSO OU AZEDO?POR FAVOR ME AJUDA.AGUARDO RETORNO…URGENTE!!!!!

Reply

Pat Feldman June 5, 2012 at 16:16

Eu daria iogurte natural integral. Para líquidos mis grossos, existem bicos de mamadeira com furos maiores, mas se ainda assim ficar grosso, você pode dilur em um pouco de água. O azedo é só questão de hábito!

Reply

sandra June 5, 2012 at 16:56

Obrigada Pat, vou tentar fazer essa mudança o mais rapido possivel….bjs

Reply

Maria June 26, 2012 at 20:11

Pat, sou eu de novo :)

Deixo com vc uma dica que aprendi num livro sobre a dieta SCD que o melhor iogurte caseiro é aquele que fermenta durante 24 a 30 horas no forno. Eu experimentei e fiz o melhor iogurte que já vi na minha vida: meio branco, meio amarelinho (de leite cru!), parece manteiga com vida, parece gelatina!
Amanhã vou comer no café da manhã :)

Beijos :)

Reply

Maria June 28, 2012 at 7:15

Pat o iogurte ficou divino!! Já estou fazendo mais mas me enganei: coloquei o iogurte e o leite cru junto na panela para levar a 46 graus e só depois me dei conta que deveria juntar o iogurte depois do aquecimento… Juntei um pouco de soro de queijo e vamos ver no que vai dar :-)
Beijos
Maria :-)

Reply

Carmen July 9, 2012 at 11:04

Fazer iogurte é bem simples! Se for leite longa vida, basta amornar e juntar ao iogurte pronto, deixe descansar por 4 ou 5 horas, eu coloco em pote se sorvete mesmo e deixo dentro de uma caixa de isopor. Ou voce pode cobrir com guardanapo de pano esse pote e deixar dentro de um forno ou micro-ondas desligado, sómente para manter a temperatura morna. Se voce usar leite de saquinho, deve ferver e éspere amornar pra misturar ao iogurte natural.

Reply

Pat Feldman July 9, 2012 at 12:07

Carmen, eu jamais recomendo o uso de leite longa vida, que é completamente desnaturado, e também sugiro não usar recipientes plásticos, principalmente em contato com alimentos aquecidos.

Reply

Julie Anderton July 24, 2012 at 7:31

Mal entrei no seu site e ja sou sua fa numero 1. O trabalho de divulgacao da dieta GAPS no Brasil que voce esta fazendo ‘e de DEUS!
Pat, estou em Londres quebrando a cabeca para colocar o meu filho autista na dieta. Ele esta fazendo desintoxicacao das vacinas com homeopatia ao mesmo tempo (terapia CEASE, pouco conhecida no Brasil). Nao tenho a menor sombra de duvida que preciso mudar a dieta dele. Comprei um super liquidificador para fazer leite de amendoas. Ele tomou 2 mamadeiras ja e aceitou numa boa. Tenho tentado encontrar informacao sobre os maleficios de muita amendoa, agradeco muito se me der a sua opiniao!

Um grande abraco, estou fazendo muita publicidade do seu site nas paginas de autismo do Facebook e na minha pagina Tratamentos Naturais para o Autismo!
Eu estou escrevendo sobre o tratamento do meu filho no meu blog para divulgar a terapia CEASE e gostaria de saber se posso colocar la um link para o seu blog :)
Muito, muito sucesso pra voce!

Julie

Reply

Pat Feldman July 24, 2012 at 8:16

Julie, fique a vontade para divulgar meu site, será um prazer! Quanto à dieta GAPS, conte comigo para o que precisar, mas fique sabendo que você em Londres é vizinha da Dra. Natasha Campbell McBride, que foi quem desenvolveu a dieta GAPS, a princípio para o filho, que era portador do autismo – e veja como conjuguei o verbo, ERA, no passado!

Reply

Julie July 24, 2012 at 18:09

Pat, infelizmente eu liguei semana passada na Clinica dela em Cambridge, atendue uma secretaria eletronica estranha e nao me retornaram ate hoje…

Eu tenho a impressao de que tantas pessoas a contactam hoje em dia que ela nem atende mais, so deve dar palestras etc.

Ela treina terapeutas e da a certificacao da dieta GAPS, tem uma aqui em Londres, eu estou tentando marcar uma consulta!

Sucesso pra voce, amei o blog, merece premio!

Reply

Pat Feldman July 24, 2012 at 19:54

Bem, eu não tenho contato direto com ela, mas talvez vá a uma palestra dela em novembro, nos EUA. Vou perguntar sobre a clínica a ela, caso encontre. Quanto ao prêmio, mensagens carinhosas como a tua são o melhor prêmio!! Obrigada!

Reply

Julie July 24, 2012 at 18:11

Pat, voce nao me respondeu sobre o leite de amendoas.

Por favor, me de sua opiniao!

Obrigada!

Reply

Pat Feldman July 24, 2012 at 19:53

Poxa Julie, acho que na correria acabei deixando passar… Qual era a tua dúvida mesmo?

Reply

Julie July 25, 2012 at 7:48

Comprei um super liquidificador para fazer leite de amendoas. Ele tomou 2 mamadeiras ja e aceitou numa boa. Tenho tentado encontrar informacao sobre os maleficios de muita amendoa, agradeco muito se me der a sua opiniao!

Ah, tentei fazer o iogurte, nao deu certo… vou tentar hoje ou amanha de novo, acho que preciso de um termometro de cozinha.

E talvez colocar toalhas realmente grossas em volta da panela? Coloquei 3 panos de cozinha grossos em volta mas nao deu certo…no que sera que errei?

Obrigada!

Rosana August 6, 2012 at 14:51

Olá Pat!

Herdei uma iogurteira daquelas top therm, posso utiliza-la ao invés do forno? Tenho alguns potinhos bpa free novos e alguns de vidro que comprei para papinha, ao invés de utilizar os potes da iogurteira que são de vidro…

Reply

Rosana August 6, 2012 at 14:53

correção:

Olá Pat!

Herdei uma iogurteira daquelas top therm, posso utiliza-la ao invés do forno? Tenho alguns potinhos bpa free novos e alguns de vidro que comprei para papinha, pensei em colocar o iogurte nestes potinhos individuais, ao invés de utilizar os potes da iogurteira que são de plastico… Será que funciona?

Reply

Pat Feldman August 6, 2012 at 19:31

Já que você ganhou, use!

Reply

sandra August 9, 2012 at 14:59

Oi Pat,comecei a fazer o yorgute p a minha filha de 3 anos achei q ia ser dificil ela aceitar por causa do azedinho,mas deu certo,umas 2 vezes coloquei um pouco de leite de coco e leite de arroz q eu mesma fiz p n ficar tao grosso.Tem alguma dica p o yorgute n ficar tao grosso?posso diluir c agua?Eu ja li em algum lugar q vc coloca gema na mamadeira de seu filho.Como vc faz a mamadeira dele?E uma duvida q é muito importante,a minha filha tem intolerancia a lactose é verdade q o yorgute n tem a lactase qndo é preparado>Aguardo retorno Obrigada!!!

Reply

Pat Feldman August 9, 2012 at 22:26

Sandra, eu normalmente dou iogurte misturado com o leite ou diuído em água. Meu filho aceita dos dois jeitos.

A gema de ovo eu du crua, só passada na peneira pra tirar aquela película que a envolve, e misturo à mamadeira da noite.

Reply

sandra August 14, 2012 at 12:01

mUITO oBRIGADA PAT…

Reply

carol August 21, 2012 at 10:04

ola, se eu fizer isso e depois coar isso dará origem aos grãos de kifer?

Reply

Pat Feldman August 21, 2012 at 19:21

Não. Kefir é outro tipo de cultura!

Reply

Amanda Torres August 31, 2012 at 10:28

Pat,
Faço iogurte natural em casa usando o fermento em saquinho, mas sempre uso um novo, nunca peguei um pouco do próprio iogurte para fazer por achar que pode não manter a mesma qualidade, ser tão saudável quanto.
Você acha q posso tirar e utilizar a isca do meu iogurte mantendo ainda assim a qualidade equivalente a fazer um novinho sempre?
Sobre a temperatura, que vi muitas pessoas em dúvida de como aferir sem termômetro, o que faço é o seguinte:
50% do leite gelado + 50% do leite bem quente. Sempre deu certo.

Reply

Pat Feldman August 31, 2012 at 16:00

Amanda, o iogurte antigo é perfeito como isca para o próximo, não altera em nada a quantidade!!

Reply

Márcia September 18, 2012 at 19:53

Uma dica.. Jornais envolvendo a panela ou recipientes de vidros servem para manter a temperatura em substituição às toalhas grossas. Pat, agradeço pelo envio da receita. Já fiz Yogurt em casa mais ou menos do jeito q vc ensina, mas tb usando o “dedômetro”. Fazia com leite de caixinha. Vou experimentar com leite de saquinho q encontro em um mercado perto de casa. Mas só para tirar a dúvida.. quer dizer q tenho q deixar ferver primeiro é isso? Com o leite de caixinha q eu fazia, apenas deixava amornar e daí jogava o yogurt. Aguardo sua resposta para poder fazer corretamente. Desde já grata!

Reply

Pat Feldman September 18, 2012 at 21:29

Quando o leite já é pasteurizado, o melhor é ferver antes sim. Depois venha contar como ficou!

Reply

Carolina November 19, 2012 at 12:07

Olá Pat,
Seu site é sensacional, estou amando conhecê-lo.
Como eu posso saber qual é a temperatura de 86 graus na panela? E também 46 graus?

Obrigada.
Carolina

Reply

Pat Feldman November 19, 2012 at 19:23

Carolina, em lojas de artigos de cozinha você normalmente encontra termômetros para vender, mas se quiser pagar bem menos, pesquise em lojas de artigos para laboratórios químicos.

Reply

Patricia February 8, 2013 at 23:05

Pat
Eu tentei fazer o iogurte e não deu certo. Acredito que o inverno aqui nos EUA não colabora com o processo, mesmo eu deixando no forno com as toalhas. Pensei em colocar um aquecedor na porta do forno, mas acabei vendo um “like” seu no facebook de um site que vende iogurteiras. Ja tinha visto em outro site e gostaria de saber a sua opnião sobre a iogurteira. Obrigada!

Reply

Gabrielle Cury February 12, 2013 at 10:16

Oi Pat, obrigada pela receita! Fiz ontem à noite e minha única dúvida é: ele está com consistência de iogurte, mas tem como uma água (acho que o soro do iogurte) que fica nos cantinhos… É consumível com o soro ou ele deve ser coado? Obrigada!

Reply

Pat Feldman February 12, 2013 at 17:23

Pode deixar o soro sim, mas se você achar que ficou demais, daí coa. olha umas dicas sobre soro aqui: http://pat.feldman.com.br/2009/07/16/soro-de-leite-fermentado-e-cream-cheese/

Reply

Joseli March 4, 2013 at 18:30

boa tarde Pat, fiz o iogurte e ficou com uma consitência de mingau, posso consumir mesmo assim ?

Reply

Pat Feldman March 4, 2013 at 20:53

Pode consumir sim!

Reply

cristina April 18, 2013 at 0:56

pat li todos os comentários e respostas e lhe agradeço desde já pela sua gentileza em esclarecer tantas duvidas. tenho 2 filhos e os dois são alérgicos e sofrem com a mudança de temperatura, já fiz uso de vários antialérgicos, mas depois que termina o tratamento, dez dias depois as tosses voltam novamente. Quero saber se o consumo de iogurte pode me ajudar acabar com essas crises respiratórias ?

Reply

fabiana July 8, 2013 at 14:34

Oi Pat, tudo bem? Preciso de ajuda ,nao consigo fazer meu iogurte. Consegui comprar o leite cru e fiquei super feliz achando que iria tomar iogurte caseiro mas nao foi isso que aconteceu. Eu tenho uma iogurteira e fiz do jeitinho q voce ensinou , a unica diferenca foi que coloquei em 8 potinhos e deixei descansando por 10horas. A iogurteira mantem a temperatura. Mas formou muito soro e so um pouquinho de iogurte no fundo do pote. Com leite de caixa da certo mas com o leite cru ficou com cheiro forte e uma textura estranha e rendeu bem pouquinho e alguns potes nem coalharam direito,nao sei o q esta errado,fiz 3 vezes ficou do mesmo jeito.vc sabe oq esta errado?
Obrigada ,bjs e tenha um excelente feriado’

Reply

Pat Feldman July 9, 2013 at 20:39

Fabiana, quando forma tanto soro em geral é porque fermentou demais, então numa próxima vez tente deixar menso tempo. Não desanime, as vezes a gente custa um pouco para acertar o ponto, mesmo fazendo tudo certinho!

Reply

Gisleine Querido July 10, 2013 at 11:49

Oi Pat.
Estava lendo uns comentários acima e vi que uma pessoa faz o iogurte na panela de pressão. Dá certo também? O procedimento é mesmo?

Reply

Pat Feldman July 11, 2013 at 8:51

Eu detesto panela de pressão em qualquer ocasião.

Reply

Carol September 7, 2013 at 15:13

Olá Pat!
Meu filho é muito alérgico, vivia com crises de runite e acabava com sinusite, otite, enfim, pra fugir de antibióticos começamos tratamento com homeopatia e o medico disse que o leite de vaca agrava as crises e por isso ele nao deve ingerir leite de vaca nem derivados! Consigo fazer iogurte com outro tipo de leite, seja o de cabra, ou de cereais?

Reply

Pat Feldman September 7, 2013 at 20:41

Sim.

Reply

Carol September 12, 2013 at 16:37

Mas uso o mesmo processo mesmo com leite de cereais? Ou tem algum outro processo? Obrigada!

Reply

Vinicius October 21, 2013 at 11:19

Pat,

Desculpe ressuscitar o tópico, mas é que estou lendo o livro GAPS da Dra. Natasha e ela recomenda deixa o iogurte fermentando por, no mínimo, 24 horas, para que toda a lactose seja consumida. Sendo assim, será que se eu repetir esse seu procedimento por 3 vezes daria certo, ou seja, depois de 8 horas eu reaqueço o forno para mais 8 e depois novamente?

Desde já agradeço.

Reply

Pat Feldman October 21, 2013 at 17:24

Vinicius, você não precisa reaquecer. Basta deixar o recipiente onde está preparando o iogurte em local abrigado, de preferencia embrulhado numa manta, para que a temperatura não baixe muito. Ao invés das usuais cerca de 8 horas de repouso, deixe por 24 horas.

Reply

Ludmilla October 30, 2013 at 23:11

Gostaria de deixar meu iogurte mais firme, vi que você sugeriu o creme de leite fresco, mas onde moro é muito difícil de encontrar. Posso usar o de caixinha ou lata? Ou tem alguma outra opção para deixar mais firme?

Reply

Pat Feldman October 31, 2013 at 10:25

Ludmilla, jamais use creme de leite em lata ou caixinha!! Ele é ultra processado e nele não ficou nada de bom… Se o seu iogurte formar muito soro – o que o deixa mais líquido, a opção é escorrer uma parte, como eu explico aqui: http://pat.feldman.com.br/2009/07/16/soro-de-leite-fermentado-e-cream-cheese/

Reply

Fernanda November 18, 2013 at 18:58

Olá Pat, boa tarde;

Sei que já faz tempo que você postou essa receita de iogurte natural, mas só a encontrei essa semana porque ando pesquisando bastante sobre alimentos probióticos, lactobacilos, etc. Bom, lendo me apareceram 2 dúvidas:

1) A primeira é sobre a possibilidade de fazer iogurte natural com Yakult. Isso seria possível? Qual seria o valor nutritivo, igual se eu o fizer com o potinho de iogurte integral (o do supermercado)?

2) E a segunda dúvida é sobre a temperatura adequada para colocar o iogurte natural no leite, depois que este já ferveu por 4 minutos, como você recomenda. Li um post seu na receita de yakult caseiro, respondendo a uma pergunta, onde você dizia: “Fernando, os lactobacilos aguentam até cerca de 46 graus. (November 10, 2012 at 20:03 )”. Aqui você nos recomenda esperar o leite chegar a 46 graus centí­grados para então adicionar o iogurte. Esta seria a temperatura máxima que os lactobacilos aguentam? Mais quente que isso eles morrem? Eu poderia esperar o leite esfriar um pouco mais então para não ter erro de matar os “bichinhos”? Qual seria a temperatura mínima?

Desde já, agradeço pelo teu tempo e disponibilidade em responder. Parabéns pela página!

Obrigada e um abraço!

Reply

Pat Feldman November 20, 2013 at 7:59

Oi Fernanda, nunca tentei fazer iogurte com yakult e sinceramente acho que não é possível, já que são bactérias diferentes. Se você resolver tentar, venha nos contar o resultado!
Temperaturas acima de 46 graus matam os lactobacilos sim!

Reply

Sara Lorenz November 20, 2013 at 17:08

Pat, fiz a receita com leite 0% lactose, de caixinha, embora saiba que não é o mais aconselhado, mas tenho intolerância a lactose. Ficou muito bom, mas com consistencia muito cremosa, um pouco “babento”. O que me preocupo mesmo é que tive de usar um pote de iogurte natural pronto, comprado em supermercado, e este é óbvio, contém lactose….Como fazer o iogurte sem usar o potinho industrializado? Posso azedar o leite com limão, como se fosse a coalhada?
Por outro lado, como fazer com leite de soja, sem acrescentar o iogurte de leite?

Reply

Pat Feldman November 20, 2013 at 18:33

Sara, algumas coisas que você deveria saber e que vou te contar:

– Quando o leite fermenta para virar iogurte, as bactérias boazinhas “comem” o açúcar do leite, que é a lactose, por isso que ele fica azedinho e por isso é que iogurtes em geral praticamente não contém lactose. A não ser que sua intolerância seja muito severa, você pode consumir iogurte normalmente.

– Leite de soja eu definitivamente não recomendo. Leia mais aqui: http://pat.feldman.com.br/2013/06/23/soja/

Reply

Caren January 3, 2014 at 19:42

Pat, alguma dica de receita salgada que vá iogurte, sem leite para bebê de 11 meses?

Reply

Pat Feldman January 3, 2014 at 21:13

Mas iogurte é à base de leite!

Reply

Érika January 29, 2014 at 16:34

Pat, estava lendo os tópicos e alguém comentou que usa fermento de pacotinho pra fazer o iogurte, seria a mesma coisa que a bactéria de pacotinho que vc relacionou na receita? Ou são coisas diferentes? Onde eu encontro essa tal bactéria de pacotinho? Moro em Rondônia, não sei se tem isso por aqui. Já tentei fazer o iogurte várias vezes e não consigo, fica aguado… mas tenho feito só com o leite e o iogurte, não sabia dessa da bactéria. Grata pela atenção!

Reply

Pat Feldman January 30, 2014 at 11:24

Érika, como eu comentei em outra ocasião, para preparar o iogurte em casa você pode usar a bactéria em pó, ou pode usar uma pequena quantidade de iogurte já preparado, que contém as bactérias também. Se o seu iogurte fica muito aguado, com muito soro, ele pode estar fermentando demais, então tenta diminuir o tempo de repouso.

Reply

Érika January 30, 2014 at 15:19

Eu tenho deixado em média umas 12 horas, vou diminuir o tempo da próxima vez e ver se fica melhor então. Obrigada pela dica!

Reply

Pat Feldman January 30, 2014 at 16:25

Em dias muito quentes normalmente 6 horas são suficientes!

Reply

Priscilla Rios January 30, 2014 at 9:16

Eu coloco um copo de iogurte em 1litro de leite morno, deixo esfriar e pronto. Nao precisa das bacterias, so precisa ir para a geladeira para endurecer. Abraço

Reply

Pat Feldman January 30, 2014 at 11:22

Sim Priscilla, você precisa das bactérias – lactobacilos – e elas estão presentes no copo de iogurte que você adiciona ao leite morno.

Reply

Virginia February 26, 2014 at 22:49

Olá, qual email posso entrar em contato para tirar uma dúvida. Obrigada.

Reply

Pat Feldman February 27, 2014 at 11:21
Michele March 20, 2014 at 14:32

Pat, faço iogurte de kefir para o meu bebê de onze meses. Só que nem sempre consigo o leite de saquinho então apelo para o de caixinha. Pensei que como leite seria ruim, mas virando iogurte, td bem. Estou errada?….estou dando algo ruim para o meu bebê? Não fervo o leite, só misturo com os bichinhos. obrigada, bjs

Reply

Pat Feldman March 20, 2014 at 17:08

O leite de caixinha depois que vira iogurte é menos ruim, mas ainda não é grande coisa não… Ah, e é o que mais precisa ferver!!! Se conseguir, compra o leite de garrafa refrigerado, é melhor que o de caixinha.

Reply

Michele March 20, 2014 at 21:13

E no caso qual seria o menos pior: iogurte de leite de caixinha ou o iogurte integral do supermercado? obrigada, bjs

Reply

Pat Feldman March 20, 2014 at 22:11

Ahaaa, agora você me pegou!!! Mas se tivesse que escolher, ficaria com o iogurte pronto do supermercado, natural e integral. Não sei bem se um é melhor que o outro, mas acho que dá mais ou menos na mesma, com a diferença que se você usar o iogurte pronto, só terá o trabalho de abrir o pote. Mas atenção quando comprar: iogurte de verdade tem só leite e fermento lácteo (ou lactobacilos)

Reply

Michele March 21, 2014 at 9:47

Vi três marcas, nestlé, batavo e itambé….todas tem leite em pó…td bem?

“Leite, leite em pó integral e fermentos lácteos. Não Contém Glúten.”

Flavia March 25, 2014 at 14:16

Pat, você tem algum termômetro pra uso culinário? nesta receita de iogurte eu acho difícil fazer sem uma forma de medir a temperatura… mas os termômetros que eu encontrei são daqueles de espetar em carnes, existe algum que podemos prender na panela e usar, por exemplo, pra líquidos? se puder dar alguma dica, agradeço muito!!

Reply

Pat Feldman March 25, 2014 at 16:17

Flavia, até sei que existe, mas aqui em casa acabei comprando aqueles de laboratório, que funcionam super bem e são infinitamente mais baratos. Em São Paulo, no bairro de Santa Cecília, tem a Casa Americana, que vende equipamentos de laboratório. Creio que um bom termômetro lá não custe mais do que R$20,00

Reply

IONARA March 27, 2014 at 9:38

ah,como foi interessante ler tds esses depoimentos e respostas… Fiz iogurte hj, e ão deu certo… mas nem sempre dá errado.BJS,GIRLS!

Reply

Michele April 8, 2014 at 16:30

Olá Pat,
Fiquei curiosa. Até pesquisei mas não encontrei. Porque o leite de vaca faz mal para o bebê e o iogurte não?

Reply

Priscila May 27, 2014 at 16:32

Pat, obrigada pelas dicas preciosas! Coalhada, dessas que a gente faz em casa, dá o mesmo efeito (dos probióticos no organismo)???? Obrigada!!!!!!

Reply

Neula May 29, 2014 at 17:32

Oi, Pat,

Precisa aquecer o forno antes de colocar o iogurte? Sempre coloquei direto sem ter aquecido, o ambiente não fica quente demais?
Outra questão, li em um comentário que se eu usar o leite de caixinha é a mesma coisa de eu usar o iogurte integral pronto de mercado?

Obrigada,

Reply

Pat Feldman May 29, 2014 at 18:27

Neula, não é necessário pré aquecer o forno não. Na verdade eu faço isso em dias muito frios, assim o calor se preserva por um pouco mais de tempo.

Eu não recomendo leite de caixinha, nem no preparo do iogurte. É um leite completamente morto….

Reply

Cátia July 2, 2014 at 13:28

Olá Pat,

Onde moro não encontro um leite engarrafado ou de saquinho bom, então, fico com dúvida do que consumir, se um iogurte natural integral comprado no mercado que não contenha conservantes ou se faço o iogurte em casa com esses leites de saquinho (mas os de saquinho que encontro aqui são sim pasteurisados e homogeneizados, mas tem um cheiro muito forte, deve ser tipo c, enfim não confio). O que seria melhor? Tenho um bebe de 1 ano e 3 meses que mama (leite materno) e estou dando iogurte natural integral 2 vezes por semana, no lanche com frutas…mas fico na dúvida. Você poderia me deixar a sua opinião?

Reply

Danielly Tomaz July 28, 2014 at 13:55

Olá, Pat!
Fiz sua receita de iogurte caseiro e ficou uma delícia. Meu marido teria gostado mais se fosse docinho, porque ele gosta de açúcar. Da próxima vez colocarei mais frutas dentro para adocicar.

Compramos nosso termômetro na UENF. E o leite pasteurizado numa padaria aqui perto. Depois que encontrei seu site passamos a comprar leite pasteurizado, botamos os grãos de molho, e agora vou fermentar com o soro de iogurte. Boa dicas!
Obrigada.
Um abraço!
Danielly

Reply

Maria September 24, 2014 at 16:21

Oi Pat,

Eu fiquei viciada no actimel da danone, que é leite fermentado. Mas para tentar consumir menos produto industrializado, tentei fazê-lo em casa com um litro de leite e uma unidade dele (deixei fermentando por 8h), mas ao invés de ficar ralinho como o leite fermentado, virou um iogurte bem suave e muito gostoso. Inclusive eu não gostava muito do iogurte caseiro por causa da baba e este ficou perfeito. Mas agora fica a dúvida.. pode ser usado como iogurte ou é só um leite fermentado mais espesso? A nutrição será parecida ou não?

Mas eu queria leite fermentado e com o sabor característico deste e não de iogurte… tem alguma dica?

Reply

Pat Feldman September 26, 2014 at 15:21

Iogurte é um tipo de leite fermentado, Maria. Depois de pronto, você pode bater com frutas e/ou mel e/ou baunilha para chegar perto do seu paladar favorito.

Reply

Maria Eduarda September 29, 2014 at 19:01

Eu amo.
Faço com leite cru.
Mas não uso nenhum iogurte ou bactérias em pó. Simplesmente aqueço o leite até uma temperatura morna e depois abafo por uma noite (se tiver frio por 24 horas) e tenho um belo iogurte!
Costumo tomar em jejum, puro. Adoro!

Reply

Gabriela February 20, 2015 at 14:43

Na minha região, interior do Paraná, isso é chamado de coalhada. É uma delícia também. Porém, lembrei agora, o leite não é aquecido: simplesmente é deixado em temperatura ambiente até coalhar, o creme grosso que forma é a nata (ridiculamente deliciosa). Até!

Reply

lucia maria da silva maia October 3, 2014 at 10:45

Invés de colcar no forno ,pode colocar no isopor ?

Reply

Pat Feldman October 6, 2014 at 19:03

Pode!

Reply

Mirella December 10, 2014 at 16:54

Pat, tudo bem?
Nesses últimos dias, estou fazendo o iogurte (leite cru) e anda talhando não sei porque, estou adicionando creme de leite fresco e msm assim estão com uns grumos tipo talhado. Será que faz mal? Estou comendo e dando para meu pequeno também, mas estou em dúvida.
Beijos

Reply

Pat Feldman December 11, 2014 at 7:29

As vezes fica assim mesmo Mirella! Não é nada!

Reply

Mirella December 11, 2014 at 20:19

Ok, obrigada pat.

Reply

Thammy Gasparim January 29, 2015 at 10:39

Amei suas receitas!! Você demonstra qualidade e amor emtudo o que faz, parabéns!

Reply

ana February 12, 2015 at 17:37

OI pat
posso dar para meu bebê de 8 meses? faço com leite de saquinho e iogurte nestlé integral.
obrigada :)

Reply

Pat Feldman February 13, 2015 at 18:43

na, meus filhos tomaram iogurte desde 4 meses de vida. Natural, integral e orgânico.

Reply

Jéssica February 16, 2015 at 7:11

Pat eu esqueci de aquecer o leite, e agora?

Reply

Gabriela February 20, 2015 at 8:04

At, nao precisa deixar o leite esfriar para misturar o iogurte? E outra coisa, qnto tempo o leite cru dura na geladerira, sem esquentar nadinha? E fervido?

Reply

suellen February 27, 2015 at 15:52

Boa tarde!
Gostaria de saber que temperatura deve estar o iogurte natural na hora de misturar com o leite, em temperatura ambiente ou gelado? Obrigada.

Reply

ana paula May 18, 2015 at 13:44

Oi Pat.
Quando vc pede para pre aquecer o forno,, qual a temperatura voce usa?
Outra questao, é possível fazer kefir em casa, ou tem de receber o “fermento” preparado?

Reply

claudia May 19, 2015 at 0:22

Olá pat,passei a fazer o iogurte como você ensinou,faço com leite pasteurizado integral tipo A,a consistência fica boa mas ele não fica tão azedinho quanto o de mercado?Será que mesmo assim estou consumindo os lactobacilos.

Reply

Pat Feldman May 19, 2015 at 7:35

Claudia, se você quer mais azedo, é só deixar fermentar um pouco mais!

Reply

Camilli May 29, 2015 at 7:05

Fiz uma coisa que deu certo. Para manter o “quentinho” – o que é complicado nos dias frios -, coloquei uma bolsa de água quente junto da panela e enrolei tudo em um cobertor. Sucesso total!!!!

Reply

Ana June 8, 2015 at 15:20

Ola Pat, vc tem alguma dica de onde conseguir lei organico ou cru em sao paulo?

Reply

Pat Feldman June 8, 2015 at 20:00

Orgânico tem na feira da Água Branca, mas cru é bem complicado porque o comércio de leite cru é proibido no Brasil….

Reply

Ana June 8, 2015 at 21:35

Obrigada!

Reply

Fernanda June 21, 2015 at 13:22

Pat, fiz pela segunda vez o iogurte… Desta vez com leite cru.. Para dois litros de leite, usei 1 potinho de iogurte. Deixei a noite toda. Mas ele ficou um leite azedinho.. Não ficou firme (em nada), como o meu primeiro iogurte. Agora não sei se o azedo é do iogurte, e ainda assim consumivel (ele sem estar cremoso é consumivel?), ou se o leite coalhou. O que você acha, não deu certo? Não se aproveita o leite, já que não tem uma consistência mais firminha?
Estou triste por não ter dado certo! :(

Reply

Pat Feldman June 22, 2015 at 7:39

Fernanda, não sei onde você mora, mas aqui em SP tem feito bastante frio, o que pode atrasar a fermentação do iogurte e ele fica parecendo que deu errado. Uma das saídas é deixar mais tempo. Outra é se conformar que as vezes dá errado e pronto – até hoje eu erro de vez em quando e nem fico sabendo porque! O seu leite foi inoculado com as bactérias do bem, então estragado ele não está, só não ficou na consistência esperada para um iogurte, mas você pode usá-lo, por exemplo, para bater vitaminas.

Reply

Fernanda June 22, 2015 at 14:57

Que ótima notícia, Pat! Farei isso, usarei para vitaminas!!! Muito obrigada!!! Ah, moro em Rondonópolis/MT, e neste dia em que fiz o iogurte também fez frio aqui. Fiz por volta das 22horas. Antes do almoço já vi que ele não tinha chegado na consistência ainda, então deixei até às 17horas. Mas continuou líquido. Gosto ruim não está. O gosto é de iogurte, mas sem a consistência dele. Obrigada pelas informações. Um abraço.

Reply

claudia June 23, 2015 at 13:51

No meu caso o que deu mais certo foi colocá lo embrulhado em toalhas em uma sacola térmica.

Reply

Roseli Rosa July 10, 2015 at 20:30

Olá Pat li os artigos de leite e sobre o iogurte achei ótimo ,mais gostaria de saber o que vc acha ou leu sobre o kefir de leite e do próprio iogurte de caspian e outros… Sou vegetariana e leite nunca fui de beber muito , hoje estou consumindo o kefir de água e tenho gostado o de leite ainda não…

Reply

Debora October 25, 2015 at 12:28

Olá, será que posso usar esses saches de probioticos que vendem em farmácia com Lactobacillus acidophilus Bifidobacterium lactis, como esse por exemplo: http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-12176/beneflora_com_3_sach%C3%8As_com_2_gramas.html

Reply

Pat Feldman October 25, 2015 at 20:19

Não os conheço, Debora!

Reply

Thais November 12, 2015 at 5:17

Será que a receita dá certo com leite vegetal? Obrigada

Reply

Pat Feldman November 13, 2015 at 18:16

Já ouvi falar de iogurte de leite de coco, mas nunca fiz.

Reply

Nilcéia January 14, 2016 at 22:44

Qual a diferença, se é que tem, do iogurte natural para o iogurte grego? Obrigada e amando tudo..

Reply

Pat Feldman January 15, 2016 at 4:22

A diferença – e aí estamos falando do verdadeiro iogurte grego e não dessa coisa de mentira que se vende no Brasil – é o tipo de cultura que fermenta o leite.

Reply

Eduarda April 24, 2016 at 13:48

Fui à Grécia e aprendi lá a fazer o verdadeiro grego, e não acho que a diferença do tipo de cultura seja tão importante assim. Faço aqui e fica muito parecido com o de lá. Aqui no Brasil chama-se de “coalhada seca” o que na Grécia se chama de iogurte, então coando o iogurte, tem – se o iogurte grego.

Faço o iogurte normalmente, como a receita da Pat , depois coo numa fralda de pano, dentro da geladeira por cerca de 12 horas (ou mais). Depois de coado bato um pouco a mão, fica MARAVILHOSO! O soro que fica eu uso em mil coisas, principalmente no suco!

Reply

Ana Elisa April 15, 2016 at 21:27

Pq tem essa diferença de temperatura entre o pasteurizado e o cru???

Reply

Carlos April 18, 2016 at 18:04

Mil perdões pelo excesso de comentários. Estou fazendo meu iogurte faz um tempo e, na vontade de me livrar dos industrializados, procurei por uma receita que dispense a compra do iogurte. Achei uma que utiliza o próprio leite como iniciador!

Basta deixar um copo americano de leite em temperatura ambiente por 24 a 36 horas, tampado com um pano para que não caia poeira ou insetos. Ele vai engrossando aos poucos, fermentando. Fica bem mais suave que o industrializado.

Reply

Pat Feldman April 20, 2016 at 14:02

Oproblema desse método é uqe ovcê não garante a procedência dos lactobacilos, e corre o risco de ter bactérias patogênicas, que fermentam o leite tanto quanto os lactobacilos do bem.

Reply

Ana April 20, 2016 at 17:21

Voce pode usar o fermento BioRich em vez do iogurte industrializado

Reply

Pat Feldman April 20, 2016 at 20:36

Sim, pode!

Reply

Pat Feldman March 30, 2015 at 9:56

Pode sim Clarissa!

Reply

Clarissa April 10, 2015 at 11:50

Oi Pat! Só para te dar um retorno, não deu certo o iogurte. Da primeira vez, ele ficou mais ralo e mais azedo, fiz uma segunda agora que não deu nem para tomar! Vou tentar ao menos aproveitar o soro, mas até este ficou bem turvo (bem misturado), acho que não vai dar para guardar por muito tempo. Vou fazer uma nova tentativa só com o leite de cabra e estes fermentos comprados prontos. Depois conto como foi! Bom fim de semana!

Reply

Pat Feldman April 10, 2015 at 15:58

Clarissa, coa o soro, mesmo turvo ele serve pra tudo. E o cream cheese que fica na peneira, se ficou azedo demais, mistura com creme de leite fresco que melhora beeeeem o gosto!

Reply

Pat Feldman July 25, 2012 at 8:20

Julie, as amêndoas também contém alguns antinutrientes. Você as deixou de molho antes de preparar o leite? Eu não sei ao certo sobre excesso de nozes, castanhas e amêndoas, mas acho que qualquer coisa em excesso pode fazer mal, né? Então eu sugiro que você alterne, por exemplo, com leite de coco. Será que você consegue por aí?

Quanto ao iogurte, aqui em casa, depois de tanto tempo preparando, o meu as vezes dá errado e eu nunca sei ao certo o que aconteceu… Cobrir a panela com toalhas grossas ou até uma manta e deixar abrigado dentro do forno (desligado, lógico) pode ajudar!

Reply

Ludmila Marinho July 25, 2012 at 23:53

Julie e Pat! Com a receita da Pat para fazer iogurte natural em casa, mais os comentários dos leitores e outras pesquisas… tenho me saído bem no preparo do iogurte. Faço assim: fervo o leite e deixo esfriar até que consiga mexer o leite com o dedo, mas logo depois sinto queimar (aprendi que essa é a temperatura, deu pra entender?), e assim nunca usei termômetro. Enrolo numa fralda de pano e coloco num pequeno isopor. Deixo lá até o dia seguinte (geralmente faço a noite) e sempre faço em pote de vidro. Quando uso os lactobacilus do saquinho sempre fica perfeito, mas qdo uso o iogurte, as vezes fica com um pouco mais de soro, mas ainda assim bom!

Reply

Eduarda April 24, 2016 at 13:55

Pra mim o que deu certo foi deixar o iogurte descansando dentro de uma bolsa térmica. Em dias frios coloco potinhos com água quente junto, dentro da bolsa. Depois que passei a fazer essa “estufa” na bolsa térmica nuca mais tive problemas com iogurtes que não vingam e pães que não crescem!

Ah! Outra coisa que acabei aprendendo também foi sempre mexer muito o iogurte quando adiciono a cultura (eu uso meu próprio iogurte que deixo separado). Com preguiça de mexer usei o “mix” e tcharan! Sem iogurtes que desandam! Experimente!

Reply

Pat Feldman March 21, 2014 at 15:29

A maioria tem leite em pó, uma pena, porque é totalmente desnecessário….

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 22 trackbacks }

Previous post:

Next post: