Iogurte Caseiro Natural Integral

by Pat Feldman on 07/01/2007 · 348 comments

in Café da Manhã, COMPRE DA PAT!, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Com leite pasteurizado:


Esta receita de iogurte caseiro não serve para os leites em pó nem para os comprados em caixinhas longa vida – que na verdade nem deveriam ser consumidos por ninguém, seja na forma de “leite” ou qualquer outro derivado. Use leite engarrafado ou em saquinhos. Preferencialmente, caso tenha acesso, use o leite orgânico.

Ingredientes:
1 litro de leite pasteurizado
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:
Assim como no preparo dos demais iogurtes, aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 84 graus centí­grados. Mantenha a essa temperatura durante 4 minutos.

Deixe esfriar até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Pré-aqueça o forno durante 5 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida, em seguida retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem (você pode também jogar o pó diretamente no leite e bater o conteúdo da panela com um mixer).

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 6 a 12 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.



Com leite cru:

(leite não pasteurizado)

Ingredientes:
1 litro de leite cru
1/2 xí­cara de iogurte natural já pronto (desses que se compram em supermercado ou do próprio iogurte que você já preparou outras vezes) ou 1 envelope de bactérias em pó, comprado em loja de produtos naturais

Modo de Preparo:
Aqueça o leite lentamente, preferencialmente em uma panela de aço inoxidável, até atingir a temperatura de 46 graus centí­grados. Enquanto isso, pré-aqueça o seu forno.

Retire a panela do fogo e acrescente 1/2 xí­cara de iogurte, mexendo bem. Se estiver utilizando o pó, misture-o em um pequeno recipiente com um pouco do leite aquecido até formar uma pasta semi-lí­quida; em seguida, retorne esta pasta à panela de leite, mexendo bem.

Desligue o forno. Tampe a panela e coloque-a no forno desligado. Cubra-a e forre bem, com toalhas grossas.

Feche a porta do forno e aguarde 8 horas, ou uma noite. Retire e leve à geladeira. Consuma em até 15 dias.



Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 21 comments… read them below or add one }

Jéssica February 16, 2015 at 7:11

Pat eu esqueci de aquecer o leite, e agora?

Reply

Gabriela February 20, 2015 at 8:04

At, nao precisa deixar o leite esfriar para misturar o iogurte? E outra coisa, qnto tempo o leite cru dura na geladerira, sem esquentar nadinha? E fervido?

Reply

suellen February 27, 2015 at 15:52

Boa tarde!
Gostaria de saber que temperatura deve estar o iogurte natural na hora de misturar com o leite, em temperatura ambiente ou gelado? Obrigada.

Reply

ana paula May 18, 2015 at 13:44

Oi Pat.
Quando vc pede para pre aquecer o forno,, qual a temperatura voce usa?
Outra questao, é possível fazer kefir em casa, ou tem de receber o “fermento” preparado?

Reply

claudia May 19, 2015 at 0:22

Olá pat,passei a fazer o iogurte como você ensinou,faço com leite pasteurizado integral tipo A,a consistência fica boa mas ele não fica tão azedinho quanto o de mercado?Será que mesmo assim estou consumindo os lactobacilos.

Reply

Pat Feldman May 19, 2015 at 7:35

Claudia, se você quer mais azedo, é só deixar fermentar um pouco mais!

Reply

Camilli May 29, 2015 at 7:05

Fiz uma coisa que deu certo. Para manter o “quentinho” – o que é complicado nos dias frios -, coloquei uma bolsa de água quente junto da panela e enrolei tudo em um cobertor. Sucesso total!!!!

Reply

Ana June 8, 2015 at 15:20

Ola Pat, vc tem alguma dica de onde conseguir lei organico ou cru em sao paulo?

Reply

Pat Feldman June 8, 2015 at 20:00

Orgânico tem na feira da Água Branca, mas cru é bem complicado porque o comércio de leite cru é proibido no Brasil….

Reply

Ana June 8, 2015 at 21:35

Obrigada!

Reply

Fernanda June 21, 2015 at 13:22

Pat, fiz pela segunda vez o iogurte… Desta vez com leite cru.. Para dois litros de leite, usei 1 potinho de iogurte. Deixei a noite toda. Mas ele ficou um leite azedinho.. Não ficou firme (em nada), como o meu primeiro iogurte. Agora não sei se o azedo é do iogurte, e ainda assim consumivel (ele sem estar cremoso é consumivel?), ou se o leite coalhou. O que você acha, não deu certo? Não se aproveita o leite, já que não tem uma consistência mais firminha?
Estou triste por não ter dado certo! :(

Reply

Pat Feldman June 22, 2015 at 7:39

Fernanda, não sei onde você mora, mas aqui em SP tem feito bastante frio, o que pode atrasar a fermentação do iogurte e ele fica parecendo que deu errado. Uma das saídas é deixar mais tempo. Outra é se conformar que as vezes dá errado e pronto – até hoje eu erro de vez em quando e nem fico sabendo porque! O seu leite foi inoculado com as bactérias do bem, então estragado ele não está, só não ficou na consistência esperada para um iogurte, mas você pode usá-lo, por exemplo, para bater vitaminas.

Reply

Fernanda June 22, 2015 at 14:57

Que ótima notícia, Pat! Farei isso, usarei para vitaminas!!! Muito obrigada!!! Ah, moro em Rondonópolis/MT, e neste dia em que fiz o iogurte também fez frio aqui. Fiz por volta das 22horas. Antes do almoço já vi que ele não tinha chegado na consistência ainda, então deixei até às 17horas. Mas continuou líquido. Gosto ruim não está. O gosto é de iogurte, mas sem a consistência dele. Obrigada pelas informações. Um abraço.

Reply

claudia June 23, 2015 at 13:51

No meu caso o que deu mais certo foi colocá lo embrulhado em toalhas em uma sacola térmica.

Reply

Roseli Rosa July 10, 2015 at 20:30

Olá Pat li os artigos de leite e sobre o iogurte achei ótimo ,mais gostaria de saber o que vc acha ou leu sobre o kefir de leite e do próprio iogurte de caspian e outros… Sou vegetariana e leite nunca fui de beber muito , hoje estou consumindo o kefir de água e tenho gostado o de leite ainda não…

Reply

Debora October 25, 2015 at 12:28

Olá, será que posso usar esses saches de probioticos que vendem em farmácia com Lactobacillus acidophilus Bifidobacterium lactis, como esse por exemplo: http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-12176/beneflora_com_3_sach%C3%8As_com_2_gramas.html

Reply

Pat Feldman October 25, 2015 at 20:19

Não os conheço, Debora!

Reply

Thais November 12, 2015 at 5:17

Será que a receita dá certo com leite vegetal? Obrigada

Reply

Pat Feldman November 13, 2015 at 18:16

Já ouvi falar de iogurte de leite de coco, mas nunca fiz.

Reply

Nilcéia January 14, 2016 at 22:44

Qual a diferença, se é que tem, do iogurte natural para o iogurte grego? Obrigada e amando tudo..

Reply

Pat Feldman January 15, 2016 at 4:22

A diferença – e aí estamos falando do verdadeiro iogurte grego e não dessa coisa de mentira que se vende no Brasil – é o tipo de cultura que fermenta o leite.

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: