Massa de Iogurte Multiuso

by Pat Feldman on 11/12/2007 · 104 comments

in Pães, RECEITAS

Essa receita não poderia ser mais versátil: ela vira pão, vira massa para quiches e base para mini tortas e outras mil gostosuras que a sua imaginação mandar. Ela demora um pouco mais para ficar assada no ponto  exato do que massas feitas com farinha branca, mas seu sabor também é incomparável!

Para variar o sabor você pode acrescentar ervas, óleo de coco no lugar da manteiga, farinha de centeio no lugar de farinha de trigo, ou uma mistura das duas. Nozes, castanhas e/ou frutas secas misturadas à massa também dão um toque super sofisticado!

Para quem ainda não se acostumou 100% à farinha integral, usar uma parcela (pequena) de farinha branca não chega a fazer mal – se bem que quanto mais integral, melhor!

Ingredientes:
1 xícara de iogurte natural integral
1 xícara de manteiga amolecida
3 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de sal
mais farinha para untar e/ou abrir a massa

Modo de Preparo:
Misture o iogurte com a manteiga e misture com a farinha e o sal.
Mexa muito bem,usando uma batedeira adequada ou suas mãos, até obter uma mistura completamente homogênea, que não se desfaça e ligeiramente úmida.

Cubra o recipiente da massa com um pano úmido e deixe repousar por 12 a 24 horas (fora da geladeira – eu gosto de deixar dentro do forno desligado).

Passado o período de repouso da massa, bata novamente por algum tempo e transfira para uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada. Se você for fazer pão, acrescente uma pitada generosa de bicarbonato de sódio.

Asse em forno pré-aquecido a 180C por cerca de uma hora, ou até que você enfie um palito e ele saia limpo.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 101 comments }

Maria Christina de Sousa December 12, 2007 at 8:28

Tenho visitado seu site diariamente a cata de receitas. Parabéns, você é o que nós antigos chamávamos de “cozinheira de mão cheia”. O Natal está chegando e eu estou no primeiro mês da quarentena dos 3 meses. O cozido com joelho de porco que idealizei em substituição ao peru/chester, periga de não sair – a menos que o Sr. Walfredo lá de Varpa consiga despachar meus joelhinhos encomendados sem o famigerado nitrito.
Fica aqui minha sugestão e pedido para nos passar umas receitas natalinas.

ms December 12, 2007 at 10:03

Não tem a receita da quiche ? Assa primeiro a massa e depois coloca um recheio e volta para o forno ?
ms

Desiree December 12, 2007 at 17:43

Oi,Pat,eu posso substituir a farinha integral por de
molina?Porque eu não posso comer farinha.Voce sabe
onde poso achar semolina?E você teria alguma receita de
pao de semolina.
bjos
Amo o seu site.

Juliana March 5, 2008 at 8:53

Olà!

Recentemente, comprei uma màquina de pào. Posso fazer nela? Tem o cicle de yogurt, mas como o tempo de descanso da massa é superior, fiquei na dùvida.

Tati April 7, 2008 at 14:44

Fiz o pão e ficou delicioso e não da trabalho nenhum!!!

daniela April 25, 2008 at 17:57

Pat, amei essa receita! Farei hoje mesmo!
obrigada

Angélica May 29, 2008 at 8:36

Pat amo suas receitas e quero fazer este pão, mas surgiu uma dúvida… nesta massa para o pão não vai fermento biológico?

Pat Feldman May 29, 2008 at 8:43

Angélica, não tem truque nem esquecimento aqui. O que faz a farinha fermentar, ao invés do fermento comercial, é o iogurte natural integral que se coloca no início.

O bicarbonato de sódio, colocado na massa antes de assar, “dá uma força” e o pã cresce lindamente!

Vou ter novas fotos em breve!

Jaqueline June 3, 2008 at 13:02

Fiz ontem a receita do pao. Ta em repouso desde ontem a noite. Quando tiver pronto eu venho aqui e digo como ficou! To so na espera!!!

Jaqueline June 3, 2008 at 19:58

Fiz e ficou bom. Mas a massa ficou um pouco quebradica depois de assado. Segui a receita a risca com os melhores ingredientes possiveis. Da proxima vez vou tentar por so um pouquinho de fermento pra ver se melhora. Mas o gosto ficou bem bom.

Pat Feldman June 3, 2008 at 20:26

Jaqueline, sábado eu assisti a um curso do César Romão e um dos convidados dele, no contexto do bate papo daquela hora, falou uma coisa muito sábia sobre receitas, que se aplica principalmente à massas de pães e coisas do tipo: os ingredientes e o modo de preparo a gente consegue colocar no papel e mostrar para quem quiser, mas o PONTO DA MASSA, que é fundamental para a receita prosperar, é impossível!

Eu tento explicar tudo direitinho da melhor forma possível, mas a prática é que vai te ensinar o ponto certo, não desista!!

Angélica June 4, 2008 at 8:23

Pat vou fazer sua receita e vou dividir a massa para “inventar” um pãozinho usando como base a sua receita, é que tenho mania de mexer nas receitas originais, na realidade vou adaptar ao paladar da minha família e depois vou te dizer como ficou.

Tati July 9, 2008 at 18:47

Eu sempre faco esse pao maravilhoso, mas hoje fiz com farinha de centeio. Ficou divino!!!!!!!
Os paes brancos estao comecando a perder a graca pra mim….

Roberta Moura August 13, 2008 at 18:21

Oi, Pat!!
Fiz a massa ontem e nesse momento está lá no forno pré assando, pra virar pizza.
Estranhei um pouco o fato dela não levar fermento, mas li sua explicação nos comentários.
Detalhe: que massa mais cheirosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Também tenho dúvida em como usar essa massa pra fazer quiche (nunca preparei quiche).

Aparecido corá October 13, 2008 at 7:32

Oi pat posso colocar farinha de trigo comun no lugar de farinha
integral.

Tambem gostaria de receber receitas do recheio e do creme
para quiche,

Beijo
Aparecido

Pat Feldman October 13, 2008 at 8:30

Aparecido, eu particularmente não gosto de fazer o pão 100% com farinha branca, então nunca tentei. O que eu já fiz algumas vezes com bons resultados foi usar uma mistura de farinhas branca e integral e até incluir farinha de centeio na mistura.

Nesse caso fica uma delícia!

Eu tenho uma receita básica de quiche, achei até que já tivesse publicado aqui no site, mas pelo jeito deixei passar… Logo publico e você mata sua vontade!!

Simone March 5, 2009 at 16:55

Ei Pat,
Nos sentimos na nossa própria cozinha c/ seu blog.Praticamente “da família”!rs
Preciso da sua ajuda pois nos próximos dias 15 e 16 de março, meus pais irão aniversariar e eu gostaria de preparar um bolo feito , na sua maior parteou totalidade, pelo meu filho de 07 anos: O cícero.Inclusive vamos rtegistrar a feitura do PRESENTE.
Vc pode me sugerir algo seguro (evitar fogo, eletrodomésticos), prático, fácil, rápido, barato e “light/diet” e gostoso?Nossa! quantas exigências não é!?rs. Um desafio!
Aguardo ansiosamente ( já está chegando o dia da comemoração)sua sugestão.
Parabéns!
Obrigada, Simone

Pat Feldman March 5, 2009 at 20:23

Bom saber que você se sente assim tão a vontade aqui no site! Seja sempre muito bem vinda à minha cozinha!

Não sei se alguma dica que eu possa te passar poderá ser rotulada como “light” ou “diet”, poruqe esses termos me remetem a industrializados, coisas que definitivamente não entram na minha cozinha!

Um bolo obrigatoriamente precisa ser assado, por isso o traalho pode ser me conjunto: seu filho e você. Aqui em casa meu filho é quem faz o pão, ele fala disso com todo o orgulho, mas ele sabe que na hora de colocar e tirr do forno, a tarefa é da mamãe. Explique isso ao seu filho, diga que ele ainda não tem tanta prática e o forno pode ser perigoso, por isso você vai AJUDÁ-LO. Aqui em casa o termo ajudar sempre funciona muito bem. Ele não se sente diminuido por não conseguir realizar a tarefa e de quebra ainda aprende um pouco sobre traalho em equipe.

A minha melhor sugestão de bolo é o Bolo de Cacau sem Farinha (http://pat.feldman.com.br/?p=152), que você pode fazer duas receitas e rechear no meio com uma gostosa pasta de frutas cozidas (damascos secos picados cozidos com um pouco de água ficam deliciosos) e na cobertura pode usar o Chantilly Caseiro (http://pat.feldman.com.br/?p=1958) e enfeitar com frutas frescas variadas.

Não sei se esta é a opção mais barata. Aliás, não é. A opção mais barata é você ir ao mercado e comprar um desses bolos industrializados prontos, ou aqueles que vêm em pó e você só acrescenta água e/ou ovos e/ou leite, mas na minha opinião isso não é fazer bolo DE VERDADE. Mas a opção que estou te sugerindo é com certeza a mais artesanal. Será com esta opção que você conseguirá mostrar todo o carinho, dedicação e esforço do seu filho para agradar os avós. Tenho certeza de que vale o esforço!

Depois venha me contar o que decidiram, e se aparecer alguma outra dúvida, é só chamar!

Luciana Pinto March 11, 2009 at 17:10

Minha filha é alérgica a muitas coisas, tendo serveras restrições alimentares, inclusive de gluten. Recentemente o médico a autorizou a comer pequenas quantidades de trigo integral, então estou à caça de uma receita boa de pão que leve apenas a farinha de trigo integral (a maioria das receitas mistura com farinha branca). Como as dicas aqui são sempre quentes, queria fazer sua receita, mas minha filha tb é alérgica ao leite de vaca, então será que eu poderia substituir o iogurte e a manteiga por fermento e óleo? Vc teria idéia da quantidade? Adoro o site! Obrigada.

Pat Feldman March 11, 2009 at 17:40

Luciana, não posso garantir que dará certo, mas você pode tentar substituir o iogurte por kefir de água ou kefir de coco, e a manteiga por óleo de coco extra-virgem. Outro dia publiquei uma receita para pessoas com intolerância ao glúten, porém é uma receita não testada por mim.

Leia a receita e os comentários aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=5051

Luciene July 8, 2009 at 10:11

Essa receita,só é feita com 2 xicaras de farinha de trigo integral?pq a medida ficou meio complexa.
vou fazer e estou em dúvida,quando a quantidade de farinha.

Pat Feldman July 8, 2009 at 18:12

Luciene, a receita pede 3,5 xícaras de farinha integral, mas se você achar que vai gostar mais, use uma parte de farinha integral e outra de farinha brnca. O que posso dizer é que quanto menos farinhas branca refinada, melhor!

Luciene July 8, 2009 at 10:12

O bicarbonato pôe em que momento,na hora que mistura tudo ou no dia seguinte?

Pat Feldman July 8, 2009 at 11:38

Mistura só no dia seguinte

Cris August 4, 2009 at 1:52

Ola Pat, resolvi fazer a receita mas como sou iniciante nos “paes”, fiz so meia receita pra testar. Coloquei a medida certinha, como o iogurte estava na geladeira, dei uma leve amornada em banho maria, usei iogurte natural organico da feirinha, mas agora tem 12 horas que esta la embaladinho no forno e nao cresceu nadinha…eh assim mesmo? Esta fazendo um frio danado, talvez o clima nao esteja ajudando…sera que ainda vai crescer?

Cris August 5, 2009 at 17:56

oi Pat!! como a massa não cresceu, resolvi usar ela pra fazer uma pizza! Pre-assei, espalhei alho amassado com azeite por cima, coloquei um molhinho de tomate caseiro com oregano, cobri com mussarella e rúcula…segundo meu marido, a melhor pizza que ele já comeu, MUITO MELHOR QUE A DA PIZZARIA! Aprovadíssima!!!!Super obrigada!!

Pat Feldman August 5, 2009 at 19:37

Cris, as minhas massas não cresciam quase nada das primeiras vezes, e a solução da pizza é ótima!! Hoje mesmo preparei pizza com esta massa na casa de uma cliente minha!

Mas quanto ao crescimento da massa, não espere que ela algum dia cresça como uma massa de fermento comum.

Cris August 27, 2009 at 20:11

Dúvida: quantos gramas de manteiga são necessários para dar 1 xícara dela amolecida? qual a melhor maneira de torná-la líquida? Devo esperar que ela esfrie antes de misturar o iogurte? obrigada!

Pat Feldman August 28, 2009 at 6:34

Cris, vou pesar! Eu uso aquelas xícaras-medida padrão.

Cris August 28, 2009 at 22:30

oi Pat, obrigada…é que acho que ando colocando muita manteiga…depois do tempo de repouso, a massa até solta um pouco de manteiga no recipiente…é assim mesmo?

Verônica March 5, 2010 at 17:11

Oi Pat! Estou querendo fazer sua receita de pão e, como tenho o trigo em grão, queria saber como você fez e falou por alto em outra página. Você deixa o trigo de molho por quanto tempo? Com as gotas de limão ou iogurte? Deixa secar antes de fazer a farinha? Deixa a farinha secar antes de preparar a massa? Qual a proporção entre grãos inteiros e xícaras? Ufa, quantas dúvidas, rsrsrsrs Obrigadíssima

Pat Feldman March 5, 2010 at 18:00

Verônica, agora estou até preocupada de ter explicado mal… Quando vou fazer os pães, eu primeiro transformo os grãos em farinha – tenho moedor em casa, mas uma leitora já me contou que “moeu” no liquidificador. Imediatamente após moer a farinha eu a misturo com iogurte e manteiga, como diz a receita, e deixo fermentar de umdia para outro.

sylribeiro March 6, 2010 at 20:50

Oi, pat, voce acha que usar o ghee no lugar da manteiga tambem dá certo?
abraços!

Pat Feldman March 7, 2010 at 0:46

Nunca tentei, mas imagino que dê certo sim. Se você testar, me conta depois!

tiana oliveira March 6, 2010 at 21:04

Pat, esta eh a massa multiuso?Então não uso o soro, e sim o iogurte…achei q fosse com o soro…posso usar azeite ou algo assim?queria fazer uns rolinhos pra dar promeu filho coçar a gengivinha e antes havia so pensado em farinha intg.e água mesmo, por isso te perguntei como deixar a farinha de molho com soro!
brigada querida, pela dsua disponibilidade, sempre!!
bjbjb

Pat Feldman March 7, 2010 at 0:46

Tiana, essa mesmo! Mas eu usaria mateiga ou óleo de coco, e pra coçar as gengivas, cenouras cruas descascadas e bem geladinhas! Eles adoram!

tiana oliveira March 7, 2010 at 1:01

Obrigada pelo carinho Pat! Não posso então, colocar, ao invés do iogurte só o soro né?
beijos

Pat Feldman March 7, 2010 at 8:21

Tiana, é bem capaz de funcionar só com soro. Tenta e depois me conta! O pão deve ficar bem levinho!

sylribeiro March 8, 2010 at 20:39

Pat vou te fazer duas perguntas aqui, se vc tiver como me ajuda?

primeira:
vc acha que com farinha de arroz também da certo?
segunda:
eu gostaria de tentar usar essa massa no café da manha, sabe na chapa, como os chapatis, voce diz para a gente assar, sera que porventura se no dia seguinte a gente pegar uma bolinha e abrir como chapati e fizer na chapa dá certo? ou se estiver muito mole, fazer como panqueca?
abraços!

Pat Feldman March 8, 2010 at 21:12

Syl, eu nunca tentei fazer com farinha de arroz e sinceramente não sei se dá certo. Se você tentar, venha nos contar depois! Quanto a “cozinhar” a massa na chapa, nunca nem pensei nessa possibilidade. Talvez se abrir beeeeem fininho, fique interessante!

sylribeiro March 8, 2010 at 21:21

pat, vou experimentar usando o ghee, a farinha de arroz e cozinhar na chapa, ai, muita mexida na receita original, ne?
venho te contar, pode deixar!
abraços

Pat Feldman March 8, 2010 at 21:26

Mas é assim que adaptamos as receitas ao nosso gosto! Eu modifico receitas a toda hora, inclusive as minhas próprias receitas!!

Depois vem contar o resultado!

sylribeiro March 8, 2010 at 21:26

tenho uma duvida quanto as fermentaçoes, a panqueca parece que nao passa por esse processo, ou passa?
queria uma receita para o cafe da manha, como o seu maravihoso mingau de aveia que ja virou rotina aqui, algo que desse para fazer na hora, mesmo que ficasse 12 horas fermentando, sabe…se vc um dia descobrir algo no genero, sem farinha branca, vc nos avisa?
abs de novo.

Pat Feldman March 8, 2010 at 21:45

Syl, tenho outras receitas para testar. ASsim que forem aprovadas, publico aqui!

Tiana Oliveira March 8, 2010 at 23:45

Pat, brigada por toda força.Tô ferementando uma massa ali, só com soro, vamos ver no q dá!Dps eu conto bjos

Isabel Resende May 1, 2010 at 10:14

Pat, vc comentou acima que fermenta a farinha. Só depois vc vai para o passo seguinte? Que é: “Mexa muito bem,usando uma batedeira adequada ou suas mãos… deixe repousar por 12 a 24 horas”. Se for assim, vc só coloca o sal após a fermentaçao, né?

Obrigada

Isabel Resende May 1, 2010 at 10:16

Pat pode usar marqarina?

Pat Feldman May 1, 2010 at 16:21

Isabel, margarina não entra na minha czinha de jeito nenhum e não recomendo seu consumo! Leia neste artigo as razões para tal restrição: http://pat.feldman.com.br/?p=8

Pat Feldman May 1, 2010 at 16:20

O sal é colocado somente após a fermentação.

vanessa May 4, 2010 at 22:36

Pat,
é a segunda vez que faço essa receita e minha massa fica crua por dentro, como se o pao tivesse solado…arrasada…

vanessa May 5, 2010 at 23:07

Mas, como eu sou brasileira e não desisto nunca, estou fazendo hoje mais uma vez! Pensamento positivo!!!!!

vanessa May 6, 2010 at 22:24

Pat, não sei se vc tem checado esse tópico, mas queria muito sua ajuda para obter sucesso nessa receita que me parece útil. Minha massa de pão dessa vez ficou escurecida, como se tivesse dado mofo…só tinha posto manteiga (nova), iogurte (novo) e a farinha integral, e deixado por cerca de 24 horas…existe alguma explicação pra isso ou eu estou zicada com essa receita mesmo? rsrsrs, estou cogitando a possibilidade de, por morar em Ribeirão Preto que é uma cidade muito quente, 24 horas ser tempo demais…será?

Pat Feldman May 6, 2010 at 22:47

Vanessa, existem várias razões pelas quais uma massa de pão pode não dar certo. O calorão de Ribeirão pode permitir realmente que o tempo de fermentação seja menor, você acertou na mosca.

Mas o maior problema do pão caseiro é uma coisa que não conseguirmos controlar: mão!!! Eu particularmente não tenho mão para preparar pães. Os meus pães passaram a dar certo só depois que ganhei uma batedeira planetária super portente e passei a deixar a cargo dela sovar a massa….

vanessa May 7, 2010 at 19:53

Ai Pat, deve ser isso mesmo viu? Acho que realmente nao tenho mao para paes…e nem me sinto tao mal por isso, porque se vc nao tem, quem sou eu pra ter!!! rsrsr
Vou pesquisar sobre uma batedeira legal pra me dar essa forcinha extra, e de repente deixar menos tempo nessa cidade de clima tão pouco ameno…
Muito obrigada pela ajuda!
Bjs

Pat Feldman May 7, 2010 at 23:19

Vanessa, a batedeira que eu recomendo não é das mais baratas… Eu, memso gostando muito, demorei bastante para me decidir pela compra. E hoje não vivo sem ela!!!! http://www.kitchenaid.com

vanessa May 8, 2010 at 22:17

Ai Pat, é sonho de consumo mesmo! Quem sabe num futuro próximo? Por enquanto vou improvisando um pouquinho…ontem fiz de novo a massa, mas ao invés de pão, fiz biscoitinhos, pq daí fica mais dificil da massa não dar certo…FICOU UMA DELICIA!!!!! Comi com o cream cheese que vc ensina, que aliás eu não vivo mais sem!
Além disso, hoje experimentei o quiche que minha amiga fez usando sua receita de quiche e essa massa para base, ficou divino!!!! Estamos fazendo experimentos dos mais variados! rsrsrsrs. Obrigada pela dica da batedeira, quando adquirir te falo!
Bjs!

vanessa May 8, 2010 at 22:28

Pat,
Parece-me que a Kitchenaid dos EUA não faz entregas internacionais, estou enganada? O preço é muito mais em conta neste site que vc colou o link do que no que eu olhei ontem, aqui do Brasil (porque já sabia que vc usava essa batedeira, vi no artigo “Brinquedinho novo na minha cozinha!”). Pelo que li, eles não fazem de fato delivery internacional…vou ter que esperar uma viagenzinha…bom, nada mal tbm! rs
Bjs!

Pat Feldman May 9, 2010 at 6:15

Vanessa, realmente acho que eles não fazem entregas internacionais, e nem deve compensar, porque chegando aqui deve ter taaaaanta buroctacia na alfândega, qur nem é bom pensar… Eu trouxe de uma viagem. A diferenca de preço quase que paga a passagem e para trazer foi mais fácil do que eu pensava – como ela é embalada super protegida, eu despachei a caixa junto com o resto da bagagem.

vanessa May 9, 2010 at 11:12

Hum…maravilha! Final de ano minha batedeira certamente estará na minha bagagem! Enquanto isso, irei aprimorando meus dotes manuais mesmo…agora vou no mercado comprar ingredientes para preparar aquele quiche e o chocolate quente que vc ensina e que me deixa sempre de agua na boca! Te conto os resultados! Bjs Pat, e obrigada pela atençao!

vanessa May 10, 2010 at 22:22

Pat, MEU PÃO DEU CERTO!!!!
Falei pra todo mundo, fiz festa! E, logicamente, não podia deixar de falar pra vc!
Foi a quarta tentativa, mas valeu ä pena! Meu irmão não acreditou que eu tinha feito aquele pão fofinho e delicioso! Para mim, o segredo foi fazer metade da receita (pra dar conta de sovar bem) e fazer vários furinhos com o garfo na massa enquanto ela cozinhava (assim não ficou com aspecto de crua por dentro). A quinta massa já está crescendo na minha cozinha, acho que vai ser mais um sucesso!
Bjs!

Pat Feldman May 10, 2010 at 22:26

Parabéns!!!!!!!!

Suzana July 14, 2010 at 15:04

Depois de muita resistencia com farinha integral resolvi fazer esse pão. E ficou maravilhoso. Super fofinho. Fermentou por pelo menos 36 h, rsss. Não tive como fazer antes. Agora estou aqui procurando mais e mais receitas integrais.
bjinhos

Priscila July 20, 2010 at 12:17

Olá Pat.

Uma coisa que não ficou muito clara para mim. Para o pão ficar saudável, precisa deixar o grão de trigo de molho na água com o soro de iogurte ou só o fato de ir iogurte na massa e ficar descansando por um bom tempo já faz esse papel?

Beijos.

Pat Feldman July 20, 2010 at 14:14

Priscila, é importante que os grãos ou a farinha tenham tempo de fermentar num meio ácido. Esse meio ácido pode ser a mistura com iogurte, soro de iogurte ou até água com gotas de limão ou vinagre.

Isabel Resende August 30, 2010 at 10:14

Pat,
1 – Se eu for usar uma parcela de farinha branca eu a misturo no início para fermentar também ou após a fermentação?

2 – Já aproveitando, gostaria de saber se vc está gostando do óleo de coco da finococo (li no seu twitter que eles iriam enviar um kit para vc experimentar).

Obrigada

Sillmelo Akita October 8, 2010 at 22:16

Pat,já gostei desta tua receita e vou fazer em breve, já que meu marido leva de lanche para o trabalho um belo sanduiche natureba com pão que o mercado diz ser integral e cheio e grãos. Queria saber se você já fez ou já pensou em fazer aquele pão Australiano que vende naquela steack house famosinha.

Pat Feldman October 8, 2010 at 22:19

Nunca fiz, e na verdade nem sei da receita…

Sillmelo Akita October 8, 2010 at 22:24

Te mando a receita em 1 minuto.

Lisandra December 30, 2010 at 11:00

Divino, desmanchao na boca. A casca fica crocante, mas ao mesmo tempo macia. Fica um gostinho de queijo por causa do iogurte. Simplesmente AMEI!!!

Cacilda October 4, 2011 at 17:29

Pat,
Eu de novo! Vou me aventuar a fazer pão.
Quando vc diz: – Se você for fazer pão, acrescente uma pitada generosa de bicarbonato de sódio. – dá para fazer outra coisa com essa massa? Daí não coloca o bicarbonato?
Posso usar o kefir de leite?
Se puder me ajudar, agradeço.
Um Abraço,
Cacilda

Pat Feldman October 4, 2011 at 18:52

Cacilda, eu só coloco o bicarbonato quando a massa será para pão. Sem o bicarbonato essa massa serve para pastéis assados, base para tortas, etc

Cacilda October 5, 2011 at 15:50

Pat,
Eu consegui, deu super certo!
Posso usar kefir de leite no lugar do iogurte?

Um abraço e obrigada!
Cacilda

Pat Feldman October 5, 2011 at 18:31

Pode sim, Cacilda!

borboleta africana January 7, 2012 at 8:31

Olá Pat

Fiquei um pouco baralhada com uma das suas respostas na lista de comentários…seria possível esclarecer-me em que altura adiciona o sal? É que segundo a sua receita ele é adicionado logo no início, mas numa das suas respostas disse ser no final…terá sido lapso seu?
Obrigada

Pat Feldman January 7, 2012 at 8:39

Lapso meu – o sal deve ser adicionado após a fermentação, no final da receita!

Danielle Neves January 7, 2012 at 10:13

Oi Pat,

Podemos acrescentar o fermento caseiro para dar um crescida e deixar fofinha a massa?

bjssss

Pat Feldman January 7, 2012 at 10:23

Desnecessário! Se quiser uma “forcinha”, coloque uma pitada generosa de bicarbonato de sódio puro.

Denise Rocha January 7, 2012 at 11:30

Pat! Receita Maravilhosa! Vou testar aqui em casa :)

jeannie January 8, 2012 at 19:41

Bem que eu estava a procura de uma receita de pão saudável. Que maravilha, hum? Vou experimentar amanhã mesmo. Uma dúvida, posso fazer só com aveia, ou partes iguais de aveia e farinha integral? Pode substituir a manteiga por óleo? Obrigada Pat e parabéns por seu trabalho MARAVILHOSO!

FLUVIA MARIA BARRETO March 6, 2012 at 11:52

Fiz a receita mas nao deu certo, será que foi a farinha? usei uma grossa.

Nani May 11, 2012 at 11:11

Pat, que tipo de gordura voce me sugeriria para substituir a manteiga nessa massa? Estou fazendo a dieta do dr. Barcelos com meu filho (não sei se conhece) Então vou substituir a manteiga e a banha de porco por um tempo. Como poderei fazer o pão?
beijos
Nani

Pat Feldman May 11, 2012 at 12:03

Óleo de coco

Ludmila Marinho May 19, 2012 at 19:50

Oi Pat! Fiz a receita duas vezes. Na segunda vez o pão ficou muito amargo e acredito que seja por conta da farinha de trigo integral, mas da primeira ficou ótimo, “fofinho” apesar de ser integral e apenas levemente amargo. Já havia tentado fazer pão integral em casa há tempos, mas sempre ficava amargo. Dessa vez, com a fermentação natural, gostei bastante do resultado, apenas o velho problema do amargo. Hoje fui tentar comprar farinha de centeio para ver o que acontecia, mas a validade é muito próxima e desisti com medo de errar novamente. Vi um pacotinho de trigo em grão, mas realmente, muito pequeno, teria que comprar vários. Queria te perguntar se você SEMPRE MOE os grãos para fazer seus pães e como consigo moer o trigo, qual é o moedor? Tenho diminuído o consumo de pães aqui em casa, mas estou quase comprando uma máquina de pão para fazer, mesmo que com farinha branca, nos momentos de maior vontade. Sou sua fã, tenho testado muitas receitas e adorando todas. Muito obrigada!! Beijos!!

Pat Feldman May 20, 2012 at 22:22

Ludmila, eu tenho feito muito poucos pães aqui em casa. Algumas vezes compro o trigo em grãos para moer em casa. Outras vezes compro farinha orgânica já pronta.

Ludmila Marinho May 21, 2012 at 9:59

Então Pat, encontrei farinha integral orgânica, ontem a noite, mas com data de produção de 2011 e até de 2010, apesar de ser embalada à vácuo. Vou continuar minha busca por uma farinha fresquinha. Onde você moe seus grãos? Moedor de café serve? Estou para comprar um que se adapta ao meu liquidificador, acho que vai servir! Obrigada, Pat!

Pat Feldman May 21, 2012 at 10:22

Comprei um moedor próprio para grãos!

Danielle Neves May 21, 2012 at 10:35

Oi Ludmila Marinho!

Também passava por esse problema. Até que achei um local para comprar produtos orgânicos fresquinhos e eles entregam em casa, inclusive, compro as farinhas orgânicas etc. Não sei onde você mora, mas cheque com eles a possibilidade da entrega onde vc achar melhor (Eles entregam nas regiões Oeste, Sul e Centro de SP): http://lojapontoverde.com.br/

São super pontuais, corretos e atenciosos. Além de ter uma variedade grande de excelentes produtos. Fica a dica! ;)

Bjs

Ludmila Marinho June 25, 2012 at 15:51

Oi Danielle, então é verdade o problema da farinha. Muito obrigada pela dica! Moro no Rio, mas vou verificar se eles não podem enviar pelo correio. Passei um tempo distante da tentativa dos pães, apesar de continuar a busca pela farinha (sem sucesso por aqui). Vou buscar essa e retomar o processo. Um beijo!

Nani November 5, 2012 at 7:10

Pat, como faço para usar o kefir de água no lugar do iogurte?
beijos

Ana September 23, 2013 at 14:59

Pat, fiz esta massa, metade com farinha integral e a outra metade com farinha branca, e o resto exatamente como manda o figurino, só não esperei 24 porque está muito calor e fiquei com medo de estragar a massa. Fiz pão…. ficou DELICIOSO!!!!!!!! Massa super crocante por fora e macia por dentro! Já caiu foi para meu caderninho de “favoritos”!

Obrigada por compartilhar suas ‘gostosuras’!

Bruna October 14, 2013 at 22:09

Pat, adoooooro suas receitinhas e suas explicações! Estou constantemente aqui em busca de dicas, truques e receitas para a minha pequena (1 ano e 4 meses) e para toda família rs Parabéns!!!!! s2
Pat, aqui vai minha dúvida: Tenho em casa a farinha de centeio integral, mas não sei se é MELHOR do que a farinha de trigo integral (questão nutricional e qualidade da massa)… Comprei, mas ainda não usei, pode me ajudar a esclarecer minha dúvida??
Posso substituir a farinha integral pela farinha de centeio integral ou dá no mesmo e o ideal seria apenas variar entre uma e outra?
Fico no aguardo.
Obrigada!!!!!

Pollyana February 19, 2014 at 15:32

Pat,
Posso fazer este pão (substituindo a farinha de trigo pela de centeio), sem comprometer a dieta antienxaqueca?

Pat Feldman February 20, 2014 at 18:23

Pollyana, na verdade até mesmo esse pão deveria ser evitado nos 3 meses de dieta, principalmente para que você crie novos hábitos e não fique tão dependente de pão na sua rotina alimentar.

Juliana April 2, 2014 at 20:21

Oi, Pat. Boa noite! Em algum lugar do blog vc ensina como preparar a farinha integral caseira? Obrigada. Abraços.

Pietra Jefremovas April 8, 2014 at 12:33

Olá, Pat.
Como posso modificar as farinhas a serem usadas na massa (utilizando-a para pão)? Penso que se for farinha de sementes, como linhaça, essa deva ser adicionada no dia seguinte, antes de assar, já farinhas de outros cereais, como centeio, podem substituir a de trigo mesmo. Confere?
Abraço!

delano May 10, 2014 at 11:16

Nao tem como diminuir a quantidade de manteiga? Obrigado

Pat Feldman May 10, 2014 at 11:24

Não, mas você pode trocar por gordura de coco.

Silvia August 26, 2016 at 12:41

Pati troquei a manteiga por banha que eu mesmo faço aqui no interior… estava sem manteiga e confesso que fiquei com medo de estragar o pão. Fiz ele com azeitonas e coloquei uma colher de sopa rasa de bicarbonato… finalmente achei o ponto da massa que você tanto fala. Haja braço rs. Mas ficou uma delícia e meus pequenos adoraram! Confesso que as vezes fico querendo fazer tudo perfeitinho e acabo não fazendo por não ter o melhor ingredientes. Mas depois parei pra pensar: melhor usar uma alternativa do que comprar um produto cheio de sei lá o que.
Essa semana fiz molho de tomate, nunca achava orgânico aí não fazia… até que comprei comum mesmo e me aventureiro… ficou uma delícia e é melhor do que enlatado. Cada dia estou melhorando e devagar a gente chega lá… obrigada Pat por nós ensinar! Jesus te abençoe

Priscila August 5, 2014 at 12:06

Olá Pat! Comprei uma batedeira planetária ARNO só para fazer essa massa, pois vi que essa massa pode ser usada para diversas receitas. Então ontem na hora de bater a massa a batedeira não funcionou, primeira vez que usei. Tive que sovar na mão, nunca fiz pão, e esta primeira experiência não foi boa kkkk, a massa depois de pronta ficou quebrando, não ficou legal. Depois vi que deveria ter colocado o sal depois…acredito que não foi só por isso que não deu certo e que se tivesse feito na batedeira teria sido melhor. Bjsss

Thalita October 7, 2014 at 17:07

Paty, conheci seu site através do grupo Alimentação Consciente do FB, adoro seu site.
Vi o post sobre deixar de molho os grãos, pra fazer pão ou bolo, você deixa de molho a farinha de trigo integral pra retirar os fitatos?
Obrigada

Pat Feldman October 14, 2014 at 21:42

Thalita, dá uma espiada nas minhas receitas de bolos e pães. Em algumas delas eu explico o procedimento.

Comments on this entry are closed.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: