Café da Manhã Pães RECEITAS

Pão de Milho

Pão de milho me remete muito à infância, minhas férias em Santa Catarina, onde eu como até hoje um dos mais deliciosos pães de milho. Um pão artesanal com certeza, porém não tenho certeza se eles conhecem os cuidados que eu aprendi a pouco tempo sobre deixar a farinha de milho de molho antes de usá-la no preparo dos pratos.

Essa receita, adaptada do fantástico livro The Nourishing Traditions, lembra muito o pão que eu como em Santa Catarina, gostosa demais! Aproveite!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de milho fina

1/2 xícara de farinha de trigo integral

1/2 xícara de farinha de trigo branca (usei mais 1/2 xícara da farinha integral mesmo)

1,5 xícaras de solução de cal virgem

1 xícara de iogurte natural integral ou kefir de leite

3 ovos, ligeiramente batidos

1/4 de xícara de melado de cana (opcional – usei rapadura ralada)

1 colher de chá de sal

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (usei uma de bicarbonato e uma de fermento para bolo)

1/4 de xícara de manteiga derretida

Modo de Preparo:

Deixe a farinha de milho de molho na solução de cal virgem por cerca de 7 horas.

Junte as farinhas de trigo e o iogurte ou kefir e deixe repousar em local abrigado, coberto por um pano limpo, por 12 a 24 horas. O pão de milho em particular crescerá mais quanto maior for o tempo em que a massa descansar.

A massa fica bem líquida, faz até pensar que vaidar errado…

Após o período de repouso, junte os demais ingredientes, e misture bem, até formar uma massa (ainda bem líquida) totalmente uniforme.

Após o período de repouso, junte os demais ingredientes e mexa muito bem (na mão ou na batedeira), até obter uma massa completamente uniforme.

Asse em forno médio-alto por cerca de uma hora e meia ou até que você enfie um palito e ele saia limpo (como se faz normalmente com bolos).

Eu achei uma das receitas mais fáceis de pão que já fiz, mas como ela é feita em etapas, deve ser muito bem programada!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

25 comentários

  1. Olá Pat,

    Fiquei curiosa para saber qual a importância de sedeixar a farinha de milho de molho na solução de cal.

    Obrigada. Abraço. Soraia.

  2. Pat,

    Há muito tempo que desejo esclarecer uma dúvida?

    – “solução de cal virgem”.

    De que se trata?
    Onde comprar?
    Dizem que as frutas cristalizadas são preparadas com esta “solução de cal virgem”
    Já me informaram também, que é o mesmo que se utiliza para pintar paredes.
    Essa informação procede?

    Um grande abraço.Diva Falcão

  3. Moro fora do Brasil e com certeza não encontrarei o cal virgem. Poderia indicar um substituto?
    Abraços, Neide

  4. Quando eu era pequena, minha avó fazia um doce de abóbora em calda que ficava com uma casquinha fina e durinha por fora dos pedaços de abóbora, mas era muito macio por dentro. O segredo era deixar os pedaços de molho em cal que era comprada em loja de material de construção. Era cal em pedaços e virgem por não ser hidratada. Hoje, nas lojas de material de construção, vendem cal já hidratada para pintar parede e fazer argamassa.
    No fundo a cal que se compra hoje em lojas de artigos para doces, é a mesma cal virgem mas só que mais limpa, imagino.
    Você sabia de tudo isto PAT?

  5. Pat, diga uma coisa: a solução de cal virgem, depois de preparada, deixa o tal líquido límpido e a cal acumulada no fundo, certo? Aí como se faz para usar? Pega-se uma concha para retirar só o líquido límpido? Depois de deixar a farinha de molho, ela vai absorver todo o líquido ou é preciso coar?

  6. Olá Pat!
    1/5 de x de solução de cal virgem é suficiente para molhar 2 x de farinha de milho?
    Bjs
    Marta

  7. Olá Pat,

    tenho a mesma dúvida da Silvia. Coloco a farinha em toda a solução ou coloco só um pouco da solução e não precisa coar???
    bjs

    1. Não precisa coar porque você coloca uma medida (a descrita na receita) de farinha e outra medida descrita da solução. Conforme eu fiz aqui em casa, você obtém uma “farofa”dessa mistura.

  8. Pat, fiquei surpresa ao ler o seu artigo sobre o milho, pois pra mim isso era totalmente desconhecido, aqui em casa gostamos muito de cuscuz nordestino, feito só da massa de milho para cuscuz, que se come com manteiga e leite e/ou pode também acrescentar o coco ralado para cozinhar ou colocar o leite de coco para molhar o cuscuz, eu preciso também deixar a massa do cuscuz de molho nessa solução? Obrigada, bjus.

  9. Pat, estou querendo fazer este bolo de milho, mas não estou encontrando FARINHA DE MILHO fina, só em flocão. Será que posso usar MILHARINA ou outro produto similar?

    Grata, Lídia

  10. Olá Pat.
    Seu site é muuuuuito legal. Eu sempre faço pão em casa, pois tenho 1 bb de 1 ano e não dou industrializados para ele.
    Queria fazer esse pão, mas tô sentindo falta do fermento. Não leva mesmo fermento nessa receita?
    Agradeço se me responder.
    Um abraço,
    Danielle Bessa

  11. Pat, boa tarde. Gostaria de saber se as suas receitas são recomendadas para os enxaquecosos.Obrigada.

  12. Oi, Pat! Asso em que tipo de forma? Aquela própria para pão mesmo, ou dá para dar o formato que quiser numa assadeira maior? Beijos!

    1. Eu assei em forma de pão, mas não sou muito xiita com essas coisas e acho que tudo a gente pode assar onde tiver com vontade!

  13. Olá Pat. Sou muito fã do teu trabalho. Há alguns anos estamos mudando nossos hábitos alimentares em casa, mas depois que conheci teu site o salto para uma alimentação mais saudável foi gigante! Obrigada!!!!! Eu tenho uma bebê de um ano de 3 meses e me preocupo demais com tudo o que ela consome. Tenho me preocupado muito com a questão dos pães integrais. Já perguntei em um outro post mas não obtive resposta, espero que possa me responder agora. Eu ainda não entendi como proceder com as farinhas. Como nesse bolo de milho, ou no pão integral com farinha de trigo integral. Não entendo como o processo do molho em meio ácido para neutralizar os fitatos pode ser feito sem atrapalhar a receita, já que a farinha ficará hidratada após o molho. Será que me entendeu?? Muito obrigada!!

  14. Pat!! Ignora meu comentário. Depois vi que você já tinha me respondido me remetendo à receita da massa de iogurte. Peço desculpas! ;) Agora acho que finalmente entendi como funciona: assim como aqui no bolo de milho, a fermentação ocorre naturalmente com a mistura da farinha com o iogurte e o repouso, é isso mesmo? Obrigada!

  15. Olá ,

    E se usarmos a farinha de milho, aquela feita artesenalmente, em que o milho e descascado e depois descanca por dois dias na água e só dai e moído para fabricação da farinha. Será que ainda assim temos que deixar de molho.

  16. Boa tarde.
    Tenho que agradecer a Deus sempre por criar pessoas como você e seu marido.
    São informações preciosas, precisas e verdadeiras que nos dão de graça. Muito obrigada.
    Tenho uma dúvida sobre o kefir de leite que é ingrediente da receita do Pão de Milho pois dizem que ele não pode ser exposto a altas temperaturas pois matam as “bacterias boas”.
    Abraços.
    Patrícia Moura.

    1. Sim Patricia, os lactobacilos morrem em altas temperaturas, mas antes disso agem sobre as farinhas, fazendo uma espécie de pré digestão. Seu uso é válido!

Comentários estão encerrado.