Papinha de Banana

by Pat Feldman on 23/11/2009 · 11 comments

in Papinhas doces, Projeto Crianças na Cozinha, RECEITAS

O Projeto Crianças na Cozinha na Escola Lumiar inovou mais uma vez. Semana passada iniciamos atividades culinárias com a turminha do berçário, que inclui todos os pequenos que ainda estã nas fraldas. A mais novinha da turma tem um ano e dois meses, e os mais velhos estão próximos aos dois aninhos.

É claro que crianças tão pequenas ainda não entendem a logística de seguir uma receita, mas colocá-los em contato com a comida, mostrando cheiros, temperaturas, texturas e sabores é uma atividade muito rica e que pode ser iniciada desde muito cedo. Nas minhas oficinas, em qualquer idade, eu faço questão de sempre partir de ingredientes totalmente naturais e o mais fresco possíveis. Frutas, verduras, legumes, ovos, etc. Na categoria “processados”, entram no máximo azeites extra-virgem, queijos, manteigas, iogurte e coisas do tipo, processados que poderiam facilmente ser preparados em casa.

As frutas são um universo absolutamente fantástico para a criançada: cores vibrantes, aromas marcantes, sabor doce, de gostosura, texturas variadas. Começamos com a fruta que é praticamente uma unanimidade: BANANA!

Cada criança ganhou uma banana madura e um prato. Juntos e com muita festa descascamos a banana e usando as mãos, amassamos esta banana. Uma atividade que pode parecer simples e óbvia para nós, mas que para eles envolve coordenação motora e concentração. O aroma e o tato são automaticamente trabalhados, mas é claro que eu e as professoras que ficaram comigo enfatizamos ainda mais cada item.

A farra continuou quando eu resolvi mostrar o iogurte. Geladinho, azedo, mais fluido. Quantas diferenças!

Depois do iogurte, que todos aprovaram, oferecemos uma deliciosa farofa de coco, crocante, saborosa e suavemente adocicada.

Chegou então a vez da canela, um condimento, tempero, que faz a comida ficar mais gostosa, como expliquei a eles.

O que era para ser apenas uma brincadeira lúdica com alimentos, virou uma deliciosa papinha, que pode sem dúvida ser oferecida ao seu bebê.

Ingredientes:

1 banana madura (por hábito eu smepre uso a banana nanica, mas você pode usar a variedade da sua preferência)

1/3 de xícara de iogurte natural integral

1 a 2 colheres de sopa de farofa de coco (que pode ser dispensada para os bebês muito pequenos)

1 a 2 colheres de chá de canela em pó

Modo de Preparo:

Amasse bem a banana.

Junte o iogurte e mexa bem.

Junte a farofa de coco e a canela, misture bem e sirva imediatamente.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 10 comments }

Luciana November 24, 2009 at 10:03

Oi Patty:
Moro no Rio de Janeiro e meus filhos estudam no colégio Oga Mitá que me pareceu ter uma linha pedagógica bastante similar à da Escola Lumiar. Na escola das crianças eles também sempre fazem receitas saudáveis com as crianças, desde a primeira turminha que começa com 1 ano e meio até mesmo os mais velhos. O trabalho que eles têm com a alimentação é louvável. Na escola não entra refrigerante e eles pedem muito aos pais para não enviar biscoitos recheados, cheetos e cia…Tem sempre lanche de frutas. Para os meus filhos sempre procuro enviar bolo feito em casa e frutas. É muito legal todo este processo de aprendizado das crianças sobre a boa alimentação. Infelizmente meu filho mais novo é bastante reticente em relação à boa comida e adora uma bobagem (como dizemos lá em casa), mas eu sou persistente e sei que um dia ganharei a batalha. Muito obrigada pelo excelente site. Ele realmente tem me ajudado muito. Bjs, Luciana

Iana Leão November 24, 2009 at 14:00

Oi, Pat!
Gostaria de ser criança e aluna da Lumiar pra ter participado dessa sua aula. Que gostoso que foi!
Antes de conhecer você, já tinha oferecido danoninho e essas porcarias doces para meus filhos (uma menina de 5 anos e um menino de 2). Não sei se por isso, mas agora não consigo fazê-los consumir o iogurte natural integral, mesmo adoçado com mel. Não compro mais do danoninho e já experimentei o “danoninho” caseiro da sua receita, mas ainda não deu certo. Minha filha de 5 anos, então, está numa fase difícil, só de olhar certos alimentos, já diz que não quer. Colocá-la pra cozinhar junto comigo melhora a boa vontade dela com os alimentos, mas quando experimenta, faz careta e diz não querer mais.
Você teria alguma dica para um caso assim?
Obrigada,
Adoramos você,
Iana.

Pat Feldman November 24, 2009 at 17:04

Iana, minha melhor dica é: INSISTA! E não cai na tentação de ocmprar os industrializados!

Agláia November 25, 2009 at 11:57

Oi pat, eu procuro também dar sempre frutas pro meu casalzinho de gêmeos de 1 aninho d 1 mês. eles adoram mas não podem comer nada que venha do leite, eles só tomam leite de soja. eu adoraria que experimentasse kefir (eu tenho) mas sua base é leite, daí não conheço iogurte de soja e fico restrita às receitas de bolos e outras cositas que não levem leite. vc tem receitas à base de leite de soja? a propósito gostaria de encomendar o cacau em pó, extrato de baunilha e o óleo de côco com vc mas não estou conseguindo, como devo fazer?

Pat Feldman November 25, 2009 at 12:20

Agláia, com a soja não posso te ajudar. Não uso, não gosto e não recomendo! Em lugar do leite, quando é o caso, eu opto por leite de nozes ou casatanhas ou o leite de coco caseio. As receitas estão aqui no site, e os artigos explicando a minha antipatia pela soja também.

aldenora February 7, 2010 at 14:27

Pat, posso usar o iorgute vendido nos mercados, o industrializado

Pat Feldman February 7, 2010 at 19:12

Eu prefiro fazer iogurte em casa, mas já usei o industrializado muitas vezes. Apenas verifique no rótulo para que seja iogurte natural integral puro, sem qualquer aditivo.

Yasmin February 26, 2010 at 10:53

Meu filho ganhou este livro na escola…Amigos da Nutrição
Realmente é excelente…
De uma forma bem simples, consegue entreter os pequeninos, passando informações essenciais para seu crescimento.
Eu recomendo!
http://www.magmalivros.com.br/catalogsearch/result/?q=amigos&x=0&y=0

Cirana November 12, 2013 at 9:46

Oi Pat! Primeiramente parabéns pelo site, tem me ajudado bastante!!! Tenho um bebê de 8 meses e procuro alimenta lo de uma maneira saudável, porém acho que ele não come muito, prefere o leitinho da mamãe! rs Mas continuo insistindo… Vi esta receita e fiz sem o iogurte, só misturei a banana com o oléo de coco! Ele amou, comeu tudinho!!! Agora a minha dúvida é a seguinte: com qual frequencia posso dar o óleo de coco pra ele??? Já ouvi falar que o consumo diário ajuda na perda de peso.

Pat Feldman November 13, 2013 at 17:31

Cirana, o óleo de coco é extremamente nutritivo, esse boato que espalharam por aí de que ele magicamente auxilia na perda de peso é exagerado!! Meus filhos consomem óleo de coco diariamente!

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: