“Spaghetti” de Abobrinha

by Pat Feldman on 21/08/2014 · 3 comments

in Acompanhamentos, RECEITAS

Screen Shot 2014-08-25 at 18.17.54Hoje em dia posso me orgulhar de ter uma cozinha relativamente bem equipada, porque gosto de cozinhar e cozinho muito. Mas não saí comprando “tudo e mais um pouco” assim que me mudei, até porque equipamentos de cozinha em geral não são lá muito baratos. No começo eu improvisava como dava, tinha o maior trabalhão com algumas coisas que, tendo o equipamento adequado, são tarefas simples e rápidas.

Uma das coisas que eu demorei bastante para comprar, porque é caro e porque eu tinha medo de não usar, foi uma mandolina, um fatiador que fatia fino, fatia grosso, corta palitinhos e palitões, coisas que podemos fazer com uma faca, mas que com a mandolina fica muito mais fácil, rápido e bonito.

Screen Shot 2014-08-25 at 19.14.30Agora que comprei, uso muito, não porque ela seja um item absolutamente indispensável, mas porque facilita muitíssimo a vida, dependendo do prato que se pretende fazer. Sem contar que verduras e legumes cortadinhos ou fatiados de maneira bem uniforme deixam o prato muito mais bonito! (o meu lado engenheira não me abandona, adoro tudo simétrico, cortado do mesmo tamanho e espessura!!!!)

O spaghetti de abobrinha, bem perfeitinho, cortado na mandolina foi o jeito do meu pequeno de 4 anos decidir que finalmente gosta de abobrinha (o danado gosta e desgosta das comidas como quem troca de roupa!): macarrão enfeitado de verde!!!! O verde fica por conta da casca da abobrinha, que só ficou com a casca porque era orgânica.

Tendo a mandolina é fácil cortar, é só regular a lâmina para palitos bem finos – quem tem o equipamento, sabe do que estou falando. Se você não tem uma mandolina – e eu só recomendo que você compre uma depois que tiver certeza que gosta de cozinhar e vai usá-la frequentemente – vai ter um pouco mais de trabalho, mas consegue tranquilamente preparar essa gostosura.

Usando uma faca afiada (sem serra) e uma tábua de madeira, você fatia as abobrinhas no sentido longitudinal o mais fino e uniforme que conseguir, mas não fatias transparentes. Daí você empilha as fatias e corta palitos fininhos de todas elas. Pronto, simples assim!

Zucchini-Spaghetti-GIFOutra opção é o ralo grosso do seu ralador da cozinha, aquele bem simples que quase todo mundo tem em casa. É bem rápido, mas eu acho que não fica tão bonito. Seria minha última opção.

O fato é que na cozinha de casa não importa como você vai conseguir seus palitos finos de abobrinha, mas sim como você vai prepará-los para que fiquem deliciosos!

E essa é a parte mais fácil!!!

Se a abobrinha for o prato principal, eu usaria cerca de uma abobrinha por pessoa, talvez um pouco mais se elas estiverem pequenas (as orgânicas geralmente são menores). Se ela for acompanhamento para carnes ou peixes, calcule pouco menos de uma abobrinha por pessoa. Aqui em casa eu uso 2 abobrinhas para 3 pessoas nesse caso.

Você simplesmente refoga os palitos de abobrinha em fogo médio, na manteiga ou no óleo de coco (hummm, com óleo de coco dá um ar oriental ao prato, que fica divino, ainda mais se temperar com curry). Mas é um refogado rapidíssimo, só pra aquecer ligeiramente a abobrinha e deixá-la ligeiramente macia.

Aí você transfere para a travessa e finaliza com um fio de azeite de qualidade, bem saboroso.

Para incrementar mais, sirva com o molho da sua preferência: pesto, bolonhesa ou molho de tomates, por exemplo.

Ah, e dá para fazer a mesma coisa com palmito pupunha fresco, com a única diferença que o palmito você pode refogar por um pouco mais de tempo.

Opção rápida, levinha e super saborosa!! E chamando de macarrão colorido, as crianças vão amar, com certeza!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 3 comments }

Márcia August 27, 2014 at 11:39

Hmm… alho e óleo deve ficar uma delícia !!!

Raira Moraes August 27, 2014 at 17:27

Oi Pat! Adoro suas receitas e leio o blog há um tempão mas nunca comentei.
Eu faço o spaghetti usando aqueles descascadores de legumes sabe? É só “descascar” ela inteira que fica parecendo macarrão ninho sabe
Beijos

Pat Feldman August 28, 2014 at 13:51

Ótima ideia Raira!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: