Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Patê Frutado

Essa receita eu fiz uma vez, há vááááários anos atrás, para receber amigos queridos em casa – foi um enorme sucesso.  Na época usei o cream cheese comercial, mas hoje, com o estoque de cream cheese caseiro em alta na minha geladeira, e sabendo que é uma opção muito mais saudável, resolvi testar a opção, que não decepcionou.

Hoje servi o patê com o mesmo pão sueco que comprei na feira de orgânicos do Parque Água Branca, mas na ocasião em que recebi meus amigos, fiz um pouco diferente e o resultado além de gostoso, ficou lindo: passei uma quantidade generosa de patê em fatias de uma baguete integral bem fininha e assei rapidamente no forno. Servi morna, com um pouquinho de ciboulletes (é uma cebolinha em miniatura, bem fininha, bem difícil de encontrar) enfeitando.

Ingredientes:

1 xícara de cream cheese caseiro

1/2 xícara de creme de leite fresco batido (nata)

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

1 pitada generosa de noz moscada

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

8 damascos secos picados bem fininhos

8 morangos orgânicos picados bem miudinhos

Modo de Preparo:

Misture o cream cheese e o creme de leite fresco batido até obter uma mistura homogênea.

Junte o azeite, sal, pimenta e noz moscada e bata vigorosamente com um garfo até que os ingredientes se misturem completamente.

Junte o damasco seco e os morangos picadinhos e mexa delicadamente até que se incorporem à massa.

Depois de pronto e devorado, fiquei pensando que talvez um toque de ervas frescas – tomilho-limão ou alecrim – poderia dar um sabor aind mais interessante ao patê. Talvez eu teste da próxima vez!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. então como faz? Após ferver o leite integral separo a nata e tenho que bater ou fazer alguma outra coisa? Desculpe a insistência mas quero fugir do creme de leite de caixinha mas tb não acho o creme fresco prá vender… Obrigado pelo retorno, bjs

    1. Lucia, na verdade eu nunca fiz o processo em casa, portanto tenho medo de te dar a informação errada. No leite fresco que eu sempre tenho por aqui – cru e não homogeneizado e nem processado de forma alguma, o creme de leite, nata, se acumula no topo das garrafas, e penso que se quisesse separá-lo, era só tirar cuidadosamente com um colherinha. Em leites processados eu nunca vi isso, então infelizmente não sei como te ajudar…

  2. De qualquer forma obrigado!Estou conseguindo um fornecedor aqui no RJ que vai me vender o leite cru. Vou ver se ele tb fornece ou ensina como fazer o creme… Bjs

  3. […] na geladeira: bastante manteiga, uma colherinha de azeite de oliva extra virgem e partes iguais de patê frutado e frango desfiado (usei o frango que sobrou do preparo do caldo de frango caseiro). Pitadinha de […]

Comentários estão encerrado.