Alimentação

Uma novidade na minha cozinha

[ratings]

Hoje no almoço nós tivemos uma novidade, não pela idéia, porque bifes à milanesa são uma gostosura bastante comum no cardápio de muitas casas. Mas os ingredientes que compuseram esse prato delicioso é que foram a grande novidade.

Eu aprendi desde muito cedo que o bife à milanesa é preparado com ovos batidos e uma camada de farinha de rosca. Basicamente. E depois o bife é normalmente frito submerso em algum óleo super refinado e totalmente oxidado…

A novidade deste prato aqui em casa veio do Rio Grande do Sul, mais especificamente da cidade de Ipê. Essa novidade é a farinha de sementes de uva. A farinha é bem diferente das farinhas que conhecemos: ela é marrom escura, da cor do pó de café. Apenas por uma questão estética, eu usei uma mistura meio a meio de farinha de uva e farinha de rosca.

Eu fritei os bifes em uma mistura de partes iguais de manteiga, óleo de coco extra-virgem e azeite de oliva extra-virgem – menos de uma colher de sopa de cada um (poderia ter incluído o óleo de uva extra-virgem aí, mas meu estoque acabou…). O tempero foi simplesmente sal e pimenta. O resto do sabor (e que sabor!) ficou por conta da mistura de óleos.

A-D-O-R-E-I ! ! ! ! !

O bife ficou super crocante e saboroso e com certeza mais saudável que o bife à milanesa convencional.

Não sou de guardar comida de uma dia para outro, mas como bife à milanesa dá trabalho e faz uma sujeira danada (não faça esse prato em casa se você não está a fim de fazer limpeza depois…), aproveitei que hoje tinha ajuda em casa, e deixei uns bifes a mais prontos. Amanhã teremos Bifes à Parmeggiana para o almoço – conto detalhes dele amanhã, depois de preparar e saborear!

A propósito, a farinha e o óleo de uva estão sendo lançados no mercado agora. Você provavelmente não o encontrará muito fácil nos supermercados que costuma freqüentar. Eu recebi amostras do óleo e da farinha justamente para inventar moda, fazer testes e perguntar a vocês se há interesse em comprar o produto.

Alguém se interessou? Me escreva para contar o que achou ou deixe seu comentário aqui no site!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Oi linda tudo bem
    Pat achei o máximo mas nào ficou com gosto de côco?Estou precisando de mais receitas com oleo de côco mesmo, depois te passo umas da Sonia Hirsch se vc quiser, ok?
    Bj

  2. Por favor,

    Gostaria muito de obter informações sobre a farinha de uva. Esta é uma novidade que compramos “à granel” e estamos vendendo em nossa loja de produtos naturais, no entanto, o fornecedor não soube nos dar nenhuma orientação sobre as suas qualidades nutricionais, compramos para vender pois alguns clientes estavam nos solicitando. Pesquisei na internet e não encontrei nada, valeu por tê-los conhecido e me cadastrado no seu site que é muito abrangente e bem feito. Parabéns. Antecipadamente grata.

    Catari de Cassia Avancini
    Emporio Naturista
    Aracaju – SE
    (79) 3211.8289

  3. Também gostaria de receber informações (completas) sobre o produto. Inclusive, se há utilização culinária.
    Obrigado, desde já.
    Oscar

  4. Oi, gostaria de saber onde posso encontrar a farinha de uva. Tenho loja de produtos naturais aqui no Mercado Municipal de Curitiba e os meus clientes estão pedindo o produto.

  5. ADORO UVA,TENHO CERTEZA QUE VOU AMAR ESTA FARINHA TBM,GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO PARA COMPRAR?

  6. oi, comprei esta farinha em Canela RS e ontém fiz um pão integral super saudável onde adicionei esta farinha, quinua, amaranto, sementes de girassol, pistaje, gergelim negro, castanha do pará, castanha de cajú moida, ameixa seca, damasco, aveia, farinha integral, farinha de trigo, açúcar mascavo, linhaça, sal, azeite, fermento. Ficou maravilhoso

  7. Pat, vc poderia vender tambem esta farinha, que tal? Assim nós que estamos fora de SP poderemos desfrutar desta iguaria!
    Bjks!

  8. Olá… faço curso técnico de njutrição e estou no meu projeto final onde devo desenvolver um produto e me interessei por esta farinha, goatria de desenvolver um bolo (igual bolinho ana maria) com esta farinha, mas para isto preciso das informações nutricionais e nãoe stou encontrando, voc|ê saberia dar mais informações sobre ela?
    Desde já agradeço.
    Bérbara
    barbara_tavolazzi@hotmail.com

  9. Gostaria de saber onde adquiro a farinha de semente de uva e se o óleo pode ser usado em frituras, já que o de oliva não pode a altas temperaturas.

Comentários estão encerrado.