Essa receita eu fiz na semana passada e as fotografias do passo a passo que fui colocando no meu Instagram enquanto a preparava deixaram todo mundo com água na boca. Pena que foto (ainda) não tem cheiro, porque esse caldinho, além de ter ficado uma delícia, foi maravilhoso de preparar, perfumou a casa inteira.
O aroma da comida sendo preparada espalhado pela casa já aguça os sentidos, abre o apetite e conforta a alma. Uma razão importante para preparar comida de verdade, e em casa!
Tendo o caldo de frango caipira e o leite de coco caseiro previamente preparados no seu freezer, torna tudo ainda mais fácil, rápido e saboroso. Aliás, ter caldos caseiros sempre prontos para serem usados no seu freezer é o primeiro passo para fazer sempre receitas deliciosas e nutritivas da forma mais prática possível e sem precisar para temperos industrializados.
Ingredientes (essa quantidade serve 4 pessoas não muito gulosas):
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
2 bandejas de shiitake fresco
2 xícaras de caldo de frango caseiro
2 xícaras de leite de coco caseiro
1 xícara de água filtrada
1 maço de cebolinhas frescas finamente fatiadas
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Despreze os cabinhos dos cogumelos shiitake e fatie-os finamente. Reserve.
Numa panela funda e grossa refogue em fogo médio o gengibre na mistura de manteiga com óleo de coco.
Quando o gengibre começar a ficar ligeiramente dourado, junte os shiitakes fatiados, mexendo sempre, até que fiquem bem molinhos e macios.
Junte o caldo de frango, o leite de coco caseiro e a água. Leve à fervura, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
Desligue o fogo, acrescente toda a cebolinha picada, acerte o tempero com sal e pimenta (nesse caso pouca pimenta, já que o gengibre já é ligeiramente picante).
Sirva imediatamente.
Se você tiver alguma sobrinha de arroz integral básico, pode acrescentar um pouco à sopa para deixá-la mais robusta. Combina super bem!
Olha que interessante, exatamente como vocês falam há muito tempo!
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/15/sabe-a-diferenca-entre-o-salmao-selvagem-e-o-de-cativeiro-para-a-saude.htm
A hora que sair na Globo vai todo mundo acreditar…. Enquanto isso, sou chamada de doida ou neurótica….
Pat,
delícia demais! Meu filho – de três anos – está numa fase em que sopa não desce muito (apesar de eu e meu marido tomarmos frequentemente), mas até ele se deliciou com a sua sopa!
Como eu não sei cozinhar sem cebola, acrescentei um pouco. Ficou delícia demais!
Brigada!
Beijos,
Roberta